Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 01:21:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alternativa para alimentação dos filamentos 12AU7  (Lida 13238 vezes)
FESTER
Visitante
« : 29 de Julho de 2011, as 21:34:08 »

Boa noite galera,

Estava vendo esquemas de fontes de alimentação e vi um que utilizava um diodo zener...

Ai pensei no seguinte esquema (anexo)

Só que trocando o zener por um 1N4735 (6,2V), retirando o resistor e ligando nos pinos 4 e 9 da 12AU7, e é claro, alimentando o zener com 9V.

Só precisava saber se estou pensando certo, na 12au7 temos os pinos 4,5 e 9 que ligam aos aquecedores, se eu ligar nos pinos 4 e 5 necessito de 12,6 V não é? E se eu ligar nos pinos 4 e 9, tenho que alimentá-los com 6,3V?

Se eu estiver certo, este esquema de regulador de tensão para 6,2 V vai funcionar?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 29 de Julho de 2011, as 22:07:51 »

Acho melhor voce usar um ci 7806.  Um zener pra essa corrente (300mA para os dois filamentos da 12AU7 em 6,3V) precisaria ser de potencia e a regulaçao nao eh grande coisa (alem de que voce NAO pode retirar o resistor - que tambem vai ser de potencia).  Um ci 7806 pode ser ateh mais barato e funciona direito ateh 1A com 9Vdc na entrada, soh que ele regula para 6Vdc +- 5% na saida (funciona para as valvulas).  Se voce quiser exatamente os 6,3V. coloque um diodo schottky (tipo 1N5821) entre o pino de terra e o terra para aumentar um pouco a tensao de saida (uns 0,25 a 0,3V).  Com 9Vdc na entrada e 6Vdc na saida, nem vai precisar de dissipador (0,3A x 3V = 0,9W).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
FESTER
Visitante
« Responder #2 : 29 de Julho de 2011, as 22:18:01 »

Então, tenho a opção de comprar um zener de 1W que é o 1N4735, e custa R$0,80. xD



-----
E ainda tem um zener de 5W que é o 1N5341
« Última modificação: 29 de Julho de 2011, as 22:19:45 por FESTER » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #3 : 29 de Julho de 2011, as 22:25:59 »

Nao recomendo este circuito.
O resistor devera ser de potencia, no minimo 3W, o zener tambem deve ter potencia adequada.
O 7806, embora suporte 1A de corrente, funciona bem, porem o consumo da valvula, em media 300mA, é recomendado o uso de no minimo um pequeno dissipador.

Como o xformer disse, se quiser aumentar um pouco a tensao de saida do 7806, so coocar um diodo da forma dita, nao precisa ser exatamente um schottky, pode ser o 1N4007 mesmo.
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #4 : 29 de Julho de 2011, as 23:46:58 »

Para funcionar o regulador desta maneira que estão falando, a tensão de 9V não pode ter ondulações, pois está na em torno da tensão crítica para regulação do 7806.  A tensão entre a entrada e a saída (Dropout Voltage) não poder baixar de 2V, segundo o datasheet do regulador:
http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/motorola/MC7809.pdf

Por exemplo se a tensão de entrada for 9V RMS, mas variar tiver uma ondulação entre 8V e 10V, o circuito não funciona, pois a tensão de saída vai baixar de 6V.

Abraços,T+

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 30 de Julho de 2011, as 09:32:26 »

Vamos por partes pessoal:

- Um zener não é feito pra isso. Ele na prática não funciona como regulador, mas mais para referência de tensão para um circuito regulador mais completo. Se vocês olharem a curva de tensão x corrente de um zener, observarão que a curva não é perfeitamente vertical (tensão constante) e sim um pouco inclinada, ou seja subindo a corrente a tensão sobe levemente também.  Já com um ci regulador de tensão 7806, a saída vai sempre ter 6V com 100mA, 300mA, 1A etc.  Não faz sentido deixar de usar um ci barato, consagrado e fácil de se achar e usar, pra usar um zener nesse tipo de aplicação.

- A resistência térmica da junção (o chip interno) para o ar do 7806 é de 65K/W, ou seja a cada watt dissipado pelo ci, ele aumenta a temperatura da junção em 65 kelvin (ou graus Celsius) acima da do ambiente.  No caso discutido, a dissipação de 0,9W iria produzir uma temperatura de 65x0,9 + 30 (assumindo 30 graus a temperatura ambiente) = 88,5 graus Celsius.  Esquenta bastante, mas dentro do limite de 125 graus na junção.
Claro que é melhor usar um dissipador por segurança e pra evitar uma queimadura, mas as vezes falta espaço. Alem  disso, tem uma valvula, que provavelmente vai estar mais quente que isso.

- Sobre o dropout do 7806 de 2V, não é muito relevante pra essa aplicação pois o objetivo é proteger o filamento da válvula contra excesso de tensão (6,3V) para a durabilidade dela.  Se a tensão de entrada cair pra menos de 8V no 7806, ele vai entregar menos que 6V para os filamentos, mas a válvula ainda funciona. Agora com 10V ou 12V ou ainda 15V na entrada do 7806, ele vai continuar entregando só os 6V para os filamentos protegendo-os. Caso seja mesmo necessário os 6V com menos de 8V na entrada do ci, tem a opção de reguladores low dropout tipo LM1117T (com dropout de 1,2V).

- Não pode ligar o ci 7806 a 9Vrms.  RMS (root mean square) se refere a tensões ou correntes alternadas (AC) e não para contínuas (DC). Para usar 9Vrms precisa retificar e filtrar antes, obtendo-se assim uma tensão DC com um ripple (ondulação), que no exemplo era de 8 a 10V (ou seja 9Vdc com ripple de 2Vpp). Esse exemplo com esse nível de ripple é um caso extremo pois falta filtragem (capacitores) ou o transformador está subdimensionado (não consegue suprir a corrente necessária).
« Última modificação: 24 de Julho de 2019, as 19:45:11 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #6 : 30 de Julho de 2011, as 10:59:55 »

Sobre a última observação, 9V RMS também pode se referir a tensão DC com ondulação, e não somente a tensão AC.  Claramente é disso que falei.

Porém é melhor dizer explicitamente:  é melhor usar uma tensão maior que 9V antes do regulador e o dissipador é bem baratinho.  Mais barato que uma válvula que queimou o filamento porque o CI estourou.

Veja só: http://www.feiradeciencias.com.br/sala12/12_T12_rms.asp

T+
« Última modificação: 30 de Julho de 2011, as 11:11:38 por Patines » Registrado
FESTER
Visitante
« Responder #7 : 30 de Julho de 2011, as 11:35:46 »

Bom depois da aula do nosso colega exformer, creio que não há mais dúvida quanto ao utilizar diodos zener para este propósito.

Mas me surgiu uma dúvida, no caso, vou utilizar uma fonte já me fornecendo 9VDC (que utiliza um 7809) ou qualquer fonte mesmo de pedais...
E se eu fornecer estes 9VDC para um outro 7806, vai funcionar?

E uma dúvida off topic: Se no caso eu estiver utilizando uma fonte de outro pedal, e no caso, não sei se ela já vem com filtro (capacitores) e eu adicionar ao meu pedal valve caster filtros antes de alimentar o meu cirquito, pode acontecer alguma coisa errada caso eu tenha 2 filtros, um da fonte externa (que eu não sei se existe) e outro que coloquei em meu valvecaster.

Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #8 : 30 de Julho de 2011, as 11:40:57 »

Sim!!  pode acontecer desastres que se tu colocar capacitores eletrolíticos de valores muito altos na saída de 7809, o circuito pode apresentar oscilações de alta frequencia e queimar!!

Abraços, T+
Registrado
FESTER
Visitante
« Responder #9 : 30 de Julho de 2011, as 11:47:00 »

Então no caso, eu tenho que verificar sempre se a fonte que estou utilizando é filtrada ou não... e isso tem alguma forma mais facil de verificar sem precisar abrir a fonte?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 30 de Julho de 2011, as 12:45:05 »

- Pode ligar sim o 7806 depois do 7809 (viu que eles são usados mesmo ...).  Se você tem duvida sobre a filtragem da tensão de entrada para o 7806, pode colocar um capacitor de uns 470uF x 25V no pino de entrada ao pino de terra. Ele vai garantir a filtragem para esse nível de corrente.  Sobre ligar o 7806 depois do 7809 melhor ainda, pois o 7809 vai entregar 9V quase sem ondulação.

- Costuma-se colocar um capacitor de 100nF (= 0,1uF) entre o pino de saída e o terra dos reguladores 78XX. Ele é um capacitor de bypass e elimina as oscilações e ruídos que possam ter/acontecer na saída (isso é recomendação dos fabricantes). É um capacitor barato e resolve os problemas.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #11 : 30 de Julho de 2011, as 13:42:55 »

Sim!!  pode acontecer desastres que se tu colocar capacitores eletrolíticos de valores muito altos na saída de 7809, o circuito pode apresentar oscilações de alta frequencia e queimar!!

Abraços, T+

Já aconteceu isso comigo e posso atestar! Coloquei capacitância de filtro muito alta logo após o 7812 e ele queimou!!! Achei estranhíssimo, mas depois de algum tempo li sobre essa informação.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #12 : 30 de Julho de 2011, as 14:13:17 »

 Acho que queima não por oscilação de alta frequência - não entendi como o aumento da capacitância poderia causar isso, se explicasse seria interessante! - mas pelo fato de que um capacitor descarregado é visto como um curto circuito no momento em que ligamos a fonte. Após isso ele se carrega exponencialmente até a tensão de saída do regulador. A essa exponencial depende a constante RC do circuito, sendo que o R são as resistências internas do ci (que podem ser modeladas basicamente deste jeito, só para explicação) e o C a capacitância após o regulador. Se colocarmos um capacitor de valor elevado, maior o valor R*C e portanto maior o tempo para o carregamento (faz todo sentido!) só que o problema é que a corrente de pico é exigida por mais tempo do ci, o que pode causar a queima!

Um abraço!

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #13 : 30 de Julho de 2011, as 16:09:28 »

Sim!!  pode acontecer desastres que se tu colocar capacitores eletrolíticos de valores muito altos na saída de 7809, o circuito pode apresentar oscilações de alta frequencia e queimar!!

Abraços, T+

Já aconteceu isso comigo e posso atestar! Coloquei capacitância de filtro muito alta logo após o 7812 e ele queimou!!! Achei estranhíssimo, mas depois de algum tempo li sobre essa informação.


Isso acontece quando:

- Ao desligar a tensão de entrada (vai a 0V) e na saída do 78XX não existir  consumo da carga armazenada no capacitor eletrolítico que existir em sequência (o que não é o caso dos filamentos da válvula - que são resistências bem vorazes por corrente). Assim fica uma tensão maior no pino de saída do que no de entrada do 78XX, podendo danificá-lo. 

- Pra resolver isso, costuma-se colocar um diodo tipo 1N4007 ligado do pino de saída (anodo do diodo) ao pino de entrada (catodo do diodo) do 78XX. Dessa forma a carga do capacitor se descarrega pelo diodo e a corrente reversa não passa pelo 78XX.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
FESTER
Visitante
« Responder #14 : 30 de Julho de 2011, as 16:35:36 »

Agora entendi o porque do diodo 1n4007... inteligente a solução, assim a corrente não volta para onde a tensão esta em 0V devido a DDP.

Dahora.

Estou terminando uma fonte para um pedal (valvecaster + TL072) que é alinentado por 24v, estou colocando um 7824 e capacitores 2200uF e 100uF e um diodo 1N4007, no caso , vou precisar colocar um resistor em paralelo na saida? Estou alimentando o sistema com 18V+0V, e utilizando ponte completa, então não precisarei de dissipador né?
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.07 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal