Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 13:35:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: MiniLeslie - Projeto Rotary Upper Horn  (Lida 26053 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« : 15 de Abril de 2012, as 13:13:52 »

Há muito que me interesso pela idéia de montar um efeito no estilo das antigas caixas Leslie. Apesar de serem muitas vezes chamadas "rotary speakers", os falantes ficam paradinhos dentro delas e apenas existe um mecanismo para que a saída do som esteja em movimento.

http://www.youtube.com/watch?v=z6YpeeAhN5Q&NR=1&feature=endscreen

Os modelos mais comuns que tenho conhecimento apresentavam duas vias, horn e woofer, com amplificação própria (originalmente valvulada). Os dois falantes tem mecanismos distintos para movimentação do som com duas velocidades préajustadas de 44RPM e 440RPM, porém, ao menos nessa primeira tentativa DIY, a idéia é construir um módulo apenas para a parte das "cornetas" e sem amplificação, apenas um divisor de frequencias passivo.



http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=7OSVFODbsqg&NR=1

A princípio a idéia seria usar um amp comum combo (ou separado, cabeçote e caixa, mais simples ainda...) de guitarra e passar a saída do falante pelo projeto MiniLeslie e retornar com o sinal para o falante do próprio amp. Assim teríamos um falante mais direcionado para as altas frequências com o dispositivo de "rotary motion sound" e um falante mais voltado para as baixas frequências estático.

http://www.youtube.com/watch?v=mq88CWUTB80&feature=related

já comecei a ver algumas coisas para viabilizar a feitura do projeto. Mas tenho muito pouco conhecimento nessa área de dispositivos eletro-mecânicos e qualquer ajuda será bem vinda!
Imaginei usar um motor DC com um controle de velocidade, como estes:
http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_18242_4689_Motor-DC-12V-473-RPM-Cod-Motor-09B
http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_11713_4689_Controle-de-Velocidade-para-Motor-DC-de-6-a-15V-ate-3A-PWM

Para montar as "cornetas" imaginei usar algo como essas de buzinas:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-231136450-buzina-2-cornetas-automotiva-a-ar-barulhenta-2-brindes-_JM

É importante lembrar que o som sairá por apenas uma das "cornetas", a outra será "muda", usada apenas para equilibrar o peso sobre o sistema rotativo.

Aqui há uma montagem feliz de um sistema Leslie completo:

http://www.mantor.info/Hobbyhjornet/DIY_leslie_speaker/DIY%20Leslie%20Speaker.htm
« Última modificação: 15 de Abril de 2012, as 13:15:58 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
gubterra
Visitante
« Responder #1 : 15 de Abril de 2012, as 19:55:09 »

Eu to dentro!!! Adoro tudo ligado a leslie..... mas posso ajudar quase nada em eletromecÂnica também....
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #2 : 16 de Abril de 2012, as 00:31:38 »

Imagine uma parafernalha dessa dentro de uma câmara de hélio ou Hexafloreto de Enxofre???
Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #3 : 16 de Abril de 2012, as 08:23:34 »

Eddie o que seria isso? desconheço...
Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #4 : 16 de Abril de 2012, as 09:09:52 »

Acho muito legal esse esquema, porém tenho uma pergunta besta: o sistema em si num gera ruídos indesejáveis como barulho do motor, correia, etc?
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #5 : 16 de Abril de 2012, as 09:38:49 »

Com certeza, mesmo no sistema original há ruídos mecânicos sim, bem minimizados, mas existem. Aqui a filosofia será a mesma. Como nos toca discos, há ruído, mas o mínimo possível para que a relação seja de boa à ótima.

Eddie,

Isso aí não funciona apenas nas cordas vocais?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #6 : 16 de Abril de 2012, as 10:23:29 »

Isso aí não funciona apenas nas cordas vocais?

Teoricamente não, a composição do ar influencia muito em como o som se propaga, outros gases criariam efeitos similares a estes dos balões, mas a maioria deles são tóxicos ou inflamáveis.

O hélio tem peso molecular 2, ou seja, 22,4 litros de gás hélio pesam apenas 2 gramas, o ar atmosférico 26,4 gramas e o hexafluoreto aprox. 138 gramas, ou seja, uma enorme diferença de densidade causa diferenças de propagação.

As cordas vocais, na verdade pregas vocais, tem uma certa analogia com alto falantes, o efeito desses gases numa caixa Leslie seria imprevisível, mas é impossível que um falante empurre um gás com densidade tão diferente da mesma forma que o ar.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #7 : 16 de Abril de 2012, as 10:30:29 »

OK, na verdade você está sugerindo mudar o meio de propagação para um meio mais denso... Vamos primeiro ver se funciona nas condições ditas "normais" de temperatura e pressão do planeta TERRA? Legal!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #8 : 16 de Abril de 2012, as 10:44:41 »

Não vejo la grande segredo numa caixa Leslie, o grande desafio seria algo mais compacto, muitos guitarristas sentados na grana preferem os simuladores a levar um trambolho daqueles para as turmes
Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #9 : 16 de Abril de 2012, as 11:15:41 »

Oh loco Eddie... também não vejo segredo no funcionamento.... mas monta uma diy! huahuahauha desafios mecanicos pra quem não manja é grande.... fazer a roda de madeira que gira nos graves... enfim fazer uma leslie completa é um big de um projeto, nada facil.... tanto que a cópia brasileira acho q da meteoro lançou uma copia fiel... 12.000 reais preço de catalogo.... o funcionaento não tem segredo... mas dai a fazer ja é outra história....  e na minha opinião pessoal não há simulador de leslie que preencha a sala junto com um hammond com o mesmo som... é outra história.... ja pra guitarra os simuladores vão muito bem!  Mais sei la eu acho o trabalho circuito valvulado + parte mecanica + marcenaria bem trabalhoso.... abraço!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #10 : 16 de Abril de 2012, as 13:12:16 »

Eu mesmo uso um simulador e é claro que não há segredos em se fazer uma caixa Leslie, ora bolas, são feitas há mais de 60 anos. Que nada substitui a coisa verdadeira já estamos carecas de saber, mas não é fácil levar com segurança o trombolho mecânico que aquilo é para tocar uma ou duas músicas, isso se tratando de alguns guitarristas conhecidos e de sucesso comercial. Já os tecladistas que realmente sabem usar uma Leslie... os que podem levam pra qualquer canto, levam, pode crer, com todo o incoveniente que isso acarreta.

Mas sinceramente esta discussão nem me interessa, pois, se não estivesse inclinado a levar a cabo o projeto, nem teria criado o tópico! O problema é fazer algo que valha a pena tanto em termos de custo quanto de resultado, algo divertido de se usar e compacto (por isso descartei o rotor do woofer). Não estou antevendo usar isso em shows, apenas quero um aparelho que me dê esse movimento no timbre que tanto gosto.

Não sei quantos aqui já tiveram a oportunidade de ouvir e tocar com uma Leslie de verdade, a experiência é única. Só peço que quem não tiver interesse no projeto ao menos não polua o tópico com postagens inúteis.



-----
Existem produtos alternativos que também usam dispositivos mecânicos que se aproveitam do efeito do som se movimentando ciclicamente. Dois exemplos que me lembro são o antigo Vibratone da Fender e as caixas Revolver da MesaBoogie.
« Última modificação: 16 de Abril de 2012, as 13:16:14 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #11 : 16 de Abril de 2012, as 14:32:35 »

Frias
Eu vi uma dessa e tive sorte de um cara testar ela na Zero Db aqui em Curitiba, o que eu percebi é que o som da Leslie com um órgão é sempre bem vindo e combina com tudo (ou quase tudo) que combine com o som do órgão.

Não espetei uma guitarra ali, no caso do órgão quando você para o motor, ainda soa muito bem com este, no caso da guitarra tenho la minhas dúvidas, porque ainda não vi ninguém faze-lo.

gubterra

Pode parecer complicado essa coisa de engrenagens, redutores e rolamentos, mas na verdade não é, são peças muito leves que sofrem resistência apenas do ar, essas peças você compra facilmente.

Pode-se usar tanto usar um dimmer e controlar a velocidade de um motor CA ou usar uma fonte CC e controlar a velocidade com transistores...

E o Frias encontrou muita informação facilmente na net...

Esse do primeiro vídeo provavelmente usou um falante daqueles coaxiais de carro, retirou o twitter e usou aquele furo pra fixar ali a traquitana.
Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #12 : 16 de Abril de 2012, as 17:59:29 »

Eu tinha um material sobre ela que peguei a um ano atraz... vo ver se acho por aqui....
« Última modificação: 16 de Abril de 2012, as 18:17:29 por gubterra » Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #13 : 12 de Outubro de 2012, as 15:33:31 »

Só vi hoje o tópico.

Sou completamente a favor, pois também tenho fascinação pelo som das caixas Leslie.

Não vamos deixar esse tópico morrer.

Registrado
Marcel
Visitante
« Responder #14 : 12 de Outubro de 2012, as 17:22:02 »

Só uma dica Alex, caso compre aquele motor da Multcomercial, sugiro que compre ao menos dois motores, pois as engrenagens da sua caixa de redução são muito frágeis. Aproximadamente dois anos atraz montei um robo do tipo sumo com 4 motores desses e tive a grande felicidade de conseguir estourar uma engrenagem de cada motor. Esses motores possuem uma engrenagem de plastico pois caso o motor sofra um esforço muito grande arrebentara apenas a engrenagem de plastico e não todo o redutor. Porem se você comprar mais de 2 motores, pode substituir a engrenagem de plastico por uma de aço retirando a mesma do outro motor, que foi o que eu acabei fazendo com o meu robô, fica a dica.

Recentemente montei outro robo porem com um motor muito mais forte e com 8500 rpm, fiz uma redução com polias sincronizadas diminuindo essa rotação para 350 Rpm, porem o custo ficou bem alto, mais como é meu trabalho de conclusão de curso acabei fazendo esse investimento.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-436406702-motor-dc-12v-8500rpm-rs-555sh-_JM

Abraços
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal