Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 14:40:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fim das lâmpadas incandescentes  (Lida 32928 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« : 04 de Julho de 2012, as 09:37:28 »

Vi na TV e jornais que a partir de agora as lâmpadas incandescentes de potência superior a 100W deixarão de ser produzidas no Brasil e nem poderão ser importadas e no ano que vem tal procedimento se estenderá às demais potências, ficando como opção apenas as lâmpadas fluorescentes e de led.  Seguindo orientação da Agência Internacional de Energia e o exemplo dos europeus. devido ao desperdício de energia das incandescentes (95% calor e 5% luz) frente ao melhor desempenho das fluorescentes e leds em economia e durabilidade.
Não sei se em relação à durabilidade das fluorescentes, as incandescentes perdem assim tão feio, pois tenho trocado muito mais as fluorescentes compactas (que custam mais caro) e em locais onde há maior umidade (banheiro) elas queimam muito, ao contrário das incandescentes que são imunes a isso. Em relação ao resíduo, acho que as fluorescentes causam dano muito maior ao meio ambiente.  Sobre os leds, não há dúvidas que são mais duráveis (instalei na casa de um amigo, um sistema de iluminação por leds, com vida útil esperada de 50000h) e econômicos, mas muito mais caros e precisam de fontes (que pifam) e que vão causar grande problema de distorção na rede elétrica.  As incandescentes por serem pura resistência, não criam esse problema e nem precisam de fonte.
Além disso, muitos equipamentos precisam de lâmpadas incandescentes, como chocadeiras, a minha geladeira (dá pra colocar uma fluorescente dentro ?), etc     Como é que fica ?

Sei, lá, acho que vou comprar umas lâmpadas incandescentes e deixá-las em estoque. Depois de mais de 100 anos de serviço à humanidade, será que a incandescentes serão um dia lembradas e adoradas como aconteceu com as válvulas x transistores ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
alfredo
Visitante
« Responder #1 : 04 de Julho de 2012, as 09:57:40 »

Acredito que as lampadas fluerescentes que vc troca em demasia são de baixa qualidade... Nos meus banheiros tenho fluerecente e funcionam bem, na cozinha sempre foi fluerecente, desde que eu morava na casa dos meus pais, e são as que menos se troca... O problema h j (moderador, peço que me suspenda do fórum) em dia são esses reatores chineses vagabundos... queimam direto...
Quanto as incandecêntes, para iluminar, não são tão boas... como vc mesmo disse, as outras aplicações que vc citou (chocadeira) são uma "gambiarra", pois utiliza-se o calor e nào a luz da lampada... então uma resistência simples poderá subistitui-la tranquilamente...
Acredito que apenas as lampadas domésticas serão afetadas por estas medidas... para uso profissional teria como subistituir as lampadas de iluminação de palco por fluerescentes? sei que led já se usa, mas em grande potência é possivel?

[]'s
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 04 de Julho de 2012, as 10:27:16 »

Tanto faz, já comprei fluorescentes compactas da Philips, GE, Osram mais caras e elas queimam tanto quanto as FLC, Avant, etc etc.  De qualquer forma, TODAS são fabricadas na China.  Sobre a qualidade da iluminação, acho que uma incandescente de 100w ilumina melhor do que as fluorescentes, e os leds sofrem com o problema de não terem todos os comprimentos de onda, o que faz com que as cores seja distorcidas.
Caras ou baratas queimando do mesmo jeito, então vou comprar só as fluorescentes baratas.
Talvez seja problema da rede em casa que é 115V (São Paulo -SP, alguns bairros são 115V e outros são 127V, mas outro dia medi e em casa estava em 124V) e as lâmpadas são para 127V.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #3 : 04 de Julho de 2012, as 10:53:51 »

Sei lá, sou contra proibições, acredito mais na educação, basta educar o povo e baixar os impostos das lâmpadas LED e eletrônicas.

Porém me segue uma dúvida, qual lâmpada usarei em meu forno? Na churrasqueira?
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
ApAcHe*
Visitante
« Responder #4 : 04 de Julho de 2012, as 11:32:55 »

Sei lá, sou contra proibições, acredito mais na educação, basta educar o povo e baixar os impostos das lâmpadas LED e eletrônicas.

Porém me segue uma dúvida, qual lâmpada usarei em meu forno? Na churrasqueira?

Dizem os passarinhos de línguas azul que as florescente nos provocam câncer e dor de cabeça mais do que uma incandescente, agora parar de produzir nunca para, só deve ficar igual as válvulas mesmo, bem mais caras que uma florescente, daí comecam a criar "mojo" também de que fotografia só fica legal com incandescente, que as incubadoras com incandescente deixa o pinto mais amarelo
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #5 : 04 de Julho de 2012, as 12:42:50 »

Fluorescente ou led utilizam reatorese circuitos eletrônicos de controle e causam harmônicos prejudiciais na rede elétrica.  A qualidade da energia em todo os lugares está piorando tremendamente.  Quem sente muito isso é quem trabalha ou se utiliza de áudio, exigindo sistemas de filtragem de rede elétrica e aterramentos cada vez mais elaborados e caros.

Além desta desvantagem, o problema do descarte é muito grande, pois as lampadas fluorescente (e as econômicas=fluorescentes) tem mercúrio em menor ou maior quantidade.  Mercúrio é um poluente que NUNCA vai ser retirado do ambiente, uma vez espalhado:  quando quebra uma lampada fluorescente o mercúrio evapora e se espalha no ambiente.

Então, junto com a difusão do uso, deveria haver possibilidade de descarte adequado, além do claro aviso sobre a consequencia do descarte e manejo inadequado, o que não ocorre por enquanto.

os LEDs são muito melhores, mesmo assim, são pequenos pingos de material(plástico) qua causará muito problema  de contaminação por disruptores endócrinos, idem à maioria dos componentes eletrônicos e invólucro das lampas econômicas e usados nos reatores e que serão jogados por todo canto: no fundo do quintal; nas ruas; em lixões e em um lugar ou outro também em aterros sanitários, que já são e ainda serão contaminados por centenas de anos depois que colocados em desuso.

Mas e alguém quer saber disso?  A maioria só pensa se é mais barato mais caro ou quanto pode poupar agora.  Quando nascer um filho retardado ou malformado, tiver problemas reprodutivos(esterilidade), contrair um cancer(1 em cada 6 pessoas no Brasil), verá que o sofrimento, tratamento e os inconveniêntes nunca serão pagos pela economia em algumas lampadas.

Abraços, T+
« Última modificação: 04 de Julho de 2012, as 12:45:44 por Patines » Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #6 : 04 de Julho de 2012, as 13:00:22 »

Sei lá, sou contra proibições, acredito mais na educação, basta educar o povo e BAIXAR OS IMPOSTOS das lâmpadas LED e eletrônicas.

" Tais " brincando ? O Rei nunca será capaz de tomar uma medida impopular como essa...
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 04 de Julho de 2012, as 13:23:48 »


Opa meu post n.o 300 !!!  Palmas

Caracoles !!!  Passei agora num supermercado e procurei pelas lâmpadas de 100W incandescentes e surpresa, não havia mais nenhuma, somente o espaço vazio e o preço dela (R$1,80), só tinha as de 60W e 40W e as de forno e geladeira.  Já vi que vou ter que procurar pra achar as lâmpadas ....

Bom, também sou contra essa história do governo ficar decidindo o que ou posso ou não posso usar (desde que não ilícito). Deve ter sido idéia de algum burocrata sentado numa sala e que nunca trocou uma lâmpada ou entende bulhufas da área técnica.
Foi a mesma história com a "proibição" das sacolinhas plásticas nos supermercados aqui em SP. Idéia idiota ... Com a desculpa de diminuir a poluição causada por elas. Mas o lixo poderia ser colocado em sacos plásticos (comprados) que não "poluiriam" mais.  Então vamos proibir as embalagens PET também e voltar às garrafas de vidro retornáveis.   

Olhando pra uma lâmpada econômica fluorescente da GE, vejo que a potência é de 15W, mas a tensão é de 120V a 127V e 195mA de corrente. Fazendo as contas: 195mA x 120V = 23,4VA.  Ou seja o fator de potência = 15W/23,4VA = 0,64.   Imaginem que daqui a pouco as concessionárias de energia vão começar a exigir que as residências também tem que corrigir o fator de potência a exemplo das indústrias e outros grandes consumidores. Ou pra piorar, começar a cobrar por isso ....  ou pode ser uma grande conspiração mesmo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #8 : 04 de Julho de 2012, as 13:36:51 »

Bom, também sou contra essa história do governo ficar decidindo o que ou posso ou não posso usar (desde que não ilícito). Deve ter sido idéia de algum burocrata sentado numa sala e que nunca trocou uma lâmpada ou entende bulhufas da área técnica.
Ingenuidade tua.  A idéia certamente vem de outro país e leva em conta  apenas $$$$$$.

Foi a mesma história com a "proibição" das sacolinhas plásticas nos supermercados aqui em SP. Idéia idiota ... Com a desculpa de diminuir a poluição causada por elas. Mas o lixo poderia ser colocado em sacos plásticos (comprados) que não "poluiriam" mais.  Então vamos proibir as embalagens PET também e voltar às garrafas de vidro retornáveis.
Sobre as saclas na verde te falta informação pra decidir.  Se tu me disser agora de que elas são feitas, e que problemas de saúde e ambientias elas podem causar, mudo a minha opinião sobre a tua colocação.  Idem às PET. Não devemos tomar decisões por emoção, mas por razão.  Agora, adorei a tua idéia de voltar às garrafas de vidro retornáveis.


..daqui a pouco as concessionárias de energia vão começar a exigir que as residências também tem que corrigir o fator de potência a exemplo das indústrias e outros grandes consumidores. Ou pra piorar, começar a cobrar por isso ....  ou pode ser uma grande conspiração mesmo.
Pra trocar um poste e construir a entrada de energia da minha casa nova de acordo com o padrão da concessionária, tive que gastar mais de R$1200,00.  Isso levando em conta que o ex-proprietéria tinha na frente da casa um poste que não tinha 2 anos de idade. era galvanizado e nem arranhão tinha, tava brilhando.  Olha, logo será EXIGID que se corrija o fator de potencia, nem delírio é.

Abraços, T+
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #9 : 04 de Julho de 2012, as 13:42:40 »

Teremos que instalar bancos de capacitores em casa!
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 04 de Julho de 2012, as 13:48:22 »

Citar
Sobre as saclas na verde te falta informação pra decidir.  Se tu me disser agora de que elas são feitas, e que problemas de saúde e ambientias elas podem causar, mudo a minha opinião sobre a tua colocação.  Idem às PET. Não devemos tomar decisões por emoção, mas por razão.  

Não entendi onde você discorda da minha colocação, tá meio confusa a sua frase.

Não preciso saber do que são feitas, mas sei que são nocivas ao meio ambiente (ficam muitos anos sem se decompor) e são do mesmo material (ou muito semelhante) dos sacos de lixo que teriam que ser comprados pra jogar o mesmo lixo (na mesma quantidade). Ou seja, efeito prático, pro meio ambiente dá na mesma. O Ministério Público aqui de SP percebeu e viu que somente os supermercados saíram ganhando (deixaram de fornecer gratuitamente as sacolinhas e venderam mais sacos de lixo) e não baixaram os preços dos outros produtos pra compensar, assim a justiça  mandou voltar atrás essa medida. Antigamente, não tinha sacolinha de plástico, era sacola de papel/papelão que poderia voltar e feitas de material biodegradável (aí vão alegar que vão precisar cortar mais árvores ....)
« Última modificação: 04 de Julho de 2012, as 13:55:17 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #11 : 04 de Julho de 2012, as 14:03:42 »

Na década de 60 e 70 a justificativa para usar mais plástico é que precisaria cortar menos árvores!
Mas voltamos às mesmas, o dinheiro é o que decide o que devemos querer usar ou não.  Que problema causa o que fazemos é uma idéia secundária.

Aqui em Porto Alegre, não se proibiu a venda de sacolas plásticas de supermercado.  Eu coloco todo o lixo reciclável nestas sacolas plásticas e o lixo rejeito em sacolas plásticas também.  Isso em dias diferentes, pois existe dois tipos de lixeiro.
O meu lixo orgânico fica aqui no pátio mesmo, virando composto=adubo.

Além disso, levo a maioria das vezes a sacola de volta ao supermercado para usar, ou então levo minha sacola de pano.  Mesmo assim tenho um "pucha-saco" cheio e atrolhado de sacolas plásticas.  A conclusão que chego é que me  forcecem bem mais sacolas do que as necessárias para ensacar lixo.

Não se iludam, para manter todo hábito, se fala sobre uma necessidade, que às vezes é bem menor do que pensamos ou queremos pensar.  Isso é o que está levando nossa civilização ao colapso, levando de arrasto a maioria dos ecossistemas da terra.

E sobre instalar capacitores.  Isso eu não sei, mas concluí que terei que instalar um mega-filtro de linha pra poder usar meu computador, porque não posso suportar mais os problemas devidos à rede elétrica com baixa qualidade.

Abraços, T+
« Última modificação: 04 de Julho de 2012, as 14:07:34 por Patines » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 04 de Julho de 2012, as 14:16:32 »

Citar
Aqui em Porto Alegre, não se proibiu a venda de sacolas plásticas de supermercado.  Eu coloco todo o lixo reciclável nestas sacolas plásticas e o lixo rejeito em sacolas plásticas também.  Isso em dias diferentes, pois existe dois tipos de lixeiro.

Mas você concorda ou discorda da minha opinião de que a medida de não darem mais as sacolas de plástico nos supermercados era idiota (já que discordou não sei do que)? Se você joga o lixo nas sacolas plásticas (dadas) e tivesse agora que comprar os sacos pra jogar o mesmo lixo, sabendo que pra natureza tanto faz se a sacola é gratuita ou comprada, ou seja, continua a mesma poluição.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #13 : 04 de Julho de 2012, as 14:26:33 »

Essa historia dos sacos de supermercado só tinha um beneficiario... Os supermercados, que iam economizar uma boa grana, sem repassar nada pros compradores (nós).
Se o custo das sacolas fosse deduzido do valor dos produtos (sim, esse valor esta incorporado ao preço dos produtos que você compra no mercado) e ai sim dar a opção de nós as comprarmos pelo preço de custo, seria aceitavel.
Mas não fornecer mais as sacolas, não descontar 1 centavo sequer no valor dos produtos, e ainda cobrar preços abusivos pelas sacolas retornaveis (alguém lembra o preço delas assim que apareceram nos mercados??), isso é muita sacanagem...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
a.sim
Visitante
« Responder #14 : 04 de Julho de 2012, as 14:31:21 »

Quanto à energia elétrica...eu ainda terei minha própria usina elétrica. Hidroelétrica ou solar.
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.063 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal