Marshall 18W Lite+ (Hotswitch)

Started by Marcel., 13 de February de 2013, as 00:26:43

Previous topic - Next topic

Marcel.

Guest
Alguém sabe onde eu consigo encontrar tecido ortofônico cinza sem ter que recorrer a lojas de fora?

Nem na multcomercial...

xandeguarah

**
Freqüente
Quote from: Marcel. on 07 de April de 2013, as 13:59:02
Alguém sabe onde eu consigo encontrar tecido ortofônico cinza sem ter que recorrer a lojas de fora?

Nem na multcomercial...
Que eu me lembrei agora tem a JW Tubes, do Paraná. O cara traz de fora, por isso o preço talvez não condiga com os mais baratos.
http://jwtubes.blogspot.com.br/

Um forte abraço
temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse

Finck

Handmaker
Cantoneiras metálicas (e outros acessórios, como alças e fechos para cases) tem na Central dos Metais, em São Paulo. Tem site.

Tecido ortofônico tem numa loja da rua dos Andradas (paralela da Santa Ifigênia) que vende falantes e acessórios para áudio, mas infelizmente eu não lembro o nome. Metade do preço da Mult. Que eu me lembre, não vende on-line, mas fica a dica para quem for andar pela região.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...

Marcel.

Guest
Xande, mandei um e-mail pra esse JW Tubes pra ver.

Finck, infelizmente não moro por SP. =/

RicardoVasconcelos

**
Freqüente
Uma coisa que reparei no layout foi que os cabos blindados não estão com a malha aterrada.
Acredito que quem for montar e tiver uma experiência mínima vai saber que tem que aterrar, mas vai que um iniciante pega pra montar, né?

Também não entendi bem o que seria esta coisa redonda onde o choke está ligado. Seria um capacitor com múltiplas capacitâncias? Se for é novo pra mim.

Marcel.

Guest
Quote from: RicardoVasconcelos on 12 de April de 2013, as 23:48:58
Uma coisa que reparei no layout foi que os cabos blindados não estão com a malha aterrada.
Acredito que quem for montar e tiver uma experiência mínima vai saber que tem que aterrar, mas vai que um iniciante pega pra montar, né?

Também não entendi bem o que seria esta coisa redonda onde o choke está ligado. Seria um capacitor com múltiplas capacitâncias? Se for é novo pra mim.

Na verdade tem um fio blindado sem estar aterrado, vi agora... obrigado por avisar!

Isso redondo é um capacitor mesmo.
Esse: http://www.tubesandmore.com/products/C-EC40-20X3-500.
Ou esse: http://www.tubesandmore.com/products/C-EC40-20X3-525.

Abraços!

Marcel.

Guest
Pessoal, me desculpem pela demora... Tenho andado tão atarefado ultimamento que os amps acabaram perdendo um pouco a prioridade. Mas comecei a soldar alguma coisa hoje.
Já coloquei os adesivos dos painéis e envernizei.

No pouco tempo que consegui parar hoje, comecei soldando os fios dos filamentos, aterrei a tomada de força e os CTs dos secundários do PT, soldei os fios da chave de 3 posições do primário do PT (110V-127V-220V) e a chave do power. Antes de continuar, vou ligar o amp e conferir se está dando os 6.3V nos meus soquetes e se o secundário da alta tensão está beleza.
Tive um trabalhozinho inútil na parte dos filamentos porque tanto os soquetes das válvulas do pré como os soquetes das do power são de 9 pinos (iguais, quando visto de dentro do chassi). Acabei confundindo e, no "modo automático", liguei os soquetes do power iguais aos do pré (pinos 4, 5 e 9), daí tive que dessoldar os fios dos 2 últimos e refazer, isso já comeu parte do meu tempo...

Algumas fotos pra mostrar como está. ROD18 (de Rod Stewart, com aquela voz rasgadona! hehehe)

Até breve!

Marcel.

Guest
Protótipo quase pronto... Tá meio macarronada, mas vamos ver no que dá... Vou colocar umas abraçadeiras ainda pra dar uma organizada nesses fios.

Já liguei pra testar a tensão nos filamentos e nos secundários do PT, tudo certo. Só falta agora soldar os fios da alta tensão da fonte e do OT.
Alguém tem idéia de qual valor teria um fusível pra colocar ali após a retificação? 500mA?

Nossa, meu tempo livre tá quase zerado, mas já já melhora.

Abraços!!
8)

guitar_luthier

Guest

Viniratm

Guest
Nossa Marcel, coisa mais linda. Parabéns.

Tenho uma vontade imensa de construir um valvulado, um dia irei matar esta vontade.

Grande abraço.

Marcel.

Guest
Galerinha, tou com o amp quase pronto aqui, por enquanto fazendo medindo tensões pelo circuito, antes da prova real.

Agora eu também descobri um erro elementar e que me fez torrar diodo aqui... _

No esquema do hoffman, transformador de força, o secundário dos filamentos não tem Center Tap e, por isso, ele usa retificação em ponte pra alimentar o relê.
Acontece que o transformador que comprei na Schatz vem com center tap, portanto a retificação que eu deveria ter feito era de 2 diodos em cada tap de 3.15V, não a ponte.
Acredito que eu também não precise usar esses 2 resistores de 100 Ohms, tendo em vista estes serem usados para quando os filamentos não têm CT.

Talvez eu ainda consiga testar ele hoje pra ver se pega de primeira...

-----

Mais uma coisa que percebi é que a alimentação do relê (de 5V) tá errada.
Ajeitei o probleminha da retificação, mudei pra 2 diodos por tap dos filamentos.

Agora a voltagem que dá após a retificação do relê é de 2.93V. E após o resistor de 180 Ohms, no contato com o segundo eletrolítico (ponto comum com um terminal da bobina do relê), tá 1.2V. Parece que o relê tá chaveando, pelo teste de continuidade que fiz com o multímetro, mas o LED, quando ligo a chave do relê, acende (pisca) e depois apaga, não se mantém aceso.

Esse LED deve ser por causa da subalimentação, né?

[edit] acabei de testar, mas assim que eu tirei do stand by, mesmo com ambos os controles zerados, deu aquele apito, tipo microfonia. Cheguei a inverter o primário do transfornador de saida, mas ainda tá a mesma coisa.  Vou ter que dar um check out geral.

-----

Foto que eu ia postar ontem mas não consegui.

kem

DIY Freak
Quote from: Marcel. on 03 de June de 2013, as 01:04:20
...
No esquema do hoffman, transformador de força, o secundário dos filamentos não tem Center Tap e, por isso, ele usa retificação em ponte pra alimentar o relê.
Acontece que o transformador que comprei na Schatz vem com center tap, portanto a retificação que eu deveria ter feito era de 2 diodos em cada tap de 3.15V, não a ponte.
Acredito que eu também não precise usar esses 2 resistores de 100 Ohms, tendo em vista estes serem usados para quando os filamentos não têm CT.
Não... você precisa usar retificação em ponte e ignorar o CT, senão vai ter 3,15V no final.
Se for aterrar o CT por causa dos filamentos, evite aterrar o circuito do rele, senão algo pode pipocar...

-----

Quote from: Marcel. on 03 de June de 2013, as 01:04:20

[edit] acabei de testar, mas assim que eu tirei do stand by, mesmo com ambos os controles zerados, deu aquele apito, tipo microfonia. Cheguei a inverter o primário do transfornador de saida, mas ainda tá a mesma coisa.  Vou ter que dar um check out geral.

-----

Bem vindo ao mundo dos valvulados...  :D
I don't want to die young...
I want to diode!

Marcel.

Guest
kem, meu power supply tá assim:

O CT dos filamentos já tá aterrado.

Quando você fala pra evitar aterrar o circuito do relê, seria como?

kem

DIY Freak
I don't want to die young...
I want to diode!

Marcel.

Guest
Aaaah tá! Entendi.
Vou mudar aqui e mais tarde posto o resultado.

Valeu.
Abraço!
:tup

-----

Pegou!
Ainda não fiz a ponte retificadora pra alimentar relê, mas ele tá funcionando, menos o LED de indicação dele, que ainda continua acendendo uma vez e apagando.

Só tá com um pouco de humming. Quando coloco o volume no máximo o hum tá ficando alto e o amp pega ondas de rádio.

Achei a distorção, com o hotswitch ligado e com o volume no máximo, até mais rasgada do que eu esperava.

-----

Fiz a ponte retificadora ainda ontem, exatamente igual ao teu esquema, kem.

Quando liguei o power do amp o Led acendeu e se manteve aceso, mas quando eu liguei o standby aconteceu alguma coisa, que eu senti um cheiro de alguma coisa queimada.
Não consegui identificar o que foi, não saiu fumaça. Como já tava tarde, deixei pra ver isso hoje...