Jcm 800 Preamp Layout

Started by gubterra, 07 de June de 2012, as 23:12:52

Previous topic - Next topic

alicopower

*
Iniciante
  1. alicopower@hotmail.com
Enfim chegaram minhas valvulas, fui comprar os transformadores e o vendedor só tinha 15+15 de 1A, no projeto da fonte vai um desse e o outro é de 250mA, teria algum problema se eu usar os dois de 1A?

gubterra

Guest
Ola amigo desculpe pela demora na resposta, quando quiser pode me mandar mp....   no segundo transformador, quanto menor a amperagem melhor, você pode até usar 2 de 1a para teste somente.
Podendo ele ser de 100 a 250ma.... pois ele limita também a amperagem do choque que você pode tomar....  1 ampere a 350v pode matar!!!!  ja 350v a 250ma dói bem menos e diminui a chance de morte.

Aproveitando para lembrar que no projeto estão envolvidas tensões que podem ser fatais!

Um abraço amigo.

Espanhol

Hand MasterMind
Quote from: gubterra on 12 de August de 2012, as 18:09:14
1 ampere a 350v pode matar!!!!  ja 350v a 250ma dói bem menos e diminui a chance de morte.
Só complementando, 100ma à 350V já pode causar a morte. Cuidado
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Espanhol on 12 de August de 2012, as 18:52:27
Quote from: gubterra on 12 de August de 2012, as 18:09:14
1 ampere a 350v pode matar!!!!  ja 350v a 250ma dói bem menos e diminui a chance de morte.
Só complementando, 100ma à 350V já pode causar a morte. Cuidado

Até menos que isso... Se fibrilar o coração, só com um desfibrilador em mãos e rápido!
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Finck

Handmaker
Lembrando que a corrente do choque elétrico, na prática, vai ser determinada pela resistência do seu corpo, e não pela capacidade do transformador. Como acontece em qualquer circuito elétrico, quem determina a corrente é a carga (no caso do choque, seu corpo é a carga). O transformador (fonte) se limita a suprir a corrente "requisitada", se tiver capacidade para tal. Num transformador a tensão irá arriar se for ultrapassada a sua capacidade de corrente (teoricamente vai manter a potência, P=E*I), mas quando isso acontecer você já poderá estar morto.

Além disso, na maioria dos casos de choque elétrico em experiência eletrônicas, o fluxo da corrente é o pior possível para o ser humano: de uma mão (boba) para a outra, com o coração no meio do caminho.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...

alicopower

*
Iniciante
  1. alicopower@hotmail.com
Meu Deus, ???

é, eu ja sabia do lance da corrente, mas confesso que não levei em consideração só tinha pensado em dimensionamento.
fico feliz que o pessoal pensa em segurança tambem.
Muito obrigado pessoal, tomarei os cuidados

guitar_luthier

Guest
Todo cuidado é pouco quando se trata de valvulados.

guitar_luthier

Guest
Boa tarde pessoal, Estou com um problema que faz uma semana que está me deixando de cabelos brancos pois não consigo resolver esse problema. E o seguite, eu montei o pré amp jcm800 postado pelo nosso amigo Gubterra, o pré é muito bom! mas quando eu coloco uma chave 3 pdt para que ele fique true by pass o potenciômetro TREBLE  da um apito infernal quando eu giro ele, sempre uso cabos blindados tudo certinho mas o problema persiste. Sem a chave 3pdt o pré fica normal é só colocar a chave acontece isso com o potenciômetro, sem querer incomoda-los ou ser chato alguém poderia me ajudar? alguma dica, ou qualquer coisa que seja onde eu possa pesquisar e solucionar esse problema? vejo tantos pré em formato de pedal com essas chaves e não sei o porque comigo não está dando certo.Quando eu coloco um resistor de 22k no potenciômetro acaba o apito mas perde bem o volume do treble. Desde já agradeço a todos!

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
OI Guitar

Coloca uma foto da tua montagem da chave e um esquema do que fez para a gente poder conferir juntos.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

guitar_luthier

Guest
Meus amigos,aqui estão as fotos, o esquema é o do GubTerra que está na primeira página:

kem

DIY Freak
guitar_luthier... foi justamente o que eu falei para você...
Separa esse cabos que vão para a chave... e deixe-os mais curtos.
I don't want to die young...
I want to diode!

nezion

Guest
Olá,

Seguinte, tenho o circuito montado e funcionando do pré jcm800 (http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=123.0) usei o esquema do eduardo pra duplicar a tensão de 1 transformador usando o primario de 220v, consegui 350v, filtrei e deixei perto de 260v. Verifiquei que esse projeto fala em 340v, gostaria de saber o porque da diferença, sendo que são muito semelhantes os 2 esquemas. Outra coisa é sobre o transformador 15+15, eu poderia usar um de 12+12 que tenho aqui, teria que fazer alguma mudança?

Obrigado.

kem

DIY Freak
nezion, não se preocupe com a diferença de tensão no HT dos 2 projetos.
Quanto ao transformador de 12 ou 15V... nesse esquema (e acho que no outro) é utilizado um 7812 para regular a tensão de alimentação dos filamentos em 12V.
O problema é que existe uma tensão minima (maior que 12V) que é necessaria na entrada do 7812 para que ele consiga regular e entregar os 12V na saida. E um secundario de 12V pode não ser o suficiente (na maioria dos casos não é) para entregar essa tensão extra. Por isso a recomendação do uso de um transformador de 15V (ou 15+15V).
I don't want to die young...
I want to diode!

bossman

Administrator
DIY Freak
As fotos ficariam melhores se tivesse ativado a função macro da camera (se é que é camera né?)
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

guitar_luthier

Guest
Obrigado pelas respotas pessoal, Kem eu separei os cabos, mudei a chave de posição,troquei a chave, todos os potenciômetros agora eu liguei com fios blindados pra ver se para o problema, mas até o momento o problema ainda persiste eu não sei mais o que fazer. Quanto aos Transformadores eu testei com as duas fontes, com 15+15, 0+15, 0+12 fica tudo a mesma coisa não muda em nada, com todos esses teste eu colocando a chave em todos ele dá o mesmo problema. Mesmo aterrando a chave ou não aterrando o problema persiste, quanto a pergunta do nosso amigo Bossman eu não sei ativar a função macro da máquina pois peguei a maquina emprestada, se o nosso amigo me ajudar eu mudo essa função e tiro outras fotos ok? uma vez montei o projeto andy, onde o chiado dele é muito forte tem esse problema que o do nosso amigo Gubterra não tem, no projeto do andy na época eu coloquei a chave ficou normal sem fios blindados mesmo, mas nesse projeto está complicado pois até a chavinha que muda a posição do canal clean para o drive eu tirei mas mesmo com a chave, e sem a chave o problema persiste. Desde já fico muito grato! pelas respostas e atenção de todos! Abç