Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 02:00:37


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Estagio de entrada com 6CB6  (Lida 11580 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #15 : 24 de Fevereiro de 2013, as 18:38:18 »

Pois é, Xformer, com o sumiço da 7199 e seus preços cada vez mais altos, meus clientes de Dynaco Stereo 70 sumiram  Cry

Tenho boas e más reportagens sobre a ECF80 / ECF82 substituindo a 7199.

Estou começando um canal do ST-70 para avaliar eu mesmo. Sinceramente acredito nesse par de ECF's.

Também vi que o pessoal está usando a 6GH8 no lugar da 7199, mas com pinagem diferente, então precisa alterar no soquete.  Um dia ainda vou montar um ST70.

Tinha visto um original numa loja na Santa Ifigênia, mas já levaram faz tempo...
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #16 : 24 de Fevereiro de 2013, as 18:54:13 »

A 7199 e a 6GH8 são identicas, exceto pela pinagem. Inclusive na Tubes and More tem um adaptador pronto a venda para usar a 6GH8 no lugar da 7199. É o mesmo caso da 6SN7GTB e a 6CG7. A mesma peça com outra base.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #17 : 11 de Maio de 2017, as 17:18:11 »

Olha a minha vocação para coveiro aí!  Cheesy

Depois de quase 2 anos estou montando meu preamp com as 6CB6 que tenho guardadas.
Pesquisei e vi que o Eduardo citou que estas válvulas podem ser usadas como triodos.

No pré que eu fiz para você elas estão ligadas como triodos, o que resolve muita coisa.
Eduardo

Estou usando como base o esquema da audiolink:
http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/6CB6_input_stage.gif
Estou montando em PTP com barra de pinos para os testes, mesclando como esquema do Alembic F2B, como postei no tópico.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=8375.0

Seria este esquema mesmo para o uso como triodo?
Agradeço a atenção de todos!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #18 : 11 de Maio de 2017, as 17:27:10 »

Nas ligações como triodo, para pêntodos (e tétrodos), a screen é conectada à placa... Roll Eyes
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #19 : 11 de Maio de 2017, as 23:12:06 »

Rodrigo, veja o que acontece com um sinal de 1kHz e 1Vpp injetado na entrada desse circuito (eu montei rapidinho pra experimentar) com a 6CB6 em modo pentodo e em modo triodo:

Modo pentodo (escala 1 quadradinho vertical = 50V):


Modo triodo (escala 1 quadradinho vertical = 10V):


Pode ver que o ganho em modo triodo (30x) é bem menor que em modo pentodo (130x) e que a distorção em modo triodo é bem pouca, mas facilmente notável em modo pentodo (se aumentar o sinal de entrada começa a clipar). Pra distorcer em modo triodo, o sinal na entrada precisa ser bem mais forte.

Legal né ?
« Última modificação: 11 de Maio de 2017, as 23:14:09 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #20 : 11 de Maio de 2017, as 23:44:05 »

Pra distorcer em modo triodo, o sinal na entrada precisa ser bem mais forte.

Legal né ?
Muito legal mesmo, tem quase a metade do ganho!  Legal!
Estou bastante animado com esse pré, que será minha primeira experiência com válvulas!
E minha dúvida é a mais básica possível, como fazer esta ligação como triodo?  Embarrassed
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #21 : 11 de Maio de 2017, as 23:50:44 »

Existem 2 (ou mais) maneiras de fazer essa ligação.



« Última modificação: 12 de Maio de 2017, as 13:10:13 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #22 : 12 de Maio de 2017, as 08:47:01 »

Eu liguei no modo A (porque só mudei o fio da grade de screen para a placa).  Mas com resistor e capacitor ligados no catodo, não com led.
« Última modificação: 12 de Maio de 2017, as 11:40:19 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #23 : 12 de Maio de 2017, as 10:05:36 »

No circuito proposto pelo Kem, é preciso colocar um capacitor de 100uF em paralelo com o LED. Eu já usei esta técnica de bias e os LEDs costumam ser bem barulhentos, introduzindo um ruído intenso no sinal. Pode ser 100uf/6,3V, que fica bem pequeno, mas os de 100uF/16V são mais fáceis de achar.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #24 : 12 de Maio de 2017, as 11:35:29 »

No circuito proposto pelo Kem, é preciso colocar um capacitor de 100uF em paralelo com o LED. Eu já usei esta técnica de bias e os LEDs costumam ser bem barulhentos, introduzindo um ruído intenso no sinal. Pode ser 100uf/6,3V, que fica bem pequeno, mas os de 100uF/16V são mais fáceis de achar.
Eu nem me preocupei com o LED. Só pensei em exemplificar a ligação em modo triodo.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #25 : 12 de Maio de 2017, as 12:51:06 »

Muito obrigado Kem, Xformer e Eduardo, agora acho que entendi!  Bravo
Estou montando o leiaute no Diy Layout Creator e depois vou postar aqui!

-----
Bom por enquanto, a fonte e o estágio de entrada estão ficando assim:
https://www.dropbox.com/s/1ulz1lewv4gn8x9/Preamp%206CB6.pdf?dl=0
https://www.dropbox.com/s/6md3xhy392uv4tc/Leiatue%20barra%20de%20pinos%206CB6.pdf?dl=0
Seria isso mesmo? Estou animado com esse preamp!
« Última modificação: 12 de Maio de 2017, as 14:00:03 por rodlburigo » Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #26 : 12 de Maio de 2017, as 18:36:53 »



Faltam alguns componentes e ligações. Se puder, ligue o resistor de 68k diretamente no soquete da válvula e não na ponte de terminais. Ele precisa ficar o mais próximo possível da grade de controle (grid 1).

Não use o led no lugar do resistor no catodo. O led (qual led ? vermelho, verde, azul, branco ?) tem uma tensão que não necessariamente é a calculada para polarização dessa válvula.


Olha como eu montei ontem a noite:      Cheesy
« Última modificação: 12 de Maio de 2017, as 19:03:40 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #27 : 13 de Maio de 2017, as 07:38:53 »

Bom, vamos lá:
O Capacitor e a ligação do terra estavam lá, mas me empolguei na hora de "limpar" o circuito para postar aqui e acabei apagando. Mas eles estão no circuito.
Quanto ao LED, realmente não saberia dizer a cor, iria fazer testes para saber. Eles só estavam ali devido ao esquema postado pelo Kem. Vou trocar o led pelo resistor de cátodo. Sábado à noite devo postar o leiaute completo.
Por enquanto só tenho a agradecer!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #28 : 13 de Maio de 2017, as 13:53:11 »

Outra sugestão seria colocar uma chave para selecionar entre modo triodo (mais limpo e menos ganho) e modo pentodo (mais ganho e mais distorção). Uma chave um pólo duas posições, com a grade de screen ligada no comum (terminal do meio) e as pontas ligadas uma à placa e a outra no resistor e capacitor. Só não sei se é legal comutar funcionando, pois acho pode dar um estampido.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #29 : 15 de Maio de 2017, as 14:21:06 »

Prezados Handmades,

Fiz a alteração das ligações das válvulas, revisei o esquema e terminei o leiaute em barra de pinos do pré-amplificador. O leiaute atualizado e o esquema ficaram assim:
https://www.dropbox.com/s/ef8jwkd5s42qsh1/Preamp%206CB6%20-%20barra%20de%20pinos.pdf?dl=0
https://www.dropbox.com/s/kc92rqzbgw6094v/Preamp%206CB6%20pentodo.pdf?dl=0
Encontrei alguns erros no leiaute anterior que espero que estejam corrigidos. Inclusive, tinha uma ligação que provavelmente iria gerar alguns fogos de artifício na minha sala!
O que ainda tenho que decidir ou resolver:
- Preciso decidir quais transformadores irei utilizar. o que sei é que será um 6V para os filamentos. Ainda não sei se será 6+6V ou somente 6v;
- A saída deverá ter a impedância e o ganho ajustada o nível de linha. Essa parte ainda é uma incógnita para mim;
- Ainda terei que verificar a possibilidade de instalação do sistema de troca triodo/pentodo sugerido pelo Xformer. Como o leiaute é em pinos, ficará fácil de testar depois de montado.
Outra sugestão seria colocar uma chave para selecionar entre modo triodo (mais limpo e menos ganho) e modo pentodo (mais ganho e mais distorção). Uma chave um pólo duas posições, com a grade de screen ligada no comum (terminal do meio) e as pontas ligadas uma à placa e a outra no resistor e capacitor. Só não sei se é legal comutar funcionando, pois acho pode dar um estampido.
Só para informação, a utilização principal é para contrabaixo, por isso foi baseado no Alembic f2B;
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal