Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 03 de Outubro de 2025, as 01:14:32

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Teste transformador de saída Willkason 4740-1  (Lida 2371 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 75
-Recebido: 2089

e^(i x pi)+1=0

« Responder #15 : 28 de Setembro de 2025, as 09:33:33 »

Se você considerar a impedância refletida do primário como carga do amplificador, descobre facilmente qual a tensão necessária para obter a potência de saída.

No caso de 240 W e Zpp (impedância do primário placa a placa) de 4800 ohms, a tensão seria: raiz de (240 W x 4800 ohms) = 1073 Vrms.  Ou seja, esquece.

No caso de 240 W e Zpp de 2400 ohms:  raiz (240 W x 2400 ohms) = 759 Vrms  o que também parece inviável para a 6L6, pois provavelmente ultrapassaria a tensão máxima de placa.

Outra conta simples é considerar que amplificadores classe AB ficam com rendimento na faixa de 60 %.  Se os 240 W de potência de saída se referem a 60 %, então a fonte tem de fornecer 400 W pra saída.  A diferença de 160 W vai ser dissipada na placa e no screen.  Como as potências dissipadas máximas da placa e screen da 6L6 são 30 W e 5 W, somadas de 4 válvulas seria de 140 W, ou seja, a conta não bate.

« Última modificação: 28 de Setembro de 2025, as 16:36:15 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
JB.Santos
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 25

« Responder #16 : 28 de Setembro de 2025, as 14:45:16 »

Ôh!ôh! xformer!

Continha fácil, por que não me falou antes? me deixou aqui sofrendo!   Angry Grin

Se fizer a conta para o Duovox 120G com 2400 ohms:
Raiz quadrada de (120 x 2400) = 536 Vrms passou um pouquinho para as 6l6GC.

Se fizer a conta para o Duovox 240G com 2400 ohms:
Raiz quadrada de (240 x 2400) = 758 Vrms algumas 6550, conforme o datasheet da Electro Harmonix, suporta 800 Vrms.

Confesso que não entendi direito a conta da fonte o porque a conta não bate.
Vou estudar aqui pra entender melhor.

Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 75
-Recebido: 2089

e^(i x pi)+1=0

« Responder #17 : 28 de Setembro de 2025, as 16:35:03 »

Não é bem assim fácil. Eu simplifiquei só pra ter uma avaliação rápida das tensões envolvidas.  Note que Vrms é tensão alternada que a válvula vai ter que gerar pro transformador de saída.  Pra válvula gerar a tensão alternada de áudio, precisa fornecer pra ela uma tensão contínua bem maior que a tensão de pico da alternada, e é isso que não pode ultrapassar a tensão que a placa e screen aguentam. Note que cada válvula num push-pull vai basicamente gerar metade do sinal alternado (polarizado em classe B) até o sinal inteiro (as válvulas polarizadas em classe A), atuando em metade do enrolamento primário, então você pode usar o valor de metade do valor de tensão rms calculado a partir da potência e descobrir a tensão da fonte.

Com base na tensão da fonte  você vai traçar a reta de carga, determinar o ponto quiescente da válvula e ver quanto a tensão na placa consegue excursionat e assim estimar a potência na saída.

Por fim, a conta da dissipação não fecha porque precisaria dissipar 160 W e as 4 6L6 só podem dissipar até 140 W. No caso elas vão vermelhar por excesso de potència dissipada.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2025, as 16:44:52 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker

Obrigado
-Dado: 159
-Recebido: 420

« Responder #18 : 29 de Setembro de 2025, as 07:25:49 »

Por fim, a conta da dissipação não fecha porque precisaria dissipar 160 W e as 4 6L6 só podem dissipar até 140 W. No caso elas vão vermelhar por excesso de potència dissipada.
Não fecha, supondo um amp que trabalha dentro das especificações das válvulas. Mas uma das 'características' dos Duovox é justamente o fato de eles trabalharem com tensões acima das toleradas pelas 6L6GC (eles trabalham em 700 e tantos V, se não me engano), já vi muitos se referindo a eles como fritadores de válvulas justamente por conta disso.

Ainda tem o detalhe de se o 120 e 240 nos nomes dos amps são a potência final já descontando as perdas, a potência total (potência final mais perdas), ou só um número para se referir ao modelo. Isso não sei informar.

Não possuo muito conhecimento teórico, mas pelo que me recordo todas as pesquisas e testes que fiz na época me levaram à conclusão de que a impedância no primário é na faixa de 5K e não de 2K4. Se fosse de 2K4, não haveria a necessidade de substituir o transformador ao readequar as tensões de trabalho para valores dentro das especificações das válvulas. Me lembro de alguém (provavelmente o Matec) me dizendo que, se usar esse transformador em tensões adequadas para a 6L6GC, a saída seria de. Apenas 30W-40W, algo nessa faixa.

O Matec certamente pode informar melhor sobre tudo isso, pois ele entende muito sobre os amps da Giannini. Mas parece que ele não está mais entrando no fórum.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2025, as 07:33:05 por marcao_cfh » Registrado
JB.Santos
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 25

« Responder #19 : 29 de Setembro de 2025, as 12:54:01 »

Xformer

Agora entendi e aprendi, obrigado por esclarecer, vai me ajudar muito.

marcao_cfh

Obrigado por mais informações do transformador, queria poder usa-lo em um amplificador que estou montando mas não sei se vou conseguir mas vou pensar em algo.

Enviei o transformador para um senhor que fabrica transformadores de áudio e ele confirmou que a impedância é mesmo 4,8k e o fio amarelo do secudário é 8 ohms, disse que  nos Gianninis é assim.
Na última página do catálago da Willkason que postei no início deste tópico também fala isto.
Como considerei o fio amarelo como sendo 4 ohms a impedância deu 2,4k.

Imprimir  

Ir para: