Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 14:27:29


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda para identificar Transformador  (Lida 20401 vezes)
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #30 : 27 de Agosto de 2014, as 21:31:21 »

Obrigado pela informação! eu havia lido algo a respeito disso no yahoo. mas existe alguma forma de medir a corrente de um transformador? Sem ser pela medida de nucleo e bitola do fio?
 Legal!
Medir a corrente é só colocar uma carga e usar o multímetro na escala de corrente.  Saber que potencia (P=U*I) o transformador suporta está relacionado à seção do núcleo...  mas e for usado um fio mais fino, não adianta ter uma grande seção do núcleo.

Abraços, Saude e amor
« Última modificação: 28 de Agosto de 2014, as 02:19:31 por Patines » Registrado
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #31 : 27 de Agosto de 2014, as 22:32:41 »

E isso procede? "Quando o tranformador não tem todos os dados escritos, acho mais fácil medir a espessura da ferragem (geralmente na parte de baixo do transformador) menos 10% (perdas) esse valor (em centímetros) ao quadrado (área da ferragem) e novamente ao quadrado (potência do ferro). Pronto: Potência do ferro divido pela tensão descrita, dá a corrente desejada."

Abraços
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
felix
Visitante
« Responder #32 : 27 de Agosto de 2014, as 23:47:50 »

Não porque se foi feito com um fio zoado, pode até em um primeiro momento aguentar a carga sem "dropar" a tensão.
Mas de uma hora para outra pode pow!!! estourar  Bufando

Por isso é bom ver se não tem fuga, a bitola dos enrolamentos e a isolação em si.
Muitos transformadores são feitos com fios esmaltados bem zoados, imagina isso com a ação do tempo + calor + umidade + vibração.
 Head Banger

Verificar o estado físico, submeter a testes de fuga e carga, e um acompanhamento mais próximo de transformadores velhos, sempre é a rotina.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2014, as 23:51:56 por felix » Registrado
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #33 : 28 de Agosto de 2014, as 09:22:21 »

Srs.

Testes realizados com sucesso! 

Fiz a ligação com a lâmpada de série e, por sorte, acertei as fases de primeira. Aplicando 118V nos primários  (em paralelo) obtive 13V (6.5+6,5) no secundário. Por tanto é um transformador de uso geral e não terá utilidade para algum projeto valvulado, acredito que não seja usual utilizar um transformador apenas para alimentar os filamentos. Muito obrigado a todos!
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #34 : 28 de Agosto de 2014, as 09:38:16 »

Eu tenho uma fonte na bancada que utiliza um transformador parecido com este teu, mas sem derivação central.  Montei a regulagem zener, opamp e transistores(2 X 2N3055 na saída) na gritaria e na surpresa.  É a fonte que mais uso na bancada, dá uns 13V depois da regulação e nem sai de cima da bancada.

A fonte é ajustável de uns 2,4V até os 13V

Abraços, T+
« Última modificação: 28 de Agosto de 2014, as 09:39:51 por Patines » Registrado
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #35 : 28 de Agosto de 2014, as 13:09:06 »

senhores eu comecei a montagem de uma power com o lm3886 layout do big L.
então eu tenho em casa esse transformador que era usado em um som das antigas ele alimentava um stk, não lembro a referencia, ele pesa mais ou menos 2kg e tem secundarios 17x17v e outro com 12v, mas não tenho ideia da corrente que ela suporta, imagino eu que uns 2,5A por ai, pelo tamanho da pra confirmar se minha base e corrente estaria correta?



-----


« Última modificação: 28 de Agosto de 2014, as 14:06:52 por Marcos Kb » Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #36 : 28 de Agosto de 2014, as 19:49:47 »

Marcos, você precisa medir a altura do empilhamento das chapas e daí calcular a secção (área) do núcleo. Dessa informação podemos estimar qual a potência permissível do transformador (como você pode observar na minha resposta ao Carl8 depois que ele informou essa medida). A área da parte central é essa altura do empilhamento vezes 1/3 do comprimento da maior dimensão da chapa E ou da I.

O problema é que seu transformador tem dois enrolamentos secundários, então não dá pra saber quanto da potência do transformador é alocada para cada secundário, apenas a soma das duas potências. Medir a bitola do fio de cada secundário ajuda a ter uma estimativa da corrente máxima que o fio suporta, mas não quer dizer sempre que será a nominal.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #37 : 28 de Agosto de 2014, as 21:04:47 »

Mestre xformer, ele tem 7.8cm de altura, 6.5cm de largura, 3cm de profundidade, as bitolas do secubdarios sao da mesma espessura, e a bitola do fio deve ser proximo a 1mm, eu chuto 0.8mm.
com essas informaçpes da pra se ter uma ideia?
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #38 : 28 de Agosto de 2014, as 21:14:25 »

Marcos, é núcleo de 1 polegada. Então a área deve dar uns 8cm2, o que permite uns 48VA sem perdas.
Se a bitola dos fios é de 0,8mm  (0,52mm2), é fio 20AWG que aguenta 1,5A.

Distribuindo nos enrolamentos:
17V x 1,5A = 25,5VA
12V x 1,5A = 18 VA
Total: 43,5 VA,  considerando que dos 48VA perca 10%, tá bem próximo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #39 : 28 de Agosto de 2014, as 21:22:24 »

Ok xformer entao deixa eu ver se entendi, no enrrolamento de 17x17 eu teria 1.5A? Isso seria sulficiente para o lm 3886 funcionar?

mais uma vez obrigado, tenho outro maior aqui vou dar uma estudada nele esse, esta soldado na placa que teem duidos de 4 amperes mas a tensao e bem baixa, na faixa de 17x17 tambem
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #40 : 28 de Agosto de 2014, as 21:26:56 »

Esse transformador é muito fraco pra alimentar um LM3886.  Não dá pra tirar 50W de uma fonte com transformador que só fornece 48VA.  Você precisa de um transformador de pelo menos 100VA pra cima.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Memphis
Visitante
« Responder #41 : 02 de Dezembro de 2014, as 12:47:45 »

Olá Senhores,

Estou com um transformador também, que retirei de um nobreak de 1000 ou 1200va (não é identificável) e o mesmo não marca nada na carcaça, segue fotos do mesmo, com medidas e um esquema elétrico que encontrei na net. Gostaria de saber se é possível aproveitá-lo em algum amplificador, valvulado de preferência, ou se posso reaproveitar o corpo dele para rebobinar algo aproveitável.
Não conheço as voltagens de saída. Só identifiquei uma que seria da bateria, provavelmente 12~13V (vermelho grosso ali)

fiação grossa: aprox 4mm
fiação fina: 0,5~0,8mm

transformador:
Peso: ~7,3kg

Altura ~10,6cm
https://www.dropbox.com/s/jwc6rp6txll24dg/20141202_113638.jpg?dl=0
Profundidade ~11,7cm
https://www.dropbox.com/s/qexfsooatxf6ifj/20141202_113732.jpg?dl=0
Largura ~ 7,11cm
https://www.dropbox.com/s/7pfy37sp740bk8p/20141202_113712.jpg?dl=0
Visão superior
https://www.dropbox.com/s/9h9vcswjc39tv07/20141202_112323.jpg?dl=0

Esquema em pdf
http://renatec.sms.com.br/Esq%20uSB%20600-1200%20%2800864%29.pdf

Se for possível aproveitar em algum projeto do site, favor indicar o melhor uso possível.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2014, as 15:45:07 por Memphis » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #42 : 02 de Dezembro de 2014, as 20:02:22 »

Se for possível aproveitar em algum projeto do site, favor indicar o melhor uso possível.

Do jeito que ele é, seria pouco aproveitável em algum projeto de áudio, a menos que seja para alimentar um sistema de som automotivo (pra campeonato de som) a partir da rede elétrica, só precisando retificar e filtrar.  

Esse transformador é usado pra converter os 12V da bateria de nobreak em tensão da rede (existem 6 MOSFETs que chaveiam os 12Vdc em push-pull - fios branco-vermelho-preto grossos) para alimentar equipamentos em caso de falta de energia. E ao mesmo tempo tem um enrolamento para recarregar a bateria enquanto há suprimento de energia na tomada (secundário de fios azuis).

Como ele tem uma potência alta, poderia fornecer uma alta corrente em 12V, mas para amplificadores de potência, precisa ter tensões mais altas além da capacidade de fornecer alta corrente pra se conseguir alta potência (o que nos amplificadores automotivos é conseguido com conversores DC-DC internos nos amplificadores/módulos).
Pra amplificador valvulado, é totalmente inadequado e inútil.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2014, as 20:04:29 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Memphis
Visitante
« Responder #43 : 03 de Dezembro de 2014, as 07:59:37 »

Entendi xformer.

Se não é possível aproveitar ele em nenhum projeto de amplificador, imagino que ele possa ter outros usos, como você falou por exemplo em som automotivo. Como não tenho pretensões de iniciar um projeto automotivo, vou pensar em algo que ele possa ser útil, pois rebobinar ele para amplificador de áudio para guitarra ou hifi li aqui no fórum que seria inviável.

Aceito sugestões do que fazer com ele, pois como peso para papel está um pouco exagerado.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #44 : 03 de Dezembro de 2014, as 10:53:41 »

 Eu tenho alguns destes transformadores de nobreak em casa e realmente, não são facilmente adaptáveis.

 A tensão como já mencionou o xformer, é muito baixa para as cargas que estamos acostumados (4 ohm, 8 ohm).

 Com estes transformadores você pode fazer uma fonte de alta corrente para carregador de baterias automotivas, ou para fazer funcionar o motor de arranque de um veículo (quem sabe quem precisa de algo assim?).

 A aplicação mais simples seria para usar em um módulo automotivo, porém a capacitância da fonte deveria ser absurdamente grande, visto que esses módulos, como são conectados a uma bateria que é puramente DC, não possuem uma filtragem eficiente na entrada. Talvez seria necessário colocar uma bateria de 12v como "capacitor" ou mesmo aqueles "supercaps" automotivos. Outro problema é retificar essa altíssima corrente, diodos em paralelo em grandes dissipadores de calor. Já começa e virar uma gambiarra monstruosa e cara...

 Em relação a reenrolar o transformador, não é tão complexo como parece. O enrolamento secundário de alta corrente está por cima de todos, ou seja, é facilmente destacável da bobina (após retirar as chapas, claro).
 Medindo-se a tensão na saída e entrada antes de retirar as chapas e contando-se as poucas espiras do secundário, é facilmente obtido a constante V/espira e assim calculado um novo secundário.

 Bem, de qualquer forma, talvez um dos amplificadores que você possa montar com ele, reenrolando o secundário apropriadamente é esse Mesa Boogie Bass 400+:


 
 Mas o preço de 12 x 6L6GC talvez não seja convidativo...

 Um abraço!

 Eduardo
Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.056 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal