Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 07:46:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Montar fonte 9v para pedais  (Lida 23460 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #30 : 04 de Agosto de 2012, as 01:05:02 »

No esquema da imagem esta 11V 900mA.
Se for este, a questao da voltagem estar 8,83V é da propria caracteristica do 7809. Quando sem carga solta um poucoi abaixo.
Registrado

Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #31 : 04 de Agosto de 2012, as 03:31:50 »

Exato, o transformador é de 11v e 900mA como mostra no esquemático: http://dc96.4shared.com/doc/skU3kr7r/preview.html

Citar
Sim, é normal. Este é um valor dentro da tolerancia do componente.
Nao é muito bom usar fios longos.
Se reaproveitou tudo..., veja se os eletroliticos estão bons, nao deveria ter ruidos.
Experimente trocar os capacitores de 20nF por 10nF.

GrAmorin, realmente eu só medi sem carga alguma, vou medir com o pedal mesmo.
Eu usei uma outra placa para o 7809, então a saída da fonte é levada por fios até o regulador e depois sai do regulador, por intermedio de fios, e vai até o plug P4. Tambem usei fios para ligar o LED.
Vou trocar o capacitor de 2200mF por um novo e trocar os capacitores de 20nF por de 10nF. Só uma pergunta de iniciante, a troca desses cap de 20nF por 10nF não oferece riscos ao circuito ?

Outra coisa, seria mais indicado eu montar o circuito em uma única placa ao invés de usar a original da retificação e mais outra para o 7809 ou isso não faz diferença desde que tudo esteja de acordo, componentes, soldas etc... e os fios o mais curto possivel ?
« Última modificação: 04 de Agosto de 2012, as 03:34:36 por Blum » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #32 : 04 de Agosto de 2012, as 03:57:36 »

...a troca desses cap de 20nF por 10nF não oferece riscos ao circuito ?
Não.
A grande maioria das fontes usam 10nF.

Seria melhor montar a placa com todos componentes nela.
Mas se nao for possivel, procure usar fios o mais curto possivel.
Registrado

Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #33 : 04 de Agosto de 2012, as 04:10:38 »

Ok!

Irei seguir os conselhos e assim que possível retorno com os resultados.

Obrigado!
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #34 : 04 de Agosto de 2012, as 11:30:56 »

Adiel, na internet tem um vídeo no You Tube que um sujeito fez uma caixinha com um P4 de entrada, mais DEZ 7809 smd, e cada saída ele liga um pedal. Na entrada ele usa uma fonte chaveada de notebook.
Registrado
Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #35 : 04 de Agosto de 2012, as 22:28:33 »

Olá novamente.

Então...como eu havia mencionado, acabei de trocar os capacitores de 20nF por de 10nF, o eletrolítico 2200mF/25v por outro novo, tambem diminuir consideravelmente os comprimento dos fios. A única coisa que não troquei foram os diodos 1N4001 da parte retificadora do transformador (como é mostrada no esquemático á alguns post's atras), devo troca-los ? medi a saída do regulador 7809 e esta marcando os mesmo 8,83v.

Bom, esta com menos ruído que antes mas ainda não está o idela, creio que esse ruído não seja proveniente da fonte e sim de outros fatores como interferencias externas de outros aparelhos e talvez meus cabos pois usei fios blindados de 5 vias...sendo utilizados dois desses fios internos como sinal + e o resto junto com a malha como GND.

Uma coisa que fiz na montagem da fonte foi ligar um terra á caixa metalica, tambem constatei que a carcaça do transformador esta em contato com o terra dos circuito. Sera que isso pode influenciar e gerar ruídos ?
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #36 : 05 de Agosto de 2012, as 15:33:11 »

Como disse anteriormente, é normal a voltagem estar pouco abaixo.
É possivel que os ruidos sejam priginados em outro lugar, como por exemplo da propria guitarra, ou do proprio captador (caso seja single coil).
Registrado

Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #37 : 05 de Agosto de 2012, as 17:35:07 »

Citar
Como disse anteriormente, é normal a voltagem estar pouco abaixo.
É possivel que os ruidos sejam priginados em outro lugar, como por exemplo da propria guitarra, ou do proprio captador (caso seja single coil).

GrAmorin,

É um single coil sim e um bem simples mesmo.
Fiz alguns testes, fui desligando, gradativamente, cada aparelho que estava ligada na rede e notei que ia diminuindo o ruído. Sera dificil, mas tentarei testar com todos os aparelhos da minha casa desligados pra ver a diferença.

Uma dúvida, no esquema da fonte que você mostrou com layout para transformador com 2 ou 3 fios, gostaria de saber se posso montar uma baseada nesse layout utilizando esse transformador que tenho de 11v 900mA ?

Abraço e obrigado pela força até agora  Legal!
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #38 : 05 de Agosto de 2012, as 18:25:48 »

Uma dúvida, no esquema da fonte que você mostrou com layout para transformador com 2 ou 3 fios, gostaria de saber se posso montar uma baseada nesse layout utilizando esse transformador que tenho de 11v 900mA ?
Isso já tá sendo indicado à você desde o começo do tópico Wink
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #39 : 05 de Agosto de 2012, as 18:47:37 »

Citar
Isso já tá sendo indicado à você desde o começo do tópico Wink

Sim Espanhol, mas no pdf indica um transformador de 12v. Penso que a retificação mostrada na fonte de GrAmorin seja específica para um transformador de 12v, não ?

Na minha fonte os componentes diferentes são o eletrolítico, que na minha é de 2200mF, e os diodos, que usei 1N4001. Acredito que ela deveria funcionar da mesma forma que a o GrAmorin mostrou, na verdade creio que esteja ja que penso que o ruído remanecente seja de outro lugar.

Uma dúvida me veio a cabeça, sera que mudando os diodos 1N4001 para 1N4007 faria alguma diferença ?
Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #40 : 05 de Agosto de 2012, as 18:54:33 »

Ontem terminei uma Fonte seguindo a que tem na parte de projetos aqui do site, sendo que usei um transformador de 500mAh.

Por enquanto só coloquei uma saída nela pois já terminei quase na hora do ensaio e precisava dela pra ligar minha Zoom B1.
A questão é que estive olhando o site da Landscape (que considero bons produtos) para ver quantas saídas eles colocam numa fonte de 0.5A e a resposta foi 8 saídas.
Como sei que nem todos os pedais ficaram ligados ao mesmo tempo acho que posso colocar as 8 saídas sem problemas, ainda mais que pretendo usar TS-808, Dist+, RAT e algum Fuzz e só ai já vão 4 pedais que no máximo haverá 2 ligados ao mesmo tempo. Também tem o fato que quando uso a Zoom B1 é apenas ela e não adiciono nenhum outro pedal.

Vocês acham que está bom as 8 saídas ou está de mais?
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #41 : 05 de Agosto de 2012, as 18:56:49 »

   Blum, é recomendado  o uso de um transformador com tensão de secundário de 3V à mais que a tensão de saída do regulador, mas, creio que não tenha nenhum problema em usar este de 11V, ele marca certinho 11V? Você tem um de 12V, já te indiquei ele...

   Quanto aos diodos, não vai mudar em nada a substituição, a diferença entre eles é a tensão apenas.

   Ricardo, essa questão de numero de saídas em uma fonte é muito relativo, você tem que saber quanto seus pedais consomem de corrente. Se você tem uma pedaleira que consome 490mA e tem uma fonte que fornece 500mA, só vai usar a pedaleira nela, ou 5 de 100mA, então vai depender do set que você usa. Ter saídas extras nunca é demais, é só se atentar para não ultrapassar a capacidade da fonte se não apaga tudo...
« Última modificação: 05 de Agosto de 2012, as 19:05:32 por Espanhol » Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #42 : 05 de Agosto de 2012, as 19:11:04 »

Citar
É recomendado  o uso de um transformador com tensão de secundário de 3V à mais que a tensão de saída do regulador, mas, creio que não tenha nenhum problema em usar este de 11V, ele marca certinho 11V? Você tem um de 12V, já te indiquei ele...

   Quanto aos diodos, não vai mudar em nada a substituição, a diferença entre eles é a tensão apenas.

Não medi para me certificar de que ele marca os 11V exatos, vou fazer isso.

Espanhol, aquela fonte que mencionei é chaveada, como é dito por nosso colega Marcos Câmara
Citar
Essa do link que você postou não é indicada para pedais por se tratar de fonte chaveada.

Seria muito similar a essa: http://www.google.com.br/imgres?q=transformador+12v+1a+para+mini+c%C3%A2mera&um=1&hl=pt-BR&biw=1366&bih=605&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&tbnid=glx_a5iwCHxs-M:&imgrefurl=http://www.maniaeletro.com.br/fonte-estabilizada-12v-1a-para-mini-micro-cameras-cftv-p-331.html&docid=2NGsvwBMnBDpMM&imgurl=http://www.maniaeletro.com.br/images/359963g.jpg&w=450&h=250&ei=AIURUIX7J_Ge6wHPv4H4DA&zoom=1&iact=hc&vpx=1027&vpy=298&dur=4495&hovh=167&hovw=301&tx=114&ty=83&sig=107587189828703679387&page=1&tbnh=93&tbnw=167&start=0&ndsp=21&ved=1t:429,r:13,s:0,i:109

Não possui um transformador indicado para o projeto do Gramorin, correto ? E por ser chaveada, não seria legal usar com esse objetivo.

Abraço!
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #43 : 05 de Agosto de 2012, as 19:18:46 »

   Ah sim, perdão, não vi que era chaveada, esquece dessa... rs... No datasheet do 7809 fala algo entre 11,5 e 24V de tensão de entrada, mede quanto tá dando e manda ver... geralmente marca um pouco mais que a especificação e não creio que essa diferença de meio volt vá causar algum dano...
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #44 : 05 de Agosto de 2012, as 20:39:44 »

Se eu quiser montar uma fonte de 18V eu posso simplesmente trocar apenas o transformador e o regulador ou os valores dos capacitores muda?
Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal