Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 21 de Agosto de 2019, as 19:38:05

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3 ... 91   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: The 100Buck Amp Family  (Lida 237962 vezes)
kem
Administrator
DIY Freak

« : 01 de Abril de 2012, as 17:12:53 »

HB-1

O 100 Buck está com novidades. Vem atualizado e com um novo nome: HB-1 (Hundred Buck 1). Além disso, agora temos 2 válvulas como opção para a etapa de saída. A 25L6, que é a válvula utilizada no projeto inicial, e também a 25C5. A potência final será praticamente a mesma com ambas as valvulas. Para a 25C5 é melhor um transformador de saída com 2k5 de impedância no primário.
     E o HB-1 agora faz parte de uma família, a “Hundred Buck Amps family”. Além de novos integrantes que serão lançados em breve, essa família conta agora com um power amp valvulado derivado do HB-1, o HBP-S (Hundred Buck Power Stage).
     Há muito tempo os usuários do Handmades pedem um layout em PCI para esse amplificador. O Plautz se dispôs a fazer um, e o Eduardo e o Renato “Xformer” se prontificaram a ajudar.
     Mas problemas ocorreram. Em várias versões do layout um ruído de hum de fundo, mas chato, insistia em aparecer. Tentamos várias modificações, mas sem sucesso. Após algumas semanas de labuta, o Haroldo Gamal constatou que o problema era devido a alimentação dos filamentos, que flutuava em relação ao terra. Assim, o Eduardo sugeriu eliminar toda a parte de retificação e filtragem dos filamentos, bem como alterar o dobrador para um de meia onda, possibilitando criar, assim, uma referência do terra para os filamentos. E não é que deu certo? O hum sumiu completamente.
     Originalmente o primeiro esboço do HB-1, (ainda 100 Buck), contava com um dobrador de meia onda. Mas, já no segundo esboço, foi substituído por um de onda completa, que traria um custo menor, além de um ripple de 120Hz, mais fácil de filtrar (o dobrador de meia onda produz um ripple de 60Hz, mais difícil de filtrar). A unica desvantagem é a ausência de uma referência da alimentação dos filamentos ao terra. Na montagem ponto a ponto, essa referência não fez falta, mas em PCI fez.
     A quantidade de componentes diminuiu, facilitando a montagem. E apesar do layout em PCI disponível, o layout ponto a ponto também foi atualizado.
     Os filamentos agora são alimentados por AC, com uma referência ao terra. CF1, CF2, DF1 e DF2 fazem parte do dobrador, que retifica e eleva tensão AC presente no secundário do transformador de força. Após o dobrador temos RF1 e CF3, que formam um filtro RC. A essa altura temos entre 140Vdc e 145Vdc em B1.
     RF2 ajusta a tensão para a grade 2 da 25L6 ou 25C5. Ele deve ser ajustado de forma que B2 nunca ultrapasse 115V. RF3 com CF5 formam outro filtro RC, melhorando a alimentação para a EF184. Não é necessário nenhum cuidado especial com a tensão em B1 e B3.
     Boa diversão!

--------
Para baixar o PDF do HB-1, clique abaixo.

Baixe da Altana Tubes - clique em Instruções de montagem

--------

HBP-S

É a seção do power do HB-1 para ser usada com qualquer pré. O transformador de força é ainda mais facil de se achar (24+24V 800mA).
     Graças ao excelente layout do Plautz, é possivel utilizar 4 valvulas diferentes no mesmo PCB.

Para baixar o PDF do HBP-S, clique abaixo.

http://www.4shared.com/office/qRtRjFuQce/HBP-S.html

--------

HB-2

Versão BETA em desenvolvimento: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9591.0

--------

HB-X

Versão BETA em desenvolvimento: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9592.0

ATENÇÃO: Válvulas são componentes que trabalham com alta tensão, onde qualquer descuido pode ser fatal. Não experimente estes circuitos a menos que esteja habituado com esta tecnologia.

Abri um tópico para deixar o texto da postagem original de 01/04/2012 - Daqui a pouco aniversário de 5 anos. 
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9589.0
« Última modificação: 30 de Março de 2017, as 17:25:20 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #1 : 01 de Abril de 2012, as 17:26:18 »

Só a iniciative já merece elogios. Pode falar um pouco sobre resposta de frequencias, timbre, etc.? O controle de TONE é o do Champion?

Palmas
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Fallen
Visitante
« Responder #2 : 01 de Abril de 2012, as 17:28:10 »

Muito Bom KEM.  Legal!
Estou na espera de um sample.  Metaleiro
Freqüente
**

« Responder #3 : 01 de Abril de 2012, as 17:32:45 »

Bravo    Palmas   Palmas    Legal!        Huh?

Parabéns mano 2,2w por 100 reais ta perfeito!
contribuição muito boa,esperamos layout e samples!abraço!
Administrator
DIY Freak

« Responder #4 : 01 de Abril de 2012, as 17:33:10 »

Alex... Pelos relatos pela internet, a 25L6 tem um timbre parecido com a 6V6. Eu sou muito ruim de timbres, meu ouvido não é dos melhores, mas o resultado agradou. Acho que vai ficar mais claro com um sample.
A resposta de frequencia vai depender muito do transformador de saida, como ja foi discutido aqui em outros topicos.
Quanto ao controle de tom, é um simples, utilizado em um sem numero de projetos, não sei se no Champion também.

Bravo    Palmas   Palmas    Legal!        Huh?

Parabéns mano 2,2w por 100 reais ta perfeito!
contribuição muito boa,esperamos layout e samples!abraço!

Layout eu fiz PTP, com barra de terminais (uma barra só). Esse eu posso passar assim que o desenhar. Samples to na espera de um amigo que ficou de faze-lo pra mim.
I want to diode!
erik.flores
Iniciante
*

« Responder #5 : 01 de Abril de 2012, as 17:36:11 »

caramba!  Legal!

gostei do projeto e da iniciativa de querer montar um valvulado com baixo custo  Smiley

agora só falto o som de teste desse amp Cheesy

quando sobrar um tempinho, faz uma gravação pra gente ver o timbre dele  Tongue

Parabéns pelo projeto, ficou fera!
Handmaker

...Quer? Faça você mesmo!

« Responder #6 : 01 de Abril de 2012, as 17:38:01 »

Na entrada eu coloquei um controle de volume com treble bleed. Ele serve como um controle de sensibilidade, sem perder agudos. Mas pode ser eliminado tudo o que esta antes do resistor de 10k.

O que deve ser feito ao invés de eliminar tudo é colocar um resistor de 1M no lugar do potenciômetro, se não for usar esse volume da entrada. Tem que se lembrar disso!
Senão, a EF184 não fica polarizada corretamente.
« Última modificação: 01 de Abril de 2012, as 17:39:54 por blackcorvo » Registrado

- Youtube: http://youtube.com/user/blackcorvo
- Discord: blackcorvo#6197 - Server: https://discord.gg/qbY83WC
- Telegram: blackcorvo
- Twitter: https://twitter.com/blackcorvo
guitar_luthier
Visitante
« Responder #7 : 01 de Abril de 2012, as 17:43:54 »

Parabéns Kem, nota 10!!!
Hand MasterMind

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #8 : 01 de Abril de 2012, as 17:44:56 »

Oi Kem

Parabéns pelo projeto! Tiro o chapéu para você! (Pena que não uso chapéu)

Um projeto simples, com poucas peças, todas fáceis de achar... Lindo!

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
Administrator
DIY Freak

« Responder #9 : 01 de Abril de 2012, as 18:06:51 »

blackcorvo... obrigado pelo aviso. Eu tinha feito 2 esquemas, com e sem esse controle de sensibilidade na entrada, e estava na duvida sobre qual publicar. Ja completei a informação no post inicial e ja coloquei link para o outro esquema.
Eduardo, muito obrigado pelo elogio. Mas sem as ajudas que você e o xformer tem me dado esse tempo todo eu não teria chegado aqui. Mas ainda espero sugestões para melhorar o projeto.
Obrigado a todos pelos elogios... Quem sabe alguém se prontifica a fazer um layout em PCB e facilitar ainda mais a coisa. Se bem que em PTP ta bem facil.
« Última modificação: 01 de Abril de 2012, as 18:10:23 por kem » Registrado

I want to diode!
blackcorvo
Handmaker

...Quer? Faça você mesmo!

« Responder #10 : 01 de Abril de 2012, as 18:42:59 »

blackcorvo... obrigado pelo aviso. Eu tinha feito 2 esquemas, com e sem esse controle de sensibilidade na entrada, e estava na duvida sobre qual publicar. Ja completei a informação no post inicial e ja coloquei link para o outro esquema.
Eduardo, muito obrigado pelo elogio. Mas sem as ajudas que você e o xformer tem me dado esse tempo todo eu não teria chegado aqui. Mas ainda espero sugestões para melhorar o projeto.
Obrigado a todos pelos elogios... Quem sabe alguém se prontifica a fazer um layout em PCB e facilitar ainda mais a coisa. Se bem que em PTP ta bem facil.

Opa, de nada cara! Ficou muito legal esse ampzinho.
- Youtube: http://youtube.com/user/blackcorvo
- Discord: blackcorvo#6197 - Server: https://discord.gg/qbY83WC
- Telegram: blackcorvo
- Twitter: https://twitter.com/blackcorvo
tiagojoy
Handmaker

« Responder #11 : 01 de Abril de 2012, as 18:50:25 »

Parabens Kem!!!
Targino
Freqüente
**

« Responder #12 : 01 de Abril de 2012, as 19:15:04 »

Parabens Kem!!!

Meus parabéns amigo Ken!
Adiel
DIY Freak

Resistance is futile, if <1R

« Responder #13 : 01 de Abril de 2012, as 19:20:32 »

Legal! Legal! Legal! Legal! Legal!
guitar_luthier
Visitante
« Responder #14 : 01 de Abril de 2012, as 20:18:47 »

Só falta um Layout pra turma montar Legal!
Páginas:  [1] 2 3 ... 91   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: