Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 16:02:40


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Criar elétrica para violão  (Lida 34058 vezes)
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #15 : 06 de Maio de 2012, as 22:55:30 »

Sinceramente, um potenciômetro só iria "matar" o sinal que já é precário.

Na minha opinião, coloque um captador de rastilho, como no caso do Di Giorgio que eu citei, pluge no amplificador e seja feliz!

Abraço
Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #16 : 07 de Maio de 2012, as 09:23:51 »

Alex frias, esse captador de contato seria o piezoelétrico só com um acabamento melhor ?

No caso destes Deval o acabamento não é tão vital, porque eles podem ser instalados na parte de dentro do violão.

Citar
è possivel colocar um pré-amplificador uma vez que meu amp ja possua ? não irei perder a caracteristicas de ambos ?

Seu amplificador tem entrada pra captador piezo? A impedância de entrada precisa ser umas dez vezes maior do que pra captadores magnéticos, senão fica pior do que já é (odeio piezo Smiley).

Citar
Poderia me incicar um bom pré-amp com equalização, mais u menos no estilo do fishman.

Pra comprar, tem o behringer adi21, barato e cópia do tech 21 acoustic di.

Pra montar,

http://www.scotthelmke.com/Mint-box-buffer.html
www.cafewalter.com/cafewalter/fetpre/pzp1_project.htm

entre outros. Estes aí não tem eq, mas vão apresentar uma impedância legal pro piezo, daí você pode jogar pra outro pré ou mesa de som que não sejam específicos pra piezo.

Citar
Felixmeirelles, de fato utilizei um de 1cm e bem usado. Um microfone de eltreto poderia captar bem o som do violão com qualidade boa ?

Pode. Mas pega ruído ambiente, é suscetível a microfonia, a qualidade depende muito de onde o eletreto vai fazer a captação do som, etc. Se você vai amplificar bastante, tocar com banda, não é uma opçao muito prática.

Citar
qual parte do violão você me indicaria que eu colocasse o piezoelétrico ? o coloquei na parte maior do violão, logo apos a ponte e usei fios blindados.

A parte do violão que vibra é o tampo, principalmente o bojo maior. O menor participa na projeção de agudos, mas vibra com muito menos energia. A parte do violão onde o tampo vibra com mais amplitude, e produz mais som, é perto do cavalete. Pra discos de piezo como aqueles da deval, é bom experimentar no tampo, nesta região. Se montar no tampo, mais próximo das laterais, o som fica bem mais fraco, mas com uma proporção maior de agudos.

Aliás... É comum o erro de se microfonar violão colocando um violão próximo a boca. É o pior lugar. É que nem microfonar uma caixa de som na saída do bass reflex, ao invés de microfonar o cone do alto falante. O som obtido tem muitos graves e muito ressonante. O lugar mais eficiente pra se microfonar um violão é apontar o mic pro cavalete. Se não tiver problemas com microfonia ou vazamento de outros instrumentos, outra opção é apontar pro 12o. traste, vai dar um som mais brilhante e com mais harmônicos. Pra grava, se tiver mais de um mic e paciência pra experimentar bastante, um mic no cavalete outro no 12o. traste (costuma se usar diafragma largo e pequeno, respectivamente)

Pra violões de aço, misturar um captador piezo com um magnético pode dar um resultado bem legal, a Shadow tem uns sistemas destes bem acessíveis.

Pra violões de nylon, eu acho piezo a coisa mais horrível do mundo. Misturar com um eletreto pode ajudar, mas quanto maior a proporção de microfone maior a suscetibilidade a microfonia e ruidos. Um sistema que dá um resultado bem razoável é o AKG 411, mas ele é caro e difícil de encontrar.

Tem um captador de rastilho com pré bem barato na deal extreme (menos de 20 dolares com frete gratis), parece que é melor que estes artec de 100 reais que tem por aí.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #17 : 07 de Maio de 2012, as 11:43:58 »

Amigo pelo oque estou vendo o seu problema seria parecidop com o meu...falta de grana e ta sobrando vontade de fazer algo legal. Uma dica seria entao uns captadores que vao parafusados na boca do violao. Nao precisa furar pois eles tem uma abraçadeira que fixa o captador quando voce parafusa. Depois para tentar melhorar o som voce pode fazer um pre handmade para melhorar o som e depois manda pro ampli. Lembre-se que violao se ficar perto de ampli cria muita ressonancia entao o indicado seria usar uma daquelas tampas de borracha para evitar isso. Infelizmente nao vejo outra saida barata alem desta. Aqueles captadores que eu indiquei sao otimos, porem tem que cortar uma parte dele, oque requer ferramentas adequadas e alem doque depois de feito deve ficar ali para sempre. Afinal se voce tirar vai ficar um rombo horrivel. Boa sorte
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #18 : 07 de Maio de 2012, as 16:00:00 »

O que eu falei é este:
http://www.dealextreme.com/p/1-5-lcd-eq-5-phase-guitar-pickup-black-109745?item=4

mas precisa instalar direito (cortar as laterais, furar o cavalete). O som é normal pra piezo (eu não gosto, mas todo mundo usa mesmo).

Uma opção mais barata e que não precisa instalar, é só encaixar na boca:

http://www.dealextreme.com/p/low-noise-guitar-pickup-290cm-cable-length-49917?item=3

Não sei se o som presta.

Uma opção baratíssima (especialmente se o seu afinador já veio com clip) e ultra simples:

http://www.youtube.com/watch?v=MLDXHsyWIOQ
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #19 : 08 de Maio de 2012, as 01:54:26 »

Valeu mesmo todas as sugestoes pessoal  Grin

Bom, o captador que eu tinha instalado eu coloquei na boca do violão, acho que por isso que ele apresenta muita microfonia quando aumento o volume do amp ou os agudos. Vou testa-lo em outro local. Uma duvida, o captador precisa ficar logo abaixo das cordas no caso do vilão, certo ? Esse captador é de um baixo.

Pelo que vi, o piezo é uma alternativa ruim então. Vou comprar o captador de rastilho da marca 'BlackBug'  e ver se melhora meu caso.

gfr, Achei muito interessante o captador que é mostrado no ultimo link que você postou. É bem prático, pequeno, sem necessidade de furar o instrumento e principalemente, o som, realmente bom.
acredito que esse seja algo parecido com oque o GuitarCris mencionou.

GuitarCris, realmente ocorre ressonancia demais, as cordas vibram sem que eu as toque. Isso irá melhorar muito com o uso da tampa de borracha ? Oque acontece é o seguinte, quando ligo o violão ligado a um amp de guitarra, algumas cordas começam a vibrar criando um som 'hum' que vai crescendo demais e quando toco algumas cordas em locais especificos do braço essa ressonancia fica bem pior.
Eu poderia improvissar uma dessas tampas para poder ver se melhora isso ? colocar uma folha de cartolina fixada com fita ou algo parecido funcionaria provisóriamente ?

Abraço Legal!

« Última modificação: 26 de Janeiro de 2013, as 14:56:37 por Blum » Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #20 : 08 de Maio de 2012, as 12:13:26 »

Blum,

A maioria dos captadores de rastilho é piezo, só que é num formato diferente e não em disco. Tem captadores de rastilho e captadores de contato, mas ambos costumam ser piezo. Existem outros tipos de captadores pra violão, mas o piezo é disparado o mais usado. Violões de cordas de aço podem usar captadores magnéticos, mas pra nylon isto não é uma opção.

Aquele captador de clip de afinador do último vídeo é um disco piezo, que nem aquelas "buzinas" de brinquedos, só que montado de uma forma conveniente.

Qualquer captador piezo, seja de rastilho, seja de contato (em disco, em clip, handmade ou de marca - ex. Barcus Berry, Shadow), tem um som característico, que eu acho horrível, mas é questão de gosto, reconheço que são muito práticos, confiáveis e todo mundo usa, fazer o quê. Por outro lado, qualquer captador piezo fica bem mais razoável se usar com um pré adequado (ou seja, com uma impedãncia de entrada enorme, pelo menos uns 5 mega), e fica bem mais horrível se usar com um pré com 1 Mega ou menos de impedância.

Pra microfonia, existem alguns remédios. Tocar mais baixo. Tocar mais afastado do alto falante. Tocar longe de baterias e baixos. Tirar um pouco de graves ou médio graves com eq. Se tiver um eq paramétrico, colocar pra cortar médios com um Q razoavelmente fechado e ir caçando a frequência problemática até matar (prés ou amps para violão às vezes já tem um filtro "Notch" com esta função). Usar o tampão de boca no violão. Usar um violão com o tampo mais "travado". Travar um pouco o tampo (usando espuma por dentro do violão, colando um escudo, tocando com o antebraço ou a mão direita abafando o tampo,...).
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #21 : 08 de Maio de 2012, as 20:29:07 »

gfr, então o captador magnético (single-coil) que estou utilizando seria adequado ? o captador é de um contra-baixo e o som é muito bom, mas a microfonia, principalmente com pedais, fica muito forte. Uso cordas de aço.
Esse captador em coloquei na boca do violão, fixado com parafusos, sera que fui infeliz na escolha do local ? Onde seria o melhor para esse captador ?

Quando toco mais perto do rastilho o som fica mais agudo, talvez ali seja um bom local para instalar um captador ou piezo, certo ? Ja que eu quero é matar os graves e um pouco do timbre tipico do violão.
Registrado
Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #22 : 21 de Julho de 2012, as 23:55:45 »

Olá!

Bom, continuei usando o captador single-coil que removi de um contra-baixo, fui vendo qual seria a melhor distancia e a equalização certa e acredito que seja uma opção bem válida, amp nos 80% de volume, 40% nos graves e agudos no 100% e nada de microfonia, somente uma leve ressonancia que surge quando retiro as mãos das cordas, mas nada muito grave.

Testei o Piezo e obtive um resultado ruim se comparar com o captador, muita microfonia alem do fato de o piezo captar qualquer som ambiente.

Testei tambem o captador de rastilho e ele sim me deu uma resposat legal, mas continuo achando o captador single melhor tanto no som limpo quanto com drive.

Não sei se estou enganado, me corrijam se eu estiver, mas Kurt Cobain não utilizou um violão com captadores no Unplugged da MTV ?

Nesse link tem um cara que menciona que ele usou um humbucker.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/173326/
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #23 : 22 de Julho de 2012, as 01:04:00 »




"Martin D-18E: datado de 1950, com nº de série 166854, foi adquirido em 1993 e usado no Unplugged MTV. Este Martin foi um dos primeiros elétricos da marca e somente 302 foram construídos antes de ser retirado de circulação, em 1959. Contém dois captadores, três knobs de controle (um de volume e dois de tonalidade) e uma chave seletora. Um captador Bartolini 3AV foi adicionado aos DeArmond já existentes."

Em: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/10361/
« Última modificação: 22 de Julho de 2012, as 01:07:16 por felixmeirelles » Registrado
Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #24 : 22 de Julho de 2012, as 18:30:10 »

Muito interessante esse Martin D-18E. Valeu felixmeirelles!

Eu usei somente um captador single no meu violão e um pot linear de 200K. Alguem saberia me informar quais potenciometros eu deveria usar para violão e tambem como eu poderia fazer a regulagem de ton usando pot ?

A elétrica desse Martin D-18E seria algo parecido com a de uma guitarra, com capacitores para tonalidade ?
« Última modificação: 22 de Julho de 2012, as 23:32:35 por Blum » Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #25 : 01 de Outubro de 2012, as 09:49:01 »

Já coloquei um single no meu violão, o resultado não foi tão ruim, deu até para usar distorção sem grandes problemas. Quanto à ligação, aconselho colocar apenas um pot de 500 k para volume, pois como já foi citado, o sinal sai bem grave.
Já liguei um captador single coil em série com um piezoelétrico. o som é até legal, mas em algumas frequências é horrível. Em outras cria até um efeito oitavador quando distorcido. Tente. Legal!
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
overlock
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 5



« Responder #26 : 25 de Janeiro de 2013, as 07:41:25 »

Galera, tudo bem?
Ressuscitando o tópico... o que vocês acham dessa gambiarra?
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Como meu violão já tem captação piezo, to pensando em colocar um jack stereo e fazer a seleção dos captadores por um AB Box ou ABY.
A dúvida agora: Existe alguma maneira de fazer a blindagem e aterramento nesse esqueminha? Se faz necessário?

Um abraço e vamo que é Sexta!
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #27 : 25 de Janeiro de 2013, as 07:43:36 »

Qual o timbre que você espera com esse captador aí?

O som vai ficar mais parecido com o de guitarra.
Registrado
overlock
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 5



« Responder #28 : 25 de Janeiro de 2013, as 07:56:05 »

É mais ou menos isso Marcos... Quero um timbre pra 2ª guitarra, só que sem o corre-corre de troca violão, troca guitarra...
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #29 : 25 de Janeiro de 2013, as 07:58:56 »

Então você pode colocar uma chave no violão para alternar entre os dois captadores, ao invés de dois jacks e uma A/B Box.

-----
Lembrando: o Jack do violão já é estéreo para poder desligar a bateria.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2013, as 08:06:52 por Marcos Câmara » Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.056 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal