Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 20:35:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 20   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Jcm 800 Preamp Layout  (Lida 120695 vezes)
gubterra
Visitante
« Responder #120 : 04 de Julho de 2013, as 23:37:25 »

Nossa quando montei o andy effects eu esconjurei... achei uma merda ruido pra caramba... por isso fiz esse layout... e fiquei inteiramente satisfeito, acertei nele.... mas pra pedal não serve...

Fiz um outro layout pro fender champ.. ta qui funcionando lindamente... só não disponibilizei por que não houve interesse... Minha próxima empreitada será um fender... não escolhi o modelo ainda... talvez seja o twin...

Montei o twin aqui do site o pré não gostei muito, mas muito ruido... desconfio d alimentação dele, to para fazer uma experiência para comprovar... dai uso a placa que ja tem desponivel mas com a fonte que eu projetei e disponibilizei aqui.... Caso o ruido continue se faz necessário um novo layout...

O lance é que se tratando de layout de valvulado não rola espremer que da merda(ai alguém fala mas o marshall novo vem com as trilhas tudo coladinhas, bom eles conseguem eu não hauhauhauaha)...
Outra coisa que eu não faço é usar malha ground... vejo mais desvantagens do que vantagens... seguindo estas duas premissas não tive problemas com meus layouts valvulados até hoje....

Pode-se usar um transformador por exemplo um 15v e um 12v... respectivamente(ou ao contrário, ja não lembro rsrsrsrrs)...  da um ht maior... funciona sim eu ja testei... abraço...



« Última modificação: 04 de Julho de 2013, as 23:39:32 por gubterra » Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #121 : 04 de Julho de 2013, as 23:45:39 »

Acho que no Eagle tem uma opção de plano GND que é como se fosse umas grades trançadas, talvez isso resolva, mas que fenômeno físico das trilhas perto está relacionado esse ruído?
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #122 : 05 de Julho de 2013, as 00:12:45 »

Aqui esta o post onde eu achei que poderia
fazer o jogo com os transformadores e o Eduardo disse
que não daria certo.

 http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2623.msg52899#msg52899

Abraço.

Eu disse:

Se um transformador de 220V=>12V esta recebendo 12V pelo secundario e induzindo o primario a produzir 220V.,
 entao um transformador 220=>9V recebendo os mesmos 12V pelo secundario, ou seja 1/4 a mais, induziria o primario
a produzir 1/4 a mais tambem, neste caso 293V.
Retificado, filtrado e resistido corretamente se obteria os 400Vdc.



A resposta do Eduardo:


Oi Pessoal

Vamos por partes. Ferro_velho, sua matemática está correta, mas o raciocínio não está. Deixe-me dar um exemplo para você entender o problema. Imagine que você precisa iluminar um espaço, como um depósito ou coisa assim. Você calcula a área, verifica a luminosidade recomendada e descobre que precisa de uma lâmpada de 300W para iluminar adequadamente seu espaço.

Daí você abre sua gaveta e só encontra lâmpadas de 100W para 127V. Daí você faz as contas e descobre que a potência irradiada por uma lâmpada incandescente é dada por P=V^2/R. Então:
     
          127^2   
100=--------- =>    R=161 Ohms
             R

Agora se a lâmpada for ligada em 220V teremos:

       220^2
P=----------             =>       P=300W
          161

Que beleza! Tudo o que você precisa para iluminar seu depósito é uma lâmpada de 100W para 127V ligada em 220V.

Deu para perceber onde está o furo no raciocínio? A matemática está correta!

Outro problema é que não tem como 3 válvulas 12AX7 consumirem 50mA. É mais provável que seja 5mA. A corrente máxima de cada seção de uma 12AX7 trabalhando como seguidor de catodo é 1,2mA. Se você tiver 6 seguidores de catodo, o que não é o caso, vai ter um consumo de 7,2mA.

No seu caso eu faria o seguinte, primeiro passava as 12AX7 para operar em 12,6V usando os pinos 4 e 5, em lugar dos 6,3. Passa os relês todos para 12V também e regula filamentos e relês numa mesma linha. Usa a técnica de separar o primário e aplica em um triplicador de tensão para conseguir algo perto dos 400V que você precisa. Um transformador 16+16 por 1A deve dar bem conta do recado. Vai ter corrente suficiente para as 12AX7 e muita folga para um triplicador ou quadruplicador.
« Última modificação: 05 de Julho de 2013, as 00:16:43 por Ferro_Velho » Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #123 : 05 de Julho de 2013, as 00:22:22 »

Cara, além do arco voltaico de cabeça eu não lembro agora... até tenho essa informação em uma apostila do curso do senai de criação de placas.... Dando distância razoavel você acaba deixando distância maiores entre os componentes o que ja ajuda... As trilhas podem até ser finas com exceção das trilhas do filamento.. se bem que só para pré pode ser fina também...  elas podem ser finas mas tem de ter um bom espaçamento...
Usando malha ground facilita curtos, mas se for imprecindível use-a mas com um bom espaçamento também... malha ground com espaçamento minusculo, o pessoal adora usar isso aqui no site, é um convite ao curto não visível a olho nú... só atrapalha na hora de soldar... uma malha ground com bom espaçamento tem os mesmo "benefícios" que a com espaçamento curto....  Mas enfim eu voto pela não utilização por:

Dificultar a montagem
Facilitar curto
Criar a ocorrencia de loops de terra, que no valvulado tem que combater a todo custo!!! E esse é um fato importante... só isso ja é motivo para não usar...

Dica muito importante... Só utilize jacks inteiramente de plástico!! se houver contato entre o jack e o chassi haverá loop e apitos!!!!

Enfim a resposta não foi muito técinca, mas tem princípios valorosos ai no méio.....   Grin

Abraço!

-----
Aqui esta o post onde eu achei que poderia
fazer o jogo com os transformadores e o Eduardo disse
que não daria certo.

Cara nem sei o que dizer... eu ja fiz e funcionou perfeitamente(sem ruido sem queimar nada) por um bom tempo.... depois desmanchei... usei os transformadores com a minha fonte.... a unica diferença é que a tomada era 110v e eu tava pegando a saida do ht obviamente no 220v... agora não lembro oss valores que usei de foi um 18 e um 15 ou um 15 e um 12 ou ainda um 15 e um 9...

O Eduardo muito provavelmente deve estar correto e eu não!!! mas que funcionou para um pré com 2x 12ax7 funcionaou...
« Última modificação: 05 de Julho de 2013, as 00:30:27 por gubterra » Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #124 : 05 de Julho de 2013, as 00:46:42 »

o que você quis dizer sobre os loops de terra?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #125 : 05 de Julho de 2013, as 10:03:08 »

Pode-se usar um transformador por exemplo um 15v e um 12v... respectivamente(ou ao contrário, ja não lembro rsrsrsrrs)...  da um ht maior... funciona sim eu ja testei... abraço...

Para funcionar, funciona! O problema é por quanto tempo?

Pior, se ensinando fazer certo, tem neguinho fazendo errado, imagine se a gente começar a pregar o quebra-galho! Daqui a pouco vai ter quem queira tocar um 50W com transformador invertido!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #126 : 05 de Julho de 2013, as 10:06:37 »

Estou traçando um layout aqui, depois posto fotos para ver se está organizada e possivelmente não produzirá ruídos.

-----
Os filamentos foram alimentados com 12VDC, os +12 foram no pino 4, e o GND foi no pino 5, o pino 9 não teve ligação? Então 12V em cada filamento?
« Última modificação: 05 de Julho de 2013, as 11:27:47 por Electric Effects » Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #127 : 05 de Julho de 2013, as 15:52:12 »

Cumprindo o prometido.

Troquei o resistor de 20K 1W por um de 10K 1W no
meu pré JCM layout gak/andy effects e ficou muito
melhor.

Mais headroom significa mais transparência, ouço mais
a guitarra que antes.

Antes eu achava a distorção até boa, mas agora vejo que
estava um pouco "muddy", agora esta um pouquinho menos
suja e mais viva.

Também acho que esta reagindo melhor com os meus boosters.

Testei com o SHO, MXR microamp e com o rangemaster (que é
o meu favorito), e todos soaram melhor.

Agora o pré esta exatamente como os esquemáticos da marshall
para os prés 2203/04.

Quem já fez este pré do JCM, verifique se os dois únicos resistores
de 1W são ambos de 10K, se não, vale a pena trocar.

Abraços.  


Só completando, a entrada clean agora esta cleanzona mesmo.

Tem que bater muito forte num acorde para escutar uma leve
mordidinha do drive.

E isso com o ganho no máximo e com humbucker.
« Última modificação: 05 de Julho de 2013, as 18:29:46 por Ferro_Velho » Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #128 : 05 de Julho de 2013, as 18:52:18 »

Pode-se usar um transformador por exemplo um 15v e um 12v... respectivamente(ou ao contrário, ja não lembro rsrsrsrrs)...  da um ht maior... funciona sim eu ja testei... abraço...

Para funcionar, funciona! O problema é por quanto tempo?

Pior, se ensinando fazer certo, tem neguinho fazendo errado, imagine se a gente começar a pregar o quebra-galho! Daqui a pouco vai ter quem queira tocar um 50W com transformador invertido!

Abraços

Eduardo

Não não.... não recomendo que se utilize dessa forma,  mas para teste de um pré com 2x12ax7 funcionou e sem problemas..

Eu ja disse estar errado sobre o assunto... A maneira correta se encontra no documento 2 transformadores de 15v... A maneira correta mesmo é mandar enrolar, eu mando enrolar.

Só disse que usei por um bom tempo e funcionou, não que esteja correta a forma de utilização, que fique bem claro. Não estou recomendando que se faça isso...

-----

Só completando, a entrada clean agora esta cleanzona mesmo.

Tem que bater muito forte num acorde para escutar uma leve
mordidinha do drive.

E isso com o ganho no máximo e com humbucker.

Ferro Velho, você usou a fonte do projeto andy effects?

Cara no meu é impossível não distorcer no canal clean acima do 6 ou 7 usando uma strato.... claro que se tocar muito levemente até pode aumentar mais... mas não da pra tocar tão leve vários tipos de sons... acorde então tem que ter mão de fada...  mas enfim, posso estar errado também... Vou tirar a prova no amplitube depois...
« Última modificação: 05 de Julho de 2013, as 19:10:03 por gubterra » Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #129 : 05 de Julho de 2013, as 19:23:35 »

Citar
No esquema que eu tenho do JCM completo (esquema que o
Guilherme me deu) a tensão vem em 300V para o pré e passa
num resistor de 10K 1W, enquanto que no pré JCM do GAK/Andy
Effects o resistor é de 20K e não de 10K.

20k, ou 2x10k ou, ainda, 2x8,2k em serie, entre a saída do choque e o C de desacoplamento da inversora de fase, denota claramente um circuito JMP Plexi, seja de 50W ou 100W.

Por outro lado, 10k, na mesma posição, denota um circuito JCM800, pelo menos até 2002.

Os circuitos JCM800 com placa de efeitos e transformador de potencia Dagnall D-2479, retorna às condições de operação dos antigos Plexi e, por esse motivo,  tem 2x10k em serie como indicado no primeiro paragrafo.

abraços

Guilherme
Registrado
Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #130 : 05 de Julho de 2013, as 19:35:01 »

Cumprindo o prometido.

Troquei o resistor de 20K 1W por um de 10K 1W no
meu pré JCM layout gak/andy effects e ficou muito
melhor.

Ferro_Velho
Poderia disponilizar este layout?
 Legal!
Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #131 : 05 de Julho de 2013, as 19:59:26 »

Citar
Ferro Velho, você usou a fonte do projeto andy effects?

Sim Gubterra, o projeto original é de um tal de gak, se não me
engano é argentino.

O André (Andy) apenas separou a parte da placa da fonte com o objetivo
de minimizar a possibilidade de ruídos pela proximidade do circuito da
fonte com as válvulas.




Guilherme, uma conversa anterior neste mesmo tópico sobre headroom
e canal limpo me motivou a comparar aquele esquemático que você tem
na página da Lynx do pré do 2204/03 e vi que no projeto do pré do jcm800
feito pelo gak/andy ele coloca o primeiro resistor de 10K 1W como de 20K.

Então pensei que isto estaria diminuindo a tensão que entra no pré, e conse-
quentemente, diminuindo o headroom, troquei e melhorou muito o pré.

Aqui uma foto do meu pré, não reparem a bagunça, esta montagem seria
provisória, mas terminou ficando até hoje, se bem que já modifiquei algumas
coisas, ajeitando os orange drops e trocando os resistores para filme de
carbono e todos de 1W pra cima.





Citar
Poderia disponilizar este layout?

Tá na mão:

http://www.4shared.com/office/K5rjP8jt/andyeffect_jcm_800.html


O original do gak:

http://www.4shared.com/office/CyJA0q-v/Preamp_Valvulado_JCM800.html


O esquema de ligação:

http://www.4shared.com/photo/rIFqXVlf/esquemacutrelux.html



Peçam ao Tiagojoy para fazer a placa. Legal!


Abraço.
« Última modificação: 08 de Julho de 2013, as 14:25:37 por Ferro_Velho » Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #132 : 05 de Julho de 2013, as 20:06:52 »

Primeiro projeto do andy que vejo alguém falando que funcionou sem ruido... Parabéns brother... 

Eu resolvi mudar ele por que tem capacitor(eletrolítico) demais ai para um pré e mais outros detalhes...

O pessoal também tinha ruido de capacitores ceramicos de 50v... e resistores 1/4 de watt... que claro não podem ser usados neste circuito.... capacitores 400v resistores 1/2w até que se dia ao contrario...

Parabéns abraço!
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #133 : 05 de Julho de 2013, as 20:24:23 »

Citar
Primeiro projeto do andy que vejo alguém falando que funcionou sem ruido...

Gubterra, existem alguns detalhes que podem ser as causas dos ruídos.

Veja que eu tranço os fios, coloco os transformadores afastados e em 90 graus um em
relação ao outro, e por fim, as vezes, o ruido vem do amplificador ao qual
este pré amp esta ligado, ou seja, isto é um pré amp e não um pedal.

O sujeito faz um destes e liga na entrada de um amplificador como se fosse
um pedal, o amp é estuprado pela alta potência deste pré e chia, e o cara
pensa que é o pré.

Eu empurro ele com vários boosters; SHO, tube screamer, Mxr micro amp,
rangemaster, fuzz face, tone bender, pedais de drive, etc. e ele não apita.

Ligo ele agora no Corvo Nero (power de menos de 1 watt com uma 6AS5).

Mas já usei um power LM3886 e também até já liguei na entrada do meu
Crate FW15R e sem ruídos.

Abraço.


Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #134 : 08 de Julho de 2013, as 10:43:39 »

Mais modificações.

Medi a tensão na entrada da placa do pré e estava
abaixo do que deveria ser.

Antes do tal resistor de 20K que eu troquei para o
de 10K, mede 240Vdc e deveriam ser 300Vdc.

Depois do resistor de 10K caía para duzentos e trinta
e poucos.

Depois do segundo resistor de 10K caía mais ainda.

E deveriam ser 265Vdc e 256Vdc respectivamente.

Então resolvi colocar dois resistores mínimos, os menores
que eu tinha, 0,15R 5W.

Agora estão passando os 240Vdc, mesmo depois do segundo
resistor.

O pré melhorou ainda mais, embora o drive tenha diminuído.

Mas com os boosters o negócio ficou animal, muito sustain!

E um drive mais agressivo e mais claro ao mesmo tempo.

Agora eu entendo o porque que muitos são contra colocar
dois transformadores de 12V. "bunda com bunda".

O negócio é mandar fazer um transformador com a tensão correta.

Abraços.  


Aqui o esquemático postado pelo Guilherme com as tensões
do pré do JCM 800:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/jcm800_2204_preamp.gif
« Última modificação: 08 de Julho de 2013, as 14:20:18 por Ferro_Velho » Registrado
Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 20   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal