Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 04:13:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ruído em processadores digitais : Fonte alternativa  (Lida 16317 vezes)
designermx2
Visitante
« : 16 de Maio de 2012, as 16:00:46 »

Pessoal, atualmente tenho montado um set só de pedais e graças a Deus consegui vender minha pedaleira, etc... Estou atualmente montando alguns dos efeitos como delay (já montado), Reverb (que Plautz está ajudando muito no novo reverb, junto com colaborações do GrAmorin no que diz respeito aos buffers) e tremulo, octaver e phaser (só precisarei desses).

O engraçado é que quando testei tudo ligado, o som é realmente maravilhoso, mas tive um pequeno problema no compressor.

Meu set é composto(na ordem de montagem) por:
- Afinador
- Wah onner
- Buffer
- Compressor (line6 constrictor)
- Noise Reducer
-Gdi 21
- Cruchtone (line6)
- GDI 21 (tenho dois)
- Equalizador (groovin)
- Chorus (danelectro)
- Mic 200
- Rebote Delay
- Reverb (que será um daqui do handmades em breve).

Todos isoladamente funcionam que é uma maravilha.

Minha fonte dá tranquilo 1A e estou usando (supondo que tudo esteja em consumo máximo, ou seja, com leds ligados), 400mah, sendo que possuo uma fonte separada para as distorções e uma para todo o resto, mas se eu ligar o compressor em qualquer uma das fontes, ele coloca um ronco (mais para zumbido) que não é o hum tradicional, mas um zumbido mesmo , de fundo e incomoda bastante.

Resolvi testar ele a parte e funciona bem, coloquei de volta no set e funciona bem (sem ruído algum) se colocar a bateria.

A pergunta é: Não querendo fazer outra fonte, ou comprar, como posso isolar o pino dele apenas para continuar usando o pedal com alimentação da fonte que eu havia feito com o TL7809?

Gostaria de saber se tem algum macete como isolamento por capacitores, diodos ou não tem jeito e terei que colocar uma outra plaquinha em paralelo com a saída do transformador (que fornece 12v 2A) para tirar um pino para o compressor?

Abraços.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2013, as 12:49:33 por designermx2 » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 16 de Maio de 2012, as 16:11:11 »

Eu também tive esse problema com os ToneCore da Line6. São excelentes pedais, mas apresentam esse problema sério quando compartilham a fonte de alimentação numa corrente de pedais analógicos, coisa que já não acontece com os pedais digitais da BOSS, por exemplo. Como tenho uma fonte só para os digitais, parei de ter o problema, mas acho que você já apontou para uma possível solução. Vamos olhar nos esquemas da BOSS se há algum tipo de tratamento em relação à alimentação. Quem sabe?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #2 : 16 de Maio de 2012, as 16:15:20 »

Pode ser que a corrente da fonte não esteja sendo suficiente.

Eu testaria a tensão no pino do compressor com o set ligado.

Porque quando a corrente é mais alta que a fonte pode suportar a tendência é a tensão cair.


Porem pode ser que o compressor esteja sendo sensibilizado por uma tensão alta demais.


Por isso é bom saber primeiro quanto esta fonte está entregando quando todos os pedais estão ligados.

Se estiver tudo dentro da normalidade ai podemos fazer um teste isolado.


Ligando o set de pedais(com todos os pedais ativados) na mesma fonte com o compressor, mas não usar os cabos da guitarra no set, só no compressor, como um A/B box faria.

Isolando o set, com todos os pedais ativados, da cadeia de áudio poderemos ter certeza que o ruído vem pela fonte, não pelos cabos do áudio.

Abraço.
« Última modificação: 16 de Maio de 2012, as 16:21:22 por felixmeirelles » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 16 de Maio de 2012, as 16:30:42 »

Se entendi o teste que você propõe, ele já foi feito por mim. O ruído só acontece quando o pedal "problemático" está no meio da cadeia de áudio de pedais, compartilhando a mesma fonte. Se está "isolado" dos outros pedais na cadeia de áudio, mas compartilha a fonta, não há ruído. Ou se está no meio da cadeia de áudio com os outros pedais e usa outra fonte, também não apresenta o ruído citado.

Quanto à possibilidade da fonte não capacidade para alimentar os pedais em termos de tensão e/ou corrente, também já foi descartado, ao menos na minha situação. Há outros exemplos de pedais com processamento por DSP que apresentam o mesmo problema descrito.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #4 : 16 de Maio de 2012, as 16:39:15 »

Já passei por isso também, hoje uso fontes separadas.  É o modo mais simples de resolver o problema, IMHO.
Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #5 : 16 de Maio de 2012, as 16:43:51 »

Você tentou interligar os terras?

Negativo da fonte e o terra dos cabos de saída e de entrada do pedal digital, já deu certo comigo e uma zoom 505.

Fiz uma gambiarra com fio de luz mesmo, o meu palpite é que em algum lugar dentro da pedaleira o terra ficava "fraco" e vinha fraco para guitarra, mas ao interligar todos os terras na "marra" o ruido era sugado para o terra.

Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #6 : 16 de Maio de 2012, as 16:51:53 »

Parece loop de terra!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #7 : 16 de Maio de 2012, as 17:18:18 »

Só não pode ser na canequinha...   Ui

Um loop de terra pode resolver, ou piorar de vez, com oscilações incontroláveis.  Experimente!! 
Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #8 : 16 de Maio de 2012, as 17:20:40 »

Um loop de terra pode resolver, ou piorar de vez, com oscilações incontroláveis.  Experimente!! 

Não adiel, Smiley este problema de ruído é um loop de terra!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #9 : 16 de Maio de 2012, as 17:29:10 »

Pois então. Eu havia pensado em loop de terra, mas não me pareceu tão simples assim depois de vários testes e alguns posts em dois fóruns estrangeiros, nos quais compartilhavam do mesmo problema e sempre era oferecida essa opção de fontes separadas. OK, funciona, mas tem que haver um jeito "além" dessa idéia. Eu mesmo ofereci essa sugestão de fontes separadas como solução, mas me pego pensando na causa real do ruído e o motivo dos pedais digitais da BOSS não apresentarem esse mesmo problema...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #10 : 16 de Maio de 2012, as 17:43:05 »

Deve ser porque a boss usa o terra da lataria no out sempre. Sei lá, eu tentaria esse esquema de reunir os terras(input, fonte e cabo out) e isolar o terra do out do pedal.


Paint mode on:

« Última modificação: 16 de Maio de 2012, as 17:52:51 por felixmeirelles » Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #11 : 16 de Maio de 2012, as 17:50:47 »

O terra dos Boss é sempre interligado pela carcaça metálica do pedal.  O positivo geralmente passa por um pequeno circuito regulador, que funciona como isolador, também.  Pode estar aí um começo para pesquisar.
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #12 : 16 de Maio de 2012, as 17:53:29 »

Pois então, o que eu havia notado é que tanto o jack de entrada quanto o de saída estam com o terra ligados à caraça, mas apenas um deles recebia o terra da PCB?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #13 : 16 de Maio de 2012, as 17:55:36 »

O terra dos Boss é sempre interligado pela carcaça metálica do pedal.  O positivo geralmente passa por um pequeno circuito regulador, que funciona como isolador, também.  Pode estar aí um começo para pesquisar.


É ai que a mágica acontece.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #14 : 16 de Maio de 2012, as 17:59:40 »

[...] tanto o jack de entrada quanto o de saída estam com o terra ligados à caraça, mas apenas um deles recebia o terra da PCB?

Basta um conectado, o resto vai pela carcaça.  Alguns pedais mais antigos da Boss não têm filtro algum, exceto o usual diodo em paralelo com DC, mais um capacitor.  Eu fiz o arranjo "choke" no meu CS-3, e melhorou bastante o nível de ruído.  Parece que ele isolou parte dos espúrios.  Fica mais essa sugestão, quem sabe funciona?
Registrado

Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.057 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal