Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 13:52:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: que transistor usar em um fuzz face  (Lida 21797 vezes)
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #45 : 26 de Dezembro de 2012, as 18:59:22 »

No pisotones tem o projeto do fuzz face com uso de trimmer  nos coletores dos transistores para compensar diferentes ganhos e possivelmente fazer casamento dos ganhos dos transistores.


Acho que vale a pena experimentar devido o custo tão baixo e simplicidade da alteração.

o que eu montei, do general guitar gadgets tem trimmer

É disto também que estamos falando.

POr exemplo, na segunda tava só 30C aqui em casa, daí um AC125 tinha 1mA de ICE0 - corrente de fuga.  Daí ontem tava 37C, e o dito cujo tava a 2mA!!  Hoje já estamos a 26C aqui.  Tu acha que um trimpot ajusta a polarização pra que dia?

Nos de silício  o problema é menor, pois o ponto de operação, está em corrente muito acima de onde ICE0 influencia.  Porém com a variação de HFE, e com HFE mais alto que os de germânio, voltamos a ter problemas.

Abraços, T+
Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #46 : 27 de Dezembro de 2012, as 14:54:55 »

Patines, talvez você já saiba mas transistores de germânio são sensíveis a fatores externos principalmente a temperatura. Com um pedal destes você terá uma gama de timbres que está um pouco fora do seu controle. Isto não chega a ser um defeito, é só uma característica a mais deste tipo de circuito.

Historicamente os transistores de Ge só foram usados nos fuzz's por que o fornecedor se localizava próximo à fábrica da Dallas Arbiter (Curiosidade). Quem sabe a ideia era usar um transistor de silício?

Boa sorte!
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #47 : 27 de Dezembro de 2012, as 19:08:28 »

Patines, talvez você já saiba mas transistores de germânio são sensíveis a fatores externos principalmente a temperatura. Com um pedal destes você terá uma gama de timbres que está um pouco fora do seu controle. Isto não chega a ser um defeito, é só uma característica a mais deste tipo de circuito.
Sim já sei.  Mas transistores de silício tem comportamento similar ao germanio em relação a temperatura, com o porém que o ICE0 que é bem menor que o de germânio.  Também podem dar "uma gama de timbres que está um pouco fora do seu controle" como seu avô o transistor de germânio.  A meu ver, o transistor de germânio tem a vantagem de ter um VBe menor, isso facilita a polarização, se o circuito é devidamente pensado.

Isto não chega a ser um defeito, é só uma característica a mais deste tipo de circuito.
"uma gama de timbres que está um pouco fora do seu controle"  não é defeito, mas o efeito gate, que some com o som, conforme decai o volume é causado pelo não equilíbrio da tensão de polarização dos transistores isso é um defeito.  A estabilização da tensão de polarização (com a temperatura) pode exterminar este defeito.
Se a tensão de polarização esta duma maneira num dia e no outro dia está diferente, os harmônicos produzidos ao saturar são diferentes nos dois dias: pronto o guitarrista só consegue o mesmo som por sorte.  Isso também é defeito.

bem, realmente as pessoas acham que seja defeito, pois do contrário, montariam o circuito e não tentariam regular nada, iriam tocar.

Historicamente os transistores de Ge só foram usados nos fuzz's por que o fornecedor se localizava próximo à fábrica da Dallas Arbiter (Curiosidade). Quem sabe a ideia era usar um transistor de silício?
Eu acho mesmo que nem se pensou muito que tipo de transistor usar.  Só o projetista conseguiu o que queria num dia, achou legal e nem esperou pra ver o que acontecia no outro!  Pos pra vender seu circuito.

Boa sorte!
Obrigado, se eu conseguir melhorar a coisa, o pessoal aqui ficará sabendo.  Tenha sorte também!

Abraços, T+
Registrado
wallasmoura
Visitante
« Responder #48 : 15 de Junho de 2013, as 20:43:21 »

comprei  2 x 2N167  npn   e  3 x  GT308  pnp
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #49 : 07 de Fevereiro de 2018, as 23:59:45 »

Comprei ano passado um lote de MP38, russos no mercadolivre.   Achei que era resto de transistores e quase se perderam nos correios.  Ainda no datasheet dizia que o HFE era entre 25 e 50.  Medi uns 3 e hoje tá uns 28C aqui em casa.  ICE0 em torno de 200uA e HFE em torno de 80.
Taí um transistor pra aqueles que querem o circuito clássico(à 28C), mas NPN.

Pensei que era tudo de baixo ganho, e pensei(antes de chegar) até em fazer cascata de 3 amplis...  Mas agora a idéia mudou.
Resta saber se tem ruído..  Pela estabilidade, acho pouco provável.


Abraços.
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal