Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 15:19:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Faceplate de pobre  (Lida 24451 vezes)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« : 06 de Abril de 2013, as 21:14:26 »

Vou colocar aqui uma experiência que fiz, com gravação de metal, pelo método eletroquímico.  Confesso que de início não acreditei muito que fosse dar certo, e muito menos que o resultado fosse satisfatório; pois bem além de dar certo, o resultado me surpreendeu.   Como deu certo, e não é muito difícil de fazer, resolvi mostrar o resultado, pois com certeza ajudará aqueles que querem fazer o seu próprio “faceplate”. 

Com um pouco de capricho dá para fazer “faceplate” com boa qualidade em casa, e com baixo custo.  Vejam que não é o caso deste mostrado, pois como disse foi uma experiência em que eu não esperava muito.



Como a intenção era só experiência, não caprichei no método usado:

Fiz um adesivo usando transparência adesiva para jato de tinta.


Peguei um pedaço de sobra de alumínio.


Colei o adesivo sobre ele, e depois recortei com um estilete, retirando a parte que eu desejava corroer.
Tive alguns problemas nesta parte, pois como recortei assim que acabei de imprimir, a película em que a tinta adere, estava saindo e por isto o início da corrosão foi feito sem retirar o interior de algumas letras.
Eu não me preocupei muito com isto, pois a intenção era ver se corroia bem.


Iniciando a corrosão.




Após retirar o resíduo da corrosão.


Após lavar e ainda com o adesivo.


Adesivo retirado, e limpo com palha de aço (Bombril)


Fonte usada. Fonte regulável até 20V; usei entre 12V e 20V, quanto maior a tensão, mais rápido a corrosão.
A solução usada é água com sal de cozinha (quanto mais sal, melhor) até saturar a solução.


Aqui está o detalhe, que falei; esta diferença na corrosão no meio das letras, mostra que estas letras foram corroidas em duas etapas:


Resultado final:


Acho que usando esta técnica de corrosão junto com  a resina FastPCB, para fazer uma mascara, dá para fazer execelentes trabalhos tanto em “faceplate” como em pedais corroídos, entre outras coisas bem legais.

Como havia sugerido em outro tópico para a um colega  (acdust) http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4086.msg116151#msg116151
a fazer faceplate usando placa de circuito impresso; assim que fiz este teste e deu certo, lembrei dele, e como acho que outros podem estar precisando, resolvi divulgar.

Agora vamos as informações adicionais; não inventei nada, apenas experimentei o que vi em alguns vídeos no “Tubo”

http://www.youtube.com/watch?v=0S2zcvEYdOk

http://www.youtube.com/watch?v=cuWclOTMB8o

Agara vem as precauções:

Procure fazer isto em local bem arejado, evitando respirar os gases que desprendem em forma de fumaça; se possível use mascara contra gases.

Não me pergunte, quais os gases resultantes da reação eletroquímica; eu não sei dizer.

Abraço a todos, espero que gostem!
Alfredo



Registrado

bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #1 : 06 de Abril de 2013, as 21:45:36 »

Parabéns Alfredo! Ficou de fato bem satisfatório! Agora vamos esperar algum químico se manifestar pra saber sobre os perigos inerentes.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #2 : 06 de Abril de 2013, as 21:55:53 »

Muito bom cara! Bem interessante.

Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
a.sim
Visitante
« Responder #3 : 06 de Abril de 2013, as 21:56:33 »

Olá.

Usando a resina FastPCB dá para usar percloreto diluído, com resultados ainda melhores.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #4 : 06 de Abril de 2013, as 22:02:30 »

Veja que isto foi um teste, onde eu realmente não esperava, muito, mas digo que me surpreendeu!

Observe que os motivos foram recortado com estilete, e sem muito capricho, apenas para fazer a prova.  Acredito que com resina dê para fazer até "fotos"
Registrado

Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #5 : 06 de Abril de 2013, as 22:58:21 »

Alfredo, você já estou com transferência térmica, eu fiz um faceplate com transfrência térmica e corrosão em percloreto, você acha que funcionaria com eletroerosão?
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #6 : 06 de Abril de 2013, as 23:21:15 »

Lamer; ainda não testei com transferência térmica.  Este foi o único teste que fiz.  Já fiz alguns pedais corroidos com percloreto, mas foi com FastPCB como máscara.

Olá.

Usando a resina FastPCB dá para usar percloreto diluído, com resultados ainda melhores.

Não sei se esta citação, esclarece suas dúvidas. 

Quanto a eletrocorrosão, pelo que entendi, qualquer material que possa ser isolante e possa resistir a um pouco de calor, pode ser usado como máscara.  A diferença do material usado vai influenciar na qualidade dos detalhes pretendidos.
Registrado

GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #7 : 06 de Abril de 2013, as 23:21:39 »

Muito interessante.
Esta aí mais uma opção para experimentar no acabamento dos pedais também.
 Legal!
Registrado

Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #8 : 07 de Abril de 2013, as 00:08:26 »

OK! Eu já havia lido o tópico inteiro, eu também acho que o toner, não apresentará muita resistência, pois o resultado dele é inferior se comparado com a fastpcb, pode até ser similar mas depende de muitos fatores, desde do toner, temperatura do ferro de passar roupas e principalmente da habilidade do handmaker.
Mas acho que vou testar e postar minhas conclusões, gostei muito do método!
Abraço!
Registrado
Zedosal
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 258

Obrigado
-Dado: 662
-Recebido: 47


A ideia é a rotina do papel


« Responder #9 : 07 de Abril de 2013, as 00:16:44 »

Pode usar ploter, vai em uma gráfica e manda cortar o adesivo com as inscrições e depila ele na placa mesmo!

É o mesmo método usado acima, mas com recortes precisos. (hoje só faço minhas placas usando esse método)
Registrado

Dubium Sapientiae Initium
guitar_luthier
Visitante
« Responder #10 : 07 de Abril de 2013, as 10:32:22 »

Vou na dica do nosso amigo, Zedosal. Com ploter vc pode fazer na própria caixa do pedal e o resultado fica fantástico! tanto com corrosão, como vc pode usar tinta de silk que fica bom também. Legal!
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #11 : 09 de Abril de 2013, as 01:20:06 »

Obrigado!  Em breve vou fazer um mais elaborado, com mais capricho. Legal!
Registrado

Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #12 : 09 de Abril de 2013, as 12:39:49 »

Muito bom, Alfredo!

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #13 : 02 de Maio de 2013, as 00:45:49 »

Vejam o resultado do feriado do dia do “trabalhador”

Após ver como fiz este “plate”, meu filho resolveu que queria “estilizar” sua guitarra, fazendo com que a mesma tivesse algo que fosse único; ao mesmo tempo que fosse feito por ele mesmo.  Acho que ele foi “mordido” pelo “bicho handmade”.

Me perguntou se eu poderia ajudar, e se ele poderia fazer?  Como a guitarra é dele; ele é quem decide.

Este foi o resultado:

O motivo escolhido.


Antes de corroer.


Corroído.



Finalizado.  Falta dar polimento.



No seu devido lugar.


Depois vou fazer um tópico específico com mais detalhes.   Espero que gostem. Legal!

Aqui neste link tem um pdf que esplica eletrocorrosão de uma forma simples: http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CC8QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.centelhas.com.br%2Fbiblioteca%2Feletrocorrosao.pdf&ei=F8WBUfTmDJLD0AHqo4HgDw&usg=AFQjCNFOz0ZzpZ64phG-qVIe-Zi0q6Zm3A&sig2=4NDeMzbUJGxj0zh7o2bgjg&bvm=bv.45921128,d.dmQ

Abraços,
Alfredo
Registrado

Albuquerque
Visitante
« Responder #14 : 02 de Maio de 2013, as 01:20:36 »

Parabéns Alfredo! Ficou bem estiloso, e o melhor: ficou único!!  Palmas
Parabéns a vocês e ao seu filho!
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal