Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 04:04:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amp Delta Junior 315  (Lida 9843 vezes)
Ivanletronic
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 154

Obrigado
-Dado: 167
-Recebido: 7



« : 24 de Abril de 2011, as 19:35:00 »

Olá pessoal, se este não for o local apropriado por favor apaguem este tópico. Tenho esse amp parado a mais ou menos 1 ano, consegui ele com um tio meu que tinha ele jogado num canto da garagem dele. A pergunta é para o Mestre Eduardo, essas válvulas ainda consigo aproveitar elas? São 2 EL84, 2 ECC83 e 1 ECC82. Pretendo aproveitar elas se possível e os transformadores, gostaria de saber como posso testá-las para saber se ainda funcionam. E como eu testaria o transformador de saída? Achei um esquema elétrico dele no google, eu teria como utilizar os transformadores para montar um clone de fender apenas trocando as EL84 pelas 6L6 que os amps da fender usam ou seria melhor usar EL84 e montar um clone de marshall. A esse amp tem 15W pelo que está escrito nele. Segue o esquema  dele http://www.4shared.com/document/lNqMBorE/delta_315.html
« Última modificação: 24 de Abril de 2011, as 19:49:37 por Ivanletronic » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #1 : 25 de Abril de 2011, as 00:51:13 »

Dá pra sair um Marshall 18w ai hein...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
fallout
Visitante
« Responder #2 : 25 de Abril de 2011, as 01:59:16 »

não conheço nada de marcas de valvulas mas, você tem um belo jogo delas ai, minha valvula retificadora é tesla também.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #3 : 25 de Abril de 2011, as 02:08:19 »

As ECC voce pode ate aproveitar, ja que sao equivalentes das 12AX7. E Marshall costuma usar muito delas.
Tem casos que tem pequena diferença no som entre 12ax7 e ECC83, talvez o Eduardo possa confirmar se existe mesmo essa diferença ou se apenas tive tal impressao...

Ja sobre as demais deixo para o Eduardo responder, ele é o cara. Wink
Registrado

viniciuscm
Visitante
« Responder #4 : 25 de Abril de 2011, as 06:03:27 »

Fala Ivan,

Você chegou a testar o bixinho para ver o som dele?

E não adianta, acho q nunca vou conseguir me acostumar com um circuito ponto a ponto, que macarronada! Grin

Quanto as valvulas, com 2 EL84 e 2 ECC83 você pode tentar também fazer algo na onda do AC15.

Abraços
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #5 : 25 de Abril de 2011, as 08:25:16 »

Oi Ivan

As válvulas deste amplificador ainda estão em fabricação. É bem fácil encontrar. Se você quiser recuperá-lo, não terá grandes problemas.

Os transformadores de saída são específicos para cada válvula. Existem alguns modelos que aceitam certos desaforos, como usar a 6V6 ou EL84, ou uma 6L6 e EL34. Agora, querer usar um transformador de EL84 com as 6L6 não é possível. O transformador não vai aguentar.

Meu conselho é que tente recuperar o aparelho como se encontra. Se você tentar desmontar para fazer outra coisa, vai acabar com uma pilha de peças inútil. Peças aproveitadas não tem confiabilidade. Quando você concluir a montagem, se não funcionar você nem vai saber por onde começar a procurar o defeito.

Minha dica é que você tente consertar este para aprender como se faz. Depois faça o seu com peças novas!

E não adianta, acho q nunca vou conseguir me acostumar com um circuito ponto a ponto, que macarronada! Grin

Eu só monto assim!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 81



« Responder #6 : 25 de Abril de 2011, as 09:23:38 »

O transformador de saída aguenta sim, eu já fiz várias modificações de EL84 pra 6L6 sem trocar o transformador de saída, funciona bem se o transformador for bom e esses devem ser Wilkason. O Alex pode dizer a hora que chegar o dele.  Cool Como todos que eu modifiquei foram pra guitarra (e pela descrição essa é a finalidade) nunca percebi muita perda de frequências.

Mas concordo com o Eduardo, é melhor fazer ele funcionar, já que você tem o esquema. Depois de funcionando você modifica o pré se achar necessário e se faltar mesmo potência troca os soquetes e as válvulas do power, que é bem fácil de se fazer.
Registrado

Salto - SP
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #7 : 25 de Abril de 2011, as 11:18:10 »

Oi Bello

Aí tem um problema. Com certeza "funciona", agora o "aguenta" é outra conversa. Um par de 6L6 fornecem no mínimo o dobro da potência que um per de EL84. O transformador de saída vai esquentar e trabalhar sobrecarregado. Se for usar o amplificador para brincar uns minutos no final de semana, tudo bem. Se for dar show por aí, corre o risco de ficar na mão.

Repito, transformador de EL84 ligado com 6L6 funciona, mas não aguenta. Vai abrir o bico uma hora ou outra.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 81



« Responder #8 : 25 de Abril de 2011, as 12:20:28 »

Não pretendo confrontar seu conhecimento, até porque é bem maior do que o meu  Grin , mas os que eu montei funcionaram por muito tempo sem nem sequer esquentar os transformadores e estão funcionando até hoje, não tive relato de um amp que parou. No meu ver o que estragaria o transformador seria a corrente maior. Lembrando que eu não fiz nenhum cálculo apenas substitui e testei.
Como disse, foram todos em amps de guitarra, talvez em outras aplicações, transformadores ultra-lineares por exemplo, se comportem diferente.
O transformador de saída de um amp de guitarra em si é um componente simples, o que aumenta no caso de uma 6L6 pra uma EL84 são 20W, qual cálculo seria aplicado, potência / tensão da placa? Como poderiamos calcular quanto de corrente a mais temos no primário desse transformador?
Registrado

Salto - SP
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #9 : 25 de Abril de 2011, as 12:54:22 »

Oi Bello

A componente em corrente contínua pode ser a mesma, e é em muitos casos. Mas a componente em corrente alternada será bem maior em uma 6L6. Por isso o fio tem que ser um pouco mais grosso e a seção do núcleo também precisa ser maior.

Um transformador de EL84 vai transformar os seus 15W e ficar por aí. O resto que for jogado nele vai virar calor, principalmente as componentes de frequência mais baixa.

A questão é a seguinte; tem muita gente por aí que fuma e morre acaba morrendo de cidente de carro. Tem muita gente que corre com o carro sem sinto de segurança e acaba infartando no banheiro. Todo mundo espera que o fumante morra infartado e o corredor se arrebente numa parede. É tudo uma estatística.

Você pode fumar por anos e morrer de outra coisa. Pode usar o transformador errado por anos e não ter problema. Mas tenha em mente que é uma conduta que envolve um risco. Um amplificador construido nesses mondes não aguenta palco.

Se fosse seguro usar um transformador menor, sem sombra de dúvida os grandes fabricantes já estariam fazendo isso.

Agora, se o que você faz é simplesmente tirar a EL84 e colocar uma 6L6 no lugar, sem mudar a tensão de placa ou o transformador de força, então vai aguentar sim! Você está jogando fora o grosso da potência da 6L6 e trabalhando ela como se fosse uma EL84. Neste caso você tem 15W e estará usando um fórmula 1 para ir a feira comprar verduras. Muda o timbre.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fallout
Visitante
« Responder #10 : 25 de Abril de 2011, as 13:50:55 »

Agora, se o que você faz é simplesmente tirar a EL84 e colocar uma 6L6 no lugar, sem mudar a tensão de placa ou o transformador de força, então vai aguentar sim! Você está jogando fora o grosso da potência da 6L6 e trabalhando ela como se fosse uma EL84. Neste caso você tem 15W e estará usando um fórmula 1 para ir a feira comprar verduras. Muda o timbre.

Abraços

Eduardo

Me diga uma coisa Eduardo, mas no caso a 6l6 exige mais amperagem que uma el84, no caso dos filamentos por exemplo, isso não danificaria a valvula com o tempo? Ou essa exigencia é apenas se as valvulas estão trabalhando no limite?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #11 : 25 de Abril de 2011, as 14:42:20 »

Oi Fallout

Em termos de filamento e corrente de repouso, as duas ficam bem próximas se a tensão de placa for de 300V ou menos. Para funcionar em plena carga a 6L6 precisa de 350V a 500V de placa. Trabalhando em tensões mais baixas não danifica a válvula, mas é um desperdício. Não se usa ônibus para serviço de taxi!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Ivanletronic
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 154

Obrigado
-Dado: 167
-Recebido: 7



« Responder #12 : 25 de Abril de 2011, as 19:20:52 »

Obrigado a todos pelas respostas, e como aconselhado vou tentar recuperá-lo para ver se está tudo ok, (já estive testando as ecc82/83 num mini-amp híbrido com TDA2002 montado na protoboard usando elas em um pré com 1 válvula baseado no valvecaster com 16v na tensão de plate e 6.23v regulados nos filamentos aterrando o pino 9 e ele ficou com humm por não ter caixa e pela fonte que usei eu acho) pelo visto as ECC82/83 estão funcionando. Uma coisa que notei foi que as válvulas tipo brilharam rapidamente como uma lâmpada antes de aquecer os filamentos e depois o som saiu normal ( não sei se pelo desgaste do tempo ou por ter usado uma tensão menor de plate e tensão regulada nos filamentos ou por estarem por muito tempo paradas) gostaria se você pudesse explicar por que isso aconteceu Eduardo, na hora achei que tinha queimado a 1ª válvula utilizada, mas como ela funcionou testei as outras 2 e se repetiu o brilho nelas e depois funcionaram "normalmente". Falta testar as EL84 mas vou tentar recuperá-lo para ver se elas funcionam com o amp. Esse amp estava parado porque acho que ligaram ele em 220v com a chave em 110v, e pelo que notei aparentemente só queimou um capacitor eletrolítico de 32+32uF/450v.
Ainda não medi o resto dos componentes e os transformadores para poder saber se danificou mais alguma coisa, mas acho que vou fazer uma pci para ele e se tudo estiver ok pretendo modificar o pré, ainda não me decidi sobre Fender (pré twin reverb ou bassman) ou Marshall (jcm800 ou plexi).
« Última modificação: 25 de Abril de 2011, as 19:28:53 por Ivanletronic » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #13 : 25 de Abril de 2011, as 21:29:25 »

....
Se fosse seguro usar um transformador menor, sem sombra de dúvida os grandes fabricantes já estariam fazendo isso.



Abraços

Eduardo

Eduardo não tenha dúvidas de que já tem fabricante fazendo isso! A laney tem uma série de amplificadores valvulados de 15w que vive queimando os transformadores por eles estarem subdimensionados, e não foi nem um nem dois relatos que eu já ouvi.

Mensagem Mesclada
Uma coisa que notei foi que as válvulas tipo brilharam rapidamente como uma lâmpada antes de aquecer os filamentos e depois o som saiu normal ( não sei se pelo desgaste do tempo ou por ter usado uma tensão menor de plate e tensão regulada nos filamentos ou por estarem por muito tempo paradas) gostaria se você pudesse explicar por que isso aconteceu Eduardo, na hora achei que tinha queimado a 1ª válvula utilizada, mas como ela funcionou testei as outras 2 e se repetiu o brilho nelas e depois funcionaram "normalmente".

Fica tranquilo por que isso é normal de acontecer com válvulas de fabricação antiga eu tenho algumas miniwatt aqui que toda vezs que ligo dão esse efeito.
« Última modificação: 25 de Abril de 2011, as 21:33:41 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #14 : 26 de Abril de 2011, as 08:50:35 »

Oi Ivan

Parabéns pela iniciativa! Muita gente fica aqui no fórum querendo que alguém diga se as peças estão boas ou não. Você usou sua criatividade para testa-las! Isso é que é um Handmade de verdade!

Uma coisa que notei foi que as válvulas tipo brilharam rapidamente como uma lâmpada antes de aquecer os filamentos e depois o som saiu normal

É exatamente como o Bossman falou. As válvulas da Miniwatt tinham uma característica que o fabricante chamou de "Fast Warmup". O filamento brilha intensamente assim que energizado. Depois o brilho diminui e a válvula entra em operação. As Miniwatt atingem temperatura operacional em 11 segundos. Outras marcas da mesma época só atingem depois de 15 segundos ou mais. Hoje é comum válvulas que entram em operação em 8 segundos ou menos.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.06 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal