Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 11:50:55


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 12 13 [14] 15   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bilé Nervoso - Fonte para prés valvulados  (Lida 88584 vezes)
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #195 : 08 de Março de 2018, as 18:20:40 »

O ideal é medir ela com carga, porque pode cair. Eu tinha uma fonte dessas com chavinha pra várias tensões diferentes, em 9V sem carga ela dava uns 17V, aí eu ligava num pedal e ela caía pra 7V.

Mas acredito que não precise necessariamente de 310V pra alimentar o GTO. O autor usa uma fonte tipo nixie com um 555, se eu não me engano, e nos circuitos que vi dessa fonte a saída indicada é de cerca de 200V.

Depois de pronto vou testar com a carga. Estou seguindo o layout do Viagem mental para o GTO. Por isso estou tentando os 310V, foi indicação dele. Mas se funciona com menos, ótimo!!


Assim que tiver um resultado, posto aqui!!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #196 : 09 de Março de 2018, as 12:14:10 »

Pode usar a fonte sem ser regulada mesmo, pois o Bilé é um regulador também. Mesmo que a tensão caia, ele se vira.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #197 : 10 de Março de 2018, as 15:42:37 »

Depois de pronto vou testar com a carga. Estou seguindo o layout do Viagem mental para o GTO. Por isso estou tentando os 310V, foi indicação dele. Mas se funciona com menos, ótimo!!

Me recordo que no GTFO existe uma regulagem para a tensão, podendo se ter menos que os 300V.
Apenas se atente para o Indutor correto do projeto!
Abraços
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #198 : 11 de Março de 2018, as 00:01:02 »

Pessoal, terminei o bilé nervoso. Coloquei um transformador com secundário de 15v e com center tap. Colocando r5 1m e r6 47k com Zener de 12v estou obtendo 360v. Se eu alimentar o gtfo com ele, está tudo bem? Ou forçará as válvulas?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #199 : 11 de Março de 2018, as 00:15:42 »

Acredito que com carga essa tensão vai cair
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #200 : 11 de Março de 2018, as 00:25:15 »

Pensei nisso também, mas será que vai cair o suficiente para as 12ax7 trabalharem bem? Não tenho noção de quanto cai.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #201 : 11 de Março de 2018, as 00:27:14 »

200V já são suficientes pras 12AX7 trabalharem bem.
Registrado
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #202 : 11 de Março de 2018, as 01:11:54 »

Tentei diminuir os valores de r5 e r6 mas a tensão subiu. Que valores poderia usar?

-----
Consegui baixar a tensão para 315v. Isso sem carga. Então acredito que agora eu consiga trabalhar bem com o gtfo. Valeu!!
« Última modificação: 11 de Março de 2018, as 04:54:41 por Nefi » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #203 : 11 de Março de 2018, as 13:04:22 »

Sem carga é bem difícil de ajustar o Bilé. Use um resistor de 470k como carga para fazer um ajuste prévio confiável.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #204 : 11 de Março de 2018, as 13:09:20 »

Sem carga é bem difícil de ajustar o Bilé. Use um resistor de 470k como carga para fazer um ajuste prévio confiável.

Coloco entre o alta tensão e o terra, certo? Preciso colocar alguma carga nos filamentos também?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #205 : 11 de Março de 2018, as 13:27:01 »

Sim, a carga vai sempre entre o terra e B+

Pode deixar o filamento aberto.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #206 : 11 de Março de 2018, as 13:37:49 »

Beleza!! Vou testar hoje

-----
Com 490k de carga, ficou com 304v. É muito ainda, para alimentar o gtfo?

-----
Pessoal, liguei o bilé no gtfo. Duas coisas... o filamento não acendeu. A outra coisa é que depois que liguei e deixei uns 3min ligado para poder testar, o bilé parou de fazer o ruído dos indutores e a alta tensão caiu. O ci do lado da alta tensão estava bem quente. Mas não saiu cheiro de queimado. Desconectei o gtfo e testei o bilé sozinho. Assim que liguei, a tensão estava nos 305v, mas depois de uns 30 segundos, caiu. O ci deve ter ido para o beleléu, né?! Agora a tensão dos filamentos estava em 12v. Isso que achei estranho. O gtfo saia o som antes do bilé falhar. Estou revisando o gtfo para ver se tem algo errado. Aparentemente não. Alguém tem alguma ideia do que pode ter acontecido?

-----


-----
Atualizando.... troquei o 13005 do lado da alta tensão e voltou a ficar estabilizado. Aproveitei e aumentei o valor de r6 para diminuir um pouco a alta tensão. Sem carga ficou 296v e com carga, ficou 288v. Acredito que está mais tranquilo para não forçar muito as 12ax7. A alimentação dos filamentos está em 12,15v. Deixei ela ligada por uns 10 minutos e não tive problema algum. O problema parece estar ao ligar o gtfo. Não tentei ligar de novo, ainda. Revisei o layout do Viagem mental e tudo está ok. Procurei por solda fria ou curto e está tudo bem. Podem ser as válvulas? Não testei em outro amplificador, até mesmo por não ter nenhum com 12ax7 aqui. Mas aparentemente elas estão ok e o vendedor testou-as antes de me vender. Se por ventura fossem as válvulas, ela faria o bilé forçar demais o o 13005?
« Última modificação: 12 de Março de 2018, as 02:38:18 por Nefi » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #207 : 12 de Março de 2018, as 13:40:16 »

Oi Nefi

Os dissipadores estão muito pequenos e pode ser que exista algum curto no GTFO. Meça a corrente que está passando tanto pelo filamento quanto pela alta tensão antes de prosseguir os testes.

Podem ser as válvulas? Não testei em outro amplificador, até mesmo por não ter nenhum com 12ax7 aqui. Mas aparentemente elas estão ok e o vendedor testou-as antes de me vender. Se por ventura fossem as válvulas, ela faria o bilé forçar demais o o 13005?

Sim, podem ser as válvulas. É bem difícil dizer se uma válvula está OK só olhando pra ela. O vendedor pode até ter posto a válvula em um testador, mas ele é competente para fazer o teste? Ele sabe operar um testador de válvulas? Qual testador ele usou? Você comprou as peças em uma loja ou de algum desconhecido no Mercado Livre, que desmontou uma TV antiga e está vendendo as peças?

Comece medindo a corrente que passa pelos filamentos, sem a alta tensão ligada. Primeiro faça as válvulas acenderem. Depois meça a corrente na alta tensão.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #208 : 12 de Março de 2018, as 15:59:59 »

Na dúvida compre as válvulas na Altana Tubes  Legal!
Registrado

Guitar Craft
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #209 : 13 de Março de 2018, as 03:56:19 »

boa Noite pessoal... realizei alguns testes. Medi a corrente entre os filamentos e o terra. Deu 1.70A. Da alta tensão ao terra ficou 1.34A. Liguei o gtfo sem o B+. Os filamentos das válvulas acenderam. Não testei ligar o B+ ainda. Quero ter a certeza de que está tudo certo. Vou conferir as trilhas novamente para ver se não há nada errado.

Sobre as válvulas, comprei do Fred aqui no fórum. Já comprei outra vez com ele e não tive problemas. Ele disse ser miniwatt nos. E disse ter testado. Então acredito que esteja ok. Mas vou fazer mais testes.

Os dissipadores que consegui aqui são todos pequenos. Vou tentar achar alguns mais parrudos nas tralhas que tenho aqui.

Eduardo, tem alguma dica mediante essas novas informações? Muito obrigado pela ajuda!!

-----
Estou achando estranho as medições das correntes. Não sei se medi certo... o transformador é de 1A, não faz sentido dar mais que 1A, correto?
« Última modificação: 13 de Março de 2018, as 04:39:48 por Nefi » Registrado
Páginas:  1 ... 12 13 [14] 15   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal