Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 09:47:34


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 9 10 [11] 12 13 ... 44   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: amplificador marshall 8001/8010 15w  (Lida 285042 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #150 : 20 de Outubro de 2011, as 21:19:19 »

Os 4558, 1458, M5218, NE5532, OPA 2134, TL072 e muitos outros, sao todos amplificadores operacionais duplos (dual op amp).
Cada um destes tem caracteristicas particulares.
Poderao ter timbre diferentes.
Os TL072 tem entrada FET, e tem um desempenho melhor em muitas ocasioes.
Os M5218 puxam para os agudos.
Os 4558 costumam ter mais ganho.

Outros componentes auxiliares, atuam no desempenho geral do amp.
Na verdade sao seus valores que fazem a diferença.
Registrado

jpdiman
Visitante
« Responder #151 : 21 de Outubro de 2011, as 17:09:24 »

Obrigado mestre, depois com calma eu comparo o meu ampli com o esquema!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #152 : 21 de Outubro de 2011, as 19:50:35 »

Se possivel, faça (refaça) o esquema eletrico, do seu amp, colocando o que é diferente.
Desta forma fica bem facil modificar para este modelo do topico.
Aqui tem ate um topico que mostra como transformar o modelo nitrus em um desse.
Varios amps tem uma configuraçao muito semelhante, mudando apenas alguns valores, como ja citado antes...
Registrado

jpdiman
Visitante
« Responder #153 : 21 de Outubro de 2011, as 20:01:13 »

Perfeito, vou ver se faço isso nas férias, e espero que não sejam grandes as diferenças, pois por eu ser iniciante, as coisas complicam rs
Registrado
Luis_RP
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 17



« Responder #154 : 24 de Outubro de 2011, as 09:15:44 »

Ola,  Smiley somente gostaria de mencionar que fiz a adaptação deste ampli para 30W com TDA2050, baseado no Power do Marshall VS30; é somente substituir os componentes comparando os dois power; o meu esta funcionando, mantendo a temperatura do dissipador dentro da normalidade.

Usei transformador de 15+15 3A, dois zeners 15 para regular a fonte como ja havia sido citado pelo GrAmorim e falante de 4ohms. " E também gostei mais do som do 4558"

até
« Última modificação: 24 de Outubro de 2011, as 11:27:09 por Luis_RP » Registrado
mrvalterhugo
Visitante
« Responder #155 : 24 de Outubro de 2011, as 11:50:30 »

ola,qual o programa o amigo scorpion usou para fazer o layout do esquema do amplificador?
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #156 : 24 de Outubro de 2011, as 18:45:51 »

proteus
Registrado
mrvalterhugo
Visitante
« Responder #157 : 24 de Outubro de 2011, as 20:49:37 »

como voce fez uma parte mais grossa da trilha do layout e outras mais finas?
Registrado
Epron
Visitante
« Responder #158 : 24 de Outubro de 2011, as 22:09:38 »

Olá amigo!

Ele usou um recurso do programa proteus, se estiver interessado, aqui vai um mini tutorial de minha autoria para iniciantes...

http://www.pcproject.com.br/tutorial-utilizando-o-proteus-pra-criar-layouts-eletronicos/203

Abçs!
Registrado
mrvalterhugo
Visitante
« Responder #159 : 25 de Outubro de 2011, as 08:03:37 »

ola,gostei do seu tutorial,normalmente e mais facil desenhar o esquema no isis e depois exportar pro ares,eu faço desse jeito,eu uso auto-route(mas vou começar a fazer manualmente fica bem melhor).

edit se voce me permitir eu posso fazer um arquivo word do seu tutorial e postar aqui para quem quiser baixar
« Última modificação: 25 de Outubro de 2011, as 08:11:57 por mrvalterhugo » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #160 : 25 de Outubro de 2011, as 12:39:42 »

Só para registrar, montei o Marshall 8001 usando o opamp 1458 (é o CI originalmente usado pela Marshall) e o TDA 2030 com transformador 12+12/3A.

O menino fala bonito! Agradeço ao Scorpion pelo esquema! Só que ao invés de usar o layout original eu fiz o meu próprio (na mão, usando Corel Draw), quem quiser é só avisa (e ensinar a publicar...).


Mesmo usando fonte não regulada e o CI 1458, que não é nenhuma glória em termos de ruído, não ficou nada de chiado. Ligado num falante Legend Eminence de 8"/4ohms, o volume ficou bem alto, me surpreendeu (o Eminence tem sensibilidade anunciada de 95dB).

A quem montar, recomendo experimentar a sugestão do Scorpion sobre o resistor "Rx" (100 ohms), porque a diferença de volume quando se aciona o "boost" é gritante.

Outra coisa que eu já tentei (e gostei) foi brincar com os dois led's usados para clipagem. Tirar um dos led's resulta num drive bem leve. Trocando um deles por diodos diversos, de silício ou germânio, tem-se diversos tipos de distorção mais pesada (mas o volume - não o ganho - diminui, porque o diodo "clipa" em tensão mais baixa que o led). Tirando os dois led's, ao acionar o "boost" tem-se só isso mesmo, aumento de volume sem distorção perceptível. Como ficou difícil de decidir como deixar, acho que vou usar alguma chave que permita trocar os "sabores" com facilidade...

Gastei menos de R$ 80 para comprar todas as peças, incluindo o transformador (que custou R$ 46 porque eu exagerei na capacidade, uma unidade de 1,5 A custa bem mais barato e dá conta do recado) e um bom dissipador para o TDA.

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Epron
Visitante
« Responder #161 : 25 de Outubro de 2011, as 14:43:03 »

ola,gostei do seu tutorial,normalmente e mais facil desenhar o esquema no isis e depois exportar pro ares,eu faço desse jeito,eu uso auto-route(mas vou começar a fazer manualmente fica bem melhor).

edit se voce me permitir eu posso fazer um arquivo word do seu tutorial e postar aqui para quem quiser baixar

Olá!
Obrigado pelos elogios. Muitas gente faz por esse metodo de auto router, mas como eu disse no tutorial, manualmente fica bem mais preciso e organizado.

Citar
edit se voce me permitir eu posso fazer um arquivo word do seu tutorial e postar aqui para quem quiser baixar

Sim, desde que mantenha os meus direitos autorais, visto que não precisa colocar o nome do site em que foi postado inicialmente, só peço que coloque meu nome, Marcello Costa.

Abçs!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #162 : 25 de Outubro de 2011, as 15:11:06 »

...montei o Marshall 8001 usando o opamp 1458 (é o CI originalmente usado pela Marshall) ...
Só para que nao se tenha um má entendimento, este modelo Valvestate 8010, originalmente usa o 1458.
A marshall usa comumente 3 CIs diferentes, a saber:
1458 nos modelos mais simples e de menor potencia.
4558 nos modelos intermediarios.
TL 072 nos modelos mais sofsticados.

Nao é regra geral, mas é um costume da marca.
Cada um destes CIs tera timbres diferentes.
E para cada gosto, um sera melhor que o outro.
Particularmente tambem achei o 1458 melhor, para este modelo, principalmente se usar um falante de 8".

...recomendo experimentar a sugestão do Scorpion sobre o resistor "Rx" (100 ohms), porque a diferença de volume quando se aciona o "boost" é gritante.

Usando o resistor sobre os led's ou diodos, estara limitando a clipagem.
Isso pode alterar um pouco o timbre real.
A solucao correta, seria reduzir o ganho no modo boost, para que se iguale o nivel, tanto em clean quanto em boost.
Para reduzir o ganho do boost, sem perder o timbre real do amp, deve reduzir o valor de R18 (1M).
Registrado

Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #163 : 25 de Outubro de 2011, as 15:22:20 »

No meu eu clipei com dois diodos 1N4148... a distorção realmente é pesada... mas isto é gosto... e como dizem, "gosto não se discute".
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #164 : 26 de Outubro de 2011, as 09:14:04 »

Prestei um pouco mais de atenção no som do amp SEM os didos de clipagem e COM o boost acionado, e percebí que, ao contrário do que eu havia dito, há sim um pouco de distorção quando se aumenta o ganho além dos 50%, imagino que talvez seja o próprio TDA que começa a clipar devido ao nível de entrada muito alto.

Que componentes eu poderia alterar (e que valores usar) para ter um bom nível de boost, porém tendo drive leve apenas no final do curso do ganho? Ou seja, ter o máximo de volume "clean"?

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  1 ... 9 10 [11] 12 13 ... 44   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal