Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 03:55:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Caixa para Wah DIY e ideia para cremalheira!  (Lida 41604 vezes)
vandroyse
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 6



« : 23 de Janeiro de 2013, as 00:25:45 »

     Meus irmãos!

   Achei esse vídeo gringo de como fazer uma caixa de madeira para pedal volume, que podemo adaptar para wah. Ele também fala de como fazer tal cremalheira (engrenagem que não achamos no Brasil). Tive assim uma ideia dessa engrenagem que pode ser viável. Digo pode por não ter testado ainda. Seguinte.... Caso a pessoa tenha feito uma dessas entalhando, pegando de outro pedal ou comprado mesmo... Poderia leva a um desses chaveiros e tentar aplicar uma réplica em material mais resistente com aquelas maquinas de copia de chaves. Aparentemente é cômico e ideia mas, pode ate ser!
   Procurei essa forma mais simples devido o fato da procura por essa caixa ser muito grande e nem sempre ter oferta! Claro que as feitas para venda pelo pessoal do fórum são bem melhores...
    Espero que esse vídeo não seja batido e agregue alguma coisa para quem quer saber mais sobre!  Fica a dica!

http://www.youtube.com/watch?v=cyHV86kn-pU    É dividido em 4 partes, esse linck é da primeira

Esse também vale conferir http://www.youtube.com/watch?v=W9UMVkmM1RM

 
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2013, as 07:30:22 por vandroyse » Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #1 : 16 de Maio de 2014, as 20:17:55 »

Oi,
tenho uma caixinha 125b parada aqui pra fazer um wah wah, já testei o wah wah usando uma patola e um potenciômetro linear e funciona.

Estou pensando em cortar a caixa pra ela ficar com aquela famosa inclinação
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
e testar alguns mecanismos de transmissão.

Como a caixa é menor, a ação fica menor se usar uma cremalheira padrão, já que o braço de alavanca é menor. Além do que, não tenho uma cremalheira sobrando.
As minhas idéias até agora foram:

- utilizar uma alavanca e um potenciômetro linear, que desliza de acordo com o deslocamento da alavanca.

- Usar uma cremalheira e engrenagem improvisada. (por incrível que pareça, aquelas serras de aço funcionam direto em potenciômetros de eixo estriado, mas para uma pequena angulação se tem a rotação total)

- Usar aquele sistema da Earnie Ball, com a corda e a mola.

- Usar o acionamento da color sound, que também trabalha com um mecanismo de duas barras e o potenciômetro rotacional.

pra dar uma motivada, alguém já fez um wah numa 1590a, uma 125b deve ser muito fácil...

Obs. o site esta em japonês, mas o  google ajuda um pouco.

Assim que descobrir a melhor forma de cortar a caixa, atualizo aqui, se alguém tem alguma outra ideia de transmissão, me avise!
Abraços

Thomas
 
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #2 : 17 de Maio de 2014, as 11:35:18 »

Pode usar o sistema da antiga Sound, também, com uma haste de ferro.
Registrado

Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #3 : 17 de Maio de 2014, as 13:42:00 »

Oi
essa idéia da Sound seria a do color sound? Achei esse pdf mostrando o esquema:
http://www.diyguitarist.com/PDF_Files/ColorsoundWahShell.pdf
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Já que estou pesquisando sobre o assunto, vou colocar aqui alguns links, caso alguém se interesse por isso futuramente...

Pra começar, alguém usou o pedal de uma máquina de costura pra fazer um pedal de wah. Fica realmente bem legal depois de lixado, e já tem o sistema de acionamento pronto, que era utilizado anteriormente:
http://www.offsetguitars.com/forums/viewtopic.php?f=11&t=67149

O esquema da ernie ball do qual falei, utilizando fio e mola é parecido com este:
Encontrei outra versão numa 1590a...mas utiliza o esquema led/ldr, é possível ver os dois no canto superior. Talvez para uma próxima montagem...

Quando tiver escolhido o método de transmissão ideal vou para a montagem, no momento vou fazer uma prototipagem rápida com o que tenho disponível.

Abraços
Thomas
« Última modificação: 17 de Maio de 2014, as 14:16:25 por Thomas_h » Registrado
Bizzorro
Visitante
« Responder #4 : 17 de Maio de 2014, as 14:26:07 »

pode usar um potenciometro com uma bucha de borracha (que se encontra facilmente nas impressoras antigas), mais um pedaço de acrilico....

ficou meio confuso isso...vou tirar umas imagens e mostro depois.....

foi o jeito mais eficaz que encontrei (e barato), para a cremalheira....

abraços!
Registrado
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #5 : 19 de Maio de 2014, as 09:34:23 »


essa idéia da Sound seria a do color sound? Achei esse pdf mostrando o esquema:


Buenas

Utilizando este tipo de recurso, o curso do potenciômetro não se daria de forma proporcional ao movimento do pedal. A rotação do potenciômetro será mais "lenta" quando o guia estiver paralelo à alavanca e mais "rápida" quando próximo aos extremos.

Minha recomendação também é a utilização de peças de impressora. Utilize um pedação da correia colada em pedaço de tubo de pvc (40 mm ou 50 mm) daqueles bem vagabundos, pois são menos rígidos, fazendo a função da cremalheira. Para engrenagem do potenciômetro, utilize uma engrenagem da impressora de forma que o número de dentes no curso total da cremalheira seja próximo a 5/6 do número de dentes da engrenagem que você irá colocar no potenciômetro, para assegurar uma rotação mais próxima possível dos 300°. No lado contrário da cremalheira você instala um guia para manter o contato entre a cremalheira e a engrenagem do potenciômetro.
Registrado
Bizzorro
Visitante
« Responder #6 : 19 de Maio de 2014, as 22:08:08 »

boa noite!

sim essa ideia é boa, mas a minha é mais facil e pratica.... (desculpem, não to conseguindo upar as fotos....internet ta pessima) vou tentar explicar:

você pega um pot de eixo estriado e coloca a bucha nele, ela ira entrar na força, corta um pedaço de acrilico ou um pedaço de madeira do tamanho de uma cremalheira, lixa com uma lixa 80 e fura para prender no pedal, coloca o pot e a "cremalheira" caseira no lugar e corta um outro pedaço e prende dando presão, uma graxa branca atras e só....facil e rapido!

ja consertei um pedal que estava sem a cremalheira e o pot assim e comprovo o funcionamento....testem e vejam!

abraços!

Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #7 : 19 de Maio de 2014, as 23:30:21 »

Oi,
essa ideia utilizando uma cremalheira de madeira é boa porque já tenho as peças, no caso o atrito é suficiente pra rotacionar o pot com a bucha de borracha.
Infelizmente não tenho peças de impressora pra usar engrenagem e cremalheira de verdade.

Agora qual potenciômetro seria o mais indicado, linear ou log? As curvas que eu vi os pots parecem lineares, com uma curva no inicio e fim, será que é possível obter esse resultado com resistores?
Abraços
Thomas
Registrado
Bizzorro
Visitante
« Responder #8 : 19 de Maio de 2014, as 23:53:52 »

ola Thomas! (meu filho chama Thomas)

Os que montei usei linear...mas, como potenciômetro é barato, minha dica é: teste os dois e veja qual fica melhor, pois depende muito do circuito em si...

se for montar assim...de alguns pingos de super bonder no pot antes de encaixar a bucha e use uma bem dura...

abraços e boas montagens!
Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #9 : 20 de Maio de 2014, as 00:10:43 »

Obrigado pelas dicas Bizzorro, montei um JH-1 baseado no layout do Guero, pesquisando achei informações sobre utilizar um pot linear de 100k, que ficaria parecido com a resposta o Icar, ou utilizar um de 470k log, que é o indicado no esquema.

Parece que essa versão com o 470k log dá uma resposta com mais enfase nos médios, com um "sweep" prolongado. Vou testar e ver o que acho dessas alterações antes de fazer a caixa.

Abraços
Thomas
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #10 : 20 de Maio de 2014, as 00:19:10 »

Uma idéia para cremalheira, é usar a que existe "escondida" em quase todas bandejas de cd rom.  No mecanismo de abertura e fechamento da bandeja de cd rom, existe uma cremalheira na parte de baixo, e uma engrenagem que dá para colocar no eixo do potenciômetro.  Não tenho uma aqui agora, mas amanhã vou colocar umas imagens para ilustrar o que estou falando.
Registrado

Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #11 : 20 de Maio de 2014, as 00:47:43 »

A Sound usava um sistema assim:





O arranjo de dois potenciômetros é coisa minha, pois o original de eixo duplo com valores diferentes é difícil de achar.
Registrado

Bizzorro
Visitante
« Responder #12 : 20 de Maio de 2014, as 01:16:00 »

Uma idéia para cremalheira, é usar a que existe "escondida" em quase todas bandejas de cd rom.

bem lembrado Alfredo!

ja tive o prazer de desmontar alguns e fui premiado....nenhum tinha Sad

Só que o meio que citei acima, a curva fica um pouco mais suave até que o original, claro que ira depender da grossura da bucha: quanto mais fina, menor e mais rapido sera o tempo de resposta do pedal....

hoje uso buchas de 2mm até 4mm, dependendo do circuito e rapides que quero que fique....

abraços e boas montagens!
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #13 : 20 de Maio de 2014, as 01:24:12 »

Adiel, este é um sistema bem simples de incrementar, e parece bem eficiente!

Bizzororro, nos cd rom que desmontei da LG, todos tinham a engrenagem (grande por sinal ) que deve caber bem um eixo de potenciômetro e a cremalheira.

Acabei de abrir um gravador de dvd LG (só puxei a gaveta) e fotografei:





« Última modificação: 20 de Maio de 2014, as 01:49:07 por Alfredo Padrao » Registrado

Bizzorro
Visitante
« Responder #14 : 20 de Maio de 2014, as 23:26:48 »

Alfredo, é "Bizzorro" e não "Bizzororro"..... ha ha ha, meu filho leu isso e agora não para mais de rir e tirar com a minha cara ha ha ha... se quiser pode me chamar de Rogério (meu nome), se for mais facil escrever....

Mais os que eu desmontei, até tinha essa cremalheira, mas, era diferente e tinha uma parte lisa embaixo, que eu teria que gastar muito para deixar só os dentes, ou seja: muito trabalho para talves conseguir uma cremalheira....

abraços e boas montagens!
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal