Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 00:33:31


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Marshall JTM 50  (Lida 38997 vezes)
Marcel.
Visitante
« Responder #75 : 17 de Janeiro de 2013, as 21:11:43 »

Sim, Guilherme... realmente não sabia qual nomenclatura dada, por isso escrevi polaridade entre aspas.
Realmente, isso é interessante.
Como dá pra ver (aqui: http://www.tubesandmore.com/products/P-TM050) o datasheet desse não diz muita coisa sobre a fase (agora a palavra correta, êêêê! _)....  Embarrassed

Grande abraço!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #76 : 18 de Janeiro de 2013, as 16:45:22 »

Oi Marcel

Caso você não tenha dados sobre a peça, a forma de se identificar a fase é ligar um gerador de sinais e ver num osciloscópio o que sai do outro lado.

Outra forma é ligar o primário na rede de força e juntar o secundário como se fosse um auto-transformador. Se a voltagem aumentar, então está em fase. Se cair, está em contra-fase. Mas eu não aconselho este procedimento como forma padrão. É melhor ligar no amplificador e, se apitar, inverter. É menos perigoso.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
a.sim
Visitante
« Responder #77 : 18 de Janeiro de 2013, as 17:13:24 »

Olá.

Embora eu concorde que o fabricante deva informar a polaridade dos enrolamentos do transformador ( a " fase ", indicada pelo ponto nos diagramas dos transformadores ), sua marcação é praticamente inexistente nos esquemas, de forma que pouco adianta conhecê-la na hora da montagem. Acrescente-se que o próprio circuito amplificador poderá, OU NÃO, introduzir uma defasagem adicional de 180º ao sinal, complicando ainda mais as coisas.

Um procedimento simples resolve o problema de encontrar a fase correta da realimentação negativa sem perigos para o amplificador e sem precisar conhecer a polaridade dos enrolamentos do transformador e a defasagem introduzida pelo circuito amplificador :

a) monte o amplificador, sem conectar a realimentação ( feedback ).

b) aplique um sinal de áudio qualquer, e ajuste o volume para uma baixa potência de saída.

c) ligue a realimentação. Se tudo estiver certo, o volume deve BAIXAR. Se ele aumentar, ou o amplificador começar a apitar, inverta os fios do primário entre si ( em amplificadores PP, os que vão às placas das válvulas de saída, é claro...).

Essa técnica funciona com qualquer amplificador em qualquer configuração, permitindo que qualquer um possa montar qualquer amplificador realimentado, utilizando transformador de qualquer marca e procedência ( até aqueles sem procedência ) sem a necessidade de dispor de instrumentação sofisticada ou conhecer previamente os macetes dos montadores experientes nessa ou naquela marca mais famosa.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2013, as 20:24:14 por a.sim » Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #78 : 18 de Janeiro de 2013, as 20:16:48 »

Alexandre

Qualquer um que tenha alguma intimidade com circuitos de amplificadores Marshall sabe que o fio  branco no primario está em fase com o fio laranja no secundario. Esse foi o padrão da Drake Transformers, principal fornecedor da Marshall durante 30 anos.

Ligue o laranja no chassis, via jacks de saida, e faça toda fiação, A PARTIR DA INVERSORA DE FASE, QUE É ONDE O LOOP DE NFB ESTÀ LIGADO, exatamente de acordo com o diagrama. Pronto, jamais "apitará".

Como agora você deve ter notado, essa marcação é evidente nos esquemas, mas apenas para quem sabe.

Em nossa linha de transformadores utilizamos há 15 anos a mesma codoficação de cores determinada pela Western Electric para o Fender Bassman 5F6: marron-vermelho-azul, que corresponde a branco-marron-vermelho na Marshall.

Tome nota disso para você dar um melhor suporte aos seus clientes, caso necessario, pois nem todos tem geradores de audio e osciloscopio, ou preparo tecnico.
 
Veja os diagramas dos amps para os quais você fornece transformadores e proceda da mesma forma, é tiro e queda.

Alexandre, não é a toa que fabricamos conjuntos de transformadores para a Digitech montar amplis para presentera seus endorsers e amigos mais chegados  Cheesy
 
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #79 : 18 de Janeiro de 2013, as 23:46:59 »

Cara! Era isso!!! Era issoooo!!! Só inverti os fios do primário do transformador de saída e pimba!
Tá alto pra caramba agora! Um legítimo 50W.... _

Agora tu tem o "dever e a obrigação" de nos mostrar essa fera !  Grin


Só cuide pra ver agora se essas EL34 que esquentaram feito vulcão ai estão boas e casadas ainda, porque quando aconteceu isso comigo eu perdi uma EL34.

Bossman,
"seu desejo, minha vontade"! hehehehehe

https://www.youtube.com/watch?v=VVkPwC7sqyY

Segue um videozinho do amp com o monstrinho do Nandu Bluz (pra quem eu fiz o amp) tocando. Pena que o áudio não tá lá essas coisas, já que foi gravado por uma câmera digital meia-boca... o ideal era microfonar, mas essa quebra o galho... Cara, juro por Deus, esse amp pessoalmente tá de arrancar o coração pela boca... E quando ele ligou a Gibson LP dele, puts..... Pasmei!!

Eu sei que o cara tava tocando no amp aqui mais cedo e meus vizinhos, pivetes do bairro e sei lá mais quem começaram a se juntar aqui na frente do muro da minha casa (que é baixo) e ficaram sei lá quanto tempo curtindo.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Parecia um show...

Realmente, acho que o mais fácil é ligar e ver se apita, apesar de não custar nada fazer o que o a.sim disse...

Acho que nem todos os esquemas possuem essa marcação... fui reparar isso num circuito do meu amp, mas a versão mais antiga do esquemático, para a qual eu preferi não dar atenção, já que a leitura do outro é mais fácil, por ser vetorizado. Mas com certeza vou começar a reparar mais nisso a partir de agora!

Enfim, vocês são sensacionais mesmo.
Obrigado!

Victor Nery, como está o seu JTM 50??

Meus sinceros abraços!
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2013, as 23:49:01 por Marcel. » Registrado
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #80 : 19 de Janeiro de 2013, as 00:03:25 »

Marcel do céu! Que massa man!!  Palmas

Respect! Comandou!!
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #81 : 19 de Janeiro de 2013, as 00:54:05 »

Saudações,

Victor Nery, como está o seu JTM 50??

Tenho lido e acompanhado o que posso sobre valvulados mas a grana que havia começado a separar se foi; meu filho ficou doente e precisou se internar; daí gastei mais do que o que tinha economizado. Vou recomeçar meu pé de meia (assim que cobrir os meus cartões) e seguir com os passos e dicas descritas pelos amigos.

Grande abraço e parabéns pelo amp. Ficou muito legal. Legal!
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Marcel.
Visitante
« Responder #82 : 19 de Janeiro de 2013, as 01:00:03 »

Valeu, Victor, vamos esperar, então!
Você consegue! Não desista! Passei mais de 2 anos comprando as coisas pro meu primeiro valvulado.

Abraços!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #83 : 20 de Janeiro de 2013, as 14:30:07 »

....
Realmente, acho que o mais fácil é ligar e ver se apita, apesar de não custar nada fazer o que o a.sim disse...

Acho que nem todos os esquemas possuem essa marcação...

Na verdade a marcação está lá, como o Guilherme disse. Nos esquemas de valvulados, assume-se que o transformador é "não inversor", ou seja, teria os tais pontinhos do mesmo lado para o primário e para o secundário. Quando o transformador é inversor, então os pontos que indicam a troca de fase vem marcados no esquema. Mas se seu fabricante não te disse qual é o fio que dá fase com o secundário, de nada adianta saber disso.

O problema é que tem muita gente no mercado enrolando clientes de valvulados em vez de enrolar transformadores para valvulados. Não são pessoas de má fé, apenas desconhecem a tecnologia com que se propõem a trabalhar. Já trabalhei com vários enroladores. Fora o Guilherme, nenhum deles me deu a informação sobre a fase, mas nenhum se recusou a dizer qual era a ponta do começo do enrolamento!

Abraços

Eduardo

Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
a.sim
Visitante
« Responder #84 : 20 de Janeiro de 2013, as 15:33:31 »

Olá.

Não, a informação " não está lá ". Ao se ler um esquema, não se pode " assumir nada ", até porque ele pode ser desenhado de várias maneiras diferentes. Se não houver a marcação explícita da polaridade dos enrolamentos no diagrama, essa deve ser determinada por outros métodos ( tal como expliquei anteriormente ) e, não, pela suposta " convenção " que os montadores experientes julgam existir, simplesmente porque desenham o diagrama sempre da mesma maneira...

Eu imagino quão difícil pode parecer uma montagem do ponto de vista de um iniciante que, obviamente, mal sabe ler um esquemático e desconhece essas convenções...

Quanto aos enroladores com pouca formação técnica, serão excluídos pelo mercado com o passar do tempo.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2013, as 15:47:16 por a.sim » Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #85 : 21 de Janeiro de 2013, as 20:17:38 »

Olá

Não edite suas mensagens após já terem sido respondidas por outros usuários. Aguarde e responda quando puder ou deixe claro que as editou. É mais elegante e, por que não dizer, mais honesto.

Se o sr. construisse amplificadores realimentados, 50% deles oscilariam logo na primeira vez que fossem ligados e 50% funcionariam sem oscilar.

Caso o sr. fosse engenheiro de gravação, 50% das suas gravações teriam os canais esquerdo e direito fora de fase. Não sei se o sr. entendeu, mas "fase" e "realimentação negativa" não são coisas aleatórias, que funcionam na base do 50/50.

Quanto ao último parágrafo da sua última mensagem editada...

Citar
Quanto aos enroladores com pouca formação técnica, serão excluídos pelo mercado com o passar do tempo.
 

Sem dúvida, "enroladores" que economizam informações sobre seus produtos perdem espaço com o tempo. Mas estão certos, pois economizando informações importantes não se comprometem tanto com aquilo que fazem, não é mesmo ?

Quanto a ser excluido pelo mercado, pergunto, qual mercado ? O Mercado Livre, que é o seu mercado ? Nesse jamais estivemos.
Nosso mercado é o mesmo de 5, 8, 15 anos atras, pessoas fisicas e juridicas, no Brasil, Suecia, Alemanha, França, EUA, Chile e Peru.

Porque o sr. não coloca pelo menos uma "fotinha" do seu kit "Soldano SLO-100" para todo mundo ver ? O sr. não se orgulha do seu kit ?
Caramba, 900 e tantos reais !
O nosso kit de transformadores para o SLO-100 está nesse amplificador aquí, custa para o fabricante dele 500 USD/kit, e deixa um SLO-100 no chinelo, tanto ao ar livre quanto na camera anecoica :

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/digitech_th150.jpg

Pode se inspirar no transformador de saida, facilmente identificavel na imagem, para tentar fazer um parecido. Para começar, são 4 kg de GO.

Nós nos comprometemos integralmente com a nossa qualidade e proficiência na área.
Se o sr. quiser conhecer quais são os nossos fornecedores e EXATAMENTE aquilo que eles que  nos fornecem é só ver as "fotinhas" abaixo:

1. GNO-M19 para transformadores de potencia e chokes:
http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/soma.JPG

2. GO-M4 para transformadores de saída:
http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/tessin.JPG

3. Núcleos de Mumetal e Supermalloy (ferro-níquel) para transformadores custom encomendados pelos nossos clientes de equipamentos de gravação e P.A. :
http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/magmet.JPG

4. Fios de cobre esmaltados:
http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/ppe_pirelli.JPG

Sugiro fortemente que o sr. se comporte de maneira semelhante atendendo todas as aspirações dos seus clientes.
O resto é enganação.

abraços

Guilherme Peregrini
Lynx Audio Transformadores Ltda
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #86 : 21 de Janeiro de 2013, as 23:04:51 »

Pessoal, vamos mudar de assunto um pouquinho?




Ninguém me respondeu sobre o Loop de Efeitos passivo................  Kiss
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #87 : 22 de Janeiro de 2013, as 03:32:01 »

Sobre o Loop de efeitos... Sinceramente, ao meu ver, é importante dar aquele Up no sinal na saída do efeito..

No meu amp aqui.. eu implementei um loop passivo.. precisei (claro) diminuir o sinal antes de mandar no Send, o problema é que quando o sinal voltava para o amp, era totalmente sem vida e baixíssimo...
Eu aproveitei aqui a queda do sinal do reverb, e fiz o loop na saída do mix do reverb, que é bem onde o amp tem um estágio que dá o Up no som..

Moral da história: Mais uma vez, ao meu ver, é legal analisar o esquema e achar uma melhor forma de acoplar esse loop passivo... essa idéia eu tirei do Mesaboogie Mark I, e funcionou muito bem...

Agora eu vou dormir, depois eu vejo o esquema e vc conta onde vc colocou esse loop
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #88 : 22 de Janeiro de 2013, as 12:32:40 »

É.... como eu imaginava mesmo...
Eu coloquei um loop no plexi 1987x, do qual estávamos falando aqui no tópico antes.
Eu fiz o circuito de loop do esquema dele original (postei o link do esquema aqui, em PDF, na última página tem o loop). O mesmo esquema do loop cujo layout foi o hgamal que fez aqui, em PCI. Só que eu fiz o loop PTP. Eu sei que esse loop tava ligado todo certinho, conforme o esquema (confirmei isso conferindo tudo umas 3 vezes) e o bicho não pegou nem a pau... Quando eu dava uma batida com a ponta do multímetro em alguns pontos do circuito, por onde passava o sinal, saia o som do ruído dessa "batida" (com a ponta do multímetro) com o efeito, pelo alto-falante, do pedal de delay que coloquei no loop pra testar... Não consegui entender por que o circuito não funcionou como deveria...

Eu sei que eu terminei me irritando, arranquei o circuito todo e testei usar o loop passivo. Pegou de boa mesmo, o som não tá voltando fraco, com perdas aparentes, NADA. Liguei um Rebote Delay 2.5 e um Memory Man e ficou perfeito no loop passivo...

Por isso a dúvida...

Abraços!
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2013, as 12:35:16 por Marcel. » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #89 : 22 de Janeiro de 2013, as 13:25:00 »

Eu gosto de circuitos passivos. Só uso ativo se for mesmo necessário.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.055 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal