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Autor Tópico: The 100Buck Amp Family  (Lida 225818 vezes)
rodlburigo
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« Responder #1305 : 25 de Abril de 2018, as 01:47:55 »

Obrigado Kem,
Vou seguir o projeto original. Caso eu venha a alterar para a 6N2P vou fazer uma nova alimentação, tanto dos filamentos quanto do B+!
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Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Akilla
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« Responder #1306 : 28 de Abril de 2018, as 18:19:52 »

Boa tarde pessoal, estou pensando em montar o HBP-S, pois estou sem muita grana e vai ser minha primeira experiencia com valvulados

Desculpe a pergunta de leigo mas eu preciso ter algo alem dele pra eu conseguir usar?
Porque eu li no tópico 8 do pdf assim:"Este power necessita de uma tensão de cerca de 7,5V para ser excitado completamente e, portanto o pré escolhido deverá ser capaz de fornecer esta tensão"
Preciso de um pré pra usar ele ?

Desde ja, obrigado!
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« Responder #1307 : 28 de Abril de 2018, as 19:54:41 »

Sim, ele é somente o power, precisa de um pré.

Faça o HB-1. Geralmente o mais caro em um valvulado são os transformadores, você já terá que comprá-los. E a EF184 é barata, se você comprar a 25L6 na Altana já aproveita o frete.
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kem
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« Responder #1308 : 28 de Abril de 2018, as 19:58:39 »

Boa tarde pessoal, estou pensando em montar o HBP-S, pois estou sem muita grana e vai ser minha primeira experiencia com valvulados

Desculpe a pergunta de leigo mas eu preciso ter algo alem dele pra eu conseguir usar?
Porque eu li no tópico 8 do pdf assim:"Este power necessita de uma tensão de cerca de 7,5V para ser excitado completamente e, portanto o pré escolhido deverá ser capaz de fornecer esta tensão"
Preciso de um pré pra usar ele ?

Desde ja, obrigado!
O HBP-S é pra quem já tem algumas peças em casa e precisa só de um power valvulado para usar com algum pré (por exemplo o clean do site, que tem saída alta o suficiente para excitar o HBP-S). Pra quem quer um amplificador completo, tem que ser o HB-1.
Como disse o Marcos, a diferença de valor é pequena.
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Akilla
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« Responder #1309 : 29 de Abril de 2018, as 02:57:37 »

Sim, ele é somente o power, precisa de um pré.

Faça o HB-1. Geralmente o mais caro em um valvulado são os transformadores, você já terá que comprá-los. E a EF184 é barata, se você comprar a 25L6 na Altana já aproveita o frete.

Aaa sim, entendi! verdade eu estava fazendo o orçamento e percebi isso. Obrigado

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Boa tarde pessoal, estou pensando em montar o HBP-S, pois estou sem muita grana e vai ser minha primeira experiencia com valvulados

Desculpe a pergunta de leigo mas eu preciso ter algo alem dele pra eu conseguir usar?
Porque eu li no tópico 8 do pdf assim:"Este power necessita de uma tensão de cerca de 7,5V para ser excitado completamente e, portanto o pré escolhido deverá ser capaz de fornecer esta tensão"
Preciso de um pré pra usar ele ?

Desde ja, obrigado!
O HBP-S é pra quem já tem algumas peças em casa e precisa só de um power valvulado para usar com algum pré (por exemplo o clean do site, que tem saída alta o suficiente para excitar o HBP-S). Pra quem quer um amplificador completo, tem que ser o HB-1.
Como disse o Marcos, a diferença de valor é pequena.

Procurei aqui esse pre Clean e não achei, poderia me passar o topico dele?

Qual vocês me indicam montar entre esses amps: baby wonder, iall 3.5 ou HB-1 ( ou até um HBP-S com pre)? Não sei se tem muita de diferença de timbre entre eles mas eu curto tocar john mayer, SVR essa galera da strato

Edit: Um HBP-S com um pré fender twin é uma boa?
« Última modificação: 29 de Abril de 2018, as 03:37:49 por Akilla » Registrado
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« Responder #1310 : 29 de Abril de 2018, as 04:55:02 »

Qual vocês me indicam montar entre esses amps: baby wonder, iall 3.5 ou HB-1 ( ou até um HBP-S com pre)? Não sei se tem muita de diferença de timbre entre eles mas eu curto tocar john mayer, SVR essa galera da strato

Edit: Um HBP-S com um pré fender twin é uma boa?

Não posso te falar sobre o Baby Wonder ou Iall. Mas te afirmo que o HB-1 é simplesmente fenomenal para uso com strato.

O HBP-S com pré Fender Twin acredito que seria uma boa sim. Mas exige adaptações na parte da alimentação. Como você não possui experiência, vá de HB-1. O projeto está pronto, testado, comprovado, mastigado e ainda tem uma excelente placa pra montagem que vai te facilitar muito a vida.
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Akilla
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« Responder #1311 : 29 de Abril de 2018, as 21:12:27 »

Qual vocês me indicam montar entre esses amps: baby wonder, iall 3.5 ou HB-1 ( ou até um HBP-S com pre)? Não sei se tem muita de diferença de timbre entre eles mas eu curto tocar john mayer, SVR essa galera da strato

Edit: Um HBP-S com um pré fender twin é uma boa?

Não posso te falar sobre o Baby Wonder ou Iall. Mas te afirmo que o HB-1 é simplesmente fenomenal para uso com strato.

O HBP-S com pré Fender Twin acredito que seria uma boa sim. Mas exige adaptações na parte da alimentação. Como você não possui experiência, vá de HB-1. O projeto está pronto, testado, comprovado, mastigado e ainda tem uma excelente placa pra montagem que vai te facilitar muito a vida.

aaa sim, eu realmente não saberia alterar. Vou começar a montar o orçamento dele aqui (HB-1), estava vendo que alguns componentes na altana não tem com a tensão correta, muda algo se eu comprar com a tensão maior? ex.: Capacitor 470pF x 50V e eu pegar um 470pF x 500V

Edit: Esse video de um HB-1 com um fender twin é o timbre que eu busco, as alterações na alimentação pra usar o HBP-S são muitas?  https://www.youtube.com/watch?v=UExyuiJFWQc
« Última modificação: 29 de Abril de 2018, as 22:18:17 por Akilla » Registrado
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« Responder #1312 : 30 de Abril de 2018, as 04:29:17 »

estava vendo que alguns componentes na altana não tem com a tensão correta, muda algo se eu comprar com a tensão maior? ex.: Capacitor 470pF x 50V e eu pegar um 470pF x 500V
O que acontece é o seguinte: um capacitor de 470pF x 50V aguenta uma tensão de até 50V, enquanto um capacitor de 470pF x 500V aguenta uma tensão de até 500V. Ambos vão funcionar? Sim (isso levando em consideração que o pedido no projeto seja o de tensão menor). Pode substituir? Aí depende. Capacitores com tensão maior, além de serem mais caros, podem ter dimensões maiores e não caber na placa. Isso não se aplica a cerâmicos, mas em eletrolíticos faz diferença.

Edit: Esse video de um HB-1 com um fender twin é o timbre que eu busco, as alterações na alimentação pra usar o HBP-S são muitas?  https://www.youtube.com/watch?v=UExyuiJFWQc
Basicamente uma alteração na parte dos filamentos, que não é tão intuitiva e nem necessariamente tão simples. A 25L6, como o nome diz, tem filamentos em 25V, enquanto a 12AX7 tem filamentos em 12.6V ou 6.3V. Você vai ter que "queimar" tensão a uma corrente considerável, e vai perder energia na forma de calor.

Vou te dar dois conselhos:
1: sem querer parecer chato, mas esqueça essa ideia de modificar circuitos por enquanto. Esqueça o HBP-S. Como você já comentou mais de uma vez, você não possui experiência. Faça o HB-1 do jeito original. Só depois, quando tiver experiência, pense em adaptações e modificações. Há um tópico aqui em algum lugar, cuja mensagem é "siga a receita do bolo". E é exatamente isso, uma receita pronta. Você é bom na cozinha? Se sim, consegue se adaptar e se virar com o que tem. Se não, segue o que está escrito ali.

2: como você curte o pessoal da strato, pode ir de HB-1 sem medo nenhum. Quer melhorar mais ainda a coisa toda? Abre consideravelmente o volume do HB-1 e usa um Zen Drive. Timbres a la SRV saem facilmente com essa configuração.
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« Responder #1313 : 30 de Abril de 2018, as 04:53:48 »

estava vendo que alguns componentes na altana não tem com a tensão correta, muda algo se eu comprar com a tensão maior? ex.: Capacitor 470pF x 50V e eu pegar um 470pF x 500V
O que acontece é o seguinte: um capacitor de 470pF x 50V aguenta uma tensão de até 50V, enquanto um capacitor de 470pF x 500V aguenta uma tensão de até 500V. Ambos vão funcionar? Sim (isso levando em consideração que o pedido no projeto seja o de tensão menor). Pode substituir? Aí depende. Capacitores com tensão maior, além de serem mais caros, podem ter dimensões maiores e não caber na placa. Isso não se aplica a cerâmicos, mas em eletrolíticos faz diferença.

Edit: Esse video de um HB-1 com um fender twin é o timbre que eu busco, as alterações na alimentação pra usar o HBP-S são muitas?  https://www.youtube.com/watch?v=UExyuiJFWQc
Basicamente uma alteração na parte dos filamentos, que não é tão intuitiva e nem necessariamente tão simples. A 25L6, como o nome diz, tem filamentos em 25V, enquanto a 12AX7 tem filamentos em 12.6V ou 6.3V. Você vai ter que "queimar" tensão a uma corrente considerável, e vai perder energia na forma de calor.

Vou te dar dois conselhos:
1: sem querer parecer chato, mas esqueça essa ideia de modificar circuitos por enquanto. Esqueça o HBP-S. Como você já comentou mais de uma vez, você não possui experiência. Faça o HB-1 do jeito original. Só depois, quando tiver experiência, pense em adaptações e modificações. Há um tópico aqui em algum lugar, cuja mensagem é "siga a receita do bolo". E é exatamente isso, uma receita pronta. Você é bom na cozinha? Se sim, consegue se adaptar e se virar com o que tem. Se não, segue o que está escrito ali.

2: como você curte o pessoal da strato, pode ir de HB-1 sem medo nenhum. Quer melhorar mais ainda a coisa toda? Abre consideravelmente o volume do HB-1 e usa um Zen Drive. Timbres a la SRV saem facilmente com essa configuração.

Ok, vou tirrar isso da minha cabeça _ ouvi o som desse video e fiquei maluco, e ele ainda fez o favor de tocar john mayer _
Vou fazer o HB-1, assim começar a comprar as coisas eu volto aqui pra dar meu relato
Obrigado marcao_cfh e Kem
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« Responder #1314 : 03 de Maio de 2018, as 16:16:25 »

Salve povo,

Inicialmente, obrigado por aceitarem minha inscrição no fórum. O material aqui é sensacional.

Sou um entusiasta do DIY, já tendo construído um ou outro pedal de fuzz na minha adolescência (estou perto dos 50 anos hoje em dia), sou um guitarrista amador, entre outras coisas.

Há algum tempo venho namorando os projetos do ax84, e depois os do valvecaster, o que acabou, inexoravelmente, me atraindo para o handmades.

Na busca encontrei o projeto do HB-1 e me decidi por ele, que pretendo construir em breve.

Já li as 88 páginas do tópico, e estou ciente do risco das altas voltagens e do cuidado necessário para lidar com esse tipo de circuito, e não pretendo "me energizar".

Tenho umas dúvidas banais, que não consegui achar ou não percebi a resposta na leitura do tópico, e já peço desculpas se estiver por aí e tiver passado desapercebida.

Vamos lá:

- É necessário que todos os terras convirjam para um único ponto (star ground), para evitar o groun loop, certo? No projeto da PCB tem um ground bus na placa, mas fiquei na dúvida para onde direcionar o terra do alto falante e da alimentação "AC" (cabo de força tomada), pág. 24 e 25 do PDF.

- Caso decida por montagem PTP (usando placa de turrets) para onde devo direcionar os terras (star ground)? Em um único pondo do chassis?

- No caso dos pots, caso a carcaça faça contato com o chassis em sua fixação, devo isolar esse contato para evitar gound loop? (Usando arruleas de borracha)

- Os fios a serem trançados são os do secundário do transformador de força, correto? (Li isso em uma resposta ao Bruno).

Confesso estar tentado à montagem PTP, mesmo com a facilidade maior do PCB.

Por fim, em relação ao chassis, há algum com custo benefício razoável, que eu possa comprar (apesar de ter achado a idéia da forma de pão sensacional, mas nesse caso, para construir um isolamento adequado, teria que providenciar uma base metálica para a mesma, não?). Pretendo, depois, construir um gabinete para o amplificador.

Desde já agradeço a ajuda e paciência de todos, ainda mais por ressucitar tópico tão antigo.

Um abraço!
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« Responder #1315 : 03 de Maio de 2018, as 16:59:55 »

Eu sei que virão algumas respostas com algumas variantes do que vou dizer, isso também é parte do que é um fórum, e por isso acaba complementando o assunto:

Citar
É necessário que todos os terras convirjam para um único ponto (star ground), para evitar o groun loop, certo? No projeto da PCB tem um ground bus na placa, mas fiquei na dúvida para onde direcionar o terra do alto falante e da alimentação "AC" (cabo de força tomada), pág. 24 e 25 do PDF.

O IN- da entrada de sinal é o ponto que você deve aterrar o chassis, seja pelo próprio jack, ou por um parafuso fixado no chassis (melhor), e nesse ponto vão ser ligados o aterramento da tomada e o aterramento da saída para o falante. Veja que esse último aterramento não é crítico, serve para dar uma referência ao secundário, (e evitar ruídos no próprio circuito).

Citar
- Caso decida por montagem PTP (usando placa de turrets) para onde devo direcionar os terras (star ground)? Em um único pondo do chassis?

Será bom usar um barramento, feito com um fio de cobre grosso.

Citar
- No caso dos pots, caso a carcaça faça contato com o chassis em sua fixação, devo isolar esse contato para evitar gound loop? (Usando arruleas de borracha)

No caso, como o chassis já estará aterrado, basta que os potenciômetros fiquem conectadas firmemente à ele.

Citar
Os fios a serem trançados são os do secundário do transformador de força, correto? (Li isso em uma resposta ao Bruno).

Todos os fios onde há corrente AC circulando. Os fios devem ficar curtos, apenas com uma folga para facilitar a manutenção.

Citar
Por fim, em relação ao chassis, há algum com custo benefício razoável, que eu possa comprar (apesar de ter achado a idéia da forma de pão sensacional, mas nesse caso, para construir um isolamento adequado, teria que providenciar uma base metálica para a mesma, não?). Pretendo, depois, construir um gabinete para o amplificador.

A maioria dos chassis tem apenas uma proteção metálica leve no lado aberto, que ajuda a evitar ruídos externos. Papel alumínio já serve, colada ao gabinete, de modo que entre em contato com o chassis para ficar aterrada também. Quanto mais espessa essa lâmina , melhor.

 Smiley

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« Responder #1316 : 03 de Maio de 2018, as 17:44:44 »

Eu sei que virão algumas respostas com algumas variantes do que vou dizer, isso também é parte do que é um fórum, e por isso acaba complementando o assunto:

Citar
É necessário que todos os terras convirjam para um único ponto (star ground), para evitar o groun loop, certo? No projeto da PCB tem um ground bus na placa, mas fiquei na dúvida para onde direcionar o terra do alto falante e da alimentação "AC" (cabo de força tomada), pág. 24 e 25 do PDF.

O IN- da entrada de sinal é o ponto que você deve aterrar o chassis, seja pelo próprio jack, ou por um parafuso fixado no chassis (melhor), e nesse ponto vão ser ligados o aterramento da tomada e o aterramento da saída para o falante. Veja que esse último aterramento não é crítico, serve para dar uma referência ao secundário, (e evitar ruídos no próprio circuito).

Eu li em algum lugar que realmente a entrada é o melhor ponto de aterramento do circuito, mas que o aterramento da tomada deve ser feito o mais próximo possível da entrada de energia. Variantes...
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« Responder #1317 : 03 de Maio de 2018, as 18:05:04 »


Citar
- No caso dos pots, caso a carcaça faça contato com o chassis em sua fixação, devo isolar esse contato para evitar gound loop? (Usando arruleas de borracha)

No caso, como o chassis já estará aterrado, basta que os potenciômetros fiquem conectadas firmemente à ele.

Obrigado pela pronta resposta.

Nesse caso, o aterramento dos terminais dos pots irá para o barramento (no caso de PTP), ou somente o contato deles com o chassis bastará?

Um abraço
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« Responder #1318 : 03 de Maio de 2018, as 19:17:09 »

Citar
Nesse caso, o aterramento dos terminais dos pots irá para o barramento (no caso de PTP), ou somente o contato deles com o chassis bastará?

Os terminais dos potenciômetros  que precisem ser aterrados, é melhor que o sejam no barramento, (eu tenho, na verdade, muitos macetes e restrições sobre pontos onde fazer o aterramento, dependendo da função daquele estágio, só que num circuito simples como esse é complicação demais).

A carcaça do potenciômetro, basta que seja aterrada ao chassis.

 Smiley
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« Responder #1319 : 03 de Maio de 2018, as 22:00:56 »

- É necessário que todos os terras convirjam para um único ponto (star ground), para evitar o groun loop, certo? No projeto da PCB tem um ground bus na placa, mas fiquei na dúvida para onde direcionar o terra do alto falante e da alimentação "AC" (cabo de força tomada), pág. 24 e 25 do PDF.

Relendo minha pergunta, me veio a cabeça a seguinte questão: O terra da alimentação AC, no esquema, não seria o terceiro pino, o neutro, da tomada?

É recomendável fazer o aterramento com o neutro da alimentação? Tenho a impressão que esse neutro não é neutro exatamrnte, sempre passando alguma corrente ali, sem contar o fato de que algum lambão pode fazer uma inversão em alguma tomada...

Estou certo ou é paranóia besta?
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