Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 11:43:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Gravação em Casa  (Lida 39001 vezes)
Djentlemen
Visitante
« Responder #30 : 22 de Fevereiro de 2012, as 10:35:06 »

Djentlemen

Você ou alguém que tenha essa behringer ucg 102 poderia me dizer qual a relação sinal/ruido na entrada dela?
Estou pensando em adquirir a UCA202 que creio ter funcionamento semelhante porém 2 canais. Por isso a pergunta.

Abraço!

Primeiro explique seu objetivo? pergunto isso, porque sao interfaces diferentes para aplicações diferentes.
A interface UCG102 para ligar o instrumento direto nela. Já a UCA202 vc vai precisar se uma mesa ou um DI antes da interface.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #31 : 22 de Fevereiro de 2012, as 10:47:52 »

Rikrdo

Seguem as infos disponíveis no manual do Behringer UCG102:

Guitar IN:
Input inpedance  (High)*   250 KOhms  (corrigido)
Input inpedance  (Low)*   400 KOhms  (corrigido)

* Chavinha que tem nele para mudar a impedância de entrada.

Phones OUT:
Output inpedance:      approx. 50 Ohms
Max. output pegel:      -2dBu, 2 x 3.7 mW @ 100 Ohms


USB 1.1
Conector type A


Digital Processing:
Converter      16-bit converter
Sample rate    32.0 / 44.1 / 48 KHz



Uma coisa que aprendi usando a minha UCG102 é que a entrada é de dois canais.
Eu uso sempre um pedal Boss com saida "estéreo" (dois canais, na verdade) antes
da interface, com um cabo Y (dois plugs P10 monos de um lado e um estéreo do outro).
Assim o sinal chega ao software que uso (Amplitube, GuitarRig, etc.) em dois canais.
Muito útil para usar as opções de dois amps destes softwares.
E tambem muito mais agradavel aos ouvidos quando se usa headphones.

Quanto a sugestão de padronizarmos os samples que gravamos para apreciação de pedais e/ou
guitarras/captadores, etc.
Eu acho que o melhor seria usar (ao menos em uma parte da gravação) um dos presets destes
softwares que quase todos nos temos como o GuitarRig, assim uma pessoa poderia em casa plugar a
sua própria guitarra ou pedal e usar o mesmo preset e comparar com o sample postado.
Poderia ser apenas o control room do GuitarRig, ou os cabinets...

Abraço.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2012, as 19:19:00 por Ferro_Velho » Registrado
villain
Visitante
« Responder #32 : 22 de Fevereiro de 2012, as 11:58:22 »

Uma coisa que aprendi usando a minha UCG102 é que a entrada é de dois canais.
Eu uso sempre um pedal Boss com saida "estéreo" (dois canais, na verdade) antes
da interface, com um cabo Y (dois plugs P10 monos de um lado e um estéreo do outro).
Assim o sinal chega ao software que uso (Amplitube, GuitarRig, etc.) em dois canais.
Muito útil para usar as opções de dois amps destes softwares.
E tambem muito mais agradavel aos ouvidos quando se usa headphones.
Pra isso você pode simplesmente ligar a guitarra em mono e configurar o guitar rig pra usar a mesma entrada nos dois canais, mantendo a possibilidade de dois amps em saídas distintas e ainda evitando o cabo extra e o buffer do pedal.
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #33 : 22 de Fevereiro de 2012, as 12:05:54 »

Djentlemen

Digamos que eu quero uma placa que grave 2 canais com relação sinal ruído entre -80db e -100db. A idéia é fazer umas "demos" da minha banda.
Quanto a plugar o instrumento direto ou não, não é problema pois tenho mesa de som e preamps para amplificar o sinal e "casar impedâncias".

Ferro_Velho

Muito obrigado pelas informações mas ainda não é isso que eu quero saber.
Já que você tem o aparelho em mãos se possivel faça um teste ai pra mim que creio que resolverá minha questão. Abra um programa de gravação qualquer tipo Sonar, Sound Forge, Adobe Audition, selecione a placa de som em questão para gravar e mande gravar com um cabo conectado a ela somente. Veja quanto marca no VU do programa. -70, -80, -90, -100db? Se oscila, varia entre que valores...

Desde já agradeço a atenção.

Abraço!
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2012, as 13:10:36 por Rikrdo » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #34 : 22 de Fevereiro de 2012, as 13:16:29 »

A relação sinal/ruído não é maravilhosa, mas boa. porém a UCA202 só tem entrada de baixa impedância, não de alta como a UCG102 (com G de Guitar!). Eu tenho uma UCA222 e acho boazinha, mas vai precisar de um preamp!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Rikrdo
Visitante
« Responder #35 : 22 de Fevereiro de 2012, as 13:22:20 »

Alex Frias
A que você tem dá quantos -db sem nada conectado?

Abraço!
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2012, as 13:23:55 por Rikrdo » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #36 : 22 de Fevereiro de 2012, as 13:25:17 »

Não tenho a menor idéia...rs. Isso que você quer saber seria o noise floor?

Leia o artigo aí. ó:

http://nwavguy.blogspot.com/2011/02/behringer-uca202-review.html

Muito bom!

-----
Se você já tem um mixer bonzinho, pode usar a menina que está valendo, vai conseguir uma relação sinal ruído bem aceitável!

-----
Ferro Velho,

Você quis dizer 250 e 400 Kilo Ohms...
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2012, as 13:39:54 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Rikrdo
Visitante
« Responder #37 : 22 de Fevereiro de 2012, as 17:48:06 »

Alex Frias

No artigo não encontrei a informação que queria, só encontrei o SNR do LineOut e eu quero o dos LineIn. Se você puder me ajudar nisso eu agradeço. É simples, se puder, faça o seguinte:
Abra um programa de gravação qualquer tipo Sonar, Sound Forge, Adobe Audition, selecione a placa de som em questão para gravar e mande gravar com um cabo conectado a ela somente. Veja quanto marca no VU do programa. -70, -80, -90, -100db? Se oscila, varia entre que valores...
Só isso...

Desde já agradeço a atenção.

Abraço!
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #38 : 22 de Fevereiro de 2012, as 19:07:15 »

Villain

Eu ligo das duas maneiras, mono puro e "estéro" (dois canais) e é diferente, com dois canais o som "abre" no headphone. Digamos que é como um pseudo estéreo.
Normalmente eu uso o reverb (RV-5), mas o flanger (BF-3) tambem é ótimo para isso.
Completando, eu uso os efeitos sempre no mínimo do mínimo, só pra dar um toquinho.  Mas o recurso de ligar nos dois canais faz diferença, se você puder testar assim, verá.
Lembrando mais uma vêz: Headphones.


Rikrdo

O que eu postei são as únicas informações no manual dele, infelismente.
Quanto ao teste, não posso te ajudar agora pois me mudei recentemente pra Paraíba (antes morava em Recife-PE) e estou usando um PC que não é meu (ainda, ha ha ha) é da minha
mãe e os meu CDs e DVDs ainda estão em Pernambuco, nesta máquina não tenho instalado nenhum dos softwares que você citou, sorry  Sad


Alex Frias
Sim, você esta certo. É KOhms mesmo, desculpem me todos.
Na hora de escrever eu me preocupei mais em escrever "por extenso" o Ohms ( o caracter não tem no teclado) e esqueci do K.


Gostaria de acrescentar que quem necessitar de uma interface USB/ASIO boa (não chega a ser ótima, mas pelo preço é decente) pode ir de Behringer UCG102.
A única coisa Behringer que eu comprei e não me arrependi.  Agora eu não compro mais nem jujuba desta marca.


Abraços.


PS.: Uma maneira tupiniquim/tabajara/guarani que eu uso para tocar sem incomodar ninguem e quando estou longe do PC é assim:

       Guitarra -> GT2 -> Boss RV-5 => Amp retirado de uma caixinha de PC com saida pra headphones => Headphones.

       Com o Boss RV-5 e o tal cabo Y (que esta representado aqui em vermelho) consigo "abrir" pros dois canais do amp de caixinha e usar o headphone.
       As vêzes, uso um outro pré, tipo o JCM 800 valvulado layout GAK/Andy Garcia, antes do GT2, que fica na simulação Fender, como canal limpo e, claro,
       simulando o gabinete.

 
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2012, as 19:37:39 por Ferro_Velho » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #39 : 22 de Fevereiro de 2012, as 20:11:59 »

Medindo no Sound Forge dá algo oscilando entre -87 e -95 dB's. Nada mau, heim?

No iPad eu uso duas interfaces basicamente: uma TASCAM US-800 e uma Line6 Mobile In.

A US-800 me permite gravar 8 pistas ao mesmo tempo no App DAW. Breve espero usar o novo AURIA, coisa de louco!

O Mobile In vai para aplicações de guitarra direto (o que ainda não é muito do meu gosto, anyway...) como POD Mobile e Garage Band. No papel essa interface diz apresentar 100 dB de S/N ratio, pode ser, mas desconfio de unidades que usam a alimentação do próprio iPad...

Não sou contra mics USB, mas certamente não são de longe as melhores coisa, apesar de quebrarem um galhão!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Rikrdo
Visitante
« Responder #40 : 22 de Fevereiro de 2012, as 21:19:55 »

Ferro_Velho

O que vale é a intenção amigo, muito obrigado.

Alex Frias

Era isso que queria saber! Esse SNR está excelente para uma placa desse valor. Ultimamente tenho gravado em 2 canais, mas com a placa onboard do notebook que me dá -66dB. Utilizei uma vez uma placa USB Alesis que me dava em torno de -80dB e já dava bastante folga para se trabalhar na mixagem. Pelo seu teste creio que essa behringer vai me trazer melhores resultados.

Muito Obrigado pelo esclarecimento.

Abraço!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #41 : 22 de Fevereiro de 2012, as 21:28:58 »

A relação sinal/ruído é deveras importante, mas o tipo de conversão A/D é o cerne da questão do timbre grvado. Também o tipo de amplificação analógica vai se intrometer no que vai ser grvao. Não é à toa que os Apogees da vida fazem a diferença. Para a nossa sorte esse gap está cada vez menor!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
PatraoGuitar
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 50

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 5



« Responder #42 : 24 de Fevereiro de 2012, as 11:19:38 »

Opa, tudo bem? Desculpem o tempo sem responder, o meu PC pifou e todo o meu material de estudo (inclusive um apanhado que estou compilando aqui pro pessoal) está no meu HD SATA, o qual encontra-se desligado pelo fato de que a minha máquina de reserva é jurássica e não tem SATA.
Tirando isso tá tudo OK...  Batendo Cabeça  Bufando

Sobre o assunto mono e estéreo, até onde estudei, guitarra a gente ouve em estéreo (no caso de usar um amplificador de fone para estudar, p. ex.) e grava em mono. Isso é regra, porquê? A saída da guitarra é mono, então o sinal vai ser mono. O estéreo desses efeitos não é bem um estéreo, mas uma simulação. O estéreo se obtém com 2 canais gravados em mono e paneados um para cada lado. O que gera a sensação de estéreo real nesse caso são as diferenças de uma gravação para a outra, diferente de gravar um take, copiar/colar e panear. Se puderem façam o teste, vão ver que a sensação sonora muda de um para o outro. Um truque muito usado para isso é rotear a saída de um Delay com algo entre 20 e 30ms para uma trilha nova, panear para um lado e deixar a gravação original paneada para o outro. Dá uma sensação estéreo muito boa, fica bem próximo do gravar duas trilhas. Foi o que eu fiz na música que está no começo do tópico. Mas o estéreo mesmo, só gravando 2 takes e paneando um pra cada lado.

Logo mais eu vou pegar um PC novo, aí vou terminar de compilar o material que falei e posto aqui pra vocês. Vale a pena ler tudo, dá pra aprender muita coisa.

Até mais!
Registrado

Aprender, aprender e aprender.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #43 : 24 de Fevereiro de 2012, as 11:35:58 »

Estéreo real é um assunto profundo e complexo, já discutimos um pouco sobre isso aqui no fórum. Essa sua proposta continua no campo da simulação de exploração da mossa capacidade de percepção binaural, mas é um bom e velho truque ainda muito usado pra acrescentar profundidade e cor à gravação.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #44 : 24 de Fevereiro de 2012, as 12:34:32 »

Mas a dica do Patrãoguitar é muito boa e outra coisa que eu faço, na hora da preguiça de fazer outra gravação, é copiar a mesma trilha, dar esse atraso e deixar uma mais abafada que a outra ou aplicar um chorus bem de level.
Já dá uma boa mexida pra um 'estéreo' legal e jogo uma mais para cada canal.



Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal