Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 18:17:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda - Reforma Giannini Thunder Sound Bass Special Line  (Lida 13333 vezes)
Djentlemen
Visitante
« : 05 de Fevereiro de 2013, as 20:20:00 »

Caros Handmakers,

Decidi fazer uma reforma geral no meu Giannini Thunder Sound Bass Special Line (uma 12AX uma 12AT7 e duas 6L6)

Foto do circuito


O primeiro problema que encontrei foi a falta do esquematico. Revirei a internet procurando e o mais parecido com o meu que encontrei foi esse.

Layout
http://dl.dropbox.com/u/88161895/thunder%2Bsound%2Bdquema%2Bmodificado%2Bfinal.pdf

Esquema


Comparando com o meu tem algumas diferenças mas o amplificador já foi mexido então queria o esquematico da minha versão para poder conferir.

Se alguem puder me ajudar com o esquematico ou alguma sujestao ficarei agradecido.

Abraços!
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2013, as 18:24:19 por Djentlemen » Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #1 : 06 de Fevereiro de 2013, as 13:59:16 »

É "muito inspirado" no Fender bassman 59. (5F6A) mas com retificador SS.

http://www.audiolink.com.br/audiolink/guitar/imagens/con-gianniniagts3g.jpg
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Djentlemen
Visitante
« Responder #2 : 06 de Fevereiro de 2013, as 14:08:50 »

É "muito inspirado" no Fender bassman 59. (5F6A) mas com retificador SS.

http://www.audiolink.com.br/audiolink/guitar/imagens/con-gianniniagts3g.jpg

O meu é diferente desse, esse que postou tem 1/2 12ax7 a mais que o meu no pré. O meu só tem 4 válvulas no total.

-----
Atualmente o amplificador está com seguintes problemas:

- Potenciômetro de Presença não atua.

- O volume está muito baixo para um amplificador que tem 30 a 45 Watts.

- Está com duas válvulas diferentes no Power, uma Groove Tubes GT-6l6B e uma Fender 5881/6L6WGC sendo que a 5881 não acende e se eu troca-las de posição não sai som.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

- Foi feito uma modificação na saída que não sei o motivo (Fio verde foi cortado e ligado na placa onde devia estar o fio amarelo que agora esta desligado.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2013, as 14:56:31 por Djentlemen » Registrado
ricardo rk
Visitante
« Responder #3 : 06 de Fevereiro de 2013, as 15:12:53 »

o circuito dele é mais parecido com o fender twin (apenas um canal)

pré: primeiro estágio, tonestack, segundo estágio e inversora.

os fios verde e amarelo são o secudário do transformador de saída, 8 ohms e 4 ohms, respectivamente.

pro presence funcionar tem que ter uma ligação do secundário ao catodo do segundo estágio,ou para a segunda placa da inversora, através de um resistor (820ohms, eu acho) e um capacitor em série com um potenciometro À terra.

parece que uma das válvulas de power foi pro saco, e há algum outro problema no circuito de power.

verifique se tem tensão negativa nas placas das válvulas de power.
teste a continuidade do primario do transformador de saída.
verifique a inversora, troque ela de lugar om a 12ax7.


eu seria radical, desmontava tudo e fazia de novo, mas cada um é cada um...
Registrado
Lucas Eler
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 10



« Responder #4 : 06 de Fevereiro de 2013, as 15:22:45 »

To com um desse parado aqui porque o som dele ta feio quando bate os acordes...
Mas na minha santa ignorancia tava testando com 2 12ax7 no pre!! Se nao usar a 12at7 da zica mesmo né?Huh??
Registrado

``Good God, less my soul,I need a fix of rock 'n roll``
Djentlemen
Visitante
« Responder #5 : 06 de Fevereiro de 2013, as 16:07:17 »

os fios verde e amarelo são o secudário do transformador de saída, 8 ohms e 4 ohms, respectivamente.

Sim, mas poque está ligado assim? qual foi o objetivo dessa mudança?


Citar
verifique se tem tensão negativa nas placas das válvulas de power.
teste a continuidade do primario do transformador de saída.
verifique a inversora, troque ela de lugar om a 12ax7.

Esses testes só vou poder fazer no fim de semana

Citar
eu seria radical, desmontava tudo e fazia de novo, mas cada um é cada um...

Estou pensando seriamente em  fazer isso, inclusive montar ele como o TSIII com as válvulas para cima, pois o meu é com as válvulas para baixo.

Obrigado pelas dicas, abraço!
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2013, as 16:10:39 por Djentlemen » Registrado
Djentlemen
Visitante
« Responder #6 : 12 de Fevereiro de 2013, as 22:49:02 »

Segue medições.

Registrado
Djentlemen
Visitante
« Responder #7 : 05 de Março de 2013, as 12:20:13 »


Com base nessas medições posso colocar um par de 6L6GC novas, ou preciso fazer mais algum teste?
Registrado
Djentlemen
Visitante
« Responder #8 : 10 de Setembro de 2013, as 11:11:13 »

Bom dia Senhores,

Nesse ultimo fim de semana, troquei os soquetes das 6l6 por cerâmicos e coloquei um par casado de válvulas 6L6GC novas Svetlana e o problema de volume baixo e de uma válvula acender e outra não foi resolvido.

Por curiosidade depois que funcionou voltei as válvulas antigas e também funcionaram, me levando a crer que o problema estava nos soquetes (Deixei as novas instaladas e guardei as antigas para uma emergência).

Os problemas com a atuação do controle de bass e presence continua, notei que tem alguns capacitores que estão rachados. Vou trocar todos antes de fazer mais testes.

Só pra ficar claro, o esquema que estou seguindo é esse aqui.
https://dl.dropboxusercontent.com/u/88161895/Thunder%20Sound%20Bass%20SL/thunder%2Bsound%2Bdquema%2Bmodificado%2Bfinal.pdf

Registrado
Djentlemen
Visitante
« Responder #9 : 16 de Setembro de 2013, as 16:30:35 »

Boa tarde,

Comecei a trocar os capacitores e encontrei 2 divergências entre os componentes que já estavam no Amplificador e os que estão no esquemático. Observem esses dois capacitores identificados por código de cores na foto.



um de 10nF (no esquemático 100nF)  e outro de 22nF (no esquemático um resistor de 560K).

E agora, o que devo fazer? trocar por novos de mesmo valor? ou seguir o esquemático?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #10 : 16 de Setembro de 2013, as 18:10:30 »

Vixe! Achei que o de 100 estava certo mais ao examinar com mais atenção vi que estão errados mesmo
« Última modificação: 16 de Setembro de 2013, as 18:12:08 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #11 : 16 de Setembro de 2013, as 19:17:54 »

Amigo Djentlemen, esse esquema que você postou foi retirado de onde ?

Att Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Djentlemen
Visitante
« Responder #12 : 16 de Setembro de 2013, as 22:11:49 »

Amigo Djentlemen, esse esquema que você postou foi retirado de onde ?

Att Daniel

Olá Daniel,

Encontrei o PDF a muito tempo no antigo fórum audiolist junto com o esquemático do Thunder Sound Bass III (N) que tem uma 12ax7 no pré e uma 12AT7 na inversora assim como o meu. Lá diziam que o TS Special Line e o TS III (N) eram praticamente iguais, só se diferenciando pelo controle de Master que só está presente no Special Line.

Essa diferença que encontrei pode ser para o controle de master funcionar melhor? ou teria alguma outra função?

Abraço!

-----
Vixe! Achei que o de 100 estava certo mais ao examinar com mais atenção vi que estão errados mesmo

Olá Bossman,

Onde está errado? no amplificador ou no esquemático?

O esquema que estou seguindo foi feito baseado no TS III (N) acreditando ser o mesmo circuito com a adição de um controle de master. E se estavam enganados? ou se essa divergência tem alguma função na adição do Master?
« Última modificação: 16 de Setembro de 2013, as 22:20:18 por Djentlemen » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #13 : 17 de Setembro de 2013, as 00:05:23 »

Djentlemen

Olá! O esquema que vc encontrou no site deveria ter (mais) um capacitor entre o resistor de 560K e o pot do master volume. Por exemplo um capacitor de 22nF/400v. (O esquema Não está muito certo...)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mantenha o circuito do modo que está, os capacitores que vc encontrou,  22nF e 10nF, parecem ser originais, se quiser trocá-los, faça, mas mantenha os valores. Deve ter tido alguma alteração nos valores de algum componente para que o presence e o bass não estejam atuando, talvez uma foto dessa área facilite.

Quanto ao seu amplificador, as tensões estão com uma diferença muito grande entre "Com válvula" e "Sem válvula". Por acaso vc estava utilizando uma lâmpada em série com o ampli?
Se puder meça também as voltagens AC.

Abs
Registrado
Djentlemen
Visitante
« Responder #14 : 17 de Setembro de 2013, as 10:34:32 »

O esquema que vc encontrou no site deveria ter (mais) um capacitor entre o resistor de 560K e o pot do master volume. Por exemplo um capacitor de 22nF/400v. (O esquema Não está muito certo...)
Mas esse resistor de 560K não está no amplificador, só no esquema. Devo adiciona-lo mesmo assim?

Mantenha o circuito do modo que está, os capacitores que vc encontrou,  22nF e 10nF, parecem ser originais, se quiser trocá-los, faça, mas mantenha os valores. Deve ter tido alguma alteração nos valores de algum componente para que o presence e o bass não estejam atuando, talvez uma foto dessa área facilite.
Os outros capacitores foi eu quem trocou, os que estavam no amplificador eram iguais a esses dois da foto, também acredito serem originais. Antes da troca conferi os valores e bateram com o esquema.

Vou tirar mais fotos.

Quanto ao seu amplificador, as tensões estão com uma diferença muito grande entre "Com válvula" e "Sem válvula". Por acaso vc estava utilizando uma lâmpada em série com o ampli?
Se puder meça também as voltagens AC.
Sim, estava usando a lâmpada.

Abraço!
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal