Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 10:46:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Versão Beta HB-X  (Lida 15329 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« : 30 de Março de 2017, as 17:20:55 »

Quando eu fiz o 100Buck, pensei em 2 propostas. Umas delas foi a que eu publiquei, com a EF184 no pré. A outra, era com uma 12AX7.
Bom, como a ideia ainda tava na cabeça (que não anda boa), resolvi colocar no papel, e eis que temos o HB-X.
Ambos os esquemas (HB-2 e HB-X) tem uma diferença com o HB-1 que logo de cara se nota. Eles tem um tone stack Marshall completo.
A potência esperada para o HB-X é a mesma do HB-1 (2.2W). Mas com uma resposta bem diferente.








Todos estão convidados a dar palpites no esquema para terminarmos o desenvolvimento juntos. Layout (PTP) vem em breve.
« Última modificação: 03 de Abril de 2017, as 21:41:48 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 30 de Março de 2017, as 19:07:30 »

Para mim está lindo. Mas os 30V do secundário do transformador não ficam abaixo do necessário para os filamentos?

Percebo que o +B é bem parecido com o do Real McTube, então quem quer um timbre bem "fuzz" pode brincar usando os valores de resistores de placa e catodo do último...

Achas que daria para substituir completamente o pré pelo circuito do GTFO? Isso mataria a ideia do hi gain que eu escrevi no tópico do HB-2, só não estou certo de como poderiam ser ligados os filamentos de 2 x 12AX7 mais a 25L6. Entendo que com essa ideia, para manter a corrente uniforme de 150mA nos filamentos, o transformador teria que ter 38 V (6,3 + 6,3 + 25), um valor comercial que não existe (acho). E o multiplicador de tensão teria que ter mais estágios.

Ou, poderia ser usado o transformador do Baby Wonder (usando um dobrador de tensão e derrubando um pouco a tensão na filtragem), se a 25L6 não demandar mais que uns 20mA no +B).

Será que eu viajei muito? Se alguém validar essas questões, seria um amplificador que eu estaria realmente disposto a montar o protótipo.

Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Matec
Hand MasterMind
*****
Online Online

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #2 : 30 de Março de 2017, as 19:33:17 »

Para mim está lindo. Mas os 30V do secundário do transformador não ficam abaixo do necessário para os filamentos?


Olá Fink
Essa até eu posso responder.

Veja que a tensão ideal para esse filamentos é de 31,3v; o que vamos ter é 30v que é praticamente 96% do valor ideal. Creio que pelo valor do investimento, esses 4% ainda seriam aceitáveis como tolerância.



Achas que daria para substituir completamente o pré pelo circuito do GTFO? Isso mataria a ideia do hi gain que eu escrevi no tópico do HB-2, só não estou certo de como poderiam ser ligados os filamentos de 2 x 12AX7 mais a 25L6. Entendo que com essa ideia, para manter a corrente uniforme de 150mA nos filamentos, o transformador teria que ter 38 V (6,3 + 6,3 + 25), um valor comercial que não existe (acho). E o multiplicador de tensão teria que ter mais estágios.

Ou, poderia ser usado o transformador do Baby Wonder (usando um dobrador de tensão e derrubando um pouco a tensão na filtragem), se a 25L6 não demandar mais que uns 20mA no +B).

Será que eu viajei muito? Se alguém validar essas questões, seria um amplificador que eu estaria realmente disposto a montar o protótipo.


Esse já seria outro projeto, mas pode também considerar um transformador de 25+25 e colocaria as 12ax7 com os filamentos em série(12,6+12,6), e a 25l6 em paralelo com elas. A tensão do HT poderia ser obtida com um triplicador de tensão sobre os 50v.



kem

Talvez eu seja um dos primeiros que vão montar esse projeto. Tenho todas as peças necessárias aqui, e talvez seja hora de fazer algo interessante.

Parabéns.

 Palmas
« Última modificação: 30 de Março de 2017, as 19:52:13 por Matec » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #3 : 30 de Março de 2017, as 19:45:56 »

Finck... deixa o Matec montar. Acho que vocês vão se surpreender. 12AX7 cruncha mais facil com B+ baixo.
O Matec deu uma boa ideia com o transformador de 24+24V. A unica coisa é que a eficiência do triplicador de tensão é muito mais baixa que do dobrador (o xformer postou um link do hackday sobre multiplicadores de tensão onde explicam bem isso).
E 31.3V pra 30V é irrisória a diferença. Não vai causar mal nenhum.
Matec... Obrigado pela ajuda com o HB-2.
Eu até cheguei a comentar sobre a ideia no tópico do 100Buck, logo no inicio, mas achei que usar uma 12AX7 saía da ideia de um amplificador de baixo custo.

« Última modificação: 30 de Março de 2017, as 22:07:49 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #4 : 31 de Março de 2017, as 08:10:07 »

Tudo entendido, obrigado!

Sobre a questão do preço da 12ax7,  acho que isso é compensado pelo fato de ser uma válvula que tem muitos esquemas que a usam, então, para sem não manja muito da teoria,  a possibilidade de experimentar e customizar o amplificador sem maiores dores de cabeça aumenta...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #5 : 01 de Abril de 2017, as 15:15:49 »

Finck, a 12AX7 nem é tão cara assim. Ok, ela não é tão barata como e EF184, mas tem Shuguang na altana por R$72 e Svetlana por R$89,00.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #6 : 01 de Abril de 2017, as 15:41:38 »

Eu fiz o comentário porque lembrei que quando saiu o projeto original e a proposta era poder montar o circuito com o mínimo de dinheiro, você foi "na última linha" com os preços dos componentes. Na época a diferença era grande...
Hoje realmente quase empata, então já dá para escolher pelo timbre e não pelo preço.
Viram como inflação não é necessariamente ruim?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
V.O.A.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 14



« Responder #7 : 03 de Abril de 2017, as 00:55:22 »

Eu apoio o uso da 12ax7 pela versatilidade. Por exemplo: o handmaker vê um pré de um Soldano e acha legal. Seria só ele mudar alguns componentes no entorno dessas válvulas pra chegar naquele pré. Num outro exemplo, se o handmaker quer usar este esquema como ponto de partida para um projeto maior que usa 12ax7, ele poderá reaproveitar as válvulas.
Por outro lado é legal, é legal ter algo que fuja um pouco das 12ax7... Achei interessante a ideia das ECL82 pra um pedal de distorção, ou até um boost valvulado com uma só. É barato e já dá aquela esquentada no som.
Registrado

____________________________
V.O.A. - Vinícius Ossanes Aquino
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #8 : 03 de Abril de 2017, as 01:11:37 »

V.O.A. ... a ECL82 é mais cara que a 12AX7. Pode até achar alguém vendendo mais barato, mas não é o comum.
Ela não serve para pedal. Os filamentos dela consomem bastante.
Ela vai bem em amplificadores mesmo. Tem outras válvulas com triodo / pêntodo que servem melhor pra isso.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #9 : 03 de Abril de 2017, as 10:36:17 »

Dá para usar a 6N2P no lugar das 12AX7. Ela é mais barata, porém apesar de ser praticamente as mesmas válvulas elas não são equivalentes pino a pino.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #10 : 03 de Abril de 2017, as 10:58:20 »

Dá para usar a 6N2P no lugar das 12AX7. Ela é mais barata, porém apesar de ser praticamente as mesmas válvulas elas não são equivalentes pino a pino.
Não dá por causa dos filamentos.
A corrente não é a mesma, e não tem a opção de 12.6V pra usar com as 50L6 / 50C5.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #11 : 03 de Abril de 2017, as 12:01:24 »

Ah sim, não me atentei a este detalhe. É que andei lendo por aí que em muitas situações as 6N2P podem ser usadas no lugar das 12AX7. Mais uma informação aprendida.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #12 : 03 de Abril de 2017, as 14:08:43 »

Como os filamentos são ligados em série, as correntes tem que ser as mesmas.
Não fosse por isso eu teria usado as 6BQ7A.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Online Online

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #13 : 19 de Maio de 2017, as 15:21:31 »

Como prometido está pronto o primeiro protótipo do Amplificador HB-X, projetado pelo nosso colega kem.

Para mim estava fácil fazer, pois eu já tinha alguns componentes aguardando aqui para uma montagem como esta.

Precisei fazer apenas um pequeno chassis para esse amplificador.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Utilizei uma placa universal para os componentes. Que no final ficou bem compacta, para caber tranquilamente no chassis.

Ela também pode ser feita com turrets ou ilhoses, o que deixará o layout com jeito mais vintage. Porém a distribuição dos componentes ficará praticamente a mesma.  Cool

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


O HB-X tem um som mais para a praia dos Marshalls. Uma boa distorção controlada pelo Ganho e um tonestack característico. Porém o som é suave mesmo das distorções fortes. Também o clean com um pouco de drive é bem utilizável.

O meu chassis tem alguns furos à mais, para posteriormente ser feito um upgrade para maior potência, mantendo esse timbre, com 3x 25C5 em paralelo.  Huh?  Huh?

Isso é para uma próxima vez.

Quem for fazer, vai ter um bom amplificador, com um custo bem reduzido. Tem algo melhor?  Tongue

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Valeu kem!

 Legal!
Registrado
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« Responder #14 : 19 de Maio de 2017, as 16:59:17 »

Parabéns Matec e kem... belo trabalho... disponibilize alguns áudios por favor..
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal