Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 20:50:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 9 10 [11] 12 13 ... 91   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: The 100Buck Amp - HB-1 Amp  (Lida 579925 vezes)
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #150 : 26 de Agosto de 2012, as 23:04:18 »

A.sim quanto a esta corrente ser maior, está relacionado ao fator de potência, no qual a corrente entregue pelo transformador não é consumida pela carga? Abraço!
Registrado
brunosousa
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 172

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 25



« Responder #151 : 26 de Agosto de 2012, as 23:14:39 »

Olá pessoal, não quero me intrometer na conversa, que nem tenho conhecimento pra discutir, mas acho que o resistor pode ter queimado na primeira vez que liguei o amp, quando havia esquecido de ligar o terra do tripolar, não? Pois a lâmpada serial acendeu com força e poucos segundos depois desliguei, mas pode ser que foi isso, não sei. Outra coisa, o resistor ta escurinho na cintura que tem bem no meio mas no multimetro ainda mede 28R embora fosse de 33R, então não sei se queimou completamente (posso estar falando besteira, primeira vez que resistor queima comigo).

Por fim, estou procurando um estabilizador de PC aqui para ligar o amp em 110V e testá-lo e medir as tensões com uma rede nominal. Isso é útil?

novas mediçoes:

ef 184
entre pinos 4 e 5 : 8,4 V

25l6
entre pinos 2 e 7 :29,1 V
Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #152 : 26 de Agosto de 2012, as 23:20:48 »

a.sim.
É um jeito de fazer, mas prefiro deixar referencias para alterar RF2.
O ajuste é mais facil de se fazer, de explicar, e da menos margens a erro. Fora que o timbre do amplificador vai ser similar em todas as montagens (ta bom, vai ter um pouco mais ou menos de SAG, mas...).
Fora que de acordo com os Datasheets, a tensão maxima para G2 = 125V.
Sou meio medroso com isso. Prefiro deixar tudo como manda o figurino.


Bruno. Tente isso então.
Mude RF5. Mas uma coisa. Sua casa esta no limite maximo da tensão (ou muito perto disso). Se você for utilizar esse amplificador somente na sua casa, podemos calcular RF5 levando em conta a tensão da sua casa. Nesse caso mude RF5 para 27R 5W (31V entre pino 7 da 25L6 e pino 5 da EF184).
Mas se você vai usa-lo em outros lugares, temos que supor que irá encontrar outras tensões de rede, que podem baixar até uns 215V. Ai usar 27R vai deixar os filamentos numa tensão muito baixa. Se esse for o caso, deixe RF5 com 18R 3W (max 34.5V entre pino 7 da 25L6 e pino 5 da EF184). Na sua casa os filamentos estarão numa tensão 10% acima do padrão... É aceitavel. Em outros lugares, com outras tensões de rede, a tensão deles vai variar entre -10% e +10%.

Coloque um jumper / pedaço de fio no lugar de RF1 e mude RF2 para uns 270R 3W (B2 max = 125V) se for usa-lo só na sua casa, ou 100~150R 1W (B2 max = 135V) se for usa-lo em varios lugares.


Lamer... Como tirar RF1 e aumentar RF2 não muda em nada o funcionamento do ampli, vamos tentar.

-----
Bruno, se tem alguém aqui que tem o direito de se intrometer na conversa é você.
É sobre seu amplificador que estamos falando.
Não acho necessário o uso de um estabilizador. Essas tensões que você descreve batem com o que imaginava.
Faça as modificações que sugeri acima que seu amplificador deve ficar 100%.

Ps. A ligação ou não do terra do tripolar não queimaria o resistor, não se preocupe. E o resistor não chegou a queimar, mas deve ter esquentado pacas...  Smiley
« Última modificação: 26 de Agosto de 2012, as 23:56:08 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
brunosousa
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 172

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 25



« Responder #153 : 26 de Agosto de 2012, as 23:36:29 »

O estabilizador era pra saber se com a tensão de rede correta ele dava os 125v em B1 e as tensões corretas. Mas como a discussão avançou, desisti da idéia.

Bom, eu pretendo usá-lo em outros locais além da minha casa. Pois moro em Palmas - TO, toco em bares, e sempre vou pra Goiânia também. Então não quero dimensioná-lo apenas a esta tensão de rede louca do Tocantins (que aliás tem uma das concessionárias mais caras do Brasil e que ainda cobra o ICMS DUAS VEZES na conta e poucas pessoas sabem disso).

Aí vão umas fotinhas do amp:

OBS: kem, ele ficou bem clone do seu! _











« Última modificação: 26 de Agosto de 2012, as 23:53:01 por brunosousa » Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #154 : 26 de Agosto de 2012, as 23:51:27 »

Bruno... parabéns pela montagem. Muito parecida com a minha.
Mas tente deixar os fios (principalmente os que vão de uma parte a outra do chassis) menores. Deixe-os quase esticados quando o ampli estiver aberto.
Vai parecer obvio, mas logo depois que terminei a montagem nessa caixa me perguntei porque não usei o fundo como tampa e vice-versa. Desse jeito não teriam fios indo de uma parte a outra do chassis. Pena só que nessa caixa na parte do fundo tem aquelas saliencias como pés.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
brunosousa
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 172

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 25



« Responder #155 : 26 de Agosto de 2012, as 23:58:40 »

Pois é pensei nisso também, mas como os transformadores e as válvulas iriam ficar na tampa e vi que você tinha feito dessa forma, achei que assim seria melhor, _. Mas vou fazer as alterações que você me disse e ver como fica, usei cabo blindado em algumas partes e aterrei a malha. Se der ruídos eu diminuo os fios. Ou é melhor eu diminuí-los mesmo?
Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #156 : 27 de Agosto de 2012, as 00:12:37 »

Excesso de fio sempre ajuda a ter ruido.
Eu não usei fio blindado e não tive ruido.
Cuidado onde você aterra a malha dos fios blindados. As vezes você piora a coisa ai.
Mas teste antes. Se estiver sem ruido, pra que mexer?!?
E poste aqui os resultados.
Abraços.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
brunosousa
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 172

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 25



« Responder #157 : 27 de Agosto de 2012, as 00:16:40 »

Aterrei na carcaça dos pots...algum problema?
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #158 : 27 de Agosto de 2012, as 08:24:47 »

Aterrei na carcaça dos pots...algum problema?

Muito pelo contrário! É algo bom de ser feito. Nunca confie em contato mecânico como fonte de aterramento, principalemnte em um chassis pintado!

Kem, eu uso o PSU como ferramenta para desenvolvimento de fontes. É um ótimo simulador para fontes, mas eu não usaria como ferramenta de diagnóstico.

Francamente...ser cobrado, não pelas contribuições que dei, mas, sim, pelas que NÃO DEI ...é de matar.

A História condenou Hitler pelas maldades que fez. O Papa Pio XII foi condenado pelas bondades que deixou de fazer. Fidel Castro é criticado por desrespeitar os direitos humanos, a Dilma por ficar calada frete a isso. É assim que funciona.

Procure ter uma postura mais humana e menos rancorosa e, quem sabe, pare de levar um cruzado cada vez que abre a boca. Força homem! Você pode!

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 27 de Agosto de 2012, as 08:29:09 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
a.sim
Visitante
« Responder #159 : 27 de Agosto de 2012, as 08:48:11 »

Procure ter uma postura mais humana e menos rancorosa e, quem sabe, pare de levar um cruzado cada vez que abre a boca. Força homem! Você pode!

Dr. Eduardo:

Cara, tu não perdes mesmo uma boa oportunidade de ficar de boca fechada...

Para que serviu teu doutorado, se continuas te comportando como uma pessoa sem educação ?

-----
A.sim quanto a esta corrente ser maior, está relacionado ao fator de potência, no qual a corrente entregue pelo transformador não é consumida pela carga? Abraço!

Eu prefiro usar a expressão "fator de potência" qunado a tensão e a corrente são senoidais. No caso do retificador com filtro capacitivo, a corrente é pulsada, com um alto valor de pico e um período bastante curto. Isso faz com que o valor rms aumente bastante em relação ao valor médio ( a relação rms / médio é chamada fator de forma ). Uma explicação melhor do fenômeno, então, pode ser dada dizendo que o fator de forma da corrente é alto.

Entretanto, é verdade; se ligares um cosfímetro ou um medidor de potência reativa, eles vão indicar que o retificador com filtro capacitivo se comporta como uma carga capacitiva de baixo fator de potência.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2012, as 09:19:58 por a.sim » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #160 : 27 de Agosto de 2012, as 09:22:33 »

Para que serviu teu doutorado(...)?

Eu me pergunto isso todo dia.  Embarrassed Não é nada além de um título para entrar num clube de pessoas cujo ar de superioridade eu desaprovo. Prefiro ficar entre os não-graduados. Eles são mais criativos por desconhecerem os dogmas da impossibilidade.

Você reage exatamente como meu orientador fazia. Ele também queria me enforcar!  Cheesy

Não leve tão a sério o que lê na internet, ou vai acabar com um buraco na cabeça! www.trepan.com

Força, homem! Você porde! É só levar na bricadeira! Quanto mais irritado você ficar, mais eu vou pegar no teu pé!

Já te dei a dica!  Legal!

Abraços

Eduardo

-----
Para que serviu teu doutorado, se continuas te comportando como uma pessoa sem educação ?

Simples! Não fiz doutorado em etiqueta!  Cheesy
« Última modificação: 27 de Agosto de 2012, as 09:25:49 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
a.sim
Visitante
« Responder #161 : 27 de Agosto de 2012, as 09:26:56 »

É um jeito de fazer, mas prefiro deixar referencias para alterar RF2.
O ajuste é mais facil de se fazer, de explicar, e da menos margens a erro. Fora que o timbre do amplificador vai ser similar em todas as montagens (ta bom, vai ter um pouco mais ou menos de SAG, mas...).
Fora que de acordo com os Datasheets, a tensão maxima para G2 = 125V.
Sou meio medroso com isso. Prefiro deixar tudo como manda o figurino.

Olá, Kem :

A tensão da grade 2 máxima é 125 V mas a placa pode subir até 200 V. Sugiro redimensionar apenas o resistor de queda da grade 2 a fim de acomodar a maior tensão retificada. Ou, o que é mais fácil, deixar como está e aumentar a potência de RF1 para 3 W.

-----
Para que serviu teu doutorado, se continuas te comportando como uma pessoa sem educação ?

Simples! Não fiz doutorado em etiqueta!

OK, passamos todos nós a saber a que nível tu pertences !

-----
Aterrei na carcaça dos pots...algum problema?

Olá, Bruno :

Nenhum problema, desde que a carcaça do potenciômetro esteja fazendo contato com a caixa metálica.

De nada adiantaria usar o potenciômetro como ponto de terra se a carcaça não faz contato com o chassis, o que é bastante fácil de acontecer se o mesmo estiver pintado...

« Última modificação: 27 de Agosto de 2012, as 09:38:56 por a.sim » Registrado
brunosousa
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 172

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 25



« Responder #162 : 27 de Agosto de 2012, as 10:04:52 »

Olá pessoal, está em contato sim, meu terra ficou ligado na carcaça que raspei em torno do parafuso de fixação do transformador no pad da ponte ptp, ai puxei para um terminal q sobrou da ponte ptp e liguei todos os terras nesse ponto.
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #163 : 27 de Agosto de 2012, as 10:10:58 »

Perfeito! Eu costumo fazer assim também, seja chassis pintado ou não. Já vi uns potenciometros desses pequenos que a carcaça fica isolada do eixo, daí tem que aterrar mesmo.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2012, as 10:13:13 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
brunosousa
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 172

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 25



« Responder #164 : 27 de Agosto de 2012, as 18:09:30 »

Vídeo demonstrativo provisório

http://www.youtube.com/watch?v=0nOUyzaS2pY

Belo timbre, novamente parabéns ao kem pelo projeto.
Registrado

Páginas:  1 ... 9 10 [11] 12 13 ... 91   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal