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Autor Tópico: Aterramento residencial  (Lida 29485 vezes)
diego.fcs
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« Responder #45 : 08 de Novembro de 2012, as 15:20:46 »

Patines, chuveiros, aquecedores de torneiras e tal sempre coloco 220V também, acho melhor, ainda mais hoje que os chuveiros tão vindo com 7500W de potência. Lâmpadas aqui em casa, todas são fluorescentes compactas.
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Lamer
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« Responder #46 : 08 de Novembro de 2012, as 15:29:54 »

Aqui onde moro, interior de SP, não usa-se instalações residenciais com 220V, geralmente são 127V.

A melhor forma seria usar 220V com 2 fases de 110V e neutro, pois facilita a instalação de um ar condicionado (split), além do uso de uma menor corrente nos chuveiros.

Mas parece que a tarifação para este tipo de fornecimento aqui é mais caro.

Abraço!
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Patines
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« Responder #47 : 08 de Novembro de 2012, as 15:31:37 »

Patines, chuveiros, aquecedores de torneiras e tal sempre coloco 220V também, acho melhor, ainda mais hoje que os chuveiros tão vindo com 7500W de potência. Lâmpadas aqui em casa, todas são fluorescentes compactas.
O chuveiro que vamos ligar tem controle eletrônico de potẽncia, e nominalmente pode chegar a 7700 mesmo: 35A...  Tá esguelando a rede lá em casa: ligou um aquecedor e os disjuntores caem.

Hoje estamos a 28C, mas no inverno, quando um vento minuano soprar e o frio renguear cusco...   daí o bicho pega!

Lampadas essas compactas até apareceram umas por aqui, mas não comprarei novas porque tem mercúrio e nessa eu não entro...  mas isso é outra história.


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felixmeirelles
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« Responder #48 : 08 de Novembro de 2012, as 16:46:27 »

Pegar bifásico aqui no Rio é suicídio, a conta de luz quase dobra.

Aqui temos que nos conformar com algo entre 105-135v dependendo do lugar, do transformador e distância para este.
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guitar_luthier
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« Responder #49 : 08 de Novembro de 2012, as 19:28:43 »

Pessoal, meu PC tinha esse problema eu colocava a mão nele dava choque. Ai conversando com um Eletricista ele me falou dessa barra de cobre de 2 metros, eu fui em uma casa de material de construção comprei uma dei umas martelada em cima dela até afundar completamente dentro do solo. Ai coloquei dois fios presos nela sendo que um deles eu deixei dentro da oficina, e o outro eu puxei pra dentro de casa aterrei a carcaça do meus PC dentro de casa e na oficina, acabou o problema! deu super certo!!! quando vou formatar ou trocar a memória do PC eu ligo esse fio na carcaça para descarregar toda energia estática e funciona normalmente. Eu recomendo esse método Legal!
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Finck
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« Responder #50 : 08 de Novembro de 2012, as 20:03:03 »

Finck:
Se o esquema da ligação for TN-C então acontece que o neutro=terra  forem rompidos depois da haste, o aterramento é a pessoa, e a fase passa à carcaça pelo capacitor da fonte do PC.  Se a pessoa tocar na carcaça, existe 127V entre o terra e a pessoa, a pessoa pode morrer.  Ou pode acontecer um prejuízo menor, queimar algum equipamento de som.

No esquema TN-S, não ocorre isso.

Só isso já basta para usar o esquema TN-S.

A maioria das residências usa esquema TN-C, por ignorância de "eletricistas" que ligam o neutro ao terra nas tomadas.

Patines:

Se ficou a impressão de que eu sou defensor do esquema TN-C, não é o caso! Eu PREFIRO TN-S, como você!

Eu só disse que o TN-C é permitido, e que é uma alternativa válida, SE FOR BEM FEITO. Se for usado o condutor de seção adequada, com as proteções adequadas, as chances de ocorrer choque são são pequenas como seriam no esquema TN-S. Mas concordo que os "eletricistas" não o fazem corretamente, por ignorância ou economia porca.

Sobre a discussão que se iniciou a respeito de dimensionamento de cabos, essa é a minha área de trabalho, então me sinto à vontade para fazer recomendações:

1) a tabela de capacidade de corrente divulgada nos catálogos de todos os fabricantes brasileiros (copiada da NBR-5410) prevê que os condutores aquecerão até 70C, que é a temperatura suportada pelo PVC usado na isolação. Claro que aquecimento pressupõe desperdício de energia, então não há nada errado em usar uma seção maior do que a indicada nos catálogos para uma certa corrente. Só que isso custa mais caro.

2) a tabela acima citada normalmente pressupõe temperatura ambiente de 30C. Em regiões com temperaturas ambientes maiores, a capacidade de corrente vai se reduzir. Em regiões mais frias, vai aumentar. Fabricantes sérios incluem fatores de correção em seus catálogos, e estes fatores também são achados na NBR-5410. Importante: A temperatura ambiente a ser considerada para fazer a correção é a MÁXIMA ANUAL, não a média.

3) A capacidade de corrente é apenas um dos critérios de dimensionamento. Outro, extremamente importante, é a queda de tensão. Deve ser levada em conta SEMPRE! Recomenda-se não ultrapassar 4% entre o quadro e o ponto mais distante do circuito. É fácil de calcular, mas são necessários dois dados adicionais dos cabos, a Reatância Indutiva (XL, em Ohms/Km) e a Resistência em Corrente Alternada (Rca, em Ohms/Km), que via de regra são publicadas nos catálogos dos fabricantes.

Com esta formuleta se obtém a queda de tensão para sistemas Monofásicos ou Bifásicos:

QT% = ( 2 * D * I * ( (Rca * CosFI) + (XL * SenFI) ) ) / EL

Onde
QT% é a queda de tensão percentual
D é a distância, em Km, entre o quadro e o ponto de destino
I é a corrente prevista para o circuito, em Ampères
Rca e XL já explicados
CosFI é o fator de potência. Como ninguém nunca sabe qual é o fator de potência dos equipamentos que serão usados nas residências, normalmente se adota 0,85 para fins de dimensionamento.
SenFI é o fator reativo que "forma par" com o CosFI (vou economizar latinório, a explicação é meio chatinha para quem não é da área). Se adotado 0,85 para o CosFI, o valor a usar para o SenFI é 0,527.
EL é a tensão de linha, em Volts,  a que "vem da rua". Por exemplo, num circuito monofásico (fase e neutro), será 127V ou 110V. Para um circuito bifásico (fase e fase) será 220V.

4) A tabela transcrita pelo outro colega indica seções de neutro e proteção, que são as MÍNIMAS permitidas pela norma. Pessoalmente, prefiro recomedar que sejam usadas e as mesmas seções para todas as funções (ou seja, neutro e proteção maiores do que os permitidos pela norma para os casos em que esta  admitide seções reduzidas em relação aos fases). A título de curiosidade, em alguns casos (normalmente em instalações industriais) acaba sendo necessário usar neutros MAIORES que os fases, mas essa é uma discussão que foge à nossa situação particular.

Em algum dos tópicos alguém falou que prefere usar condutor sólido (fio) ao invés de flexíveis. O desempenho ELÉTRICO de ambos é equivalente,  então acaba sendo vantagem usar o flexível, mais fácil de instalar e mais difícil de quebrar durante o lançamento. Porém, há uma vantagem prática pouco divulgada a favor dos flexíveis: é difícil produzí-los usando cobre vagabundo (de pureza mais baixa que o ideal), ao contrário dos fios sólidos, que podem ser fabricados até com sucata (e fabricantes menos sérios efetivamente o fazem). Então, para quem realmente prefere usar fio sólido, recomendo o cuidado de sempre adquirir produtos de marcas conceituadas (e não confiem só nos "selos do Inmetro", porque tem muito picareta que os falsifica).
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Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
diego.fcs
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« Responder #51 : 08 de Novembro de 2012, as 20:31:05 »

A questão de se usar 220V seria a tensão entre fase e fase, no caso de um chuveiro 220V usa-se 2 condutores fase (cada um 127V) e um aterramento, não vai neutro.

Para um chuveiro de 7500W 220V use um disjuntor de 35A e cabos de 6mm2 (Para fases e aterramento).

Lembrando que 220V não consome menos, a potência do aparelho será a mesma, vai somente usar um fio mais fino, o consumo não diminui porque o relógio de luz mede o kW/h, e não a corrente.

Portanto um aparelho de 1000W ligado durante 1h irá consumir 1kW/h, independente se é 127 ou 220V.
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felixmeirelles
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« Responder #52 : 08 de Novembro de 2012, as 22:02:51 »

A questão de se usar 220V seria a tensão entre fase e fase, no caso de um chuveiro 220V usa-se 2 condutores fase (cada um 127V) e um aterramento, não vai neutro.

Para um chuveiro de 7500W 220V use um disjuntor de 35A e cabos de 6mm2 (Para fases e aterramento).

Lembrando que 220V não consome menos, a potência do aparelho será a mesma, vai somente usar um fio mais fino, o consumo não diminui porque o relógio de luz mede o kW/h, e não a corrente.

Portanto um aparelho de 1000W ligado durante 1h irá consumir 1kW/h, independente se é 127 ou 220V.

Em lugares de 127v como o Rio pedir bifásico em residência eleva o custo do kWh em uns 70%, a Light que é a concessionária cobra a mais por isso, senão todo mundo ia querer ter duas, três fases... em casa.

Já para comércio e industria, dependendo do tipo, eles obrigam a contratar o "bifásico", ai paga uns 100% a mais, porque tem a taxa para comércio/industria e a taxa do bifásico.....



UP, agora entendi porque fica mais caro no total:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Na verdade altera o valor minimo de consumo, que passa de 30kWh para 50kWh... Logo você também é obrigado a pagar ICMS a 18%.

Isso quer dizer que além de começar o mês com 50kWh de "crédito", que você tem que gastar ou engole barriga, você ainda paga os 18% de ICMS sobre o valor total da conta.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2012, as 22:36:09 por felixmeirelles » Registrado
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« Responder #53 : 08 de Novembro de 2012, as 22:42:22 »

Aqui no Paraná é o seguinte, quando você vai pedir uma ligação, a COPEL pede um DCI (Detalhe de Carga Instalada), para eles conferirem e ver realmente se é adequado aquela ligação que você está pedindo, só não pedem esse DCI quando é uma ligação de 50A (mono ou bi), que é o mínimo que eles ligal, menos que 50 não ligam mais.

Na verdade o que acaba subindo é a taxa mínima, no caso aí que você mostrou, esses 50kW/h ou 100kW/h, será no caso se você consumir menos que isso.
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felixmeirelles
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« Responder #54 : 08 de Novembro de 2012, as 23:26:40 »

Então mas como aqui no Rio acima de 30kHw o sujeito paga 18% de ICMS, quem pega uma "cota"de 50 kHw garante o seu roubo imposto... infelizmente.
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