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Autor Tópico: Tubescreamer  (Lida 139174 vezes)
whitebilly
Visitante
« Responder #105 : 12 de Março de 2012, as 08:59:19 »

Opa muito obrigado, vou fazer ainda hoje e postarei os resultados!  Wink

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Saudações,

O J201 pode sim ser usado (lembrando que ele é FET). Na verdade podem ser usados até mesmo os BJTs como os 2N3904, etc. Cada um deles fornecerá uma clipagem diferente. Segue um link com esquemas e mais detalhes sobre isso: www.muzique.com/lab/zenmos.htm Se for usar MOSFET e não tiver os componentes citados no artigo (BS170,2N7000), você pode usar o IRF520. Legal!

Abraço

Esquematizado destes jeito que está no link eu ainda não intendo! existe algum link q tem tipo em desenho?
« Última modificação: 12 de Março de 2012, as 09:02:46 por whitebilly » Registrado
cesar.carazza
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« Responder #106 : 12 de Março de 2012, as 11:14:54 »

Saudações,

O J201 pode sim ser usado (lembrando que ele é FET). Na verdade podem ser usados até mesmo os BJTs como os 2N3904, etc. Cada um deles fornecerá uma clipagem diferente. Segue um link com esquemas e mais detalhes sobre isso: www.muzique.com/lab/zenmos.htm Se for usar MOSFET e não tiver os componentes citados no artigo (BS170,2N7000), você pode usar o IRF520. Legal!

Abraço

Legal, eu não sabia que dava para fazer clipagem de transistores, fiquei curioso para ouvir o som agora, muda bastante?
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felixmeirelles
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« Responder #107 : 12 de Março de 2012, as 11:42:39 »

Tem o desenho exato aqui, como nosso amigo Cesar postou ai em cima, esse lance de usar fet ou outros elementos no clip que não os diodos não é original do tube scremmer, esses mods o fazem falar mais como uma distorção ou fuzz carregado do que como um "overdrive doce", original mesmo é usar outro diodo no D3 igual aos D1 e D2 que pode tornar o clip em assimétrico ou simétrico isto é como se fosse uma chave Boss SD-1 <-> Ibanez TS9.

http://www.handmades.com.br/conteudo/modificacoes/pdfs/chave_ts.pdf
« Última modificação: 12 de Março de 2012, as 11:50:00 por felixmeirelles » Registrado
whitebilly
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« Responder #108 : 12 de Março de 2012, as 12:45:15 »

Muito obrigado galera! chave adicionada e funcionando!
Vou tentar colocalo numa caixa de acrilico pra teste, de tarde posto as fotos! bem como um sample!
Valeu mesmo!  Cheesy
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« Responder #109 : 12 de Março de 2012, as 12:53:50 »

Saudações,
 
Felixmeirelles, realmente o original usa diodos de silício mas estes não são o 1N4148. Não entendi o que você quis dizer com fuzz ou distorção. O pedal não vai deixar de ser um overdrive porque você mudou a clipagem. É questão de gosto. Dá pra usar uma chave para alternar entre diodos ou MOSFETs que tal? Teríamos um overdrive, fuzz e distorção num só pedal... será?

Abraço
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« Responder #110 : 12 de Março de 2012, as 14:42:56 »

Na verdade modifica muito sim.

Fuzz, overdrive e distorção são efeitos "irmãos" em concepções e teorias, o que difere, eletronicamente falando, um do outro são pequenas diferenças como o tipo do "clipping".

Utilizando Fets como diodos assim como no artigo, iremos experimentar outras formas do mesmo efeito, no caso o TS, podendo como no caso do exemplo 8 chegar a timbres bem próximos de um fuzz carregado.
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« Responder #111 : 12 de Março de 2012, as 15:54:19 »

Saudções,

Felixmeirelles, existem várias formas de se gerar distorção e nesse caso específico do TS, alterar a clipagem não altera a forma como a onda é gerada e sim como é cortada numa configuração de soft clipping. Como mencionei gosto e impressão musical é muito particular. O esquema que citei foi por dois Mosfet sendo um em série com um diodo de germânio para clipagem assimétrica. O overdrive fica diferente obviamente mas continua sendo “doce“ e sinceramnte para mim essa configuração faz os diodos de silício parecerem adoçantes. Gosto pessoal a parte não soa fuzz ou distortion. Teste você mesmo com uma chave para alternar entre os dois e conclua pelos seus próprios ouvidos.

Whitebilly, parabéns pela montagem. Legal!

Abraço
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« Responder #112 : 12 de Março de 2012, as 16:08:46 »

Se você retirar o D3 (não colocar jumper) conseguirá um drive bem poderoso parecido com um dostortion.
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« Responder #113 : 12 de Março de 2012, as 16:23:26 »

Saudações,

Marcos você se refere a deixar apenas um diodo é isso? Pois sem o jumper o outro diodo não tem ação no circuito. Seria uma clipagem assimétrica não é isso?

Abraço
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« Responder #114 : 12 de Março de 2012, as 16:25:48 »

Isso mesmo Victor.

Já fiz na prática, o bicho ficou mais parecido com um distortion.
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whitebilly
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« Responder #115 : 12 de Março de 2012, as 16:33:24 »

haha na hora em que eu estava fazendo o esquema com a chave..foi soldando com o circuito ligado ai soltou derrepente e ficou sem nada o drive ficou legal sim!
ainda penssei nossa que descoberta.. Toma na Cabeça ..._ que burrico!

Mas como o objetivo era o Ts-mesmo p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) toco blues, ficou chaveado com jumper e diodo!
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« Responder #116 : 12 de Março de 2012, as 16:36:08 »

... O overdrive fica diferente obviamente mas continua sendo “doce“ e sinceramnte para mim essa configuração faz os diodos de silício parecerem adoçantes. Gosto pessoal a parte não soa fuzz ou distortion. ....

Simplificadamente, Overdrive com amplificador operacional(SD-1) soma o "sinal original", sobre a montanha de distorção, é por isso que soa "doce", e até se ouve algum acorde.  O Fuzz satura, um acorde com volume alto embola,  se ouve mais a fundamental.

Abraços, T+
« Última modificação: 12 de Março de 2012, as 16:44:03 por Patines » Registrado
felixmeirelles
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« Responder #117 : 12 de Março de 2012, as 16:39:16 »

White para uma configuração rápida, com D3, jumper ou sem D2 e D3 é só usar uma chave SPDT de 3 posições, ON(Off)ON que ai você ganha mais uma possibilidade.

TS9 <-> Distortion <-> SD1


Eu curto mais um clip assimétrico mas é coisa pessoal.
« Última modificação: 12 de Março de 2012, as 16:55:10 por felixmeirelles » Registrado
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« Responder #118 : 12 de Março de 2012, as 16:42:00 »

Foi o que fiz no meu.  Cheesy Cheesy
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« Responder #119 : 12 de Março de 2012, as 16:55:26 »

A questão de overdrive, distortion ou fuzz, é quente... e as vezes controersa.
O que deterninava se era um ou o outro era a forma como era usado o clip.
Se fosse na realimentação era overdrive, se fosse em paralelo com o sinal, era distortion.

Mas outra coisa que determinava seria a faixa de frequencia que atuava.
Outra coisa ainda, seria o ganho.

Cada um passou a interpretar de um jeito,e acabou se fazendo algumas confusões, que ainda permeia, principalmente entre leigos.

As caracteristicas acima nao se aplica mais, pelo menos não em sua totalidade
Pois vemos overdrivers com bastante ganho, e outros com pouco ganho (mais sutis), vemos efeitos usarem o clip em paralelo com o sinal e serem considerados overdriver. Um exemplo disso é o Distortion da MXR, muitos o consideram com overdriver mesmo que ele tenha o nome de distortion.
Mas é possivel que o nome distortion seja por causa da forma como é o clip nele...

Geralmente o fuzz nao se confunde...
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