Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 09:40:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 50 51 [52] 53 54 ... 59   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O Baby Wonder  (Lida 501886 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #765 : 16 de Outubro de 2013, as 15:23:47 »

.. Agora vou dar uma olhada no aterramento e colocar cabos blindados nos potenciômetros....

Isso costuma ser de muita ajuda! Tente também soldar um fio terra na carcaça do potenciômetro.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
josemir95
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 17

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 4



« Responder #766 : 16 de Outubro de 2013, as 22:48:50 »

Refiz todo o aterramento e troquei os cabos da entrada e dos potenciômetros por blindados, diminuiu o ruido bastante, mas ainda persiste.. Vou deixar como estar mesmo.. Estou satisfeito.. Muito obrigado pela ajuda Eduardo..
Registrado
Lucas grabauskas
Visitante
« Responder #767 : 26 de Dezembro de 2013, as 14:10:32 »

Pessoal, alguém tem informações técnicas do TSS-23? Procurei por aí e não achei nada...

O que eu tô querendo especificamente é saber qual a resistência do enrolamento do secundário. Acho que fiz uma besteirinha aqui e posso ter queimado o transformador. Antes de comprar um novo, eu queria ver se o secundário não está em curto. Só que sem saber o valor normal de resistência, não tenho parâmetro para comparar minha medição.

Alguém tem essa informação? Valeu!
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #768 : 26 de Dezembro de 2013, as 14:49:50 »

Olá Lucas!
Bem vindo ao Handmades.

É difícil de saber se deu um curto no secundário de um transformador apenas medindo a resistência. Podem ser poucas espiras em curto, logo a diferença de resistência é tão pequena que não dá pra saber se ele está ou não com esse problema.

Cuidado! Este método é simples, mas toda precaução contra acidentes é necessária!

Um modo prático de saber se um transformador está em curto, é ligando uma lâmpada em série com o primário do transformador e testar na rede de 120V ac.
O transformador deve estar totalmente desconectado do amplificador e o secundário sem nenhuma carga.
A lâmpada deve ser para 127V com potência de 40W ou menos.
Se, ao ligar esse circuito á tomada, a lâmpada acender, mesmo que seja de modo fraco, o transformador pode estar danificado. Com um transformador bom a lâmpada permanece apagada.
Qualquer dúvida, pergunte.
Abs.  Legal!
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2013, as 15:31:43 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #769 : 26 de Dezembro de 2013, as 19:23:03 »

Pessoal, alguém tem informações técnicas do TSS-23? Procurei por aí e não achei nada...

O que eu tô querendo especificamente é saber qual a resistência do enrolamento do secundário. Acho que fiz uma besteirinha aqui e posso ter queimado o transformador. Antes de comprar um novo, eu queria ver se o secundário não está em curto. Só que sem saber o valor normal de resistência, não tenho parâmetro para comparar minha medição.

Alguém tem essa informação? Valeu!

E qual seria essa besteirinha ?  Dependendo , deve ter sido uma besteira grande, pra haver essa preocupação...
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2013, as 19:25:42 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #770 : 27 de Dezembro de 2013, as 09:04:01 »

A resistência do secundário é muito baixa, da ordem de 0,1R. Mas para você conseguir danifica-lo, precisaria ligar em uma fonte de corrente bem parruda. Se você ligou invertido, pode ter danificado outra coisa, mas o transformador pode ter se salvado.

Diga qual foi a "besteirinha" e a gente pode te ajudar.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Lucas grabauskas
Visitante
« Responder #771 : 27 de Dezembro de 2013, as 12:40:30 »

Primeiramente, valeu pelas respostas!

A besteira foi pura falta de atenção: liguei o circuito todo sem carga.

Eu já havia montado o BW ano passado e ele estava funcionando muito bem, de maneira provisória, pois eu ainda pretendia fazer algumas das modificações que vocês citaram aqui. O resistor de entrada, capacitor do controle de tom, essas coisas mais simples.

Desmontei ontem o meu BW, pra poder mexer no circuito, mas resolvi tocar um pouco antes para ter uma referência do som original. Então reconectei tudo na bancada mesmo, pluguei a guitarra e nada de som. Fui testando os controles de volume e o cabo durante uns 2 minutos, até que percebi que não tinha conectado o alto-falante na placa Batendo Cabeça Desliguei rapidamente, mas quando montei tudo (dessa vez, tudo mesmo), nada do som.

Embora eu monte circuitinhos desde criança, essa é a minha primeira aventura no mundo das válvulas. Estou chutando que o transformador queimou com base no que lembro de ter lido por aí, mas se alguém tem algum diagnóstico mais preciso, eu agradeço imensamente. É extremamente frustrante se preparar pra fazer algumas experiências e queimar o negócio antes mesmo da primeira tentativa  Toma na Cabeça

Olá Lucas!
Bem vindo ao Handmades.

É difícil de saber se deu um curto no secundário de um transformador apenas medindo a resistência. Podem ser poucas espiras em curto, logo a diferença de resistência é tão pequena que não dá pra saber se ele está ou não com esse problema.

Cuidado! Este método é simples, mas toda precaução contra acidentes é necessária!

Um modo prático de saber se um transformador está em curto, é ligando uma lâmpada em série com o primário do transformador e testar na rede de 120V ac.
O transformador deve estar totalmente desconectado do amplificador e o secundário sem nenhuma carga.
A lâmpada deve ser para 127V com potência de 40W ou menos.
Se, ao ligar esse circuito á tomada, a lâmpada acender, mesmo que seja de modo fraco, o transformador pode estar danificado. Com um transformador bom a lâmpada permanece apagada.
Qualquer dúvida, pergunte.
Abs.  Legal!


Vou testar! Valeu pela dica!
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #772 : 27 de Dezembro de 2013, as 13:04:03 »

Olá Lucas!

Acho que nesse caso, ligar o ampli sem carga, o último a queimar seria o transformador de saída. Pelo que descreveu, você deve ter esquecido de conectar alguma coisa aí, e por isso o som não está saindo.
Volte a checar todo o circuito antes de partir para algo mais radical, normalmente é algo simples que dá mais dor de cabeça.
 Smiley
« Última modificação: 01 de Maio de 2017, as 14:40:10 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #773 : 27 de Dezembro de 2013, as 13:14:14 »

Olá Lucas!

Acho que nesse caso, ligar o ampli sem carga, o último a queimar seria o transformador de saída. Pelo que descreveu, vc deve ter esquecido de conectar alguma coisa aí, e por isso o som não está saindo.
Volte a checar todo o circuito antes de partir para algo mais radical, normalmente é algo simples que dá mais dor de cabeça.
Abs

Não Matec, o transformador de saída pode ter queimado sim. Mas não o secundário, mas o primário sim. A besteira foi grande, não foi pequena.  Ao ligar o amplificador sem carga, o transformador deixa de ser transformador e o primário vira um indutor. Assim ao tocar e ter sinal, é gerada uma alta tensão reversa no primário (agora indutor) que pode causar centelhamento no enrolamento do transformador. Como a bitola do primário geralmente é fina, fica mais fácil de se danificar. O secundário tem fio mais grosso e fica apenas assistindo a coisa pegar fogo.  Lucas meça a continuidade ou curto-circuito no enrolamento primário e talvez alguns capacitores da fonte.  É mais ou menos o que ocorre naqueles circuitos pra acionar um relé ou motor com um transistor, se não tem aquele diodo em anti-paralelo com a bobina, ao haver o chaveamento, queima bastante coisa, pela tensão induzida (back emf).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Lucas grabauskas
Visitante
« Responder #774 : 27 de Dezembro de 2013, as 14:40:30 »

Olá Lucas!

Acho que nesse caso, ligar o ampli sem carga, o último a queimar seria o transformador de saída. Pelo que descreveu, vc deve ter esquecido de conectar alguma coisa aí, e por isso o som não está saindo.
Volte a checar todo o circuito antes de partir para algo mais radical, normalmente é algo simples que dá mais dor de cabeça.
Abs

Matec, tô achando que foi algo que eu esqueci mesmo, ou que ficou mal encaixado. Larguei ele ontem no canto e fui mexer com outras coisas, daí agora a gente pegou de novo, re-montou tudo e funcionou Roqueiro Aliás, sua dica pra testar o transformador funcionou certinho, a lâmpada nem tomou conhecimento de que tinha alguma corrente rolando por ali

Olá Lucas!

Acho que nesse caso, ligar o ampli sem carga, o último a queimar seria o transformador de saída. Pelo que descreveu, vc deve ter esquecido de conectar alguma coisa aí, e por isso o som não está saindo.
Volte a checar todo o circuito antes de partir para algo mais radical, normalmente é algo simples que dá mais dor de cabeça.
Abs

Não Matec, o transformador de saída pode ter queimado sim. Mas não o secundário, mas o primário sim. A besteira foi grande, não foi pequena.  Ao ligar o amplificador sem carga, o transformador deixa de ser transformador e o primário vira um indutor. Assim ao tocar e ter sinal, é gerada uma alta tensão reversa no primário (agora indutor) que pode causar centelhamento no enrolamento do transformador. Como a bitola do primário geralmente é fina, fica mais fácil de se danificar. O secundário tem fio mais grosso e fica apenas assistindo a coisa pegar fogo.  Lucas meça a continuidade ou curto-circuito no enrolamento primário e talvez alguns capacitores da fonte.  É mais ou menos o que ocorre naqueles circuitos pra acionar um relé ou motor com um transistor, se não tem aquele diodo em anti-paralelo com a bobina, ao haver o chaveamento, queima bastante coisa, pela tensão induzida (back emf).

xformer, obrigado pelas explicações técnicas! Pelo visto dei muita sorte, o BW tá falando alto, todo feliz e contente Guitarrista



Eu "terminei" provisoriamente o Baby Wonder um ano atrás, mas só agora estou realmente deixando ele como eu queria. Assim que estiver realmente concluído, vou colocar as fotos e comentários por aqui. Valeu!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #775 : 27 de Dezembro de 2013, as 17:50:16 »


xformer, obrigado pelas explicações técnicas! Pelo visto dei muita sorte, o BW tá falando alto, todo feliz e contente Guitarrista


Isso de sempre ligar o amplificador valvulado com carga é sempre uma recomendação que se encontra nos manuais e discussões em fóruns.  Pra você ter idéia do poder destrutivo que isso pode ter, um conversor DC-DC que montei gera pulsos de 250V ou mais a partir do chaveamento de um indutor pequeno com fio bem grosso (22awg) alimentado só com 12V. E a topologia é a mesma de um estágio de saída SE com válvula (no lugar da válvula, o chaveador é um MOSFET), um conversor step-up boost..
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #776 : 27 de Dezembro de 2013, as 19:14:14 »

Aí Lucas.
Existe grande chance de descuidos quando você está simplesmente fazendo um teste básico, sem compromisso. Batendo Cabeça
Ainda bem que nada está danificado. Made as fotos do ampli quando puder.
 Smiley

Xformer
Você tem razão quanto à recomendação para que montadores e usuários básicos de amplificadores valvulados não devam ligar o aparelho sem que haja algum tipo de carga ligada ao secundário.

Mas eu também não estou errado quanto à possibilidade de queima do transformador de saída. Porém não vou estender esse assunto aqui, pois isso está fora do contexto do tópico.
 Anjo
« Última modificação: 01 de Maio de 2017, as 14:38:34 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #777 : 27 de Dezembro de 2013, as 19:41:03 »

Xformer
Vc tem razão quanto á recomendação para que montadores e usuários básicos de amplis valvulados não devem ligar o aparelho sem que haja algum tipo de carga ligada ao secundário.

Mas eu também não estou errado quanto à possibilidade de queima do transformador de saída. Porém não vou estender esse assunto aqui, pois isso está fora do contexto do tópico.
Abs

Claro que não, inclusive você estava correto ao dizer que a causa do problema seria na montagem. Mas eu só quis dizer que a preocupação dele em achar que podia ter danificado o transformador de saída tinha razão de ser e não era uma possibilidade remota como você deu a entender que o OT seria a última coisa a queimar, quase que excluindo essa hipótese. Ao contrário, existem boas chances de haver o dano no transformador e pra todos os efeitos usar o amplificador sem carga não é recomendável.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #778 : 20 de Janeiro de 2014, as 12:26:35 »

Oi Pessoal

E agora quem não sabe fazer placa e não gosta de montar ponto a ponto, pode pegar a placa do Baby Wonder pronta com qualidade industrial produzida pelo Plautz!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #779 : 20 de Janeiro de 2014, as 20:22:43 »

Também é uma excelente escolha! Como esses amplificadores saem por um preço acessível, nada impede de ter vários diferentes, cada qual com seu timbre.
sem duvida alguma, ainda mais que moro em duas cidades, a ideia é ter um em cada  Anjo
Eduardo, poderia me sugerir um falante de qualidade para o HB-1? Qual o melhor jeito de montar a caixa? apenas um faltante ou dois? Obrigado
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
Páginas:  1 ... 50 51 [52] 53 54 ... 59   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal