Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 05:55:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 49 50 [51] 52 53 ... 91   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: The 100Buck Amp - HB-1 Amp  (Lida 573195 vezes)
guitar_luthier
Visitante
« Responder #750 : 08 de Junho de 2013, as 12:10:49 »

Palavras do Kem novamente. ( Seu transformador esta certo.... se mudar de escala (200 ohms) vai achar uma pequena resistencia no secundario ) não se mede em OHMS vc sabe o que é isso? Segundo o nosso amigo Andre, Kem, Chris, se mede na escala de 20K aprendeu? agora acho que nosso assunto se encerra por aqui, tem mais coisas interessantes pra se discutir do que ficar perdendo tempo com picuinhas. Tenha um ótimo dia!!!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #751 : 08 de Junho de 2013, as 12:23:32 »

Palavras do Kem novamente. ( Seu transformador esta certo.... se mudar de escala (200 ohms) vai achar uma pequena resistencia no secundario ) não se mede em OHMS vc sabe o que é isso? Segundo o nosso amigo Andre, Kem, Chris, se mede na escala de 20K aprendeu? agora acho que nosso assunto se encerra por aqui, tem mais coisas interessantes pra se discutir do que ficar perdendo tempo com picuinhas. Tenha um ótimo dia!!!

Desculpe Guitar, eu não sei porque você está ofendido e bravo comigo. Eu estou lhe ensinando como fazer a medição correta (na escala correta) pra nos dizer quanto é a resistência com maior precisão dos enrolamentos e aí lhe dizer se ele está ok ou não (até agora eu não sei se o seu secundário está em curto ou não, o Kem disse que está ok sem saber isso). Eu sei o que são ohms. Eu tenho 31 anos de experiência em eletrônica. Eu estudei em escola (e tenho diploma), não foi só na prática (que tenho bastante).

Não foi assim que você me tratou quando lhe ajudei em MP enviando-lhe material para estudo quando você pediu ajuda. O que eu quis fazer foi só responder a sua pergunta se o seu transformador estava ok ou não, você que não deu retorno.
« Última modificação: 08 de Junho de 2013, as 12:25:44 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
guitar_luthier
Visitante
« Responder #752 : 08 de Junho de 2013, as 12:39:13 »

Xformer, não estou bravo com você de maneira alguma. Respeito vc como um ótimo profissional, tenho consideração pelo que vc já me ajudou não tenho ressentimento nenhum as vezes a gente escreve errado mesmo mas isso é comum. Só que ficar trocando mensagens de uma pra outra acho que não vai resolver nada, a confusão foi a seguinte: uns falam que eu tenho que medir os fios do transformador em 20K, vc já falou em OHMS, eu fico perdido entendeu? eu gostaria até que o Eduardo nos auxilia-se de como fazer a medida certa só isso meu amigo. Mas de boa Fica na paz ok? um forte abraço!!!
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #753 : 08 de Junho de 2013, as 12:49:45 »

...a confusão foi a seguinte: uns falam que eu tenho que medir os fios do transformador em 20K, vc já falou em OHMS, eu fico perdido entendeu?

Olha como são as coisas!

A confusão (sua, como disse)  se baseia única e exclusivamente em não obedecer alguns princípios que o próprio XFormer elencou. Vejamos:


1) Primeiramente diga se você entende o básico de eletrônica ou não. Saber usar ferro de solda e descascar fio não é entender de eletrônica...

6) Ninguém nasce sabendo o que significam os termos técnicos das datasheets ou símbolos e funcionamento dos circuitos. Nem como realizar medições com instrumentos e a utilizá-los corretamente. Isso só com prática, estudo e experiência. Então fazer perguntas se ficar na dúvida ou ignorãncia ajuda bastante o entendimento.

8 ) Ninguém do fórum é adivinho pra resolver seu problema se você não souber explicá-lo. Entenda isso.

A (sua) confusão é simples: Você sabia que o múltiplo de Ohms é simbolizado por K?

Assim, 1K significa 1000 Ohms, 20K, 20.000 Ohms.

Você estava tratando as escalas como se fossem para medir duas coisas distintas, quando na verdade não é.

E paremos com a discussão senão colocar-vos-ei no cantinho de cara pra parede! Tongue

Abraços.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #754 : 08 de Junho de 2013, as 12:53:08 »

Xformer, não estou bravo com você de maneira alguma. Respeito vc como um ótimo profissional, tenho consideração pelo que vc já me ajudou não tenho ressentimento nenhum as vezes a gente escreve errado mesmo mas isso é comum. Só que ficar trocando mensagens de uma pra outra acho que não vai resolver nada, a confusão foi a seguinte: uns falam que eu tenho que medir os fios do transformador em 20K, vc já falou em OHMS, eu fico perdido entendeu? eu gostaria até que o Eduardo nos auxilia-se de como fazer a medida certa só isso meu amigo. Mas de boa Fica na paz ok? um forte abraço!!!

O multímetro tem várias escalas (alguns tem mudança de escala automática). Meu multímetro amarelinho (dos baratos) tem várias escalas pra medir resistência (em ohms): 2000k ohms, 200k ohms, 20k ohms, 2000 ohms e 200 ohms. TODAS ESCALAS MEDEM EM OHMS. Apenas que o limite máximo da medição é que muda (o teto). Se você for medir um resistor de 1000 ohms, não adianta por nas escala de 200 ohms porque vai estourar a medição e o aparelho não vai apresentar o valor medido. Da mesma forma, s for medir um resistor de 10 ohms na escala de 2000k ohms, vai dar zero. Você precisa adequar a escala ao valor medido pra aparecer o máximo de dígitos e portanto ter o valor mais preciso.  Transformadores podem ter uma grande variabilidade na resistência dos enrolamentos. Se por exemplo o seu primário tiver 190 ohms, e medir na escala de 20k, vai aparecer no display 0,19     porque o display só mostra até 19,99 kohms, então o ponto decimal separa os milhares de ohm. 0,19 nessa escala quer dizer 190 e alguma coisa ohms.   Se puser na escala de 200 ohms, o display pode mostrar até 199,9 ohms, e você vai ter maior precisão, onde o ponto separa as unidades do décimos de ohms. Se o secundário do seu transformador tiver 2 ohms de resistência, na escala de 20k ohms vai aparecer 0,00 porque os 2 ohms são abaixo do mínimo que essa escala consegue mostrar. Por isso deve usar a menor escala do multímetro pra poder mostrar se for o caso, os  2 ohms e os décimos de ohms que tiver.  Veja que numa escala de 20k vai dar 0,00 e na escala de 200 ohms pode dar 2,6 ohms. Quando vai se fazer uma medição, sempre se muda a escala pra achar a que melhor mostra o valor. Quem falou que tem que medir resistência  dos enrolamentos só na escala de 20k falou bullshit das grossas.

31 anos atrás, as primeiras aulas de laboratório de eletrônica eram pra aprender a realizar medidas com instrumentos, aprender como funciona um galvanômetro (microamperímetro), como projetar um amperímetro, um voltímetro e um ohmímetro a partir do microamperímetro, com a escala que for necessária. Se aprende a ler corretamente uma medida, saber os erros envolvidos. paralaxe do ponteiro, a precisão e a sensibilidade do aparelho.  Se aprende o que não se deve fazer (medir corrente na tomada...) e o que fazer. Precisa de algumas muitas aulas e experiências. Coisa que eu nunca esqueci. E tem gente que nem sabe ligar o aparelho e vem dar palpite errado.

-----
E paremos com a discussão senão colocar-vos-ei no cantinho de cara pra parede! Tongue

Abraços.

É vamos ficar de castigo !! E aí Plautz, o que aconteceu com a placa de cobre por baixo do seu 100buck ?
« Última modificação: 08 de Junho de 2013, as 13:32:43 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
guitar_luthier
Visitante
« Responder #755 : 08 de Junho de 2013, as 14:05:06 »

Xformer, Obrigado pela aula isso me ajudou bastante!! acho que o meu transformador está certo então né? peço minhas humildes desculpas pela minha falta de sabedoria, assumo que sou leigo e tenho que aprender muito! por isso estou aqui. Plautz, me perdoa por alguma coisa. Obrigado a todos!!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #756 : 08 de Junho de 2013, as 14:16:00 »

acho que o meu transformador está certo então né?

Não sei, você precisa dizer quanto mediu (na escala certa). É isso que eu quero saber pra poder te dizer se o transformador tá bom ou não (além disso só saber a resistência dos enrolamentos não garante que ele esteja certo, pode estar com a relação de espiras errada, aí é outro teste). Mede as resistências e diz quanto foi (estou há algumas mensagens querendo saber isso e nada ...)    Huh?  Eu não consigo medir daqui. Se eu estivesse aí, eu media e saberia.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #757 : 08 de Junho de 2013, as 14:38:24 »

xformer, para saber se a relação de espirais está correta, teria que verificar a tensão de saída, correto?
Como já se sabe Potência, Corrente e Impedância desse transformador, é só fazer o calculo e ter o valor de Tensão que ele deve apresentar.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #758 : 08 de Junho de 2013, as 14:56:03 »

xformer, para saber se a relação de espirais está correta, teria que verificar a tensão de saída, correto?
Como já se sabe Potência, Corrente e Impedância desse transformador, é só fazer o calculo e ter o valor de Tensão que ele deve apresentar.

Exatamente. Como a relação de impedâncias é 1700:8 (=212,5), a relação de espiras deve ser 14,57:1    (raiz de 212,5). Se ligar o primário em 127Vac, o secundário deve ter uns 8,7Vac (127 dividido por 14,57).  Mas só faremos isso após verificar se os enrolamentos não estão em curto (como aconteceu no caso do Maxx e levei uma chamada do Eduardo).
« Última modificação: 08 de Junho de 2013, as 15:05:24 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #759 : 08 de Junho de 2013, as 15:30:21 »

xformer, para saber se a relação de espirais está correta, teria que verificar a tensão de saída, correto?
Como já se sabe Potência, Corrente e Impedância desse transformador, é só fazer o calculo e ter o valor de Tensão que ele deve apresentar.

Exatamente. Como a relação de impedâncias é 1700:8 (=212,5), a relação de espiras deve ser 14,57:1    (raiz de 212,5). Se ligar o primário em 127Vac, o secundário deve ter uns 8,7Vac (127 dividido por 14,57).  Mas só faremos isso após verificar se os enrolamentos não estão em curto (como aconteceu no caso do Maxx e levei uma chamada do Eduardo).

O problema é que no caso do Maxx, o transformador estava invertido (ele ligou o secundário na rede elétrica), e o secundário de transformadores de saída são quase como um curto-circuito mesmo, porque usam poucos enrolamentos.

Por isso eu acho que o teste deveria ser realizado dessa forma:

- Você liga um transformador de 12v à rede, e usa os 12v AC num enrolamento do transformador a ser testado. Então, você mede a tensão no outro enrolamento do transformador em teste. Se for muito baixa, inverta o transformador e meça novamente. O enrolamento que apresentar alta tensão é o primário, e o outro é o secundário.

Esse teste é muito mais seguro, já que é realizado isolado da rede elétrica.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Maxx
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 32
-Recebido: 21



« Responder #760 : 08 de Junho de 2013, as 15:34:19 »

Pra quem pediu, ai vai fotos da montagem faltando os "arremates"





Vamos a novela do transformador agora, se servir de parâmetro para ajudar alguém!

Quando recebi o transformador da Altana, antes de ligar no amp fiz a medição de continuidade e comparei com o transformador antigo, estavam exatamente iguais. Liguei então o transformador em série com uma lâmpada de 100W (fios amarelos no primário), nesse teste a lâmpada acendeu com intensidade normal e nos fios preto e vermelho apresentou 35,8V. Mandei então um email para o Eduardo junto com a foto do teste, ele verificou os transformadores dele e me disse que estava com os fios invertidos, pois bem, fiz o mesmo teste com a lâmpada dessa vez ligando o preto e vermelho no primário, a lâmpada não acendeu e nos fios amarelos medi 7,8V confirmando a informação.

Montei então no amp com os amarelos no falante e preto e vermelho com primário, problema resolvido, amp funcionando 100%.

Abraço a todos!
Registrado
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #761 : 08 de Junho de 2013, as 15:50:11 »

Muito legal a sua montagem Maxx.Parabéns.

Agora tem mesmo que verificar tudo.Principalemente transformadores.
Eu nunca confio cegamente em nada, hehehe...
Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #762 : 08 de Junho de 2013, as 16:03:29 »

Maxx parabéns!! se puder grave um áudio ou um vídeo pra gente ver a potência do pequeno ok? mas ficou nota 10!!!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #763 : 08 de Junho de 2013, as 18:26:17 »

Palavras do Kem novamente. ( Seu transformador esta certo.... se mudar de escala (200 ohms) vai achar uma pequena resistencia no secundario ) não se mede em OHMS vc sabe o que é isso? Segundo o nosso amigo Andre, Kem, Chris, se mede na escala de 20K aprendeu? agora acho que nosso assunto se encerra por aqui, tem mais coisas interessantes pra se discutir do que ficar perdendo tempo com picuinhas. Tenha um ótimo dia!!!
Meninos... o que é isso? Me ausento por algumas horas e criam essa confusão.
Guitar... se me permite um conselho... ouça sempre que puder o xformer...
Como eu mesmo te respondi, para testar o secundadario do transformador, você tem que colocar o multimetro na escala de 200ohms. Dessa forma você deve obter um resultado um pouco menor que 5 ohms. Na escala de 20K você não vai conseguir medir.

Maxx... muito legal o ampli... mas cuidado... muita gente vai pedir pra olhar ele por dentro (pra ver se sobrou chocolate)...  Cheesy
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
a.sim
Visitante
« Responder #764 : 08 de Junho de 2013, as 18:39:10 »


Procurei você quando estava projetando o 100Buck (você lembra disso) e o nome da Schatz consta na pagina inicial do topico (mesmo sem nenhum comentário seu no topico até recentemente) desde o inicio. Eu procuro sempre valorizar o pessoal do forum...

Olá.

Fiz um comentário, sim : informei que os transformadores do 100Buck estavam sendo postos na produção standard da Schatz.

Quanto ao projeto em si, não há nada o que comentar. Funciona e os resultados são satisfatórios, pelo que dizem os montadores...

« Última modificação: 08 de Junho de 2013, as 18:40:51 por a.sim » Registrado
Páginas:  1 ... 49 50 [51] 52 53 ... 91   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.059 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal