Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 11:32:53


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Criar elétrica para violão  (Lida 34321 vezes)
Blum
Visitante
« : 04 de Maio de 2012, as 01:07:47 »

Bom pessoal, estou pensando em tornar meu simples violão elétrico.
Tenho captadores single-coil de um contra-baixo Tonante Starlight, é possivel utilizar ?
Minha intenção é que ele tenha apenas um captador, pot de volume e controle de ton.

Obs: ja fiz a ligação desse captador no violão e o som parece ser um tanto grave, não sei se é por que o captador é de baixo ou o som que é captado ja é razoavelmente grave por ser um violão.

Abraço.
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #1 : 04 de Maio de 2012, as 03:04:37 »

Usar captadores em violões é igual utilizar rodas em barcos.

O captador convencional magnético é uma "ferramenta" que serve para captar o som sem precisar de apoio acústico, ele capta a vibração das cordas diretamente produzindo "pulsos" elétricos, o objetivo do uso dele é captar o som mesmo em instrumentos pobres em acústica, como é o caso das guitarras de corpo sólido, esses instrumentos por não possuírem características acústicas não sofrem o efeito da microfonia em volumes elevados como sofrem os instrumentos acústicos.

Isto é a guitarra elétrica foi inventada para se tocar alto sem microfonia logo o captador convencional magnético foi inventado para dar um som alto a guitarra, porem estes modificam muito o timbre real das cordas.

O violão é um instrumento acústico, então ele produz microfonia quando está em contato com altos volumes de som.

Logo um violão com um captador convencional magnético é igual a uma maquina de microfonia, o que não é nada bom, sem contar a perda no timbre original.

Para isso existem outros tipos de captação com alta fidelidade para violões como os captadores piezoelétricos, que mantem um ótimo timbre, entretanto a questão do volume "perto do músico" não poder ser alto para não gerar microfonia continua, porque a acústica do violão capta o som do ambiente e transmite essa força novamente para as cordas.

Minha dica de amigo é junte uns 250 reais e pegue uma guitarrinha boa de iniciante ou compre um piezoelétrico para o seu violão.

Abraço.









 
Registrado
Blum
Visitante
« Responder #2 : 04 de Maio de 2012, as 03:18:13 »

Caro felix, guitarra eu ja tenho, oque eu quero utilizar meu violão no meu amp.
Poderia me passar como seria a ligação piezoelétrico no violão e como posso estar ligando o pot de volume e ton ?

piezoelétrico seria isso:  http://www.google.com.br/imgres?q=piezoel%C3%A9trico&um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1024&bih=607&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&tbnid=5Z-ySVD-2fvf0M:&imgrefurl=http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php%3Fpage%3DTransdutor%2520Piezoel%25C3%25A9trico&docid=S1VjN_FmOsbiwM&imgurl=http://www.estudiolivre.org/img/wiki_up/trig_piezo.jpg&w=300&h=225&ei=WHSjT8_fMsX20gGzs4yCBA&zoom=1&iact=hc&vpx=315&vpy=79&dur=484&hovh=180&hovw=240&tx=120&ty=104&sig=100793277260622003334&page=1&tbnh=131&tbnw=214&start=0&ndsp=15&ved=1t:429,r:1,s:0,i:68

algo parecido ou igual a aquele componente que emite sons de brinquedos e relógios digitais ?
Registrado
whitebilly
Visitante
« Responder #3 : 04 de Maio de 2012, as 08:29:47 »

Agora se quiser algo de qualidade, compre Fishman!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #4 : 04 de Maio de 2012, as 08:34:51 »

Tem a ver sim, mas eu sugeriria a você comprar um captador de rastilho, normalmente encontrável em lojas de instrumentos musicais. Ele é colocado entre o cavalete e as cordas, normalmente substituindo a peça de plástico ou osso que vem no instrumento. Você pode optar se coloca a parte elétrica dentro do violão ou fora, num pedal ou caixa simples. Existem vários circuitos de preamplificação para piezo, veja o que lhe satisfaz! Existem captadores magnéticos feitos para violão, mas na maioria dos casos mudam muito o timbre e ajudam na microfonia descontrolada. Amplificadores de guitarra não irão ajudar muito no timbre, pois não apresentam um boa resposta para violão, mas tudo é o gosto do freguês.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #5 : 04 de Maio de 2012, as 13:00:08 »

Até se usa o piezoelétrico convencional no violão, mas como captação secundaria no corpo, de forma melhorar a respostas dos graves no amp.

Mas ainda assim, como sugeriu nosso amigo Alex, os captadores de rastilho piezoelétricos são necessários para podermos captar os agudos e os médios com alta qualidade.
Registrado
Blum
Visitante
« Responder #6 : 04 de Maio de 2012, as 21:43:39 »

Então o certo seria colocar um Piezoelétrico no meio do violão para os graves e um captador de rastilho na ponte para os medios e agudos, é isso ?

Se eu colocar ambos, eu poderia conectar-los a uma chave que fara com que eu selecione qual quero utilizar, os dois ou um só.
Uma duvida, tem como colocar controles de volume, graves e agudos utilizando esses tipos de captadores ?

Obs: eu ja tinha instalado o captador single-coil do baixo no violão e som saia legal mas um tanto grave então hoje fui testar o piezoelétrico e notei que ele capta qualquer ruido que o violão produz e tambem notei um aumento muito alto da microfonia, coisa que com o captador eu não notava a não ser com o volume muito alto e estando perto do amp.

O captador fishman é exelente de fato, mas o preço não  Huh?

Qual é o ideal, piezo junto com cap. de rastilho ? Gosto do timbre que sai quando toco no amp de guitarra, a única coisa que não me agrada é os graves exagerados por isso o controle de tons.

Aguardo retorno Smiley
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #7 : 04 de Maio de 2012, as 22:13:51 »

Há alguns captadores de rastilho bons e baratos, você tem que pesquisar. Os de contato piezo variam muito de qualidade, mas a Deval tem uns bons:

http://www.deval.com.br/captadorescontato.asp

Quanto a controles de volume e equalização, tem que ser com preamplificação ativa, se não nem rola.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #8 : 04 de Maio de 2012, as 22:41:51 »

O piezoelétrico convencional secundário para captura dos graves é opcional, e muito pouca gente usa, normalmente a única forma de manter os graves do violão sem distorções é a captação por microfones, de preferencia condensadores.

Grandes violonistas que só usam ou usavam microfones: Paco de Lucía, Tomatito, Pepe Habichuela, Baden Powell, Yamandu Costa, Marcos Saback....



Quando se usa o piezoelétrico convencional(tem que ser o grande de 2cm pelo menos) este tem que ser colocado em uma parte de pouca vibração.

Veja este exemplo meio ruidoso porque não tem blindagem, se quiser usar piezoelétrico convencional fazer a blindagem dos fios e do piezo é obrigatório.

http://www.youtube.com/watch?v=budVNDBOhFc
Registrado
Blum
Visitante
« Responder #9 : 04 de Maio de 2012, as 23:15:53 »

Alex frias, esse captador de contato seria o piezoelétrico só com um acabamento melhor ?
è possivel colocar um pré-amplificador uma vez que meu amp ja possua ? não irei perder a caracteristicas de ambos ?

Poderia me incicar um bom pré-amp com equalização, mais u menos no estilo do fishman. Tenho aqui um pré retirado de um DVD karaoke, o testei e é muito bom mas só possui controle de volume. como eu poderia equaliza-lo, colocar pots que melhorem o som ?

Felixmeirelles, de fato utilizei um de 1cm e bem usado. Um microfone de eltreto poderia captar bem o som do violão com qualidade boa ?

qual parte do violão você me indicaria que eu colocasse o piezoelétrico ? o coloquei na parte maior do violão, logo apos a ponte e usei fios blindados.
No video a resposta foi bem possitiva de fato. eu não obtive resultado similar.

Se eu quizer captar mais os agudos do violão, seria necessário somente o captador de rastilho ?
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #10 : 04 de Maio de 2012, as 23:30:10 »

Com o cap de rastilho os médios e os agudos se sobressaem mas não quer dizer que os graves morram, só ficam menos destacados.

Cada violão ressoa de uma maneira então o melhor lugar do piezo normal é sempre um mistério, só testando para saber.
Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #11 : 05 de Maio de 2012, as 00:24:32 »

Aqui vai uma sugestão: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-231569759-captador-violo-afinador-pre-equalizador-ativo-4-b-dinhos-_JM

Já tive um parecido e digo que é bem bacana, mas não chega aos pés dos fishman.
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Blum
Visitante
« Responder #12 : 05 de Maio de 2012, as 01:07:27 »

Cap de rastilho o ideal seria de 2cm ou pode ser maior ? e caso seja maior, que diferença fara no som ?

Vou colocar esse captador e equalizar o som no meu amp pra ver como fica.

Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #13 : 05 de Maio de 2012, as 01:17:15 »

Blum... este mostrado pelo GuitarCris, seria o ideal.

No site indicado pelo Alex Frias também tem este modelo, é só pesquisar por equalizadores.

O ruim deste tipo de equalizador é que você terá de fazer um enorme buraco no corpo do violão, isto demanda habilidade ou serviço de um profissional, resumindo um custo, que deve ser pensado se realmente vale a pena.

Outra opção é usar um captador no rastilho (não existe ponte no violão) porém sem equalização. Neste caso os únicos furos que seriam feitos, seriam para passar o fio do captador, para dentro do violão e um para o jack. Esta opção é funcional, porém perde um pouco do timbre. Já usei um Di Giorgio nº18 com esta adaptação. Não recomendo para uso em ocasiões onde se requer uma boa qualidade.

Abraço
Registrado
Blum
Visitante
« Responder #14 : 05 de Maio de 2012, as 01:24:58 »

Realmente são muito bons equalizadores, Lamer, mas o preço esta meio salgado para mim.

Não seria possivel um pot para volume ? com o captador eu consigo alterar o volume, penso que com o captador de rastilhos seja o mesmo processo, não ?
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal