Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 21 de Julho de 2025, as 19:51:30

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Onde vai parar a educação do povo Brasileiro?  (Lida 28797 vezes)
Tiago Vulgar
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22

O sonho do careta é a realidade do maluco

« : 28 de Fevereiro de 2013, as 09:21:49 »

Eu evitei um por um tempo comentar sobre isso porém vi um tópico onde o Eduardo comenta que  "chineses que lêem inglês tem salários melhores". Esses dias um aluno foi escrever em uma sugestão de uma exposição do museu onde minha namorada e eu trabalhamos (Estação Ciência) e o aluno escreveu "qualqular", traduzindo: calcular.
 Isso não foi a única aberração que vimos por lá, as vezes me deparo com escolas onde os alunos são totalmente "neandertais", entram no museu como se fossem fazer um arrastão no local, fora eles esnobarem nosso atendimento fazendo pouco caso das nossas monitorias.
 Eu faço licenciatura em ciências, com muito orgulho e depressão me formarei professor, gosto muito da educação não formal, acredito que desta forma o aluno vai vivenciar a teoria com a prática, além de ter uma aula mais interativa e interessante, porém escuto de amigos meus que atribuem aula no estado comentar sobre como está sendo a experiência em sala, Deus do céu, é assustador, eles estão levando protetores auricular para a sala.
 O pior de tudo é o governador do estado achar que a culpa é do professor, tirando o caráter de responsabilidade do professor ao lecionar aula para apresentar dados estatísticos como a baixa porcentagem de desistência da escola e reprovação com essa pitoresca lei da aprovação automática.
 Porque esse cidadão não entra na sala de aula escondido para saber como é a real situação, já vi vídeos no youtube de aluno agredindo o professor, será que nos cursos de licenciatura teremos aulas de defesa pessoal?
 A ignorância do cidadão brasileiro está em um nível tão alto que está começando a se tornar irreversível no meu ponto de vista, vejo meus sobrinhos passar o dia inteiro na frente do computador mexendo somente no facebook, tumblr, twiter, orkut que são sites de uma educação da ignorância extrema, adolescentes em sala de aula que ficam usando os mesmos sites via celular.

Aí eu me pergunto:
  "Eu, estudar feito um cavalo, fazendo aulas práticas de laboratório, criando relatórios, aulas de campo fazendo trilhas no meio do mato com um calor dos infernos e um monte de mutuca sem aerodinâmica que ao voar bate na sua testa, além de te dar aquela bendita mordida, escutar o professor te chamar de incompetente sem saber que você depende de emprego e que você chega cansado na faculdade e mal consegue assistir aula, reprovar nas disciplinas, concluir o curso com mais tempo do que deveria além de escutar coisas do tipo: aqueles filhinhos de papai que estudam na usp e mal  sabem eles que não entrei na faculdade com 17 ou 18 anos e que conclui o ensino médio pelo telecurso 2000, e que eu trabalhei, paguei meu cursinho e que fiquei doente várias vezes nos finais de semana com estafa devido ao excesso de cansaço e me alimentar mal e dormir mal! Vale a pena tentar mudar a educação?

Eu não sei se tem alguém aqui que leciona no ensino de base, sei que tem professores de cursos técnicos porém não sei se lidam da mesma forma que eu vivenciei como professor, mas é triste saber que big brother e novela das 9 chama mais atenção do que assistir globo ciência, globo ecologia, mundo de beakman ou qualquer outra coisa do gênero.
 Realmente desta população (não todas pois toda regra tem sua exceção) a unica coisa que é previsível é uma droga de celular tocando funk e um monte de foto postado na net como se fossem o "bam bam bam" da situação, bebendo vinho horrível e fumando narguile achando que é maconha.

E eu...sou o filhinho de papai...né!

...triste  Sad

-----
Desculpa a falta de concordância no português, eu sou péssimo para escrever! Fico muito contente quando os moderadores cobram o "não internetês", porém estou tentando melhorar minha escrita, voltar a estudar gramatica não faz mal a ninguém, sem contar que as regras da nossa língua portuguesa é muito mal feita, o Monteiro Lobato deve ter morrido de depressão por causa disso! Cry  
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, as 10:48:45 por Tiago Vulgar » Registrado
Barech
Visitante
« Responder #1 : 28 de Fevereiro de 2013, as 09:42:46 »

Eu trabalho em escola pública na parte administrativa, e sei como você se sente. Esta aprovação automática que faz muitos alunos serem aprovados somente para elevar os dados apresentados pelo governo, é muito prejudicial para esta geração...
Handmaker

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131

É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem

« Responder #2 : 28 de Fevereiro de 2013, as 09:44:35 »

O problema do emburrecimento geral da população mundial é uma questão de política. Não há interesse em formar uma pessoa que pense, questione, se organize, enfim, abra os olhos para a realidade que o cerca. Cabe a cada um se libertar e ajudar os próximos também a se libertarem. Precisamos maneirar na internet, nos esportes, na televisão, no cinema. Veremos que a maior parte do que nos é empurrado só nos afasta de nós mesmos... Depois do golpe militar houve o famigerado acordo MEC - USAID, que mudou o currículo escolar brasileiro para pior. Será que há interesse em formar intelectualmente estudantes que pensem e que até queiram pegar em armas?
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, as 09:46:47 por Jairo » Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
viagem_mental
Handmaker

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277

« Responder #3 : 28 de Fevereiro de 2013, as 09:52:18 »

Sou licenciado em física e fiz mestrado na área de ensino. Continuo agora no doutorado.

Lecionei seis anos no ensino médio e fui convidado para trabalhar na secretaria da educação de São Paulo. Fiquei dois meses lá quando, no último ano, passei em um concurso para trabalhar em uma universidade... o que é claro é que as políticas públicas fracassam na área da educação, já que essa não é prioridade em um mundo que gira em torno da lógica econômica. Lá na secretaria da educação haviam profissionais mais do que qualificados, aprendi muito no pouco tempo que passei por lá. O problema está na implementação dos projetos e ações.

Além disso, não dá para ficar culpando só o adolescente. Claro que há uma infinidade de problemas sociais que explodem da escola que está imersa neste contexto. Em um mundo com celulares, smatphones, mp25, que você ouve música, vê filmes, acessa internet, faz teletransporte e cafezinho... o professor continua escrevendo com um pedaço de pedra na parede (não que tenha que abolir a lousa). Aí que entraria uma política pública séria, que propiciasse uma atualização eficaz desse profissional, que não superlotasse salas de aulas, pagasse decentemente...

No mundo da informação, não dá para o professor continuar a transmitir informações pensando que o aluno é passivo, que ele não filtra aquela informação com seus próprios conhecimentos etc. Se o professor problematizar o conteúdo, fazendo o aluno levantar e testar hipóteses, enfim reflita, os alunos continuaram a ficar alheios ao trabalho do docente... Eu tive muitas experiências positivas com os alunos da rede estadual (claro que tinha dias que eu saia soltando fumaça como em qualquer trabalho, mas em outros eu saia muito animado, pesando em mais atividades diferentes do convencional).

Infelizmente, o ensino mundial é arcaico em todos os níveis: do maternal ao pós-doutorado. Cabe a nós profissionais que temos contato com o 'povão' fazer o papel de conscientização das massas (eu tinha em média 400 alunos), não dizendo o que é certo ou errado, mas instigando-os a pensar, a se posicionar politicamente etc. Enquanto o professor chegar e colocar F = ma na lousa. E dizer F é a força, m é a massa etc... ninguém vai querer saber do que ele está falando...

Em suma, os governos precisam se conscientizar que o ensino precisa mudar, o professor também, pois sua forma de trabalho não dá conta das demandas do mundo moderno. E a mudança terá que vir por bem ou por mal. Essa crise econômica mundial sinaliza que o modo de produção atual está colapsando....

Afirmo novamente: temos que nos conscientizar e ir à luta!

Abraço e não desanime!
Guitar Craft
Dexter
Visitante
« Responder #4 : 28 de Fevereiro de 2013, as 10:00:58 »

Vejo muitas pessoas que tem preocupações mais essenciais, saber se vão conseguir pagar todas as contas do mês, manter os filhos longe das drogas, chegar em casa com segurança....

Como essas pessoas poderão pensar em se organizar para cobrar melhorias do poder público?

Percebo que existe um ciclo vicioso, de um lado governantes em situação confortável roubando onde é possível e do outro uma população acuada dando "jeitinho" para se manter.

Entre mortos e feridos vamos seguindo elegendo Sarney, Collor e Tiririca ao som de funk pelo celular.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131

É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem

« Responder #5 : 28 de Fevereiro de 2013, as 10:06:30 »

Vejo muitas pessoas que tem preocupações mais essenciais, saber se vão conseguir pagar todas as contas do mês, manter os filhos longe das drogas, chegar em casa com segurança....

Como essas pessoas poderão pensar em se organizar para cobrar melhorias do poder público?

Essas preocupações essenciais vem também da falta de organização comunitária
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
jboufelli
Visitante
« Responder #6 : 28 de Fevereiro de 2013, as 10:24:19 »

O Problema na minha visão foi o tipo de mudança social, lembro-me da minha época de 5ª a 8ª série que toda sexta feira jurava a bandeira, o professor era mais respeitado,  quem não passava de ano "repetia" mesmo, se não me engano os padrões educacionais eram europeus.

Mas acima de toda essas comparações com a educação de hoje nossos pais não terceirizavam o serviço deles como hoje, os valores da família e dos bons costumes era mantido a força de lei .

Visitante
« Responder #7 : 28 de Fevereiro de 2013, as 10:25:35 »

Desculpa a falta de concordância no português, eu sou péssimo para escrever!

Cumprimentando o colega pela iniciativa de escrever sobre tema tão polêmico, necessário e atual, sugiro que o título do tópico seja alterado para " Até onde vai a educação do povo Brasileiro? " ou " Onde vai parar a educação do povo Brasileiro? ". Com a grafia original, está mais parecendo o Jipe que " se atolou-se " .

Não é necessário ir muito longe para ver que a turba multa não sabe escrever - nisso, incluindo doutores e " mestres ".

Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 112
-Recebido: 538

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #8 : 28 de Fevereiro de 2013, as 10:26:25 »

Senhores

Quando eu estava no primário, o estado resolveu dar comida para as crianças na escola. Já que os pais não ganham o suficiente, é mais fácil e corrupto alimentar as crianças na escola a custa de impostos que preparar os pais para um emprego melhor remunerado.

Como a vantagem da comida grátis acabava na quarta série, os pais de alguns colegas meus tiraram as crianças da escola para que no ano seguinte pudessem ter a merenda novamente. Eu vi isso!

O problema é que os adminstradores do Brasil tentam apenas melhorar os números, não a realidade. A realidade está longe deles!

Quando assumiu a presidência, Juscelino teve que enfrentar o povo do Rio de Janeiro revoltado com o aumento da passagem do bonde. O carro dele foi cercado pelo povo que exigia do presidente uma providência. Ao ver o poder do povo, Juscelino mandou nossa capital federal pro meio do nada, onde o povo nunca mais poderia cercar o carro de um político e exigir o que quer que fosse.

Para construir seu sonho-esconderijo, Juscelino enfiou o Brasil numa espiral inflacionária e numa dívida pública que só se resolveu depois de 35 anos. (será que resolveu mesmo?)

Juscelino.... Heroi?

Infelizmente a coisa só vai mudar quando os adminstradores do Brasil começarem a sentir a consequência de suas decisões na pele. Nos EUA da década de 1930, o governo federal só tomou alguma atitude para ajudar os agricultores famintos do Alabama quando a núvem de poeira das pradarias atingiu Washington.

Eu também investi pesado na minha educação. Tenho um doutorado. Tenho certeza que perdi meu tempo.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, as 10:30:08 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
daniel_tubes
Colaborador

Obrigado
-Dado: 200
-Recebido: 114

A eficiência está na simplicidade...

« Responder #9 : 28 de Fevereiro de 2013, as 10:58:25 »

Pessoal, é triste ver as coisas como caminham, minha mãe e professora em escola pública, trabalha como uma louca, enfrenta 40 marmajos por sala de aula, e essa mulecada não da sussego, gritaria, falatorio, a merreca do celular que era para ser um equipamento para uso em emergencias se tornou um mero tocador de música com frases de baixo calão, pois pergunte se alguem tem credito para fazer uma ligação.
Quando eu estava na 5ª serie , nas horas do intervalo era permetido o uso do walkman, quem não lembra deles, mas eles tinham fones e era individual, hoje os jovens se acham no direito de fazer barulho em qualquer lugar, não se tem mais respeito pelo  próximo, e na rua , nas lojas, no onibus, na igreja.
Se as músicas ainda fossem de qualidade, não um estilo especifico, tudo bem, mas sempre músicas, músicas ?!? me pergunto, pois na verdade são um aglomerado de sons eletronicos, com um letra fuleira, acho que chamar de música e elogiar demais.

Nossos gorvernantes querem uma nação que não pense, que não tenha ideias, que não tenha ponto de vista, pois o dia que isso acontecer, esses gorvernantes vão cair por terra. E isso ninguem quer.

Quando eu tirava notas baixas, meus pais brigavam comigo, hoje quando um aluno tira nota baixa , os pais dele brigam com a minha mãe, dizendo " Porque a senhora deu nota baixa para o meu filho" , isso e uma vergonha como diria o Boris .

Creio eu Eduardo que você não tenha perdido seu tempo estudando tanto, assim como tantos outros aqui.

Não sou contra as redes sociais, só que o mau uso delas está degenerando as pessoas, ninguem  mais sai de casa, converça nas ruas, ficam o dia todo sentados na frente do Pc. Eu não vou negar que uso rede social, apenas não faço dela o centro da minha vida.

Fica o meu desabafo, minha indignação

Att Daniel

« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, as 11:01:26 por daniel_tubes » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Tiago Vulgar
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22

O sonho do careta é a realidade do maluco

« Responder #10 : 28 de Fevereiro de 2013, as 11:02:16 »

Valeu a.sim, mudei o tema do tópico, acho que uma boa iniciativa da sociedade e do governo o de si mesmo é assumir o erro, é de graça e não dói nada do mesmo jeito que mudei o tema do tópico.
 O que me deixa mais bestificado é professores meus defender educadores e pedagogos que existem por aí (não é minha praia essa parte, mas é essencial!) como as idéias do Paulo Freire (pelo amor de Deus, não to falando mal dele, é apenas uma opinião) ser colocada em sala de aula, são idéias fantásticas porém, não dá para se aplicar em aula no momento atual, não temos um sedimento firme, a queda é uma coisa fácil de ocorrer. O típico "jeitinho brasileiro" faz a massa entrar na sona de conforto e acostumar-se a aceitar as coisas mastigadas, é um tipo de fordismo, você não sabe da onde veio ou como foi feito, porém você tem que fazer a sua parte, ou completando a montagem do produto ou consumindo ele, a preguiça de ler é tão grande que o sedentarismo cresce igual a um câncer.
 No meu tempo de escola a coisa também não era fácil, repetia mesmo e havia respeito pelo professor, agora a ganância do governo é tão grande em "emburrecer" a sociedade é tanta que o sistema uma hora vai colapsar, para quem vai sobrar então? governador, a sociedade ou o professor?
 Na china o professor é a única pessoa onde o imperador se curva, porque será que eles crescem?    
Visitante
« Responder #11 : 28 de Fevereiro de 2013, as 11:25:21 »

Olá.

Todo semestre eu contava a história dos Morlocks e dos Eloys. A comparação não é perfeita, mas...de qual lado eu quero estar ?

Dos Morlocks ou dos Eloys ?

Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 112
-Recebido: 538

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #12 : 28 de Fevereiro de 2013, as 18:14:35 »

Oi A.sim

Eu sou um Morlock de carteirinha! Vivo nas trevas engendrando minhas elocubrações de dispositivos maquiavélicos.

Pena que em nosso mundo os Eloys tem armas, representação no congresso e subsídio do governo.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GuitarCris
Handmaker

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142

« Responder #13 : 28 de Fevereiro de 2013, as 20:13:08 »

Pessoal, eu trabalho em 2 escolas(1 de crianças especiais e 1 de cursos prof.)
Na escola de crianças especiais acabamos tendo que lidar com um mundo diferente do nosso que se chama Autismo.
É realmente dificil de trabalhar com eles, já que muitos não se comunicam de forma verbal e não sabem pedir oque eles querem.
Na outra escola trabalho com adolecentes e adultos(misturados na mesma turma variando de 16 na 60 anos).
Muitas vezes os de maior idade são os que tem melhor rendimento e atenção. A moçada não tá muito ai para nada, embora os cursos sejam pagos.
Resumindo: muitas vezes o trabalho com os Autistas é mais gratificante, pois mesmo sendo dificil o trabalho somos mais respeitados doque pelos que se julgam normais.
Em busca do drive perfeito!!!
diego.fcs
Colaborador

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31

« Responder #14 : 28 de Fevereiro de 2013, as 21:08:38 »

Sou engenheiro, com certa experiencia profissional, apesar de ter somente 6 anos de experiencia tive muito boa experiencia, to fazendo uma especialização, mas já perdi as esperanças, ontem fui ver uma vaga de emprego no CREA, 24 horas semanais para engenheiro dar aula em um curso de especialização, salário de R$861,00. É o fim dos tempos. É por isso que to trazendo instrumentos de fora para ajudar a pagar as contas.
Parem o mundo que eu quero descer.
Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: