Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 20:34:53


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ruído em processadores digitais : Fonte alternativa  (Lida 16313 vezes)
designermx2
Visitante
« Responder #15 : 16 de Maio de 2012, as 19:09:02 »

Pode ser que a corrente da fonte não esteja sendo suficiente.

Eu testaria a tensão no pino do compressor com o set ligado.

Por isso é bom saber primeiro quanto esta fonte está entregando quando todos os pedais estão ligados.

Se estiver tudo dentro da normalidade ai podemos fazer um teste isolado.


A fonte fornece 8.9 e testei isso. Imaginei que os 60mah de consumo do pedal pudesse estar excedendo. Fiz as contas e depois vi que estava de sobra. Depois disso, aproveitei e testei se havia queda na tensão e ela não havia! Ficou estável, mesmo ligando tudo (inclusive o compressor).
Citar

Ligando o set de pedais(com todos os pedais ativados) na mesma fonte com o compressor, mas não usar os cabos da guitarra no set, só no compressor, como um A/B box faria.

Isolando o set, com todos os pedais ativados, da cadeia de áudio poderemos ter certeza que o ruído vem pela fonte, não pelos cabos do áudio.

Isso eu não testei. Vou dar uma olhada para comferir, mas eu acho que não vou perceber muito o som, mas vou tentar mesmo assim. Vou aguardar para mais tarde ter uma noção. Mesmo assim obrigado!

-----
Pois então. Eu havia pensado em loop de terra, mas não me pareceu tão simples assim depois de vários testes e alguns posts em dois fóruns estrangeiros, nos quais compartilhavam do mesmo problema e sempre era oferecida essa opção de fontes separadas. OK, funciona, mas tem que haver um jeito "além" dessa idéia. Eu mesmo ofereci essa sugestão de fontes separadas como solução, mas me pego pensando na causa real do ruído e o motivo dos pedais digitais da BOSS não apresentarem esse mesmo problema...

Será que alguém tem algum esquema de pedal digital da boss? Isso eu também fiquei pensando. Acho que é loop de terra porque na bateria funciona perfeitamente, mas vai saber. Queria saber se existe outro meio, porque ai eu solucionaria sem mexer no pedal (talvez diretamente na fonte) com uma caixinha pré power do pedal, como no caso do huminator.

-----
Deve ser porque a boss usa o terra da lataria no out sempre. Sei lá, eu tentaria esse esquema de reunir os terras(input, fonte e cabo out) e isolar o terra do out do pedal.


Paint mode on:



Isso vai demorar um pouco para fazer, mas vale o teste. Eu não estava imaginando isso e a idéia agora parece ter mais lógica para mim. Porém, não quero usar um cabo armengado no set. Queria ver uma solução mais técnica e essa seria a última, mas mesmo assim vou ver se testo tmb.

-----
Fiz todos os testes propostos! Nada de anormal com a fonte (não baixa nada) e o aterramento como foi sugerido abaixo, deu mais ruído. Ficou com um Hum além do zumbido que ficou inviável. Arrumei uma fonte pequena aqui e coloquei, o que resolveu, mas gostaria de entender o que rolou e porque só o compressor que faz esse zumbido.

Quanto à fonte, estou com umas 4 fontes penduradas aqui. Gostaria de criar uma com 5 saídas isoladas, mas o que vi na net sempre colocam transformadores independentes.

Posso usar um só transformador para isso?
Tenho uma fonte de notebook com 20v e 3.5A, mas não teria como isolar o negativo de forma simplificada, teria?

-----
Eu vi que ele isolou o terra do circuito usando dois diodos, um resistor e capacitores.

Isso seria possível em fontes ou apenas no sinal interno?

http://www.hansenaudio.se/techpage.htm

Mais específico: http://www.hansenaudio.se/Active%20DI%20box%201975.jpg
« Última modificação: 17 de Maio de 2012, as 19:13:13 por designermx2 » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #16 : 17 de Maio de 2012, as 22:33:04 »

Com transformadores comuns eu não vi solução de como isolar realmente uma alimentação da outra.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #17 : 18 de Maio de 2012, as 15:16:20 »

Neste esquema:
http://www.hobby-hour.com/electronics/s/sd1-super-overdrive.php

D3, R31 "quebram" o loop de terra. Todos os esquemáticos de pedais analógicos nesta página, exceto o MT-2, usam este esquema, variando apenas o valor do resistor (deve ser de acordo como o consumo do pedal).

Já num pedal digital, como

http://www.hobby-hour.com/electronics/s/dd2-delay.php

veja no lado esquerdo o quadrado marcado como "DC supply board". Tem uma filtragem no (+), o (-) é aterrado indiretamente através de um capacitor, e depois vai ser ligado diretamente ao terra no jack de entrada.

Neste outro,

http://www.generalguitargadgets.com/boss/BossRV-3Combined.gif

Também tem um filtro na entrada DC, e os terras são marcados como "A" (analógico), "D" (digital) e carcaça, imagino que eles sejam mantidos isolados no layout e só se juntem em um único ponto.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
felixmeirelles
Visitante
« Responder #18 : 18 de Maio de 2012, as 17:06:26 »

GFR no caso dos pedais da BOSS antigos o D3 e R31 servem para abaixar a tensão da fonte que nessa época era 12vDC.

Nos pedais mais modernos da boss o D3 e o R31 não são mais colocados, tendo em vista que eles usam fontes 9v.

Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #19 : 18 de Maio de 2012, as 17:49:06 »

É isso aí GFR!
MAtou a charada.
Os Boss Digitais tem um filtro.
Esse quadrado que voce menciona é um filtro EMI, que tambem é usado nos Ibanez.
Este filtro é uma bobina em serie com outra, e na junçao destas bobinas tem um capacitor, que vai ao terra (exatamente como se ve no desenho interno do filtro no DD-2).
Este filtro se apresenta em um involucro ceramico, e algumas poucas vezes se apresenta em dois pequenos tubinhos de ferrite revestidos com uma resina.

No esquema do RV3 que os terras estao marcado A e D, mas todos digitais da Boss e Ibanez sao assim.
E é exatamente como voce menciona, apenas se unem em um unico ponto.

Ja no SD-1, D3 e R31 nao sao exatamente para quebrar o loop de terra, embora ate possam fazer isto.
Mas a funçao inicial, é prevenir fonte invertida (D3) e limitar a corrente sobre o zener D1 (R31).
Por este motivo o valor deste resistor muda em alguns pedais.


Em alguns pedais, a alimentaçao do jack nao vai diretamente a nenhum setor. Primeiramente passa por um transistor, para a partir dai se distribuir e tirar os derivados de tensão.
Em outros pedais, a alimentacao do jack vai para um circuito similar ao de cima, mas o setor do Flip Flp é alimentada pela tensao direta do jack, e em alguns casos o buffer tambem, mas o circuito principal tem a alimentaçao vindo de um sistema com o transistor, acima mencionado.
Como o Adiel mencionou, estes reguladores reduzem o ruido.
Registrado

designermx2
Visitante
« Responder #20 : 18 de Maio de 2012, as 18:46:42 »

Espera um pouco que a coisa correu e me perdi todo!

Vi todos os esquemas e entendi mais ou menos, mas comparando a explicação com o layout fiquei meio confuso.

No quadrado citado do circuito digital, tem um texto acima dizendo "AC Adapter PSA Only". No quadrado não vejo nenhuma retificação, mas sim os terminais indo para o input (suponho que seja o negativo) e para o negativo, unidos por dois capacitores.

Alguma boa alma poderia decodificar aquele lance ali para um pobre mortal?

Abraços
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #21 : 18 de Maio de 2012, as 18:49:43 »

"AC Adapter" é o nome destinado a fonte.
É como o proprio nome diz "adaptador AC", ele vai adaptar (modificar) o AC (110-220) para DC, na voltagem indicada, para ser usado no pedal.
Registrado

designermx2
Visitante
« Responder #22 : 18 de Maio de 2012, as 19:00:10 »

Estou lendo sobre esse tipo de filtro (e inclusive alé de não saber que ele existia, tem um outro chamado de RFI). Esse filtro pode ser incluso em cada saída da fonte apenas nos negativos e usando apenas um regulador? Se puder para mim já vai ser mais fácil porque estou aqui me matando no Eagle para fazer uma fonte com 4 reguladores independentes.

http://www.generalguitargadgets.com/projects/19-filters-envelope/110-slow-gear
« Última modificação: 18 de Maio de 2012, as 19:09:07 por designermx2 » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #23 : 18 de Maio de 2012, as 19:13:19 »

Sei que tenho anotado em algum lugar a descriçao do filtro usado nos pedais, mas nao lembro de cabeça os dados.
Experimenta usar um choke de 47uH em serie com o positivo, e um capacitor de 470pF, na saida deste choke para o terra.
Registrado

designermx2
Visitante
« Responder #24 : 18 de Maio de 2012, as 19:27:47 »

Sei que tenho anotado em algum lugar a descriçao do filtro usado nos pedais, mas nao lembro de cabeça os dados.
Experimenta usar um choke de 47uH em serie com o positivo, e um capacitor de 470pF, na saida deste choke para o terra.

Isso seria para cada pedal ou posso colocar um para tudo (exceto compressor)?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #25 : 18 de Maio de 2012, as 19:30:33 »

No quadrado citado do circuito digital, tem um texto acima dizendo "AC Adapter PSA Only". No quadrado não vejo nenhuma retificação, mas sim os terminais indo para o input (suponho que seja o negativo) e para o negativo, unidos por dois capacitores.

Alguma boa alma poderia decodificar aquele lance ali para um pobre mortal?

Smiley

As primeiras fontes da BOSS eram as ACAs. Fontes desreguladas que forneciam por volta de 12V. Para funcionar, o pedal tinha um diodo seguido de capacitor só na entrada da fonte. Com o capacitor que vem logo em seguida, um filtro adicional.

Com a padronização das fontes, a BOSS lançou as PSAs, que são as fontes normais de hoje em dia. 9V regulados.

Isto causa uma confusão grande, principalmente quando ligamos pedais configurados para ACAs (BOSSes antigos e japoneses) em fontes PSA. Alguns os leds as vezes não acendem, dando a impressão de um defeito.

A coisa piora quando você liga um pedal ACA em uma fonte PSA mas ligado a outro pedal PSA. Nesta configuração, a ligação comum entre os terras dos pedais, "desliga" o resistor e capacitor do pelal ACA, fazendo com que ele funcione sem restrições, ou seja, sem nenhum problema. Mas cá para nós, na cabeça de quem não entende dá nó nas tripas cerebrais!

Alguns defendem que ligar fontes ACAs em pedais PSAs pode dar problema. De qualquer forma, a BOSS coloca a mensagem "ACA only" e "PSA Only" em cada tipo de pedal!

Muita gente modifica os pedais para suprimir o resistor (e as vezes o diodo) dos pedais ACA, para que eles possam usar fontes comuns sem restrições.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #26 : 18 de Maio de 2012, as 19:33:04 »

...sempre era oferecida essa opção de fontes separadas. OK, funciona, mas tem que haver um jeito "além" dessa idéia. Eu mesmo ofereci essa sugestão de fontes separadas como solução, mas me pego pensando na causa real do ruído e o motivo dos pedais digitais da BOSS não apresentarem esse mesmo problema...
Se tiver mesmo loop de terra, não adianta o filtro no +V, a solução mais simples é utilizar fontes separadas, ou seja, com GND separados...  ou baterias.  Alguém suspeita porque existe a opção de baterias nos pedais, se é muito mais econômico fazer UMA fonte?  Duas ou tres já fica mais caro.

..."quebram" o loop de terra. ..

A única maneira de quebrar o loop de terra é abrir um dos caminhos de terra.  Aquilo de que falam nos pedais Boss é um filtro para ruído que vem pelo +V da fonte.

Vejam ainda que se os GNDs estão em loop e muito próximos, pode ser até que hoje não se note muito ruído, mas amanhã, quando uma interferência qualquer surgir, como ondas de rádio, pode ocorrer um circo, e no palco o circo vira tragédia grega!

Sobre o filtro:
Isso seria para cada pedal ou posso colocar um para tudo (exceto compressor)?
Melhor é colocar dentro de cada pedal, o mais próximo possível do jack J4.

T+
« Última modificação: 18 de Maio de 2012, as 19:38:35 por Patines » Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #27 : 18 de Maio de 2012, as 19:44:08 »

...quando uma interferência qualquer surgir, como ondas de rádio, pode ocorrer um circo, e no palco o circo vira tragédia grega!

Esse sim é meu maior medo!

Hagmal, agora ficou bem mais claro. Obrigado mesmo meu caro. Eu estava meio confuso de como usavam os pedais antigos nos dias de hoje e o que significavam aqueles termos em cima. Você agora deixou muito mais claro.

Vejam minha idéia (antes que eu termine) para ver se vai ficar bom:

Utilizar um transformador de 7,5+7,5 com 3A.

Fazer vários reguladores (4 para falar a verdade).

Na saída de cada ponte de diôdo colocar um filtro EMI (seria melhor antes ou depois do regulador)?

Nesse caso, o transformador fornece tensão e corrente para todo mundo em comum, mas isolaria os negativos com as pontes de diodo distintas.

Abraços.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #28 : 18 de Maio de 2012, as 19:47:22 »

Eu conheci o responsável por este site:

http://www.madlab.com.br/

El faz uma fonte bem interessante. Ele usa um transformador com múltiplos enrolamentos, todos separados entre si. Em seguida, ele retifica e regula cada um deles em separado. Assim, ele tem, na verdade, uma fonte com diversas saídas totalmente separadas, todas elas com seu terra independente.

Por mais estranho que pareça, é uma idéia muito interessante, pois todos os terra flutuam entre si. Eu já vi pessoas usando esta fonte com pedais antigos (e novos) com terra positivo, ligados entre si com zero problema.

Fica um tanto grande, usa um transformador que você tem que mandar fazer e é bem complicada de montar, uma vez que os terras tem que estar separados.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #29 : 18 de Maio de 2012, as 19:48:58 »

DesignerMix2, isso não isolaria os terras de verdade, transformadores independentes sim.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.054 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal