Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 04:28:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: 2N5952 do Phase 45  (Lida 21459 vezes)
rikathu
Visitante
« Responder #30 : 07 de Fevereiro de 2012, as 12:56:47 »

é preciso usar fets casados apenas no phase ou em distorcedores e outros pedais que usem dois ou mais fets também faz uma diferença tão significativa?

Que pedais??  Em eletrônica não existe formula de bolo!!

Responda esta pergunta: Todo bolo é preparado com uma pitada de sal?

T+
Tens razão amigo, agora pensei a respeito e percebi que minha pergunta tinha sido um tanto ignorante mesmo!

Alex e xandaum: é mesmo, muitas vezes deve-se pesquisar um pouco antes de fazer esse tipo de perguntas...

Obrigado pela atenção! Abraços.
Registrado
amfrederico
Visitante
« Responder #31 : 09 de Fevereiro de 2012, as 07:36:11 »

Só para ficar registrado, terminei de montar ontem, o do Tonepad, utilizei BF410 e pot 100K linear. Ficou legal.
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #32 : 09 de Fevereiro de 2012, as 07:41:34 »

Você casou os fets?
Registrado
amfrederico
Visitante
« Responder #33 : 09 de Fevereiro de 2012, as 13:47:44 »

Marcos,
O cara de quem  comprei os BFs tinha somente um resto, acho que no máximo uns 10(a 3,50 cada). Eu comentei com ele sobre o casamento, como não confio muito no meu multímetro paraguaio, muito menos na minha experiência, pedi para ele. Deixei o pedido dos componentes com ele e sai para resolver outras coisa, quando voltei ele disse que fez o melhor possível, dentro da quantidade de tinha, juntou os 4 mais parecidos.
Nunca ouvi um Phase 90 original, mas pelos samples que peguei na net, achei que a oscilação não ficou ruim. Pura sorte.
Registrado
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #34 : 10 de Fevereiro de 2012, as 05:49:58 »

Isso é importante. Se gostou, tá bom.
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #35 : 16 de Maio de 2012, as 17:48:04 »

Olá, colegas.

Para aqueles que ouvem a diferença de timbre entre componentes;

Para aqueles que insistem em usar as especificações originais da lista de material, pois " o som vai sair diferente " se usar outro componente;

Para aqueles que lêem as baboseiras escritas internet afora, não entendem e, depois, ficam ensinando os outros:

http://images.ssfdre38.com/?v=VtcPA.png

Eu achei essa pérola num velho manual da National. Observem como um mesmo transistor ( chip ) pode ser chamado de vários nomes diferentes...inclusive, alguns bem conhecidos.

Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #36 : 16 de Maio de 2012, as 17:58:14 »



Para aqueles que insistem em usar as especificações originais da lista de material, pois " o som vai sair diferente " se usar outro componente;


Eu sou um dos que tem essa neura! E com esse post do colega vou ter de rever meus conceitos...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #37 : 23 de Maio de 2012, as 11:58:30 »

Saudações,

Que zener vocês estão utilizando com substitutos? Por exemplo: 2SK30A?, BF245, MPF102, etc. Quais seriam os valores mais recomendados para cada um? E para os 2N5952 vocês utilizam o que o projeto original sugere?

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
felixmeirelles
Visitante
« Responder #38 : 23 de Maio de 2012, as 12:45:19 »

Eu discordo do colega A.sim, porque isso é um datasheet geral que descreve características gerais de fets com um tipo de processamento chamado "process 50", não podemos esquecer que componentes diferentes não se comportam iguais, ainda mais em sistemas de som.

Um grande exemplo são os op-amps Texas RC4558 P, o (JRC)NJM4558D e o CHN4558C, que tem o mesmo "processamento" e estrutura interna, tem grandes "conhecedores" que juram que são iguais, mas se pegarmos os datasheets deles veremos que são um pouco diferentes na teoria, mas ao colocarmos eles em um TS por exemplo, veremos que eles são "muito" diferentes entre si na pratica.

Veja as diferenças entre o BF245(ABC), 2N5952 e o BF410, principalmente nas características de condução e acionamento.

http://doc.chipfind.ru/pdf/fairchild/bf245.pdf

http://www.fairchildsemi.com/ds/2N/2N5952.pdf

http://kitsrus.com/projects/bf410.pdf


Lógico que na falta do original dá para improvisar bem com qualquer fet que se aproxime um pouco da operação, mas é sabido que haverão diferenças em relação ao efeito original.

Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #39 : 23 de Maio de 2012, as 13:06:29 »

Saudações,

Felix, esses "conhecedores" não juram que são iguais literalmente. O que eles alegam (só pra citar alguns nomes, Jack Orman, Mark Hammer, RG Keen) é que nas circunstâncias em que esses CIs que você mencionou trabalham em determinados circuitos, a diferença é imperceptível. Quanto aos que conseguem distinguir, postem no youtube um vídeo utilizando uma mesma placa com soquete para CI. Peça para alguém testar os 3 de forma aleatória. Eu duvido que alguém consiga dizer quem é quem. Quanto ao uso dos 2N5952, sempre fiquei na dúvida se ele tem uma participação direta no resultado final ou se a sua única função no circuito seria inverter a onda (daí no meu achismo, qualquer outro que fizesse essa função, seria um substituto?).

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
a.sim
Visitante
« Responder #40 : 23 de Maio de 2012, as 13:16:50 »

Eu discordo do colega A.sim, porque isso é um datasheet geral que descreve características gerais de fets com um tipo de processamento chamado "process 50", não podemos esquecer que componentes diferentes não se comportam iguais, ainda mais em sistemas de som.


Olá.

O processo 50 a que o datasheet se refere é o que produz o chip mostrado no desenho. Isso significa que a National usava aquele chip em todos os transistores listados logo abaixo. Conclusão : o que mudam são as condições de teste e critérios de aceitação; de resto, os transistores são idênticos "por dentro".

Cada processo produz um chip diferente. Por exemplo, os BF246 e BF247, que são dispositivos com Idss maior do que os BF245, são montados com o chip do processo 51. Assim, um BF247 é " diferente " de um BF245 ou MPF102.

Mas o MPF102 e o BF245 são essencialmente " o mesmo transistor ". Não adianta discordar. É pena que, ao contrário das válvulas, não se possa facilmente identificar um transistor pelo chip que o mesmo emprega...



-----
Quanto ao uso dos 2N5952, sempre fiquei na dúvida se ele tem uma participação direta no resultado final ou se a sua única função no circuito seria inverter a onda (daí no meu achismo, qualquer outro que fizesse essa função, seria um substituto?).

Num phaser, os FET são utilizados como resistores variáveis. É possível, inclusive, substituí-los por um potenciômetro múltiplo...agora, temos potenciômetros com até 6 seções...

Os FET nem precisam ser casados, já que os estágios são independentes um do outro e ele não formam pares diferenciais. A única exigência é que não sejam muito diferentes entre si quanto a Idss e Vp, a fim de que as defasagens em cada estágio sejam aproximadamente iguais.  Mesmo que isso não aconteça, o phaser vai continuar funcionando; apenas vai se notar que o efeito não é igualmente distribuído ao longo do curso do potenciômetro de controle...
« Última modificação: 23 de Maio de 2012, as 13:23:06 por a.sim » Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #41 : 23 de Maio de 2012, as 13:40:48 »

Saudações,

Sempre me questionei se as fábricas perderiam o tempo delas casando transistores na hora da montagem...

A.Sim, essas "resistências variáveis" podem ser maiores ou menores dependendo do FET ou isso é determinado pelo processo de fabricação deles (isto é, pela variação que apresentam entre si)?

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #42 : 23 de Maio de 2012, as 13:49:38 »

Normalmente a fabricação é a mesma para um mesmo grupo de componentes. Devido à inconsistência do processo de fabricação há grande variação de parãmetros. Depois de testes é que esses componentes vão receber "nome e sobrenome".

Monte um P45 ou P90 com BF245C, sem mudar nada no resto do circuito e exponha os resultados! Então conversaremos sobre eles! Legal!

-----
Quanto às fábricas casarem FET's para usos em Phasers, a que fábricas especificamente se refere? Os phasers "baratinhos" (que usam FET's) que tenho visto usam de vários artifícios para obter o efeito. Um muito comum é realimentar alguns estágios de AllPass Network para garantir alguma profundidade. O resultado é pífio como nos pedais da Ashland e Giannini (novos - Axcess).
« Última modificação: 23 de Maio de 2012, as 13:53:58 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #43 : 23 de Maio de 2012, as 14:06:42 »

Saudações,

Nunca montei nenhum tipo de phase. Por isso coloquei algumas perguntas que não foram respondidas  Cry. Estava pensando em montar esse Ross Phaser da Tonepad. Parece ser mais tranquilo.

Abraço
« Última modificação: 23 de Maio de 2012, as 14:14:11 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #44 : 23 de Maio de 2012, as 14:10:00 »

Victor, não fiz a proposta de montar com BF245C pra você, foi uma proposta "genérica". Pois não creio ser possível conseguir bom resultado com FET's desse tipo sem alteração do circuito. Ao mesmo tempo com certeza não há necessidade de se usar apenas o 2N5952 pra se obter um bom efeito de phasing no P45 ou no P90.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal