Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 22:19:45


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 45 46 [47] 48 49   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fotos de amplificadores prontos  (Lida 290478 vezes)
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #690 : 19 de Abril de 2022, as 16:10:30 »

Como prometido, as entranhas desse amp:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #691 : 19 de Abril de 2022, as 17:02:15 »

Filtragem na fonte a gosto !  Cheesy Muito legal
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #692 : 19 de Abril de 2022, as 18:17:35 »

Nada melhor que ligar de madrugada, colocar no máximo, e só ouvir um sssssss bem fraquinho. Ótima forma de testar se tem ruído sendo produzido na guitarra hehehehe
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #693 : 29 de Abril de 2022, as 19:51:31 »

Fotos do HTM-1













« Última modificação: 29 de Abril de 2022, as 23:00:32 por Matec » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #694 : 29 de Abril de 2022, as 22:52:33 »

Estupendo amplificador !  Bravo Anseio por tempo hábil para montar o meu...
« Última modificação: 29 de Abril de 2022, as 22:54:11 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #695 : 30 de Abril de 2022, as 11:18:34 »

Ficou muito bom, acabamento profissional!  Legal!
Este ainda está na minha lista...

Por enquanto, montei um OR1, a versão de 0,94W do Orange OR120.
Concidentemente, esse amplificador é um dos poucos que usa um estágio inversor similar ao HTM-1.
No caso, aproveitei e usei uma configuração parecida com a do HTM-1, com 240V na placa, 32k de impedância (~ 4-5mA, -12V no cátodo) e 6dB de realimentação negativa.

A fonte de alta tensão é de 15W, que comprei a mais de 3 anos atrás e estava parada só esperando.
(Eu acho que o Blackcorvo tinha feito alguns testes com essa fonte antes...)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
A principal vantagem é o tamanho, já que usei a caixinha 1590N1 como chassi.



A chave na parte de trás é o FAC, que varia o captador de acoplamento entre 4,7nF, 1nF e 470pF.

Como foi o protótipo, usei um estilo ponto a ponto, que ficou parecendo ninho de rato.

 
E aqui vai o vídeo!
https://youtu.be/HLFPUNQf7fU
« Última modificação: 12 de Maio de 2022, as 15:12:50 por Thomas_h » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #696 : 20 de Maio de 2022, as 05:20:13 »

Amplificador self-split para gaitas, com 2x 6P14P e 1x 6N2P, que fiz por encomenda para meu cunhado. Dá por volta de 8 Watts, mas fica bem alto com falantes mais eficientes.
O potenciômetro de ganho é push-pull, e aciona uma opção de "boost" que desabilita os controles de tom quando puxado.






(Meu cunhado que fez a instalação do courvin, e a escolha de falantes - não tive nada a ver com essas partes  Ui ).

Link para a postagem no twitter, com um vídeo do interior nos comentários:
https://twitter.com/TheBlackcorvo/status/1500161850327154689
« Última modificação: 20 de Maio de 2022, as 05:21:08 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #697 : 20 de Maio de 2022, as 11:13:18 »

Bem legal Blackcorvo!! Legal!

Citar
(Meu cunhado que fez a instalação do courvin, e a escolha de falantes - não tive nada a ver com essas partes   Ui )

 Cheesy Cheesy Cheesy
Registrado
lucaspaulogularte
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 15

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 4



« Responder #698 : 26 de Maio de 2022, as 17:05:45 »

Olá pessoal, acredito que essa seja minha segunda postagem aqui.
Segue imagens do meu HTM-1 com placa impressa, projeto disponibilizado aqui no fórum pelo nosso amigo Matec.
Projeto muito fácil de se fazer e com um timbre excelente. Acredito que tenha aproximadamente uns 3W de potência, não consigo utilizar ele com o volume na metade (moro em apartamento).





Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #699 : 26 de Maio de 2022, as 21:42:11 »

A montagem em si ficou bem feita, parabéns.
Quanto a esses transformadores TRL eu não conheço, será que são comparáveis aos da Líder e da Schatz?

Agora, convenhamos, valvulado de 3W não deveria incomodar um vizinho.
Afinal qual é a potência real do HTM-1?

Eu também moro em apartamento e uso aqui (entre outros) um valvulado de 15W com o volume na metade e só recebo reclamações se eu ligar o subwoofer nas BT-Tracks que uso pra tocar porque faz vibrar muito as paredes e o chão.
« Última modificação: 26 de Maio de 2022, as 21:46:45 por Ramsay » Registrado
lucaspaulogularte
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 15

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 4



« Responder #700 : 26 de Maio de 2022, as 22:42:35 »

A montagem em si ficou bem feita, parabéns.
Quanto a esses transformadores TRL eu não conheço, será que são comparáveis aos da Líder e da Schatz?

Agora, convenhamos, valvulado de 3W não deveria incomodar um vizinho.
Afinal qual é a potência real do HTM-1?

Eu também moro em apartamento e uso aqui (entre outros) um valvulado de 15W com o volume na metade e só recebo reclamações se eu ligar o subwoofer nas BT-Tracks que uso pra tocar porque faz vibrar muito as paredes e o chão.

Muito obrigado pelo elogio! Referente aos transformadores, já utilizo os da TRL a um bom tempo e gosto muito da qualidade deles. Em qualidade sonora e de acabamento, prefiro eles aos Schatz que também são excelentes (cito este porque já utilizei alguns).

Agora referente a potência, se eu utilizar ele com a chave pra cima em 1W ligado na caixa 1x12", não consigo utilizar o volume acima de 50%, fica bem alto para os vizinhos, mas também o volume não aumenta tanto nos 100%. Eu já cheguei a utilizar um Marshall DSL20 que não conseguia passar do volume 3.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #701 : 27 de Maio de 2022, as 00:30:57 »

Ficar bem alto para os vizinhos é meio relativo e imponderável.
Não dá pra se aferir o quanto.

Conforme eu disse antes, aqui com um valvulado de 15W na metade da potência, os vizinhos não reclamam.
 
Então, como reclamariam de meros 3W de potência.
Afinal, amplificadores valvulados de baixa potência incomodam os vizinhos??
Dependendo das circunstâncias, pode até incomodar, mas, na maior parte das vezes, não!!!
« Última modificação: 27 de Maio de 2022, as 00:42:39 por Ramsay » Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #702 : 27 de Maio de 2022, as 05:52:36 »

Bela montagem! Apesar de alto, não chega a 3W se você considerar os 10% THD.
A configuração de 0,1W é suficiente pra silenciar um televisor no máximo.

Ficar bem alto para os vizinhos é meio relativo e imponderável.
Não dá pra se aferir o quanto.

Conforme eu disse antes, aqui com um valvulado de 15W na metade da potência, os vizinhos não reclamam.
 
Então, como reclamariam de meros 3W de potência.
Afinal, amplificadores valvulados de baixa potência incomodam os vizinhos??
Dependendo das circunstâncias, pode até incomodar, mas, na maior parte das vezes, não!!!
Depende muito de vários fatores. Idade do seu prédio, materiais usados, isolamento sonoro entre paredes, material da parede, etc...
Algumas paredes são mais condutoras do que outras...
Eu, no 2 andar, escuto quando o vizinho liga a lixadeira/dremel na pequena oficina enjambrada na garagem no sub-solo. Tem dois apartamentos inteiros entre nós, e o som que é audível é de alta frequência.   

Depende dos vizinhos também. Recém nascido no prédio é garantia de reclamações se eles estiverem em andares próximos (ja recebi reclamação com amplificador de 5W clean de um vizinho dois andares acima...). Sem falar nos horários aleatórios que os bebês cochilam.

E não podemos deixar de citar a conversão entre Potência (Watts) e Potência sonora (dB). A minha impressão é que um amplificador de 15W não é tão mais alto do que um de 5W e um de 1W já atingiu o que seria saudável num quarto de 4 m² com um pé direito de 1.75 m.   
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #703 : 27 de Maio de 2022, as 08:20:08 »

Quanto a esses transformadores TRL eu não conheço, será que são comparáveis aos da Líder e da Schatz?

Entre estes três... Schatz, sem sombra de dúvidas

-----
Ficar bem alto para os vizinhos é meio relativo e imponderável.
Não dá pra se aferir o quanto.

Conforme eu disse antes, aqui com um valvulado de 15W na metade da potência, os vizinhos não reclamam.
 
Então, como reclamariam de meros 3W de potência.
Afinal, amplificadores valvulados de baixa potência incomodam os vizinhos??
Dependendo das circunstâncias, pode até incomodar, mas, na maior parte das vezes, não!!!

Relativos e imponderaveis também são os vizinhos que cada um tem...
E outra... valvulado de 1W incomodam vizinhos sim !!! Se ligados em bons alto falantes
« Última modificação: 27 de Maio de 2022, as 22:51:18 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #704 : 27 de Maio de 2022, as 10:12:42 »

Ficar bem alto para os vizinhos é meio relativo e imponderável.
Não dá pra se aferir o quanto.

Conforme eu disse antes, aqui com um valvulado de 15W na metade da potência, os vizinhos não reclamam.
 
Então, como reclamariam de meros 3W de potência.
Afinal, amplificadores valvulados de baixa potência incomodam os vizinhos??
Dependendo das circunstâncias, pode até incomodar, mas, na maior parte das vezes, não!!!

O xformer que é professor em acústica mas vamos lá.....

Só relembrando alguns conceitos básicos para complementar o que os amigos já citaram acima.
O nível de pressão sonora (deslocamento da massa de ar) promovido pelos falantes, em nosso caso, é medido em dB (decibéis) e está diretamente ligado à sensibilidade do conjunto (falante).

Pressão sonora pode ser medida pela relação 10xlog(potência interesse/potência referência), com log na base 10 e potência referência em 1W.

Se acrescentarmos a sensibilidade do falante e fixarmos uma distância para medição da pressão sonora ou SPL (padrão 1m), podemos aferir o seguinte:

Pressão sonora = sensibilidade do falante (1W/1m) + 10 x log(potência interesse/1W) - 20 x log (distância/1m) .

Se considerarmos um Celestion V30, que tem, conforme fabricante, sensibilidade de 100dB para potência de 1W medidos a 1m (1W/1m) desconsiderando as características do ambiente ao redor (paredes atrás ou ao lado alteram esses valores, servindo de "caixa" acústica e amplificando os valores), já um G12M Greenback tem sensibilidade de 98dB.

Se pegarmos um amplificador de 1W ligado a um Celestion V30 por exemplo, chegamos aos seguintes resultados:

SPL = 100(1W/1m) + 10 x log(1W/1W) - 20 x log (1m/1m) = 100 dB

Se ligarmos o valvulado de 15W num G12M Greenback, teremos:

SPL = 98(1W/1m) + 10 x log(15W/1W) - 20 x log (1m/1m) = 109,8 dB

A diferença entre ambos foi de 9,8 dB,  agora se calcularmos quantas vazes a pressão sonora foi maior, chegamos em 10^(9,8/20) ~= 3 vezes.

Mesmo com 15 vezes a potência do primeiro amplificador, a percepção audível que o segundo amplificador fornece foi cerca de 3 vezes maior, logo é possível perceber como a sensibilidade do falante é determinante nesses casos, fica fácil também calcular que a cada acréscimo de 3dB dobramos a pressão sonora, ou reduzimos pela metade se baixarmos os mesmos 3dB. Assim, um amplificador de 10W consegue "reproduzir" o dobro de pressão sonora de um amplificador de "apenas" 1W. Claro que existem inúmeros outros fatores como perdas mecânicas, elétricas etc. mas com um pouco de teoria é possível entender porque não existe esse "abismo linear" entre potência dissipada e percepção musical que você inferiu. Legal!

lucaspaulogularte parabéns pela montagem e pelo trabalho com os chassis, vi os outros amplificadores que você também montou no grupo do Facebook  Palmas
« Última modificação: 27 de Maio de 2022, as 10:52:47 por Matheus Halme » Registrado
Páginas:  1 ... 45 46 [47] 48 49   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal