Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 18:27:38


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Humming nos Amplificadores (Rede elétrica ruim?)  (Lida 18598 vezes)
coasjp
Visitante
« : 16 de Janeiro de 2013, as 17:59:55 »

Pessoal, estou montando um estúdio para gravações, e estou com um problema de Humming nos amplificadores, minha rede elétrica é 220v e estou usando um transformador para baixar para 110v, pluguei minha guitarra que é blindada, já coloquei um estabilizador para reduzir a tensão e filtrar ruidos, mais sem sucesso, eu estando no meio da sala, conforme eu vou girando (movimento de rotação), o Humming aumenta ou diminui, gostaria da ajuda de vocês em conseguir descobrir a origem desse humming, estarei fazendo os testes que vocês me falarem pois ja esgotei as possibilidades.

Amp1: JMD100 Marshall - 127V
Amp2: Fender Mustang III - 1127V

Tensão da Rede 220V

Usando transformador quadrado para reduzir de 220 para 127v

Obrigado

Att: Clayton Almeida
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #1 : 16 de Janeiro de 2013, as 18:07:50 »

Ja tive problemas similares.
Se depende do lugar e posição que está, o humming aumenta ou diminui, é possível que os captadores da guitarra esteja captando alguma emissão.
Muito comum são lâmpadas fluorescente ou lâmpadas econômicas, ventiladores também fazem isso.
Mas pode ser qualquer coisa.
Experimente desligar as luzes, e qualquer outra coisa.

Você aterrou os amplificadores?
Registrado

coasjp
Visitante
« Responder #2 : 16 de Janeiro de 2013, as 18:37:33 »

Obrigado pela resposta,

ainda não coloquei as luminárias no estúdio(estou tocando no escuro) somente uma incandescente tem um frigobar mais ja desliguei ele para verificar se era ele e o problema persiste, com relação ao aterramento fiz o teste ligando no estabilizador (as tomadas tem 3 pinos com o aterramento ligado) e do estabilizador no amp com cabo apropriado(3 pinos com o aterramento) esse aterramento que você diz seria este, se for está tudo ok.

li em alguns artigos por ai não lembro onde, sobre um equipamento que capta AM na faixa de 40 ~ 50 MHZ e com antena em loop para descobrir a origem desse ruido, mais não achei muito informação sobre ele mais posso estar fazendo o mesmo se alguem tiver algum circuito(ainda não procurei por ele).

ja tentei trocar os cabos, todos de excelente qualidade mais não custa tentar e sem resultados positivos.

outro detalhe, é que quando coloco a mão nas cordas da guitarra ele diminui bastante esse ruido, pluguei 3 guitarras sendo uma delas blindada, e com o mesmo resultado, da a impressão até que minha guitarra não está blindada.

como os amplificadores são grandes, estou descartando a possibilidade de ligar em outra rede, outras tomadas rola mais são todas da mesma rede.

mais alguem tem alguma sugestão?

Ahh lembrei de outra informação importante, estamos dentro de um Shopping Center.

Obrigado.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2013, as 18:55:44 por coasjp » Registrado
rikathu
Visitante
« Responder #3 : 16 de Janeiro de 2013, as 19:14:49 »

Olá, não tenho experiência com o assunto, mas pensei em algo que poderia ser a causa:
Quem sabe, o problema está no aterramento! Mesmo se a tomada estiver aterrada, você não sabe se a instalação elétrica foi feia de maneira que realmente tenha um aterramento que poderíamos chamar de "bom" para equipamentos de áudio... Pode ser que não seja o caso, mas dependendo da distância do fio terra até as hastes conectadas ao solo e de sua bitola (além de outros fatores como emendas mal-feitas ou projeto mal-calculado) ele pode estar apresentando uma determinada resistência que não seria suficiente para resolver o problema do ruído. É apenas uma possibilidade, mas acredito que deve ser considerada. Boa sorte na montagem de teu estúdio e na resolução do problema, abraços!
Registrado
coasjp
Visitante
« Responder #4 : 16 de Janeiro de 2013, as 19:35:05 »

Obrigado pela resposta.

pode ser essa causa sim, pois conforme disse estamos em um Shopping Center e realmente não sei como foi estruturada a rede deles, a pergunta é como fazer um aterramento BOM para testar se é esse o problema visto que estou no estacionamento e tem mais 2 andares para baixo, ou seja não tem conexão direta com a terra para estar fazendo o mesmo.

hoje a hora que o shopping fechar vou apagar todos os disjuntores e deixar somente o da tomada do estúdio e ver se o problema persiste, se persistir o problema é a rede do Shopping mesmo(ai ferrou), se não tenho que procurar o gerador de humming.

vou colocar um ferrite no cabo de energia para ver se diminui.

Obrigado
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #5 : 16 de Janeiro de 2013, as 22:01:46 »

Pelo menos em tese, o fato de ser um "Shoping Center" quase que descarta a possibilidade do aterramento ser ruim.

Você disse que usou um estabilizador para filtrar, porém, esses aparelhos não são eficientes nessa função, acho que você precisa é de um bom filtro de linha, não aquelas réguas de tomada, mas um filtro de linha de verdade.

Provavelmente é interferência da quantidade de lâmpadas eletrônicas que se tem em um Shoping...
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #6 : 16 de Janeiro de 2013, as 22:22:23 »

outro detalhe, é que quando coloco a mão nas cordas da guitarra ele diminui bastante esse ruido, pluguei 3 guitarras sendo uma delas blindada, e com o mesmo resultado, da a impressão até que minha guitarra não está blindada.
Por essa pista, creio que tu tem problemas de falta de aterramento.  Se não tem na tomada, é algum cabo se partindo.

Ou então a rede é feita aproveitando o neutro como terra.

O fato de não ser no "térreo" também agrava...  parece até brincadeira....

T+
Registrado
coasjp
Visitante
« Responder #7 : 17 de Janeiro de 2013, as 08:53:45 »

Obrigado amigos pelas respostas,

tive uma ideia, pode ser que de certo, assim o transformador que estou usando nao tem aterramento(3 pinos) logo ele nao aterra o amplificador, minha ideia e fazer uma tomada para ligar o transformador e tirar o aterramento direto na tomada esquema mais ou menos assim:

Tomada 220V |---------Transformador 110V-----------Amplificador
Aterramento  |--------------------------------------------Amplificador

Nao sei se deu pra intender, minha intensao e puxar o aterramento para a tomada do ampli direto da tomada

o aterramento do shopping nao e aproveitado do neutro caso contrario se eu medisse terra mais fase daria 110v mais nao da...

Obrigado

Desculpem a falta de acentos mais meu teclado esta desconfigurado...
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #8 : 17 de Janeiro de 2013, as 08:59:39 »

Tomada 220V |---------Transformador 110V-----------Amplificador
Aterramento  |--------------------------------------------Amplificador

Nao sei se deu pra intender, minha intensao e puxar o aterramento para a tomada do ampli direto da tomada

o aterramento do shopping nao e aproveitado do neutro caso contrario se eu medisse terra mais fase daria 110v mais nao da...
Quanto dá, medindo do terra ao fase?

Na tua tomada são duas fases ou um neutro e um fase?
1) caso1: tomada com dois fase: mede entre o terra e o fase vai dar 127V
1) caso2: tomada neutro e fase: mede entre o terra e o fase vai dar 220V

Abraços, T+
Registrado
coasjp
Visitante
« Responder #9 : 17 de Janeiro de 2013, as 09:20:46 »

vou medir quando chegar la e depois posto os resultados
Registrado
rikathu
Visitante
« Responder #10 : 17 de Janeiro de 2013, as 09:53:20 »

Se você estava utilizando o transformador abaixador ligando apenas os dois pólos do secundário no amp, sem ligar o pino terra da tomada no próprio amplificador (diretamente ou não), então realmente estava sem aterramento nenhum, porque ele não estava conectado! Também acho interessante fazer estas medições que o Patines indicou!
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #11 : 17 de Janeiro de 2013, as 09:54:28 »

Peko que você falou, dá a entender que mesmo com aterramento, este não entrava em contato com o aplificador, pois o transformador não se liga a este.
Assim como o Patines falou, só medindo para ver se o terra e o fase são comuns. Caso não sejam, é só ligar esse ao terra do amplificador.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #12 : 17 de Janeiro de 2013, as 10:07:47 »

Peko que você falou, dá a entender que mesmo com aterramento, este não entrava em contato com o aplificador, pois o transformador não se liga a este.
Assim como o Patines falou, só medindo para ver se o terra e o fase são comuns. Caso não sejam, é só ligar esse ao terra do amplificador.

Falei o seguinte:
...o aterramento do shopping nao e aproveitado do neutro caso contrario se eu medisse terra mais fase daria 110v mais nao da...
Quanto dá, medindo do terra ao fase?

Na tua tomada são duas fases ou um neutro e um fase?
1) caso1: tomada com dois fase: mede entre o terra e o fase vai dar 127V
1) caso2: tomada neutro e fase: mede entre o terra e o fase vai dar 220V
Nunca disse que o terra e o fase podem estar ligados.  Se isso acontecer, certamente algum circuito de proteção vai atuar.  Se não for nenhum caso que citei, ou próximo disso, o terra não está ligado como deveria.  Mesmo sendo o caso1 ou o caso2, não significa que o terra está ligado como deveria, mas apenas que está ligado.

Abraços, T+
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #13 : 17 de Janeiro de 2013, as 10:13:26 »

Patines,

No ex: Caso 2, entre terra e uma fase não é pra dar 127V, que é a tensão de uma fase?

220V não seria a tensão entre duas fases em um sistema trifásico 220V?
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #14 : 17 de Janeiro de 2013, as 10:21:49 »

Não nesse caso, pois a rede elétrica é 220. Logo, a ligação de duas fases em um sistema trifásico seria 340 V.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal