Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 18:27:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas:  1 ... 67 68 [69] 70 71 ... 91   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: The 100Buck Amp - HB-1 Amp  (Lida 572999 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #1020 : 18 de Fevereiro de 2015, as 13:59:13 »



Desculpa ai Kem, mas acho que falta atualizar essa informação no documento, ...
Da uma olhada nos esquemas... Wink
Mas os que você agradeceu foram os que me ensinaram o que eu sei (e me ensinam até hoje), então o agradecimento foi perfeito.
E muito boa a dica do chassis...  Legal!



É, nem lembro mais se o nome dele era Homero Bastos, ou Humberto Batista, Horácio Bento, Hélio Bicudo, Hilton Belucci ...    Tongue

Porque tanto nome com H?  

Ps. Só fui entender agora... Huh?
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2015, as 12:07:55 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
ljulio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 97

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 10



« Responder #1021 : 20 de Fevereiro de 2015, as 18:08:00 »

Depois de ter passado um pouco a empolgação do meu primeiro valvulado, e me aprofundar nos testes, calma, ele continua funcionando, mas algumas duvidas acabaram surgindo. Roll Eyes

Eu achei ele meio baixo no meu alto-falante do frontman 25R, pelo que já pesquisei aqui no forum pode ser a qualidade dele. Vocês recomendam algum alto falante que sairia melhor como o HB-1?

Depois disso fui verificar a tensão em B1 como fala no manual, eu medi em relação ao terra, ou seja no próprio chassis, no manual fala que deve estar entre 140 e 145 Vdc, aqui em casa estava entre 149 e 151 Vdc, esta um pouco acima, há problema ou esta dentro da tolerancia? A tensão na rede estava por volta de 126V.

Outra coisa que notei, é que quando altero o Gain parece que ele funciona como um volume, esta correto isso, ou ele deveria distorcer?
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2015, as 18:29:03 por xformer » Registrado

"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? - Think different. -Think Linux."
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #1022 : 21 de Fevereiro de 2015, as 01:22:15 »

De preferência um alto falante de qualidade e com a menor potência possível, porque senão o amplificador não tem força pra movimentar minimamente o cone do alto falante.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #1023 : 21 de Fevereiro de 2015, as 11:40:33 »

O mais importante num falante é a sensibilidade. Falantes mais potentes tendem e ter menos sensibilidade.
Quanto ao B1 não precisa se preocupar. A unica preocupação é manter B2 sempre abaixo dos 115V.
O HB-1 não tem controle de Gain. Ele tem um controle de sensibilidade na entrada. Basicamente substitui as entradas HI e LOW por esse controle.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2015, as 12:08:50 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
brunosousa
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 172

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 25



« Responder #1024 : 21 de Fevereiro de 2015, as 13:58:25 »

Olá amigos, Kem e companhia.....
Fui um dos primeiros montar o HB1, ainda chamado 100Buck Amp. Montei na versão antiga, mas desmontei há 6 meses, quando decidi atualizar o circuito para a versão nova. Porém, como a vida aperta o tempo, ele ficou parado e desmontado. Comprei os novos componentes hoje (capacitor 100uFx200V e alguns resistores de 1W para testar em B2 e deixar abaixo de 115V).

Vou remontá-lo e testar novamente.

Uma coisa que me passa pela cabeça: eu sei que é um amp pequeno, de poucos watts de potência, e que não dá pra ele ter muitos graves. Mas eu li na discussão sobre o Baby Wonder que alguém (um dos mestres aqui - G4?), havia modificado pra melhorar a resposta de graves. Bom não sei se isso foi divulgado, realmente não lembro e não achei na busca. Minha dúvida é se pode-se modificar alguma coisa no HB1 pra melhorar essa resposta (transformador de saída maior? Modelo de falante?)Huh?

OBS: O timbre dele já é lindo, mas handmakers ou curiosos (como eu) gostam de customizar....

Abraço
Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #1025 : 21 de Fevereiro de 2015, as 14:03:32 »

Bruno... o transformador de saida é um dos pontos.
Mas também da pra alterar (aumentar) os capacitores de acoplamento, e tem também a MOD para maior ganho na EF184, que acho que já te passei.
E não precisava ter alterado o circuito. A alteração foi basicamente para adequar a montagem em PCB.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
brunosousa
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 172

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 25



« Responder #1026 : 21 de Fevereiro de 2015, as 14:18:21 »

Opa, Valeu Kem! Na verdade foi até bom ter desmontado porque as ligações não estavam tão bem feitas. Tinha um ruído que só diminuía com os potenciômetros no máximo.Vou montar de forma mais organizada e posto o resultado aqui.

Obs: achei o post, era do Alex Frias. (http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2239.795)

Abraço

-----
Olá pessoal, estou montando segundo o esquema do ultimo pdf em PTP. surgiu uma dúvida em quais fios devem ser trançados para alimentação dos filamentos. Podem ajudar?

-----
Liguei sem trançar pra testar. Tudo ok. Sem ruídos mesmo no máximo. Apenas aquele das cordas que quando a gente encosta some (falta de aterramento da rede).

B2 entre 114-115V com RF2 de 22Kx1W.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2015, as 17:51:26 por brunosousa » Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #1027 : 23 de Fevereiro de 2015, as 00:57:01 »

Olá pessoal, estou montando segundo o esquema do ultimo pdf em PTP. surgiu uma dúvida em quais fios devem ser trançados para alimentação dos filamentos. Podem ajudar?
Como te respondi por MP, trança os 3 fios do secundario do transformador de força até onde der...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
ljulio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 97

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 10



« Responder #1028 : 28 de Fevereiro de 2015, as 20:12:10 »

Quanto ao B1 não precisa se preocupar. A unica preocupação é manter B2 sempre abaixo dos 115V.

Finalmente consegui dar uma nova olhada no meu HB-1, encurtei os fios como sugerido, mas me surgiu uma preocupação, pois ao contrario do que o Kem disse o meu B2 esta com 126V, sabem porque isso acontece? Devo trocar esse resistor?
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2015, as 22:31:42 por ljulio » Registrado

"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? - Think different. -Think Linux."
lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« Responder #1029 : 28 de Fevereiro de 2015, as 22:10:41 »

Aproveitando a duvida do ljulio, o meu HB1, quando ligado, nos primeiros segundos, ele esta com uma voltagem em torno de 156V, e vai caindo conforme vai aquecendo a válvula, e após algum tempo fica oscilando em torno de 117V - 118V. Quando ligo a guitarra e toco uma nota, a voltagem cai para em torno de 99v a 105v.
Isso e normal? a voltagem em 117/118v teria alguma consequência como diminuição da vida útil das válvulas, ou o que pode prejudicar?
Registrado

For those about to rock (we salute you)
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #1030 : 02 de Março de 2015, as 23:24:57 »

Aproveitando a duvida do ljulio, o meu HB1, quando ligado, nos primeiros segundos, ele esta com uma voltagem em torno de 156V, e vai caindo conforme vai aquecendo a válvula, e após algum tempo fica oscilando em torno de 117V - 118V.

É normal essa tensão mais alta logo ao ligar o circuito. Como as válvulas estão frias, elas ainda não "puxam" corrente, e a fonte funciona como se não houvesse nada ligado à ela (ou seja, sem carga) até que elas comecem a aquecer e conduzir.

Quando ligo a guitarra e toco uma nota, a voltagem cai para em torno de 99v a 105v.

Essa diminuição da tensão com o sinal da guitarra é o que chamam de "Sag", efeito que ocorre quando o circuito "pede" muita corrente. Sonoramente, o efeito é uma compressão do sinal, que dá impressão de volume igual por boa parte da sustentação de uma nota.

Isso e normal? a voltagem em 117/118v teria alguma consequência como diminuição da vida útil das válvulas, ou o que pode prejudicar?


O que vai afetar a vida útil de uma válvula é passar acima dos limites constados em datasheet. Qualquer coisa abaixo daquilo não é prejudicial.
O HB-1 é até que conservador em relação a isso. A maioria dos amps SE de guitarra que vi são polarizados com a válvula bem quente, parece até que são feitos pra servir também de aquecedor pra casa! Tudo pelo "melhor" som.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« Responder #1031 : 03 de Março de 2015, as 11:38:44 »

Obrigado blackcorvo !!
Muito bem explicado, agradeço por me ajudar a entender o que ocorre com a tensão quando o sistema esta em funcionamento.
Como disse nosso colega Eduardo, "é a coisa mais normal do mundo". Mas iniciantes como eu, tem dificuldade de encontrar explicações na vasta literatura sobre o assunto. Levaria muito tempo para eu achar essas explicações.
 Bravo
Registrado

For those about to rock (we salute you)
Bublitz
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 41

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #1032 : 19 de Janeiro de 2016, as 17:54:46 »

Olá pessoal, tranquilo?
Então, fiz a montagem do HB-1, e estou com algumas dificuldades aqui:
Ele tá funcionando, e diga-se de passagem que "baita" som tem!
Mas eu notei que ele não "cruncha", mesmo com todos os potenciometros no máximo.

Aí fui medir e em B2 tem 145V e pelo documento de montagem não deve passar de 115V.
Li nas mensagens mais antigas que o valor de RF2 do Bruno Souza ficou em 22K para baixar essa tensão.
Minhas perguntas são:

Devo elevar o valor de RF2 até que a tensao fique abaixo de 115V?
Pode ser por este motivo que ele não "cruncha" nem um pouquinho?

Alguns detalhes da construção:
Versão atual do HB-1;
Montagem em PCI adquirida da Altana Tubes;
Valvula do power 25L6
RF2 mais ou menos conforme o projeto (associei um resistor de 5k6 em série com 6k8)
Tensão da rede de 220VAC (nominais)


Abraços!
Tiago Bublitz
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #1033 : 19 de Janeiro de 2016, as 21:12:59 »

Sim... Aumente RF2 até chegar nuns 115V em B2.
Por curiosidade, quanto tem em B1?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Bublitz
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 41

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #1034 : 20 de Janeiro de 2016, as 06:45:01 »

Obrigado pelo retorno Kem, sobre B1, medirei no horário de almoço e posto aqui a tarde.

Abraço
Tiago Bublitz

-----
Boa noite Kem! Desculpe a demora, não consegui medir durante o almoço, mas segue:
B1 188V
B2 143V
B3 181V

Todos em relação ao terra do pot, creio que seja a linha do negativo, certo?

Abraços

Editando para comentar o seguinte:
Agora que fui ver na documentação e era para ter 40V a menos em B1...
Pode ser alguma outra coisa fora o valor de RF2?

Abraços
Tiago Bublitz
Tiago Bublitz
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2016, as 22:54:22 por Bublitz » Registrado
Páginas:  1 ... 67 68 [69] 70 71 ... 91   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.071 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal