Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 19:48:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Power com ECL-82 para audio  (Lida 37096 vezes)
duPrado
Visitante
« Responder #75 : 31 de Janeiro de 2012, as 09:40:48 »

Olá pessoal,

Alguém com mais experiencia pode ter confirmar, mas em geral conte com uns x1.2 a voltagem final depois de retificada, filtrada e com carga (a não ser que o transformador esteja sub-dimensionado).
Com uns 260V depois de retificado você deve ter uns 320~340V. Vai queimar 20~40V (ou mais com Rx).
O resistor de feedback para 8ohms em geral é o dobro que para 4ohms.
Numa regrinha de 3, da que para 8ohms seria 5.28K... use 5.6K.
Valei pela dica Kem!
No circuito indica a saida para 5Ohm, seria só usar regra de três mesmo?

Me lembrei de um video do Eduardo ensinando a fazer fontes reguladas (claro que não é o caso aqui) mas ele mostra alguns conceitos que acredito serem aplicáveis aqui.

Segundo o video tenho que levar em conta que preciso de 300Vx80mA Limpos no ponto indicado no circuito.
Utilizarei um transformador com derivação central, retificarei por silicio e o capacitor é um 50uFx450V, logo:

300V(necessário)+Vrp(ripple)+0,7V(queda diodo)=x
Vrp=I/(2.f.C)   Vrp=0,08/(2.60.0,00005) Vrp=0,075

300V+0,075V+0,7V=300,775V (tensão de pico minima)

300,775/ 1,414213 (raiz de 2) = 212,132V

212,132+10%= 233,345V

Então com um secundário de 240V é só ajustar Rx pra "queimar" a tensão excedente?

Entendi corretamente pessoal?
Abraços a todos.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #76 : 31 de Janeiro de 2012, as 13:26:13 »

Oi Duprado

A melhor forma de você descobrir a tensão final em sua fonte é usar um simulador como o PSU Design II ou o LTSpice. Essas fórmulas dão um chute razoável, mas como não levam em conta a resistência do enrolamento, erram mais quando a tensão se eleva.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #77 : 31 de Janeiro de 2012, as 14:19:58 »

duPrado...
No papel seus calculos podem até estarem certos...
Mas e se na pratica não baterem os resultados?
Se você fizer com 240V e não chegar aos 300V, você vai ter que trocar o transformador.
Se fizer com 250~260, e der mais que 300V, aumenta Rx.
Faça o transformador com pelo menos 90mA (ou mesmo 100mA se tamanho do transformador permitir) para ter uma folga caso precise queimar mais voltagem em Rx.
[]s.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
duPrado
Visitante
« Responder #78 : 31 de Janeiro de 2012, as 15:11:23 »

Olá a todos,

Oi Duprado

A melhor forma de você descobrir a tensão final em sua fonte é usar um simulador como o PSU Design II ou o LTSpice. Essas fórmulas dão um chute razoável, mas como não levam em conta a resistência do enrolamento, erram mais quando a tensão se eleva.
Abraços
Eduardo

Fiz (tomara que certo) uma simulação no PSU (coloquei só o link pra não bagunçar o tópico).

Nos dados do transformador:
Secundário 255V x 90mA.


Pelo que entendi essa configuração me daria 304Vrms na saida com uma carga de 80mA certo?
Ou fiz tudo bagunçado? Roll Eyes

duPrado...
No papel seus calculos podem até estarem certos...
Mas e se na pratica não baterem os resultados?
Se você fizer com 240V e não chegar aos 300V, você vai ter que trocar o transformador.
Se fizer com 250~260, e der mais que 300V, aumenta Rx.
Faça o transformador com pelo menos 90mA (ou mesmo 100mA se tamanho do transformador permitir) para ter uma folga caso precise queimar mais voltagem em Rx.
[]s.

Por isso que estou pedindo a opinião de todos vocês. Estou aprendendo muito com tudo isso. E certamente usarei uma folga, só quero entender como funciona todo o cálculo para não usar uma folga grande ou pequena demais. Valeu pela dica.

Não me canso de agradecer a todos do fórum desde já. Estou aprendendo muito (e ainda tem muita coisa pela frente...).

Abraços.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #79 : 31 de Janeiro de 2012, as 16:12:18 »

Ta proximo do real seu resultado...
Mas erros de até 10% são comuns...
Se der 10% a menos (304 - 10% = 273V) você perde o transformador.
Veja o Eduardo com o Iall 10.5 V2.
Ele e o Haroldo ja estão no 3° transformador... e os caras são feras.
Acho que você não quer arriscar ter que mandar fazer 2 ou 3 transformadores até acertar né?
Então me conselho é... Tenha uma margem na tensão e na corrente. Se você precisar queimar tensão com Rx, vai precisar de uma sobra na corrente.
260V por 90mA me parece um bom valor (peça o maximo de corrente que o nucleo permitir). Se conseguir mais que 100mA, ai faça com 250V.
[]s.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #80 : 31 de Janeiro de 2012, as 16:50:25 »

Kem e DuPrado, acho que não precisa ser tanto. Kem, lembra que o transformador que eu fiz e que está com você é de 220V x 0,27A no secundário e obtivemos mais de 300V no B+ e tivemos que usar ainda aquele resistor que "pega fogo" pra baixar a tensão.  Acho que 240Vrms x 0,095A aguenta bem o tranco pro DuPrado.  Vai chegar a uns 320Vpico depois de perder uns 12 a 14Vrms no fio.

Os amplis que tenho aqui com as ECL82 eu uso 220V x 0,09A no secundário e elas trabalham com B+ de 260Vdc (275Vdc no primeiro capacitor de filtro).  Também se você não conseguir 300Vdc, o amplificador vai funcionar quase do mesmo jeito. Não vai perder transformador de força por isso.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #81 : 31 de Janeiro de 2012, as 21:00:07 »

E ae xformer... vamos terminar o ampli??? Ja montei a placa...
Quanto ao transformador, tive uma outra experiencia justamente com ECL82. Fiz o secundario com 200V para um SE, e o HT final, sem nenhum resistor baixando voltagem foi 230V.
O transformador que montamos no ampli você fez com 270mA... bem acima do que precisava e bem acima desse recomendado para esse ampli do topico. Assim sobe facil... hehehe
No SEWATT.com, os projetos de SE de EL84 tem justamente um secundario de 260V, e um Rx de 200R a 1.5K/2W, com a intenção de se ter um HT de 300V.
Acho que 240V da pra arriscar sim, mas eu tentaria mais (250~260V como citei no inicio).
Mas como você disse, não vai perder o transformador por causa de 10~20V a menos, a não ser que seja chato/perfeccionista... hehehe
[]s.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
duPrado
Visitante
« Responder #82 : 01 de Fevereiro de 2012, as 15:09:27 »

Olá pessoal,

Bom enviei alguns emails solicitando orçamentos, mas conheço poucos lugares que enrolam transformadores com qualidade.
Na lynks e na lider já enviei, mas na lynks agora não fabrica mais sobre encomenda.

E ae xformer... vamos terminar o ampli??? Ja montei a placa...
Quanto ao transformador, tive uma outra experiencia justamente com ECL82. Fiz o secundario com 200V para um SE, e o HT final, sem nenhum resistor baixando voltagem foi 230V.
O transformador que montamos no ampli você fez com 270mA... bem acima do que precisava e bem acima desse recomendado para esse ampli do topico. Assim sobe facil... hehehe
No SEWATT.com, os projetos de SE de EL84 tem justamente um secundario de 260V, e um Rx de 200R a 1.5K/2W, com a intenção de se ter um HT de 300V.
Acho que 240V da pra arriscar sim, mas eu tentaria mais (250~260V como citei no inicio).
Mas como você disse, não vai perder o transformador por causa de 10~20V a menos, a não ser que seja chato/perfeccionista... hehehe
[]s.

Olá kem, somente a titulo de curiosidade, você poderia me enviar uma foto desse transformador de 270mA? Estou querendo ter uma referência de tamanho para já ir pensando no formato e tamanho do amp.

Ah, antes que me esqueça pedi os orçamentos com 250V x90mA.

Abraços a todos.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #83 : 01 de Fevereiro de 2012, as 15:36:23 »

Kem manda a foto que tiramos do lab pra ele. O de força é o com canecas niqueladas: 93mm altura x 80mm largura x 90mm de profundidade (tampa a tampa das canecas), o outro é de saída com mesmas dimensões mas sem canecas laterais. Peso mais ou menos 2,2kg.

Se for fazer o transformador pra 250V x 90mA (e mais o enrolamento pra tensão de filamento), vai ficar no mesmo tamanho (núcleo central de 1 e 1/4 de polegada ou 32mm).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
duPrado
Visitante
« Responder #84 : 02 de Fevereiro de 2012, as 11:39:31 »

Olá pessoal,

É possível o enrolamento do transformador de força ou os de saída na forma toroidal?
Existe alguma vantagem para esse caso?
Sei que para correntes maiores é bem vantajoso.

Abraços a todos.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #85 : 02 de Fevereiro de 2012, as 11:48:13 »

Oi Duprado

Transformadores toroidais são menores e mais eficientes que os convencionais. Você tem grandes vantagens técnicas no de força, mas normalmente o custo de confecção maior do toroidal acaba matando a peça numa analise financeira.

Para o transformador de saída, idealmente o toroidal seria maravilhoso. Mas devido a sua grande propensão a saturar rapidamente, passa a ser crítico um casamento ótimo entre as válvulas de saída. O casamento normalmente oferecido no mercado não é suficiente para garantir o equilíbrio necessário para o uso de um toroidal na saída.

Meu conselho, fique com os convencionais, a menos que tenha alguma restrição forte (e muito forte mesmo) de espaço.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
a.sim
Visitante
« Responder #86 : 02 de Fevereiro de 2012, as 16:31:45 »

Olá pessoal,

É possível o enrolamento do transformador de força ou os de saída na forma toroidal?
Existe alguma vantagem para esse caso?
Sei que para correntes maiores é bem vantajoso.

Abraços a todos.

Olá.

Desaconselhamos totalmente o uso de transformadores toroidais como transformadores de saída, e recomendamos não utilizá-los como transformador de força, também.

A ausência de entreferro no núcleo toroidal faz com que o núcleo sature com praticamente qualquer corrente DC que circule através do enrolamento primário de um transformador de saída. Isso obriga a ter um casamento essencialmente perfeito das válvulas no estágio de saída, o que é praticamente impossível de se obter. No caso de um estágio SE, o problema torna-se de difícil solução devido à presença da corrente DC do estágio de saída, exigindo núcleos com entreferro, o que presentemente ainda não é disponível...ou a utilização de um enrolamento de compensação.

« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2012, as 16:34:37 por a.sim » Registrado
Páginas:  1 ... 4 5 [6]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal