Faceplate de pobre

Started by Alfredo Padrao, 06 de April de 2013, as 21:14:26

Previous topic - Next topic

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Vou colocar aqui uma experiência que fiz, com gravação de metal, pelo método eletroquímico.  Confesso que de início não acreditei muito que fosse dar certo, e muito menos que o resultado fosse satisfatório; pois bem além de dar certo, o resultado me surpreendeu.   Como deu certo, e não é muito difícil de fazer, resolvi mostrar o resultado, pois com certeza ajudará aqueles que querem fazer o seu próprio “faceplate”. 

Com um pouco de capricho dá para fazer “faceplate” com boa qualidade em casa, e com baixo custo.  Vejam que não é o caso deste mostrado, pois como disse foi uma experiência em que eu não esperava muito.

Como a intenção era só experiência, não caprichei no método usado:

Fiz um adesivo usando transparência adesiva para jato de tinta.

Peguei um pedaço de sobra de alumínio.

Colei o adesivo sobre ele, e depois recortei com um estilete, retirando a parte que eu desejava corroer.
Tive alguns problemas nesta parte, pois como recortei assim que acabei de imprimir, a película em que a tinta adere, estava saindo e por isto o início da corrosão foi feito sem retirar o interior de algumas letras.
Eu não me preocupei muito com isto, pois a intenção era ver se corroia bem.

Iniciando a corrosão.

Após retirar o resíduo da corrosão.

Após lavar e ainda com o adesivo.

Adesivo retirado, e limpo com palha de aço (Bombril)

Fonte usada. Fonte regulável até 20V; usei entre 12V e 20V, quanto maior a tensão, mais rápido a corrosão.
A solução usada é água com sal de cozinha (quanto mais sal, melhor) até saturar a solução.

Aqui está o detalhe, que falei; esta diferença na corrosão no meio das letras, mostra que estas letras foram corroidas em duas etapas:

Resultado final:

Acho que usando esta técnica de corrosão junto com  a resina FastPCB, para fazer uma mascara, dá para fazer execelentes trabalhos tanto em “faceplate” como em pedais corroídos, entre outras coisas bem legais.

Como havia sugerido em outro tópico para a um colega  (acdust) http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4086.msg116151#msg116151
a fazer faceplate usando placa de circuito impresso; assim que fiz este teste e deu certo, lembrei dele, e como acho que outros podem estar precisando, resolvi divulgar.

Agora vamos as informações adicionais; não inventei nada, apenas experimentei o que vi em alguns vídeos no “Tubo”

http://www.youtube.com/watch?v=0S2zcvEYdOk

http://www.youtube.com/watch?v=cuWclOTMB8o

Agara vem as precauções:

Procure fazer isto em local bem arejado, evitando respirar os gases que desprendem em forma de fumaça; se possível use mascara contra gases.

Não me pergunte, quais os gases resultantes da reação eletroquímica; eu não sei dizer.

Abraço a todos, espero que gostem!
Alfredo

bossman

Administrator
DIY Freak
Parabéns Alfredo! Ficou de fato bem satisfatório! Agora vamos esperar algum químico se manifestar pra saber sobre os perigos inerentes.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Fusion

Colaborador
Muito bom cara! Bem interessante.

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"

a.sim

Guest
Olá.

Usando a resina FastPCB dá para usar percloreto diluído, com resultados ainda melhores.

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Veja que isto foi um teste, onde eu realmente não esperava, muito, mas digo que me surpreendeu!

Observe que os motivos foram recortado com estilete, e sem muito capricho, apenas para fazer a prova.  Acredito que com resina dê para fazer até "fotos"

Lamer

Handmaker
Alfredo, você já estou com transferência térmica, eu fiz um faceplate com transfrência térmica e corrosão em percloreto, você acha que funcionaria com eletroerosão?

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Lamer; ainda não testei com transferência térmica.  Este foi o único teste que fiz.  Já fiz alguns pedais corroidos com percloreto, mas foi com FastPCB como máscara.

Quote from: a.sim on 06 de April de 2013, as 21:56:33
Olá.

Usando a resina FastPCB dá para usar percloreto diluído, com resultados ainda melhores.

Não sei se esta citação, esclarece suas dúvidas. 

Quanto a eletrocorrosão, pelo que entendi, qualquer material que possa ser isolante e possa resistir a um pouco de calor, pode ser usado como máscara.  A diferença do material usado vai influenciar na qualidade dos detalhes pretendidos.

GrAmorin

Hand MasterMind
Muito interessante.
Esta aí mais uma opção para experimentar no acabamento dos pedais também.
:tup

Lamer

Handmaker
OK! Eu já havia lido o tópico inteiro, eu também acho que o toner, não apresentará muita resistência, pois o resultado dele é inferior se comparado com a fastpcb, pode até ser similar mas depende de muitos fatores, desde do toner, temperatura do ferro de passar roupas e principalmente da habilidade do handmaker.
Mas acho que vou testar e postar minhas conclusões, gostei muito do método!
Abraço!

Zedosal

**
Freqüente
A ideia é a rotina do papel
  1. ewerton.mat@hotmail.com
Pode usar ploter, vai em uma gráfica e manda cortar o adesivo com as inscrições e depila ele na placa mesmo!

É o mesmo método usado acima, mas com recortes precisos. (hoje só faço minhas placas usando esse método)
Dubium Sapientiae Initium

guitar_luthier

Guest
Vou na dica do nosso amigo, Zedosal. Com ploter vc pode fazer na própria caixa do pedal e o resultado fica fantástico! tanto com corrosão, como vc pode usar tinta de silk que fica bom também. :tup

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Obrigado!  Em breve vou fazer um mais elaborado, com mais capricho. :tup

Roberto Alves

Hand MasterMind
Muito bom, Alfredo!

Eclético mas com parcimônia!!!

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Vejam o resultado do feriado do dia do “trabalhador”

Após ver como fiz este “plate”, meu filho resolveu que queria “estilizar” sua guitarra, fazendo com que a mesma tivesse algo que fosse único; ao mesmo tempo que fosse feito por ele mesmo.  Acho que ele foi “mordido” pelo “bicho handmade”.

Me perguntou se eu poderia ajudar, e se ele poderia fazer?  Como a guitarra é dele; ele é quem decide.

Este foi o resultado:

O motivo escolhido.

Antes de corroer.

Corroído.

Finalizado.  Falta dar polimento.

No seu devido lugar.

Depois vou fazer um tópico específico com mais detalhes.   Espero que gostem. :tup

Aqui neste link tem um pdf que esplica eletrocorrosão de uma forma simples: http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CC8QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.centelhas.com.br%2Fbiblioteca%2Feletrocorrosao.pdf&ei=F8WBUfTmDJLD0AHqo4HgDw&usg=AFQjCNFOz0ZzpZ64phG-qVIe-Zi0q6Zm3A&sig2=4NDeMzbUJGxj0zh7o2bgjg&bvm=bv.45921128,d.dmQ

Abraços,
Alfredo

Albuquerque

Guest
Parabéns Alfredo! Ficou bem estiloso, e o melhor: ficou único!!  (aplaus)
Parabéns a vocês e ao seu filho!