Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 14:45:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda para identificar Transformador  (Lida 20201 vezes)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« : 09 de Agosto de 2012, as 23:42:06 »

Olá a todos!

Estou precisando da ajuda para identificar um transformador que ganhei junto com 4 valvulas 12AU7.  Procurei na net, mas não achei nenhuma informação que me esclareça.
Caso alguém tenha alguma informação que possa esclarecer, eu agradeço.

Segue abaixo um esquema que levantei dos enrolamentos:


Quem me deu o transformador, só soube dizer que o transformador e as valvulas foram tirados de um aparelho que "transmitia fotografias".  Insistir em saber mais detalhes, mas a mesma não soube dizer mais.
O transformador está com a parte metálica externa enferrujada, mas aparenta estar bom, como ainda não identifiquei com certeza, ainda não liguei. seguem algumas fotos.








Abraços,
Alfredo



« Última modificação: 10 de Agosto de 2012, as 23:49:51 por Alfredo Padrao » Registrado

AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #1 : 01 de Setembro de 2012, as 15:01:29 »

Vou aproveitar o tópico do amigo pra tirar uma duvida, ganhei um mini sistem pioneer desmontado e o transformador:




e não tenho os dados dele, antes de ligar pra testar, será que alguem conhece o danado??

ganhei tambem a placa com componentes e stk405-070;

Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #2 : 01 de Setembro de 2012, as 15:10:49 »

Poste uma foto do outro lado da placa onde está soldado o transformador, que acho que facilita!
Registrado

AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #3 : 01 de Setembro de 2012, as 15:16:21 »

ta na mão:


Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #4 : 01 de Setembro de 2012, as 15:40:07 »

Se tiver de posse de um multímetro não vai ser muito difícil de identificar as tensões de saída.  Acho que neste transformador são 3 secundários, sendo um com center tape e dois sem.

Coloque os fusíveis que estão faltando no lugar, aplique a tensão da rede de acordo com sua região (NÃO ESQUEÇA DE OBSERVAR A POSIÇÃO DA CHAVE DE SELEÇÕA 110V-220V)

Na posição em que está a primeira foto desta segunda postagem, onde está escrito "COLD", vamos numerar de cima para baixo da seguinte forma (só para exemplificar)

1, 2 e 3 primeiro secundário, onde o 2 é o center tape e 1 e 3 as extremidades deste secundário

4 e 5 outro secundário

6 e 7 outro secundário

Com o transformador ligado (caso queira proteção adicional; adicione uma lampada incandescente de 40W em série com a tomada da rede), meça as tensões na escala de alternada do multímetro, desta forma irá identificar as tensões dos secundários.

OBS: os capacitores grandes da placa do power te dará uma orientação das tensões a serem encontradas, não esquecendo que os capacitores estarão com uma tolerância quanto as tensões

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

Dexter
Visitante
« Responder #5 : 02 de Setembro de 2012, as 21:28:37 »

Alfredo Padrao,

Utilize um transformador com 12VAC (por exemplo) de saída para alimentar os extremos do seu transformador no lado 2-3-3-3-3, é provável que este seja o primário, meça as tensões das outras bobinas que dificilmente terá mais que 12VAC. estabeleça a relação de tensão e calcule para 110V. Procure sobre "ensaios de transformador" pela net, se você já for familiarizado com circuitos elétricos.

Procure tomar os mesmos cuidados para alta tensão, pois a desmagnetização do núcleo de um transformador, mesmo trabalhando com baixa tensão, pode provocar uma tensão induzida relativamente alta.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #6 : 02 de Setembro de 2012, as 22:18:03 »

Se este transformador for realmente 110V, como está no corpo, acredito que o primário seja as bobinas numeradas de 11, 12 e 13, isto pela impedância e até mesmo pela bitola dos fios; acho que as outras são secundários.

Por enquanto este transformador está parado num canto por conta de outras prioridades.

Obrigado pela atenção,

Abraços,
Alfredo
Registrado

Dexter
Visitante
« Responder #7 : 02 de Setembro de 2012, as 22:58:01 »

Se este transformador for de um equipamento valvulado, as bobinas de alta tensão possuem maior resistência, o primário deve ter uma resistência menor em virtude da bitola do fio para suporta uma corrente maior, afinal o secundário possui uma saída de alta tensão, uma saída de alimentação de filamentos de triodos/pentodos e saída de alimentação de diodos, na dúvida utilize uma tensão menor ainda, 5VAC por exemplo.

Reforço que uma pesquisa sobre ensaio de transformadores pode ajudar.

Boa sorte
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #8 : 02 de Setembro de 2012, as 23:18:37 »

Ok Dexter,

Assim que der vou seguir sua sujestão, e tão logo tenha feito, posto aqui os resultados.

Obrigado,
Alfredo
Registrado

Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #9 : 17 de Novembro de 2012, as 22:10:35 »

Pessoal, achei um transformador aqui, de tão conservado parece novo. Encontrei umas medições nele: 43V,67V,57V,13V e tem center tap, dividindo cada dessas tensões na metade, e elas são independentes. Ele tem o porte de um transformador de 1 A, alguém me indica um projeto pra usar ele?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #10 : 18 de Novembro de 2012, as 13:10:41 »

Pessoal, achei um transformador aqui, de tão conservado parece novo. Encontrei umas medições nele: 43V,67V,57V,13V e tem center tap, dividindo cada dessas tensões na metade, e elas são independentes. Ele tem o porte de um transformador de 1 A, alguém me indica um projeto pra usar ele?
Posta foto ou desenho do transformador...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #11 : 18 de Novembro de 2012, as 13:51:12 »

Fiz um desenho no paint, se aplicado os 110V entre o marrom e o preto os valores do secundário serão um pouco menores, o center tap é o preto do secundário. Depois que meu celular carregar vejo se posto uma foto real.


Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #12 : 18 de Novembro de 2012, as 18:13:03 »

mephisto, se esse transformador segue o padrão, para ligar em 110V você deve usar o fio preto + marrom, e em 220V o preto + vermelho.
Da uma tensão menor no secundario usando o preto + marrom porque esse transformador provavelmente não é 110/220, e sim 127/220 (ou algo entre 115 e 127V).
Mas o certo é ligar no preto + marrom. Em geral, o fio usado no primario entre os fios marrom e vermelho tem metade da espessura do usado entre os fios preto e marrom, sendo assim, vai aguentar só metade da corrente. Por isso, use fios preto + marrom para 110V.
O preto do secundario é o CT de qual dos secundarios? Ou eles são ligados em série? Ja testou continuidade dos enrolamentos do secundario (com ele desligado claro).
De qualquer forma, vejo uma possibilidade.
Usar o 12V (que você chamou de 13v) para alimentar os filamentos de uma 12AX7, e ligar os outros secundarios em serie, usar um dobrador (ou não) e alimentar o HT.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #13 : 18 de Novembro de 2012, as 18:40:05 »

O preto é center tap de todos, qual é esse projeto HT, tem um link dele? Vou tentar fazer algum projeto na faculdade usando válvulas, por isso seria bom começar com algum projeto mais simples. Obrigado
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #14 : 18 de Novembro de 2012, as 18:59:32 »

mephisto, você tem certeza de que o fio preto é o center tap de todos?
Center Tap tem que ser exatamente no meio do enrolamento. Você mediu as resistencias dos enrolamentos?
HT é a alta tensão nos circuitos valvulados.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal