Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 23:21:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 11 12 [13] 14 15   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bilé Nervoso - Fonte para prés valvulados  (Lida 88595 vezes)
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #180 : 08 de Agosto de 2017, as 13:42:14 »

Uma pequena dúvida: a ligação do transformador/indutor de 1,8 mH está correta no layout? Há apenas um terminal do primário e um terminal do secundário conectados, o que resultaria em um componente que não é percorrido pela corrente, pois está "aberto" por ter somente um terminal conectado. Ou estou enganado?

O indutor não tem secundário, e sim um enrolamento único. Ele só está montado em um núcleo de mini-transformador. Os dois pinos não-conectados não possuem conexão alguma com o enrolamento do indutor.
Se está na dúvida, meça com um multímetro em escala de condutividade entre os pinos e verá que ele indica condução somente nos pontos conectados.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #181 : 08 de Agosto de 2017, as 15:12:21 »

Pelas suas fotos, nota-se que você eliminou os diodos de entrada; então presume-se que está alimentando o circuito com uma tensão DC.  Por favor, diga qual a tensão de alimentação usada.  Porque se não houver nenhum curto; na pior das hipóteses, você deveria ter no anodo de D1, uma tensão muito próximo da tensão de alimentação (tensão de entrada).

Dá uma atenção especial no indutor L2.



-----
O circuito não está oscilando, por isso esquenta tando o transistor.

Você está usando quantas baterias? O ideal é que sejam duas e novas.


Estou usando uma fonte de 9v que eu construí.
Registrado

Guitar Craft
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #182 : 08 de Agosto de 2017, as 16:23:32 »

O indutor não tem secundário, e sim um enrolamento único. Ele só está montado em um núcleo de mini-transformador. Os dois pinos não-conectados não possuem conexão alguma com o enrolamento do indutor.
Se está na dúvida, meça com um multímetro em escala de condutividade entre os pinos e verá que ele indica condução somente nos pontos conectados.

Entendi. Não acompanhei o projeto, a dúvida surgiu por eu ter visto o layout e achar que se tratasse de um transformador usando um dos lados como indutor. Muito obrigado por esclarecer, corvo.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #183 : 09 de Agosto de 2017, as 15:14:08 »

Estou usando uma fonte de 9v que eu construí.

Use uma fonte de 12V. O Bilé Nervoso foi projetado para operar com duas baterias em série.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2017, as 15:15:47 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #184 : 09 de Agosto de 2017, as 18:24:22 »

Estou usando uma fonte de 9v que eu construí.

Use uma fonte de 12V. O Bilé Nervoso foi projetado para operar com duas baterias em série.

Oi Eduardo,

Vou ver se consigo ou monto uma fonte de tensão maior para fazer os testes. Qual seria a amperagem mínima da fonte?

Obrigado.
Registrado

Guitar Craft
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #185 : 11 de Agosto de 2017, as 09:46:09 »

Oi pessoal,
Atualizando as informações, consegui um transformador simétrico de 15V por 500mA para fazer uns testes no Bilé. Soldei os diodos, liguei o transformador e voilà!
Consegui os 6,3V para os filamentos e 190V para a alta.
Estou tentando alimentar meu Valvecaster com o Bilé Nervoso. Fiz as ligações ontem a noite sem sucesso (o filamento da válvula não ficou incandescente). Devo ter "comido bola" em algo. Vou refazer a placa do Valvecaster nesse fim de semana e assim que eu tiver os resultados, posto aqui.
Obrigado a todos pela ajuda.
Registrado

Guitar Craft
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #186 : 11 de Agosto de 2017, as 16:58:49 »

Na maioria dos layouts do Valvecaster que vi, a configuração de alimentação do filamento da válvula está nos pinos 4 e 5, que seria para 12V, mas alimentado pelos 9V das fonte normal de pedais; funciona mas o filamento fica "bem fraquinho".

Portanto você deve reconfigurar os pinos de filamento, fazendo uso do pino 9 da válvula e continuar alimentando com 6,3V ou passar a fonte do filamento para 12V.
Registrado

viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #187 : 12 de Agosto de 2017, as 13:22:10 »

Na maioria dos layouts do Valvecaster que vi, a configuração de alimentação do filamento da válvula está nos pinos 4 e 5, que seria para 12V, mas alimentado pelos 9V das fonte normal de pedais; funciona mas o filamento fica "bem fraquinho".

Portanto você deve reconfigurar os pinos de filamento, fazendo uso do pino 9 da válvula e continuar alimentando com 6,3V ou passar a fonte do filamento para 12V.


Resolvido!  Guitarrista Guitarrista Guitarrista
Alimentei os filamentos em paralelo e o som veio bonito. Agora é só refazer o layout do valvecaster (meu controle de tom está invertido). Gostei de clipar com o diodo (ficou meio fuzz) e a chave de ganho destacou uma oitava nos agudos (mas veio um ruído hisss chato junto).
Resumindo: vale muito à pena montar o Bilé Nervoso!
Próximo passo: Hotbox! Vou tentar fazer a mesma coisa que eu fiz com o pré-amplificador do Fender Twin, trocando a 12ax7 pela EF184 (o que resultou no Vintage Voyage Preamp).  Sairá muito mais em conta e vamos ver como fica o som.
Obrigado a todos pela ajuda!
« Última modificação: 12 de Agosto de 2017, as 13:25:36 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #188 : 12 de Agosto de 2017, as 14:26:48 »

Fiz isso usando uma SMPS com 555 e uma fonte de celular antiga.
Não sei porque, mas a fonte chaveada tinha tensão de saída de 6v, eu sempre achei que os celulares antigos trabalhassem com 3v.
A questão é que essa fonte era minúscula e fornecia 1A. Ela praticamente cabia na caixa na qual montei o pedal.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Mesmo usando apenas 6v a SMPS funcionou bem.
Se não me engano chegava até 250v, e quanto mais alta a tensão menor o ruído de chaveamento.
Próximo de 200v ele ficava mais perceptível.
Eu imaginei na época que não iria funcionar porque provavelmente o chaveamento de uma fonte ia afetar a outra aumentando o ruído a um nível inaceitável. Isso não aconteceu.
Registrado
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #189 : 07 de Março de 2018, as 00:08:35 »

Pessoal, não tem problema eu utilizar uma fonte chaveada de 12v para alimentar o bilé nervoso? Omiti os Diodos de retificação.


-----
Mais uma dúvida... os dissipadores são cruciais? Ou posso deixar sem?
« Última modificação: 07 de Março de 2018, as 03:03:36 por Nefi » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #190 : 07 de Março de 2018, as 14:01:22 »

Oi Nefi

Pode usar fonte chaveada, mas pode ser necessário colocar um capacitor de 100uF na entrada para não propagar os pulsos do Bilé de volta para a fonte.

Dá para usar sem os dissipadores, dependendo da carga. Se você perceber que está esquentando demais, coloque o dissipador.

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #191 : 07 de Março de 2018, as 15:03:22 »

Beleza! Obrigadão Eduardo! Estou alimentando com 12V 1A. Preciso extrair 310V para um gto. Vou deixar com os dissipadores mesmo.

-----
Aproveitando o gancho... A caixinha para colocar o bilé nervoso necessita ser de metal ou pode ser uma patola comum? Pode gerar ruídos no caminho do meu set de pedais ou amplificador?
« Última modificação: 07 de Março de 2018, as 21:36:35 por Nefi » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #192 : 08 de Março de 2018, as 14:15:51 »

Oi Nefi

Como toda fonte chaveada, o Bilé pode gerar ruídos, mas acho que não tanto a ponto de necessitar uma caixa metálica.

Tirar 310V do Bilé não vai ser muito fácil. Quanto mais alta a tensão de saída, menos corrente haverá disponível. Pode ser que você precise alimentar com uma tensão mais alta, tipo 18V ou 24V. Mas teste antes com 12.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #193 : 08 de Março de 2018, as 16:16:57 »

Oi Nefi

Como toda fonte chaveada, o Bilé pode gerar ruídos, mas acho que não tanto a ponto de necessitar uma caixa metálica.

Tirar 310V do Bilé não vai ser muito fácil. Quanto mais alta a tensão de saída, menos corrente haverá disponível. Pode ser que você precise alimentar com uma tensão mais alta, tipo 18V ou 24V. Mas teste antes com 12.

Abraços

Eduardo


Legal! Tenho uma fonte de 12V 1A, sem ser chaveada aqui. Porém, ela está marcando 18V. Não está regulada. Acredito que ela irá bem então.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #194 : 08 de Março de 2018, as 16:59:14 »

O ideal é medir ela com carga, porque pode cair. Eu tinha uma fonte dessas com chavinha pra várias tensões diferentes, em 9V sem carga ela dava uns 17V, aí eu ligava num pedal e ela caía pra 7V.

Mas acredito que não precise necessariamente de 310V pra alimentar o GTO. O autor usa uma fonte tipo nixie com um 555, se eu não me engano, e nos circuitos que vi dessa fonte a saída indicada é de cerca de 200V.
Registrado
Páginas:  1 ... 11 12 [13] 14 15   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal