Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 09:28:37


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Gravador Zoom Q3HD  (Lida 28681 vezes)
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« : 26 de Fevereiro de 2013, as 10:45:38 »

Olá pessoal!

Tenho ouvido alguns relatos positivos sobre o gravador Zoom Q3HD e como faz tempo que quero algo prático para fazer gravações razoáveis de uma forma simples em casa, pensei em adquiri-lo. Porém, como o preço é alto, estou ensaiando em comprá-lo faz um bom tempo...

Paralelamente, em minha pesquisa de trabalho, preciso gravar grupos de 5 alunos (sentados em círculo) conversando sobre um problema, dentro de uma sala de aula. Pensei em colocar o Zoom no meio do grupo para tal fim, mas tenho dúvidas sobre o ruído advindo dos demais alunos da turma... será que o barulho irá atrapalhar demais?

Como não tenho experiência com gravações, peço ajuda dos colegas.

Obrigado!


Abraços!
Registrado

Guitar Craft
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #1 : 26 de Fevereiro de 2013, as 11:12:20 »

Eu tenho um Zoom H4, que eu acho sensacional.

Quanto a gravar o grupo de alunos, os microfones internos do Zoom são um par coincidente XY, muito legal pra gravar em estéreo, mas não acho que serviriam pra gravar os alunos dispostos em círculos. Sem falar nos problemas de reflexões, etc. Procure informações sobre "microfones PZM", eu acho os mais indicados pra gravar reuniões assim. Não sei se tem algum que dê pra interfacear com o Q3 (com o H4 dá). A Radio Shack tinha um PZM barato, bem legal, não sei se vendem ainda. Não é difícil fazer um PZM handmade, com uma cápsula de eletreto e uma placa de metal ou plástico.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #2 : 26 de Fevereiro de 2013, as 12:53:41 »

Eu ainda tenho dois PZMs da Radio Shack, um comprado nos EUA e outro aqui, quando a RS habitava essas paragens... Realmente é uma ótima pedida, um PZM DIY!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #3 : 26 de Fevereiro de 2013, as 16:18:48 »

Obrigado pelas dicas.

Parece que o Q3 tem uma entrada 'line in' que pode-se usar para um microfone auxiliar. Eu estava pensando nele por causa da filmadora, assim eu montaria o grupo com um ângulo de 120 graus e os filmaria/gravaria (o problema seria os ruídos do resto da sala, tal como ocorre em uma gravação musical ao vivo). Já o H4 tem vários recursos de áudio extras, bastante interessantes e tentadores...

Quanto ao PZM handmade, pelo que eu entendi, deve-se colar a cápsula de eletreto em uma placa de metal ou plástico e ligar os seus terminais diretamente no jack que vai para o gravador. Será que vai ter uma sensibilidade suficiente? Imagino que as dimensões físicas da placa estejam diretamente relacionadas à captação, logo teriam que ser feitos vários testes.

Estou super interessado em montar um desses, mas o tempo é curto (preciso para ontem)... talvez em um primeiro momento eu compre um (Alex, quanto você quer nesse RS? Tongue).

Pelo que eu li, os PZM's são omnidirecionais que só captam até um limite de intensidade sonora. Será que um desses behringers omnidirecionais daria conta do recado?

Registrado

Guitar Craft
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #4 : 26 de Fevereiro de 2013, as 19:00:03 »

Não vendo não...rs. São simples, mas nem tanto. Eles precisam ter a placa de metal e os elementos de eletreto ficam suspensos de cara pra ela, com menos de um milímetro de distância, criando a tal zona de pressão sonora. Como são de eletreto, precisam de um bom preampezinho de FET. Mas está tudo pela rede, é só procurar!

-----
Omnidirecionais, mais ou menos! Não captam atrás da placa de metal e a área dessa placa tem relação direta com a resposta de frequências mais baixas. É um microfone muito interessante e diferente, com um som muito legal. Já tive um original da Crown, mas tive de vender.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2013, as 19:02:56 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #5 : 26 de Fevereiro de 2013, as 20:43:37 »

Pelo que eu li, os PZM's são omnidirecionais que só captam até um limite de intensidade sonora. Será que um desses behringers omnidirecionais daria conta do recado?

Os Zoom usam microfones do mesmo tipo (eletreto), então o nível de SPL que eles aguentam antes de distorcer é semelhante (algumas cápsulas aguentam mais, outras menos, depende da marca e do modelo).

No caso específico do modelo da Radio Shack, ele vem com um porta pilha pra uma pilha AA de 1.5V. Com esta voltagem baixa, ele distorce rapidinho. Mas tem várias modificações na internet pra eliminar este porta pilha e usar uma tensão mais alta, pelo menos uns 9V ou 12V, e funciona bem.

Se você coloca um microfone "normal" no meio da galera e grava, tradicionalmente fica aquele som embolado, com zoeira, que prejudica a inteligibilidade. A tal zona de pressão parece mágica mas funciona mesmo, fica muito mais claro do que microfones normais. Mesmo, já testei e comparei Smiley

Repetindo o Alex: o eletreto fica apontando na direção da placa, quase encostando, bem no meio da placa. Pra mais graves, uma placa maior, menos graves, menor. Você pode prender a placa com fita adesiva no chão, numa mesa, na parede, aí é como se a placa fosse maior e melhoram os graves.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #6 : 27 de Fevereiro de 2013, as 00:01:16 »

Pode usar uma placa de acrílico que funciona também!

Quanto ao preamp, o que vem nos RadioShack são caídos e mal alimentados...rs.

Coloquei um simples, com FET e um OpAmp, mas com saída balanceada, alimentado pela phantom power da mesinha e da interface.

Eu acho que a melhor palavra pra descrever o timbre desses mics é "aerado".
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #7 : 27 de Fevereiro de 2013, as 08:45:08 »

Estou me animando a fazer vários testes!  Legal!

Estou pesquisando alguns preamp's, me deparei com esse:

http://www.minidisc.org/mic_preamp/Simple%20Stereo%20Electret%20Mic%20Preamp.htm

Me parece vantajoso por usar 9V e não será preciso fazer a versão estéreo, deixando o layout bem menor do que o apresentado.

Esse parece interessante também: http://www.rason.org/Projects/jfetamp/jfetamp.htm

Preciso pensar em como colocar o eletreto na placa de metal. Um apoio soldado na lateral do eletreto e na placa poderia prejudicar a captação?

Se der certo, vou tentar  publicar um artigo em uma revista de ensino (esse tipo de gravação é um problema sério para a pesquisa nessa área).
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2013, as 08:46:53 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #8 : 27 de Fevereiro de 2013, as 09:20:24 »

Parecem OK.

Aqui tem o circuito original do RS e algumas sugestões de prés bem melhores:
http://sound.westhost.com/project93.htm

Se quiser usar phantom power (no caso do Q3 acho que não vale a pena), este circuito é legal:

http://moosapotamus.net/mics.html

Mas o que eu recomendaria mesmo é este aqui:
http://sound.westhost.com/project13.htm

Sobre a montagem: o RS usa uma calha de plástico presa na placa, entre a borda da placa e o centro. O fio pra cápsula passa por dentro desta calha (cuidado pra não ficar solto, balançando). No centro da placa, fica só o "teto" da calha, onde a cápusula é presa.



Neste desenho o suporte da cápsula é mais gordinho na borda da placa, acredito que já tenham colocado alguma eletrônica embutida ali. No meu RS o suporte é uma calha com seção praticamente quadrada e uniforme.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #9 : 27 de Fevereiro de 2013, as 11:06:10 »

Valeu Gfr!

Então me parece que é melhor usar gravador Zoom H4, já que conta com o phantom power, assim eu posso usar apenas um cabo ligado no microfone. Depois eu junto o áudio e o vídeo com o auxílio de algum software...
O mais em conta que eu encontrei aqui no Brasil é desse site:

http://www.canadaaudioevideo.com.br/gravador-de-voz-zoom-h4n-profissional-portatil-4-track-estereo-x-y-xlr-trs-p1338/

Você acha que este preço está aceitável?

Acho que vou usar aquelas calhas de plástico para passar fiação de energia para fixar o eletreto e mais uma caixinha de plástico para fixar o circuíto do preamp (onde fica o capsule holder).

Vocês teriam as dimensões do capsule holder?

Não tenho como agradecer a ajuda dos amigos!

-----
Pequeno layout para o pré, que fiz no horário de almoço:



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

Usei o esquema do site indicado pelo Gfr: http://sound.westhost.com/project13.htm
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2013, as 13:24:26 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #10 : 27 de Fevereiro de 2013, as 19:39:22 »

Parece um preço bom pra Brasil, na época paguei até mais pelo meu H4 (sem N) - há alguns anos atrás, no site da Playtech.

Depois do fim de semana, posso desmontar o meu RS e postar fotos.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #11 : 01 de Março de 2013, as 10:16:52 »

Parece um preço bom pra Brasil, na época paguei até mais pelo meu H4 (sem N) - há alguns anos atrás, no site da Playtech.

Depois do fim de semana, posso desmontar o meu RS e postar fotos.

Fico grato pela super-ajuda! Como placa cortarei a chapa de uma lateral de computador.

Qual seria a medida dessa chapa do PZM RS?
Registrado

Guitar Craft
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #12 : 01 de Março de 2013, as 11:07:14 »

O Realistic da Radio Shack tem 14 x 12,5 cm de placa. Lembre-se, quanto maior, melhor a resposta de graves. Vou ver se coloco as pilhas da câmera pra carregar e tiro fotos. Mas na rede há várias imagens mostrando bem a colocação do eletreto. Nesse aqui não chega a 1mm entre a face do eletreto e a placa. No caso desse Realistic tem uma peça de plástico que é onde fica o eletreto e a fiação. Pode ser feita em madeira, por exemplo!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #13 : 09 de Março de 2013, as 18:42:12 »

« Última modificação: 09 de Março de 2013, as 18:48:02 por Plautz » Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #14 : 09 de Março de 2013, as 21:23:04 »

Vou fazer como na foto e prender com dois parafusos. Semana que vem consigo as chapas que mandei cortar. Usei as medidas sugeridas e algumas que consegui na net.

Obrigado.

-----
Esqueci: chegou meu Zoom H4. Valeu pela indicação Gfr! É um mega estúdio portátil! Estou impressionado com a quantidade de funções em um aparelho tão pequeno. Além de gravador, tem multi-efeitos, simuladores de amplificador, metrônomo, duas entradas (ambas p10 e xlr) para gravação de dois canais simultâneos, etc...
« Última modificação: 09 de Março de 2013, as 21:55:54 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.064 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal