Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 20:04:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fender Champ 5F1(em andamento e com fotos)  (Lida 32849 vezes)
vcore
Visitante
« : 22 de Novembro de 2009, as 19:07:12 »

E ai pessoal, vou postar as fotos do meu champ, o resto das peças devem chegar essa semana, ai eu acabo de montar o amp.
Eu comprei quase tudo nos EUA, já que na minha cidade não da para achar nada, e as lojas brasileiras especializadas em valvulados cobram caro por valvulas e peças mais específicas.
Os transformadores e o chassi eu comprei com o Helcio da valvestate. O chassi tem uma qualidade excepcional, assim como os transformadores. Ainda não pude testar de verdade os transformadores, só medi as tensões do transformador de força e veio tudo ok. Duas das valvulas eu já tinha pedido, era a 6V6S e uma 12AX7, ambas da JJ. Falta a 5Y3GT da sovtek, e um EL84(para usar ela ou a 6V6). Aliais grande vantagem de comprar nos EUA, é que uma 12AX7 xing-ling custa 7 dolares, e uma JJ só 10. Aqui a diferença passa do dobro. Além do que existe uma variedade enorme, desde Shunchang até Mullard passando por Mesa boogie, Sovtek, fender etc. Os capacitores vão ser F&T e Spargue Atom, alguns resistores de carbon comp e outros carbon film, além de pots alpha.

Essa semana ainda eu ponho mais fotos das peças e no fim de semana, se meu pedido chegar já devo montar e testar tudo.

Registrado
admin
Administrator
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.520

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 23



« Responder #1 : 22 de Novembro de 2009, as 19:55:15 »

Belo post, ficaria mais instrutivo se vc coloca-se t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) o esquemático usado e ou PCB, e sua motivação, e objetivos. Assim os amigos do site se identificam.

Sucesso ao seu projeto !

Barci
Registrado

Barci
Administrador e Moderador - SP
vcore
Visitante
« Responder #2 : 23 de Novembro de 2009, as 18:23:40 »

Eu pretendia fazer isso quando as peças chegasse, mas  não tem motivo para esperar, então vou por alguns materiais aqui.

O esquema e layout eu ia usar esses da fender:

http://www.fenderholic.com/schem/champ_5f1_schem.gif

http://www.fenderholic.com/schem/champ_5f1_layout.gif

E ai fica o site para quem quiser ver mais layouts, agradeço ao Helcio da valvestate que me passou o link. Tem o esquema e layout de quase todos os amps vintage fender.

http://www.fenderholic.com/schematics.htm

Mais tarde descobri esse site, acredito que muitos já tenham visto:

Weber Amps
https://taweber.powweb.com/store/kits.htm
Lá tem o layout do 5F1 e de muitos outros amps fender, marshall e vox, além de 2 hiwatt e um orange.

Aqui tem uma lista de sites com bastante informação sobre amps valvulados

-http://www.aikenamps.com/ (Possui bastante artigos, voltado para quem monta/repara amps.)
-http://www.mesaboogie.com/US/Smith/ClassA-WebVersion.htm (Exelente artigo que cobre bastante coisa sobre o funcionamento de amps valvulados)
-http://www.pentodepress.com/
-http://amps.zugster.net/articles/tone-stacks (Pagina com diversos exemplos de tonestacks, com layout e esquema.)
-http://www.freewebs.com/valvewizard/
-http://www.ax84.com/static/p1/P1_Theory_Document.zip (Exelente artigo do pessoal da AX84 explicando passo a passo como o amp (P1) funciona)

   É até engraçado o barci perguntar sobre minhas motivações de fazer esse amp. Tudo começou em Março desse ano, quando ainda não entendia nada de eletronica(bom, ainda não entendo muito!), e quando eu precisava de comprar urgentimente um amp decente, e ai  quando descobri o handmades, logo fui na sessão de projetos e vi o projeto do HI-octane, fiquei bastante tempo fascinado com o amp, acho que porque, eu tinha em mente naquela época que um amp, ainda mais valvulado, fosse algo enorme, com centenas de componentes, e que exigiam um conhecimento teórico fora da capacidade de um aluno de 2º ano. Vi que sim, realmente era algo ligeiramente complexo, mas era perfentamente possível. Foi ai que comecei a fazer uns pedais, veio o primeiro um Fuzz Factory(que funcionou terrivelmente, por apenas alguns minutos, mas não por culpa do projeto, claro) Na mesma noite, decidi fazer o MXR Dist plus(já havia comprado as peças) e por volta das 4hrs da manha acabei de montar ele, e tive a grande surpresa dele funcionar! Depois veio o Blues Braker, Amps com TDA 2003 e 2009, valvecaster, e recentimente o Mesa V1 e o Champ(não concluídos).
   O objetivo em fazer esse amp é de ter um bom amp para ensaios, estudo e mini shows, onde eu possa transportar facilmente. O meu amp vai contar com duas alterações no projeto, a primeira, o pot de tone, e a segunda é o master volume(é meio inútil para um amp de 5W, mas é melhor do que deixar um buraco no meio do chassi). Na verdade eu queria mesmo é por um tone stack grave e agudo, mas não sei porque quando fiz o pedido na tubes and more, eu não comprei as peças para isso. Mas isso pode ficar para o proximo projeto(JCM800 ou high octane). Vou fazer ele em forma de Head, porque devo fazer 2 caixas de 12'' individuas(tipo marshall Micro Stack), ai quando vier os shows e ensaios uso as 2(caso precise de potencia), e quando for transportar para casa de amigos, levo só uma, e o head, vou fazer de forma que caiba em uma mochila comum. Já fiz um prototipo do head aqui, com compensado de 5mm e coube em uma mochila, vamos ver se cabe com o de 15mm(oficial) cabe.



Bom me desculpem pelo tamanho da mini redação, mas é isso ai. Logo posto mais informações, e amanha vou pergar minha encomenda nos correios, que foi taxada em "míseros" 220 reais, bom fazer o que né? E se tudo der certo termino o amp até sabado, já que tenho prova na quarta feira.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2009, as 18:26:31 por vcore » Registrado
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #3 : 24 de Novembro de 2009, as 14:34:25 »

Caraca!!
Esse site da Weber é muito massa!!

Eles disponibilizam o layout de todos os kits!!
Registrado
vcore
Visitante
« Responder #4 : 24 de Novembro de 2009, as 15:08:33 »

Esse site realmente é muito bom, e o preço é até tentador. Da uma olhada nesse daqui também caso não conheça.

www.ceriatone.com

La é tipo o Weber, só que sem os esquemas, mas ai é so pegar o esquema original do AMP.


Atualizando o andamento do projeto, peguei as peças hoje nos correios, e já comecei a montagem da placa.

Estou meio sem tempo agora, mais tarde passo os detalhes.



 
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #5 : 24 de Novembro de 2009, as 19:29:39 »

Cara na primeira foto desse seu último post tem um tipo de montagem que EU n faria... Tem uns capacitores eletrolíticos em cima de uns resistores de 5w pelo que parece, se esses resistores são desse tamanho entende-se que esquentam bastante e capacitores eletrolíticos não gostam muito de calor, hehe
« Última modificação: 24 de Novembro de 2009, as 19:32:41 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
vcore
Visitante
« Responder #6 : 24 de Novembro de 2009, as 20:42:28 »

Cara na primeira foto desse seu último post tem um tipo de montagem que EU n faria... Tem uns capacitores eletrolíticos em cima de uns resistores de 5w pelo que parece, se esses resistores são desse tamanho entende-se que esquentam bastante e capacitores eletrolíticos não gostam muito de calor, hehe

Aqueles resistores são do catdo das valvulas(um da 6V6 e outro da EL84, portanto só um funcionaria de cada vez) realemente não faço idéia de quanto eles esquentam, mas acho que não vai ser muito não, já que eles são de 5W, e eu já vi pessoal usando até de 2W. Mas valeu pela observação, vou ficar de olho aqui quando for ligar o amp, caso esquente muito eu dou um jeito. E tocando no assunto dos resistores, eu pretendo ligar essa EL84, o resistor dela é de 150R, e cap de 25uF, e a tensão que vai para a placa é de uns 340v, e pelo que eu vi é um pouco alta para a EL84 certo? Então eu teria que por um resistor entre o transformador de saída de a placa de EL84?


Vou postar algumas fotos do que progresso que fiz até agora, não deu para fazer muita coisa, mas ai vai.


Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #7 : 25 de Novembro de 2009, as 04:17:02 »

Muito bom esse tópico, hein!
Bem informativo e tal... gostei.

Po, cara... realmente tenho que concordar com o bossman, acho que eu não faria isso na minha placa, não. Mas vê aí, se não der nenhuma bronca, não aquecer, nada, fica até interessante já que otimiza o espaço.

De resto, a montagem tá parecendo bem legal... os componentes e peças só de qualidade. Muito bom mesmo.

Vcore, por acaso foi vc no fórum antigo que tinha feito um layout para o Mesa v1 e abriu um tópico sobre, onde eu até postei um layout pra ele que fiz? Se foi, vc chegou a montar alguma coisa?

Abraço e boa montagem aê! Cool
Registrado
vcore
Visitante
« Responder #8 : 25 de Novembro de 2009, as 10:42:25 »

Muito bom esse tópico, hein!
Bem informativo e tal... gostei.

Po, cara... realmente tenho que concordar com o bossman, acho que eu não faria isso na minha placa, não. Mas vê aí, se não der nenhuma bronca, não aquecer, nada, fica até interessante já que otimiza o espaço.

De resto, a montagem tá parecendo bem legal... os componentes e peças só de qualidade. Muito bom mesmo.

Vcore, por acaso foi vc no fórum antigo que tinha feito um layout para o Mesa v1 e abriu um tópico sobre, onde eu até postei um layout pra ele que fiz? Se foi, vc chegou a montar alguma coisa?

Abraço e boa montagem aê! Cool

Valeu pela força. Aquele foi o melhor lugar que achei para os resistores, mas não considerei o fato deles aquecerem. Mas os caps são bons,(Spargue Atom 85ºC)  acho muito difícil um resisotor danificar o cap. Além do mais, como são 2 resistores(e só um funciona por vez) o outro resistor ocioso vai servir como dissipador(já que são ceramicos e transmitem bem o calor), e além disso a placa vai dar uma ajuda também, mas vou ficar de olho para não ter nenhuma surpresa.

E o MESA está pronto, mas acredite não testei por falta de AMP, e não quis ligar direto no PC porque afinal, são mais de 300v ,e se sei lá, da algum problema, curto, etc que jogue alta tensão na saída, adeus para meu o PC. Mas estou meio preocupado com o ruido que ele possa dar, e caso ele não fique silencioso, vou refazer em PTP.
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #9 : 25 de Novembro de 2009, as 15:02:21 »

Acho que uma solução simples seria pelo menos vc descolar esses componentes (caps e resistores).

E essa plaquinha verdinha aí, vc mesmo fez ou mandou fazer?

Caso vc consiga testar o v1, me fala?? tou doido pra saber como ele funciona.  Cool

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum)
« Última modificação: 25 de Novembro de 2009, as 15:04:42 por Marcel. » Registrado
vcore
Visitante
« Responder #10 : 25 de Novembro de 2009, as 17:52:09 »

Comprei já prontinha, nos EUA(http://www.tubesandmore.com/), foi 8 dólares se não me engano, com 2x20 turrets.
Depois que eu terminar esse amp, eu testo o V1, porque sem amp não tem jeito. Mas antes eu liguei ele na fonte e nada fora do comum aconteceu, as valvulas "acenderam", as tensões estavam OK, mas não dava para saber se funcionou mesmo, já que não liguei ele no amp.



Mensagem Mesclada
Só atualizando aqui o trabalho, fiquei das 6:30 até agora montando o amp, só falta ligar os componentes da placa aos socketes e pots, então acho que amanha eu termino.



Atualizado aqui.


Terminei o amp, e funcionou sem problemas ou ruidos com a 6V6GT. Porém quando coloquei a EL84, o amp funcionou também, muito bom o som, mas quando o pot de vol master chega bem perto do maximo, o amp fica todo doido, nem dá para ouvir a guitarra, e isso só acontece com a EL84. Será que é culpa da tensão da placa? Ta 330v, o maximo para a EL84 segundo o datasheet da JJ é 300v. Mas o estranho é que se o vol do pre amp ficar no maximo e o master quase no maximo isso não acontece, mas se o master for para o maximo e o pre ficar em 1 da problema.
Depois posto umas fotos.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2009, as 19:52:25 por vcore » Registrado
juanito640
Visitante
« Responder #11 : 13 de Dezembro de 2009, as 15:51:51 »

Amigão, to querendo montar um da Weber tmb, compensa mesmo com o frete? N fica caro nao? e tipo como vc fez com relação ao imposto te cobraram algo, ou passou de boa?
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum)
Registrado
vcore
Visitante
« Responder #12 : 14 de Dezembro de 2009, as 23:10:46 »

Eu não comprei as peças lá no weber, comprei na www.tubesandmore.com . Esse foi o meu 3º pedido. Os outros dois pedidos foram de cerca de 40 dolares(pouca coisa, 1 ou 2 valvulas, alguns pots e knobs e uma caixinha de metal), o frete por USPS First Class ficou em uns 10 dolares. O primeiro pedido chegou em 10 dias, o segundo demorou mais, 40 dias. Em nenhum dos dois paguei imposto, já no terceiro que foi um pedido bem maior(150 usd, todas as peças do amp, tirando os transformadores e chassi + 30 dolares de frete, USPS Priority) demorou 50 dias, e eu fui taxado em quase 300 reais, ou seja, quase 100% de imposto. Aqui em MG, além de 60% de imposto importação, ainda tem ICMS, mas SP e RJ é só 60%, não tem ICMS caso a entrega seja feita por USPS, e não fedex, ups, que possuem taixas diferentes.

Então se você for comprar um amp completo, acho que só compensa se você for do RJ ou SP(existem outros estados que não tem icms para encomendas internacionais, mas não sei te falar quais), porque devido ao tamanho do caixa, é quase impossivel não pegarem na receita. Pegando o exemplo do Bassman head do weber, que custa 515 dolares(sem gabinete), e supondo um frete de 100 dolares, daria tudo, com imposto de 60%, 1672(1822 na verdade, já que encomendas com mais de 500 dólares tem que ser por importação simplificada, e os correios cobram essa taxa de 150 reais para fazer isso). Não é um preço razoável, mas também não é absurdamente caro. Acho que hoje o que mais compensa é comprar transformadores e chassi aqui, e o resto lá. No weber da para comprar as peças separadas, e tem muitos outros sites que enviam para cá, como o tube depot.

Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #13 : 17 de Dezembro de 2009, as 23:27:55 »

Ae vcore, quando puder, posta uns samples pra a gente.

 Anjo
Registrado
vcore
Visitante
« Responder #14 : 28 de Dezembro de 2009, as 20:36:39 »

Vou postar uns samples assim que possível, preciso só de um microfone decente e um bom falante de 12''.

Só atualizando aqui, enfim fiz o gabinete, só falta colocar o curvin, e comprar ums pezinhos.

Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal