Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 10:23:43


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fim das lâmpadas incandescentes  (Lida 32924 vezes)
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #75 : 09 de Julho de 2016, as 15:48:23 »

Estomagado, aqui em casa entrou água esses dias, a lâmpada led estava com o bulbo cheio de água, mergulhada no globo da luminária cheia de água, e funcionando normal, não sei como.

E é bem como você falou, se fosse usar incandescente, eu teria que ter pelo menos uma lâmpada de 60W incandescente para chegar a mesma equivalência (ou próxima) de luminosidade, e estou usando 6W, 10x menos potência, quando preciso de mais luminosidade, uso um abajur com outra de 6W, total de 12W.

Por aqui tenho visto promoção dessas bulbo led, e pelo preço sai mais barato que as fluorescentes. Só tenho incandescente na churrasqueira, todas as fluorescentes que queimam eu troco por LED.

A COPEL disponibiliza no site dela um simulador de consumo mensal em R$, é interessante para comparar as diferenças de custos de consumo dessas lâmpadas.

http://www.copel.com/hpcopel/simulador/

Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
V.O.A.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 14



« Responder #76 : 11 de Julho de 2016, as 12:57:10 »

Já pensaram em usar as halogenas? Acabei de ver uma numa loja de materiais elétricos, custando cerca seis reais. Ela tem 100w e funciona com filamento. Será que elas também serão substituídas?
Registrado

____________________________
V.O.A. - Vinícius Ossanes Aquino
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #77 : 11 de Julho de 2016, as 14:46:14 »

V.O.A., essa é interessante também, mas tem que ver o seguinte, usando essa calculadora da COPEL, se você usar uma lâmpada dessa durante 5 horas por dia, ela será um custo de energia elétrica mensal de R$9,68, se você usar, pelo mesmo tempo, uma de LED de 9W, custará R$0,87 por mês, se for uma de 12W, consome R$1,16. Fora a questão de vida útil, essa halógena tem uma vida útil em torno de 2.000 horas, e essas de bulbo led tem uma vida útil de 15.000 horas.

Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #78 : 11 de Julho de 2016, as 16:27:49 »

Eu comprei umas lâmpadas para deixar de estoque já na hora de testar equipamentos a boa e velha lâmpada em série ajuda bastante.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #79 : 11 de Julho de 2016, as 17:15:00 »

V.O.A., essa é interessante também, mas tem que ver o seguinte, usando essa calculadora da COPEL, se você usar uma lâmpada dessa durante 5 horas por dia, ela será um custo de energia elétrica mensal de R$9,68, se você usar, pelo mesmo tempo, uma de LED de 9W, custará R$0,87 por mês, se for uma de 12W, consome R$1,16. Fora a questão de vida útil, essa halógena tem uma vida útil em torno de 2.000 horas, e essas de bulbo led tem uma vida útil de 15.000 horas.


Acho que o uso que o V.O.A. estava pensando era como lâmpada em série... não para iluminação...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
V.O.A.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 14



« Responder #80 : 12 de Julho de 2016, as 00:29:26 »

Pois é, minha preocupação não é iluminação. As leds de temperatura de cor 3000k me atendem bem. Minha preocupação é ficar sem lâmpada série para testes. _
Registrado

____________________________
V.O.A. - Vinícius Ossanes Aquino
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #81 : 12 de Julho de 2016, as 20:05:32 »

Quando se utiliza a lâmpada em série com algum equipamento seria apenas para constatar se o equipamento está ou não em curto ?

Se o equipamento está funcionando normalmente, é possível utilizá-lo mesmo com a lâmpada em série ?

Abraço
Registrado
V.O.A.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 14



« Responder #82 : 13 de Julho de 2016, as 01:18:29 »

Bom, uso somente para testar se o equipamento esta em curto. Caso nao esteja, dependendo do equipamento, vai funcionar.
Registrado

____________________________
V.O.A. - Vinícius Ossanes Aquino
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #83 : 13 de Julho de 2016, as 19:27:16 »

Quando se utiliza a lâmpada em série com algum equipamento seria apenas para constatar se o equipamento está ou não em curto ?
Se o equipamento está funcionando normalmente, é possível utilizá-lo mesmo com a lâmpada em série ?
Lembre-se que o uso deste dispositivo é para "segurança" do usuário.
Sempre é possível e recomendado utilizar este dispositivo, principalmente para testes de Amplificadores e equipamentos mais potentes. 
A lâmpada em série não impede o funcionamento do equipamento à frente dela, pois ela funciona como se fosse uma extensão da alimentação e, quando se exige mais corrente e/ou ocorre um curto, a lâmpada acenderá com maior ou menor intensidade dependendo do fluxo de corrente que passará por ela.  Imagine que você tenha um equipamento em teste que consuma 200W, utilizando uma lâmpada seja de 100W - caso ocorra um curto, ou quando a corrente ultrapassar os 100W da lâmpada, esta irá se queimar, como um fusível.
Podemos definir a lâmpada como sendo um fusível que brilha   Grin
Abraços

Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #84 : 13 de Julho de 2016, as 19:56:43 »

Antônio... não é bem assim...
O que acontece se tem um curto após a lâmpada?!?
Ela acende... e nada explode...

-----
Quando se utiliza a lâmpada em série com algum equipamento seria apenas para constatar se o equipamento está ou não em curto ?

Se o equipamento está funcionando normalmente, é possível utilizá-lo mesmo com a lâmpada em série ?

Abraço
A lâmpada é uma resistência... então a tensão entregue ao aparelho será menor.
« Última modificação: 13 de Julho de 2016, as 19:58:57 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #85 : 13 de Julho de 2016, as 23:34:40 »

Kem, só esclarecendo a colocação que fiz:
Suponha que você tenha uma lâmpada de 30W ligada a uma rede 220V.  Temos que Potência (P) = Tensão (V) * Corrente (I).  
Neste caso, a Corrente que passará pela lâmpada será de 30/220 = 0,136 A.
Vamos supor a seguinte situação:
Você monta um Amplificador de 200W e a rede de sua casa é de 127V.  Mas você só tem a Lâmpada acima para utilizar.
Muito bem, se houver um curto em seu amplificador, o circuito será fechado e a lâmpada se acenderá normalmente - na verdade um pouco mais fraca, pois ela é para 220V e está ligada em 127V.
Porém não há curto e seu amplificador está 100%.  Aí você começa a tocar e se empolga e aumenta bem o ganho e o volume.
Suponha que você não tenha vizinhos e coloque em 100% da potência, ou seja em 200W.  Neste caso, a corrente subirá para: 200/127 = 1.575 A.
Sinceramente não sei o quanto de corrente suporta o filamento de uma lâmpada, mas se a corrente superar sua capacidade com certeza não vai explodir, mas vai queimar.  
A colocação que fiz foi neste sentido.  A lâmpada aumenta o brilho quando a potência sobe, pois passa mais corrente por ela.
E vai funcionar até que esta corrente seja superada.  Desta forma, ela tem o papel de um fusível para o sistema.
Abraços.
« Última modificação: 14 de Julho de 2016, as 00:11:54 por Antonio de Campos Junior » Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
estomagado
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 18

Sou um cara amargo e chato.


« Responder #86 : 14 de Julho de 2016, as 00:20:37 »

A lâmpada funciona como um limitador. Ela não vai queimar, acontece o contrário: o amplificador jamais entregará sua potência máxima porque a corrente máxima do circuito série é limitada pela lâmpada.
Registrado

Tio Ulbrich
Músico fracassado e velho resmungão.
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #87 : 14 de Julho de 2016, as 18:17:08 »

Então eu posso utilizar qualquer valor de potência de lâmpada, desde que seja incandescente, que a corrente máxima será limitada pela lâmpada?  15W, 30W, etc.?
No exemplo acima eu nunca consiguirei uma corrente maior que 1.5A mesmo colocando o volume e o ganho no máximo? 
Abraços
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #88 : 14 de Julho de 2016, as 19:47:23 »

Antônio, nas suas contas acima, ao invés de parar ao obter a corrente, continue e obtenha a resistência da lâmpada.
30W/220V=0.136A como você obteve.
Para saber a resistência: R=220/0.136=1617r
Então você tem em série com a alimentação do aparelho um resistor de 1K6 30W. Veja até onde pode ir com esse resistor.

PS. A lâmpada não é uma resistência fixa. Ela altera com a temperatura, mas o valor acima é uma média pra poder ter uma ideia.
Ps2. A vantagem de lâmpadas mais potentes é que a resistência delas é menor. Uma de 100W tem a resistência +/- 4x menor.
« Última modificação: 14 de Julho de 2016, as 20:04:59 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #89 : 14 de Julho de 2016, as 22:45:05 »

Pessoal,
Realmente não vai queimar,me equivoquei em algumas colocações acima.  Batendo Cabeça  Favor desconsiderar.
Mais um aprendizado para a conta.
Valeu pela paciência nas explicações.
Abraços
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Páginas:  1 ... 4 5 [6]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal