Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 09:04:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: "Sistema de Circuito à Prova de Falhas" nas válvulas - JCM900  (Lida 10266 vezes)
Marcel.
Visitante
« : 03 de Novembro de 2012, as 23:01:03 »

Nem tenho certeza se o melhor lugar é aqui, mas lá vou eu:

Tava vendo aqui o site da Marshall e vi uma coisa curiosa a respeito do JCM900 4100, dizendo o seguinte: ele possui um "Sistema de Circuito à Prova de Falhas nos modelos de 100 Watts, que mantém o amplificador funcionando mesmo em caso de falha de alguma válvula, para permitir que você faça seu show até o fim".
Link: http://www.marshallamps.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos&linha=C0259&produto=10310001.

Dei uma olhada nos esquemas dele que estão na internet e achei do que se trata esse sistema.
Aqui o esquema dele: http://www.webphix.com/schematic%20heaven/www.schematicheaven.com/marshallamps/jcm900_dualrev_100w_4100.pdf.
Na seção do power amp há 2 fusíveis de 500mA, em paralelo com um resistor de 100k e um LED.

Não sei se isso é novidade pra vocês, mas pra mim é. Realmente achei esse sistema BEEEM interessante e plenamente usável. Imaginem quanta dor de cabeça se pode evitar para os guitarristas usuários de amps assim. A melhor parte é que é muito simples de se fazer.

A lógica que eu entendi é que quando uma das válvulas dá um problema, "sobrecarrega, com um pico corrente muito alto," um daqueles fusíveis, queimando-o e fazendo com que a corrente passe obrigatoriamente pelo LED, que estava em bypass.

Para os "manjadores" dessa área que frequentam o fórum, será que esse sistema seria aplicável a qualquer amplificador valvulado?
Registrado
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« Responder #1 : 04 de Novembro de 2012, as 11:27:35 »

Eu abri um tópico perguntando qual era a dificuldade de montar um power como este aquí http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3558.0, eu vi que havia alguma coisa como proteção ou sinalização quando algo estiver com o problema! Ainda não me aventurei em algo com valvulas, mas esse esquema aí chama a atenção!  Undecided
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #2 : 05 de Novembro de 2012, as 07:03:37 »

Oi Marcel

Essa técnica já tem uns 60 anos pelo menos. Eu vi isso em aplificadores da Philips da década de 1950. O que ele faz é cortar fora um par de válvulas caso alguma do par entre em curto. O LED serve apenas para indicar ao técnico qual par deu problema.

Não é assim tão a prova de falhas. Primeiramente só vai cortar se houver um curto e dos bons, a ponto de queimar o fusível. Sem um par de válvulas, o amplificador vai tocar a meia potência e com o transformador de saída na impedância errada. Vai tocar, mas não vai ser lá essas coisas.

Em segundo lugar, um curto desses sempre é precedido de ruídos no amplificador. Então é bem provável que antes do fusível queimar, o músico tenha desistido do amplificador durante o show por conta dos estalos e apitos.

A idéia de por um fusível no catodo das válvulas é ótima! Eu faço isso nos meus. Mas vender isso como "a prova de falhas" é muita presunção.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 81



« Responder #3 : 05 de Novembro de 2012, as 08:02:46 »

Eu já peguei um Marshall desses para consertar e realmente funcionou a proteção do fusível. Mas o amp parou.
Eu substituí o fusível e ele continua funcionando. Não danificou nenhuma válvula nem o transformador de saída ou outro componente, mas aí a dizer que você pode continuar o seu show tranquilo, bem, não posso afirmar mas duvido.
Registrado

Salto - SP
Marcel.
Visitante
« Responder #4 : 05 de Novembro de 2012, as 13:02:41 »

Que a potência ia reduzir eu até imaginei, agora quanto aos ruídos, apitos etc. não tinha pensado...

Fernando, você chegou a tocar no Marshall com esse problema, pra ver se tava com barulhos ou pra ver como o amp se comportava? E se uma(s) dessa(s) válvula(s) do power queimar num amp comum, que não tenha esse "sistema", o transformador de saída ou outros componentes costumam se danificar também, no geral?

Eu não tenho certeza, mas parece que o ENGL tem um sistema que indica qual válvula está com um problema, até mesmo as de pré...

Aí, mais audaciosamente, eu pergunto: e quanto à possibilidade de se colocar esse conjunto fusível-LED em todas as válvulas (pré e power) pra sabermos qual válvula deu problema? Será que funcionaria? Ou... como seria possível implementar um sistema de indicação de defeitos em todas as válvulas de um amp?

Seria uma ferramenta interessante, não seria?

Abraços.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2012, as 13:05:35 por Marcel. » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #5 : 05 de Novembro de 2012, as 13:07:56 »

Quando se fala em tolerância a falhas, temos que especificar quais são os eventos de falha aos quais o sistema é tolerante. O sistema da Marshall, por exemplo, é um sistema que tenta isolar uma válvula que tenha entrado em curto. O problema é que este não é o único problema que afetam as válvulas. É muito complicado bolar um sistema que detecte perdas de ganho, microfonia, circuitos abertos, possessão diabólica, etc.

A simplicidade do circuito da Marshall é custo eficiente. Ou seja, vale muito a pena colocá-lo.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal