Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 19:18:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 11 12 [13] 14   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida em amp valvulado  (Lida 60700 vezes)
tcgomes
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 186

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 10


« Responder #180 : 13 de Abril de 2014, as 14:09:57 »

Boas,

Aqui ficam então as fotos de todo o processo de montagem:







































Tive algumas dificuldades com este projeto, primeiro para o colocar a funcionar e depois para complicar mais, foi a dificuldade de meter tudo numa caixa de 8" (de um orange CR20L).

Este foi o meu projeto da Prova de Aptidão Profissional e também o meu primeiro projeto de electrónica e, aconselho a todos os que querem começar com valvulados, não escolher um projecto assim tão complicado, principalmente quando é feito em PCB e num espaço pequeno, dá mesmo muitas dores de cabeça.

Mais tarde a ver se faço um video para demonstrar o som do amp.

Abraços.

P.S. Agradeço imenso ao Matec que foi um membro que se disponibilizou em ajudar-me em todo o amp, desde o inicio, fazer o layout da placa, até descobrir erros.  Legal!
« Última modificação: 13 de Abril de 2014, as 14:11:32 por tcgomes » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #181 : 13 de Abril de 2014, as 14:49:43 »

Gomes, afaste e prenda esses fios e chicotes que estão muito perto ou encostados junto ao vidro das válvulas. Elas vão se aquecer bastante e podem derreter ou danificar a capa plástica dos fios.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
tcgomes
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 186

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 10


« Responder #182 : 13 de Abril de 2014, as 16:04:13 »

Boas,

Xformer você está se referindo a que fios? Se forem o do transformador de saída, os fios ainda estão um pouco longe.

Já agora uma dúvida, é normal as válvulas aquecerem bastante? (Eu passo as mãos no chassi, e sinto o calor delas, é normal?)

Abraços.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #183 : 13 de Abril de 2014, as 16:36:40 »

As válvulas de potência realmente aquecem bastante (ao ponto de derreter fios que entrem em contato ou mesmo permaneçam próximos a elas). Seria muito recomendável que você trabalhasse a tampa traseira do gabinete (que no Crush é fechada), de modo a prover ventilação adequada.

Caso contrário, o interior do seu amplificador vai acabar se tornando um forno de assar componentes.

Você poderia converter o gabinete em "open back" (procure por Fender Tweed nas imagens do Google que você vai entender).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #184 : 13 de Abril de 2014, as 16:41:09 »

Não sei se é a falta de perspectiva e profundidade das fotos que me passa a impressão dos fios estarem encostados junto às válvulas. Por exemplo na quarta foto de baixo para cima, o chicote com os fios vermelho-marrom-azul me parece muito perto da válvula. Assim como os cabos cinza (devem ser os blindados que ligam os jacks) também. Caso na montagem final, estes fios fiquem em outro posicionamento, desconsidere meus escritos.

Sim, as válvulas vão esquentar bastante, a ponto de passar calor para outras partes do amplificador, principalmente se elas estiverem de ponta cabeça (ou de cabeça para baixo, ou apenas dentro do chassis) em relação ao chassis. Não deverás conseguir colocar os dedos nas válvulas de saída pois estarão muito quentes, nas de pré isso é possível. O transformador de força também deve esquentar bastante.
« Última modificação: 13 de Abril de 2014, as 16:45:07 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
tcgomes
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 186

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 10


« Responder #185 : 13 de Abril de 2014, as 16:42:47 »

Boas,

A traseira do amp está aberta, eu retirei a parte de baixo, só fica mesmo o chassi. Uma coisa que pensei foi em utilizar uma ventoinha, seria recomendável?

Abraços.

-----
Realmente o fio blindado está relativamente próximo da inversora, mas de resto pareceu-me estarem a uma boa distância.

« Última modificação: 13 de Abril de 2014, as 16:44:25 por tcgomes » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #186 : 14 de Abril de 2014, as 08:48:50 »

Uma ventoinha pode ser bom, se você achar uma que seja silenciosa. De qualquer forma, não a direcione diretamente para as válvulas.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
tcgomes
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 186

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 10


« Responder #187 : 14 de Abril de 2014, as 11:46:59 »

Boas,

Aqui fica um video para demonstrar o som do amp:

https://www.youtube.com/watch?v=c8FqGjYVhcY&feature=youtu.be

Finck, tenho que ver se arranjo alguma ventoinha para testar.

Abraços.
Registrado
otton
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 360

Obrigado
-Dado: 256
-Recebido: 45


rock in roll


« Responder #188 : 14 de Abril de 2014, as 14:00:50 »

tcgomes
Parabéns pela montagem  Legal!
Você não utilizou as placas do seu kit só os componentes ?
o esquema é o original do kit ou você fez alguma modificação ?
abraços
Registrado
tcgomes
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 186

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 10


« Responder #189 : 14 de Abril de 2014, as 14:20:21 »

Boas,

Muito obrigado otton Smiley

Do kit apenas utilizei o transformador de potência e alguns capacitores, tudo o resto comprei separado.

O esquema tem uma pequena alteração na fonte e no préamp foi adicionado um triodo para minimizar as perdas do fx loop.

Abraços.
Registrado
otton
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 360

Obrigado
-Dado: 256
-Recebido: 45


rock in roll


« Responder #190 : 14 de Abril de 2014, as 14:56:59 »

Citar
Do kit apenas utilizei o transformador de potência e alguns capacitores, tudo o resto comprei separado.

O esquema tem uma pequena alteração na fonte e no préamp foi adicionado um triodo para minimizar as perdas do fx loop.

Se não for pedir muito poderia compartilhar o layout ?
abraços
Registrado
tcgomes
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 186

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 10


« Responder #191 : 14 de Abril de 2014, as 15:36:30 »

Boas,

Existem alguns aspectos no layout que precisam ser retificados, caso contrária irão dar problemas.

Mais logo poderei disponibilizar o layout.

Abraços.
Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #192 : 15 de Abril de 2014, as 10:02:55 »

O caminho do sinal de áudio é esse:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

tcgomes

Por favor, retribua o grande favor do xformer, tomando cuidado ao medir as coisas no circuito. As tensões presentes em alguns pontos deste circuito são letais! Handmades sim, mas segurança primeiro.


Completando a excelente aula do xformer com a também excelente dica do Hgamal, deixei em vermelho as areas onde existe alta tensão, e em verde onde teoricamente ela não deveria existir (não podemos nunca excluir o risco de um capacitor em curto, ou com isolação abaixo do necessário).




estou fazendo simulações no multisim, a respeito das tensões elevadas, antes dos capacitores de acoplamento existe DC em alta tensao, e após os capacitores existe apenas AC de sinal.

Sob este aspecto é possivel fazer chaveamento com JFETs nestes trechos onde haja apenas AC de baixa tensão pois o JFET aguenta de 20v a 30v entre os terminais.

Agora pergunto, a tensão DC alta de alguns pontos é necessária para polarizar as valvulas, ou não? e para que haja distorção (tao almejada nos valve amps) é necessário apenas uma tensão AC ligeiramente elevada (1Vpp a 10Vpp) ? ou faz-se necessário haver a tensão DC (como é o caso de estagios onde haja um buffer valvulado sendo alimentado por um estagio inversor de 1 triodo)?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #193 : 15 de Abril de 2014, as 10:46:56 »

Olá betoknigth

Tentando responder á pergunta , mas tentando não sair muito do tema do tópico.


estou fazendo simulações no multisim, a respeito das tensões elevadas, antes dos capacitores de acoplamento existe DC em alta tensao, e após os capacitores existe apenas AC de sinal.

Sob este aspecto é possivel fazer chaveamento com JFETs nestes trechos onde haja apenas AC de baixa tensão pois o JFET aguenta de 20v a 30v entre os terminais.

Agora pergunto, a tensão DC alta de alguns pontos é necessária para polarizar as valvulas, ou não? e para que haja distorção (tao almejada nos valve amps) é necessário apenas uma tensão AC ligeiramente elevada (1Vpp a 10Vpp) ? ou faz-se necessário haver a tensão DC (como é o caso de estagios onde haja um buffer valvulado sendo alimentado por um estagio inversor de 1 triodo)?

É possível fazer o chaveamento por jFETs em sinais ac , porém esse chaveamento se mostrará ineficaz com amplitudes elevadas de sinal, e haverão vazamentos. Existem alguns amplis Marshall que possuem chaveamento por jfets, mosfets e também bipolares, mas estes foram colocados em locais estratégicos, com grandes resistências antes das chaves, para atenuar ao máximo o sinal. Mesmo assim há passagem se um sinal distorcido.

As válvulas são componentes que trabalham com alta impedância,(baixas correntes e alta tensão), o bom funcionamento delas depende em muitos casos de tensões altas. A tensão ac no entanto não vai muito além disso nos estágios de pré-amplificação, que basicamente são de cátodo comum, já que sinais maiores que esses vão sem dúvida saturar a entrada do estágio seguinte.
A polarização no caso específico que você descreveu é para que o seguidor de cátodo, trabalhe com a mesma amplitude do sinal do estágio anterior. Porém poderia ser feito com polarização dc fixa e acoplamento ac, o que utilizaria alguns componentes à mais.

 Smiley
« Última modificação: 27 de Abril de 2017, as 20:51:29 por Matec » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #194 : 15 de Abril de 2014, as 11:58:50 »

Na saida de uma 12AX7 podemos encontrar facil sinais de audio com mais de 40VPP...
A distorção na valvula depende do sinal que entra e de sua polarização. A valvula precisa de alta tensão DC para funcionar...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 ... 11 12 [13] 14   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal