Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 08:10:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: que transistor usar em um fuzz face  (Lida 21795 vezes)
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #30 : 24 de Dezembro de 2012, as 19:29:33 »

montei o do General Guitar Gadgets, que na época foi onde eu achei mais informação.

http://www.generalguitargadgets.com/pdf/ggg_ff5_sc_npn.pdf?phpMyAdmin=78482479fd7e7fc3768044a841b3e85a

qual é a solução: devo arranjar um par casado, medir o ganho e trocar todos meus componentes de acordo?

Porque tu quer trocar os componentes?  não funcionou?  Se é pra fazer  de silício, vai lá na loja pega 20 X BD139 e mede no multímetro o ganho.  daí tu coloca os de ganho que tu espera/deseja no circuito.  troque o resistor que vai ao coletor do primeiro transistor e à base do segundo até que dê 5V ou próximo disso entre o coletor do segundo transistor e o GND.  Está pronto.

cuidado com a pinagem...

T+
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2012, as 19:31:08 por Patines » Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #31 : 24 de Dezembro de 2012, as 23:33:05 »

Pra fazer o de Si há inúmeras opções de transístores que podem ser usados desde que sejam obedecidas as pinagens. Já fizz FF com bc109, 2n3904 e com bc327.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Codorna
Visitante
« Responder #32 : 25 de Dezembro de 2012, as 21:42:14 »

eu comprei 2 de cada: BC107, BC108, BC109, 2N2222 e 2N3906, mas na época não manjava essa de par casado.

o pedal funcionou numa caixa patola em alguns testes, depois parou de funcionar e após diversas sessões de debug não consegui descobrir o erro e decidi refazer tudo. Daí resolvi que, já que ia refazer, ia usar par casado.
Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #33 : 25 de Dezembro de 2012, as 22:08:53 »

No pisotones tem o projeto do fuzz face com uso de trimmer  nos coletores dos transistores para compensar diferentes ganhos e possivelmente fazer casamento dos ganhos dos transistores.


Acho que vale a pena experimentar devido o custo tão baixo e simplicidade da alteração.
Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #34 : 26 de Dezembro de 2012, as 15:54:06 »

Pessoal, vejo um grande número de vendas de transistor de Germânio no Marcado livre. Mas qual comprar? em qual fuzz um desses dão certo? alguém pode me ajudar? Abç

http://lista.mercadolivre.com.br/transistor-de-germanio
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #35 : 26 de Dezembro de 2012, as 16:17:23 »

Então é assim, ou você compra um lote enorme e reza para conseguir casar alguns ou compra um par casado, não existe formula mágica, quando acertamos um fornecedor, igual eu acertei um Russo, nós compramos lotes sempre deles, porque assim temos maiores chances de acertar os valores.

Existe uns vendedores ultra conceituados no ebay, aos quais adquiri alguns lotes com intervalos de ganho mensurados, mas mesmo assim não consegui casar mais que 2 pares.

Enquanto um vendedor novo me deu as melhores respostas.

É uma loteria, e só quem acerta em cheio consegue o verdadeiro timbre do Fuzz Face.
Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #36 : 26 de Dezembro de 2012, as 17:30:11 »

felixmeirelles, obrigado pela resposta. Eu não sei se estou errado mas as pessoas, ou seja o público  quer de tudo quanto é jeito pedais com transistor de Germânio é até um pouco de preconceito.Eu sou iniciante mas eu monteu um Fuzz Factory com Transistor de silício,meu amigo tem um original em que nós abrimos é de Germânio, para nossa surpresa o meu ainda na mesa com silício estava dando mais sustem que o dele. Montei também o Fuzz Mutante, comprei os BC109 de Silício também fiz a mesma coisa, coloquei lado a lado do original e não vi tanta diferença. Outro dia peguei um Fuzz com Germânio não tinha sustem nenhum! som baixo, péssimo mesmo! eu não sei mas eu ainda vou continuar fazendo meu pedais com Transistor de Silício mesmo, eu acho que isso pode ser aquele comercial da Pedal Plan-9 Fuzz Mutante Si onde semana passada fui em uma loja onde tinha um original e um handmade com silício por incrível que pareça o de silício estava dando mais ganho hahaha!!! vai entender? Abç
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #37 : 26 de Dezembro de 2012, as 17:37:34 »

Os transistores de silicio costumam ter mais ganho mesmo.  Porque a surpresa?  Fuzz com silicio dever dar mais ganho!  Também são menos suscetíveis a mudanças de ICE0, que nos de germanio é bem maior.

Mas o interessante mesmo é que os transistores na sua maioria não tem "o hfe"  de um certo valor.

Por exemplo, esse que o Félix está vendendo, o GT308B:



Qual "o hfe" dele?

A resposta:  depende da corrente.

Quem sabe as pessoas deveriam pensar mais em mudar um pouco o circuito de acordo com seu transistor, e não procurar ou esperar que todo transistor deveria funcionar para o circuito de Fuzz Face.

Abraços, T+
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2012, as 17:39:26 por Patines » Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #38 : 26 de Dezembro de 2012, as 17:39:01 »

Eu não sei se sou só eu mais o que me encanta nos transistores de Ge, é o fato de que nunca se tem absoluta certeza do resultado,
parece que o som sempre varia um pouco e abre espaço para a relatividade do fell, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, assim como gosto de valvulados em relação a SS,
mas é tudo questão de gosto, pra sentir a diferença as vezes precisa de um setup específico que não mate certas frequências, com tudo muito
bem acertado se percebe pequenas nuances e diferenças com Ge... é uma opinião, ou seja, minha! ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Abraço
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #39 : 26 de Dezembro de 2012, as 17:45:57 »

Eu não sei se sou só eu mais o que me encanta nos transistores de Ge, é o fato de que nunca se tem absoluta certeza do resultado,
parece que o som sempre varia um pouco e abre espaço para a relatividade do fell, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, ....

Me parece que causa mais inquietação e frustração com o resultado do que sensações gostosas..  vide estes comentários todos aí abaixo

.... pra sentir a diferença as vezes precisa de um setup específico que não mate certas frequências, com tudo muito
bem acertado se percebe pequenas nuances e diferenças com Ge... é uma opinião, ou seja, minha! ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Aí tu acertou!  É questão de gosto!  De transistor para transistor, temos curvas diferentes.

É por isso que em eletrônica se procura projetar circuitos que aceitem grandes variações nos parãmetros do transisto e funcionem a maioria da maneira prevista, com pouca variação.  Só que o projetista do Fuzz Face não conseguiu isso!

Olhem lá a curva do 2N3055.  Quem sabe se presta mais ao fuzz Face?



Importante, mas parece que ninguém fala:  os transitores de germânio usados nos Fuzzes tem resposta em frequencia bem menor que os de silício! Isso sim altera o timbre!  A capacitãncia típica de cada transistor também pode mudar de um para outro.

Abraços, T+
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2012, as 17:59:32 por Patines » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #40 : 26 de Dezembro de 2012, as 18:04:53 »

Outro dia peguei um Fuzz com Germânio não tinha sustem nenhum! som baixo, péssimo mesmo

Mas a priori não tem nada a ver fuzz e sustain.
O bom fuzz é aquele que só dá fuzz, o sustain vai depender do seu vibrato natural (alavanca ou dedos), um bom fuzz é aquele que você consegue limpar efeito usando o pot de volume da guitarra, o bom fuzz dá uma cor mas não pinta por completo o timbre da sua guitarra e amp.

Você provavelmente está confundido fuzz com drive (ou distorção)

Aqui um exemplo limpo e ideal de um fuzz muito bom de germânio:  (Repare como o efeito do fuzz é controlado pelo volume da guitarra)
https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=AoHIslfiz9M#t=64s



Patines eu não gosto do GT308B para o fuzz face (ele fica melhor com o fuzz factory), para o FFace sempre indico o MP21D que não tem erro.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Veja a demo do doce fuzz face do amigo Mercury usando mp21d:
http://www.youtube.com/watch?v=5kMHcxos_fI&feature=youtu.be

« Última modificação: 26 de Dezembro de 2012, as 18:24:08 por felixmeirelles » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #41 : 26 de Dezembro de 2012, as 18:18:21 »

Félix, eu sustento que ganho alto não é problema, é solução.   Assim como capacitância baixa não é problema, pode ser aumentada.  Mas com certeza a curva de tensão de base com a corrente é difente entre os transistores de germãnio e os de silício.  Isto altera o timbre, e é questão de gosto.

Se colocando um capacitor entre base e coletor, se pode ter mais estabilização no timbre do que existe de fato num transistor submetido a variações de temperatura.  O mesmo digo do ganho, se não houver limitação do ganho por resistor ou realimentação.  Porém se estabilizarmos o ganho com resistor, perdemos distorção, que afinal, é o que todo instrumentista quer.
Com realimentação, quando o fuzz não está no ganho máximo, se diminui também a distorção.  veja que quando o fuzz não está no ganho máximo, no emissor do segundo transistor existe um resistor(potenciômetro) limitando o ganho.  veja então, que se o fuzz não está no máximo, a distorção de base do primeiro transistor influencia mais no timbre.

Eu também creio que alterando o ponto de funcionamento - corrente de polarização - podemos adaptar muitos tipos de transistor ao Fuzz sem tanto problema de hfe.

T+
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2012, as 18:23:46 por Patines » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #42 : 26 de Dezembro de 2012, as 18:23:56 »

Acredito que o timbre com o volume da guitarra no máximo dá realmente para "clonar", mas vai ser muito difícil chegar uma matemática que explique e simule a variação do efeito dependente do volume do pot da guitarra.
Essa triangulação que eu acho cabulosa, e de tanto tentar equilibrar o sistema aos transistores resolvi fazer como a maioria e achar os transistores para o sistema.


Comparação muito boa entre 2 Fuzz Faces originais, um de germânio e o outro de silício:
http://www.youtube.com/watch?v=1GHZSdHqWn0
Reparem como o silício é mais claro, e alto, mas tem agudos  mais estridentes, enquanto há uma espécie de "amortecimento" nos agudos do germânio.
O fuzz de germânio deixa passar mais timbres e nuances, cobre menos o som e é mais sensível a pegada.
Enquanto o de silício é mais polido, estável e possui mais sustain.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2012, as 18:25:51 por felixmeirelles » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #43 : 26 de Dezembro de 2012, as 18:44:21 »

Acredito que o timbre com o volume da guitarra no máximo dá realmente para "clonar", mas vai ser muito difícil chegar uma matemática que explique e simule a variação do efeito dependente do volume do pot da guitarra.
Pois na verdade, cada captador tem seu volume e efeito diferente, e isso pode mudar o som, principalmente porque o Fuzz sem saturar, no volume máximo, tem impedância por volta dos 10k.  se não estiver no ganho máximo nem saturando, por efeito miller a impedãncia é bem menor que 10k.

Daí quando satura bagunça tudo!

Essa triangulação que eu acho cabulosa, e de tanto tentar equilibrar o sistema aos transistores resolvi fazer como a maioria e achar os transistores para o sistema.
Cada pessoa se adapta melhor ao instrumental que tem.  Eu me adapto melhor a procurar um circuito mais estável, pelo menos em polarização, para aí deixar cada um livre pra escutar e ir trocando seu transistor.  Nisso, comecei a notar o que influencia tanto na polarização.

O fuzz de germânio deixa passar mais timbres e nuances, cobre menos o som e é mais sensível a pegada...
Pois tem ganho menor

Enquanto o de silício é mais polido, estável e possui mais sustain.
Quer mais polimento e sustain que uma onda quadrada??

Abraços, T+
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2012, as 18:46:17 por Patines » Registrado
Codorna
Visitante
« Responder #44 : 26 de Dezembro de 2012, as 18:52:10 »

No pisotones tem o projeto do fuzz face com uso de trimmer  nos coletores dos transistores para compensar diferentes ganhos e possivelmente fazer casamento dos ganhos dos transistores.


Acho que vale a pena experimentar devido o custo tão baixo e simplicidade da alteração.

o que eu montei, do general guitar gadgets tem trimmer
Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.076 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal