Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 02:33:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 9   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Curioso Thunder sound Bass II  (Lida 53571 vezes)
Guilherme
Visitante
« Responder #60 : 05 de Agosto de 2013, as 19:34:57 »

Duff, seu Thunder Sound, além de curioso, é magico !

Se você está medindo 440Vdc sobre o primeiro capacitor de filtro, como é possível medir 468Vdc nas placas das EL34 ?

Assim você não vai chegar a lugar nenhum. Desenhe um esquema que seja exatamente consistente com o circuito que você está trabalhando e indique todas as tensões de placa e catodo de todas as válvulas, e a tensão AC do secundário de alta-tensão do transformador de potencia.

Assim vai ficar mais fácil para seus colegas do HM lhe ajudarem.

abraços

Guilherme
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #61 : 05 de Agosto de 2013, as 20:43:19 »

Consegui baixar o bink. E agora? qual é o procedimento de conferência.
Tenho um multimetro com frequencímetro, isso ajuda?

Agora você tem o CD com as trilhas de sinais. Então precisa fazer um cabo pra poder injetar o sinal saindo do CD player no amplificador.  Use um plug jack estéreo (se usar a saída para fones ou de linha - se for diskman) ou um RCA se for CD player grande e com saida de linha (line).  Você vai usar só um canal (direito ou esquerdo, dá na mesma),, solde um cabo blindado no conector jack ou RCA, e na outra ponta dois jacarés, um na malha e o outro jacaré soldado a um capacitor de 100nF 400V e deste ao vivo do cabo blindado.  Ponha um termocontrátil na malha que ficar exposta (deixe uns 5 a 10cm da malha e do vivo pra ter o cabo em Y). Veja desenho:



Ai, a idéia do Eduardo eu acho que seria ir entrando com o sinal nas diversas etapas do amplificador pra saber qual etapa parou de funcionar. Eu começaria do final (etapa de saída de potência = grades das válvulas de saída ou na entrada da valvula inversora de fases (sempre nas grades das válvulas) e se tiver som no alto-falante, ir voltando nos estágios  anteriores, até achar qual que não funciona. Aterre a entrada e ponha todos os pots de volume e ganho num valor médio de forma a não aterrar o sinal injetado naquele estágio.

Veja se usa um CD player  não muito caro, pois pode queimar a saída.  Ponha o CD com as faixas de áudio e ponha pra tocar, tem várias faixas com frequências diferentes, ouça antes no aparelho de som pra ter idéia do que vai ter que ouvir. O ideal é achar a faixa de 1000Hz (1kHz) pois as de baixa frequência (muito graves) e as de alta (agudas) não serão reproduzidas no amplificador + falante de guitarra. Cuidado pois pode tocar com volume alto no amplificador (se usar a saída de fones, pode controlar o volume, na de linha não).

« Última modificação: 05 de Agosto de 2013, as 20:57:54 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #62 : 05 de Agosto de 2013, as 20:54:31 »

Pergunta de leigo: Essas medidas são com as válvulas ou sem?  No caso de medir sem as válvulas é obrigatório colocar uma carga na saída?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #63 : 05 de Agosto de 2013, as 22:02:49 »

Gfassuncao, medir sem as valvulas não adianta... não vai ter consumo e as tensões vão ser muito parecidas por todo o circuito.
Só serve pra saber se ta chegando tensão onde deve chegar.
E nunca ligue um valvulado (principalmente com as valvulas) sem carga na saida... o resultado pode ser desastroso...
« Última modificação: 05 de Agosto de 2013, as 22:04:20 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #64 : 07 de Agosto de 2013, as 16:07:17 »

E nunca ligue um valvulado (principalmente com as valvulas) sem carga na saida... o resultado pode ser desastroso...

Na verdade não é tão desastroso assim. Se for um valvulado de baixa potência o transformador canta, se for alta, sai uns relâmpagos dentro da válvula! Elas até aguentam um tempo antes de fritar! Cheesy

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #65 : 08 de Agosto de 2013, as 12:15:29 »

Olá amigos

Antes de proceder com o teste do injetor de sinais eu tomei a inciativa de modificar os capacitores de filtro conforme o esquemático original.
Fiz um teste, e assim que eu liguei percebi que as EL34 avermelharam mais que o normal, e quando tocava mais forte elas alteravam a intensidade deste brilho, além de mostrar um som bem saturado.

Acredito que agora deva ser questão da regulagem de bias, não? Aquele resistor de 10K não era para estar em série na saída, ele forma o divisor com o outro resistor. A relação desses dois resistores é que dá a tensão de bias? O que poderia fazer pra alcançar a tesão correta?

Mesmo com essa alteração ele ainda apresentou o problema anterior de "estourar o som e morrer".
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #66 : 08 de Agosto de 2013, as 12:33:33 »

O primeiro esquema do Thunder Sound que você postou não tem ajuste da tensão de bias (-B). O segundo esquema (abaixo desse citado) tem o trimpot de ajuste de 10k em série com um resistor de 10k. Com esse dá pra ajustar a tensão. Tem que deixar o trimpot todo para a máxima tensão negativa e depois ajustá-la medindo a corrente de catodo das EL34 (só que não tem resistor de catodo de 1R pra medir a tensão e por tabela a corrente de catodo das válvulas).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #67 : 19 de Novembro de 2013, as 15:19:47 »

Olá

Estou ainda com problemas nesse amp.
Posto abaixo o link para um mp3 que gravei do celular para vocês terem uma ideia do som que ele está produzindo.
Conforme relatei anteriormente o som, se tocado pela guitarra de forma branda até define bem, mas se atacar as cordas com um pouco mais de força ele racha o som.
Talvez ouvindo possa se diagnosticar (ou cogitar) o possível problema.

Conto com o auxílio dos nobres amigos de forum.

amostra_TSB_EL34.mp3

Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #68 : 19 de Novembro de 2013, as 15:51:14 »

Xande, seu amplificador está sem headroom. o sinal é ceifado nas passagens mais fortes. Veja:



Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #69 : 19 de Novembro de 2013, as 16:55:31 »

mestre Xformer

Desculpe minha ignorância mas o que pode estar errado num amp com essa característica de falta de headroom?
O que exatamente proporciona isso?  O que faço para ter mais headroom?  Roll Eyes
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #70 : 19 de Novembro de 2013, as 17:27:58 »

O ideal era você ter um osciloscópio e com o gerador de sinais (ou o CD com as faixas de áudio), ir verificando as formas de onda nas diversas etapas do amplificador, do primeiro estágio até o de saída.  Em algum ponto, o sinal está com ganho demais ou o estágio seguinte está mal polarizado (fora do meio) e com o sinal recebido ele não consegue amplificar o sinal de forma que não atinja o valor da fonte.  Ter headroom significa que o sinal tem folga pra ser amplificado sem alcançar ou querer passar o valor da fonte.  
Ja´verificou o valor das tensões da fonte ? Será que ela não está arriando (caindo o valor) quando mais exigida ? Por ex. nos pontos 2, 3 e 4 da fonte será que as etapas de pré não estão consumindo mais do que o esperado ? Por isso é legal ter um sinal contínuo na entrada e medir esses pontos de alta tensão da fonte (em DC).

Ah, só agora eu vi uma coisa que você escreveu antes:

Citar
Medi as tensões das placas do TS2. Seguem
PRÉ:
(V1) 12AX7 : pino 1 = 255V
(V2) 12AX7 : pino 1 = 118 V, pino 6 = 377 V
(V3) 12AT7 :  pino 1 = 191 V, pino 6 = 191 V

POWER:
V4 - EL34 = 468 V
V5 - EL34 = 468 V

Não deveria haver mais do que 300Vdc numa placa de 12AX7 (limite informado pela datasheet), se estiver correto, esse projeto tá mal feito.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2013, as 22:23:26 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #71 : 20 de Novembro de 2013, as 08:09:03 »

Obrigado Xformer

Devo ter tomado alguma tensão errada nas EL34, conforme o Guilherme sabiamente observou.
Quanto a V2 (12AX7), de fato, acredito estar correta a verificação. Vou fazer nova aferição deste ponto para lhe confirmar.
Agradeço imensamente sua ajuda.

O nosso companheiro viagem_mental me sugeriu um projeto de gerador de sinais bem simples. Quero contruí-lo para este tipo de operação. Certamente é uma ferramenta indispensável para quem queira construir ou reparar um amp, juntamente com o osciloscópio (que infelizmente está proibitivo pra mim neste momento $$$ Sad )

Retorno ainda hoje a noite com a confirmação.
Um forte abraço
« Última modificação: 20 de Novembro de 2013, as 08:13:42 por Eduardo » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #72 : 07 de Fevereiro de 2014, as 22:30:46 »

Boa noite Xformer e demais colegas

primeiro peço desculpas pela minha demora.

Conferi agora a tensão de placa na V2 (12Ax7) e de fato leu 350Vdc. o que pode estar acarretando isso?

Um forte abraço



-----
Bom...

Consegui fazer baixar a tensão na placa da V2 para 157 V.   Grin

Analisando o esquema eletronico percebi que o fio que interliga a grade (pino 7) com o resistor de 100k com o capacitor de 4,7 uF  estava junto  com  o ponto "4" que vai para a fonte. Acredito que estava alimentando este ponto alterando a leitura da placa.

Porém, apesar de ter baixado a tensão na placa, o problema de headroom continua. Batendo Cabeça

« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2014, as 23:33:50 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #73 : 08 de Fevereiro de 2014, as 08:08:34 »

Você já ajustou a tensão de bias para ficar mais negativa ? (como escrevi na minha mensagem de 8 de agosto mais acima).

Ao ajustar a tensão de grade das EL34 pra ficar mais negativa, além de deixar a válvula mais fria (diminui as correntes de placa e de catodo - você disse que elas estavam ficando muito avermelhadas), aumenta o headroom, pois o sinal que vem das etapas anteriores vai poder excursionar mais ao chegar na grade das EL34.

Precisa ver se a pobre 12AX7 que estava com sobretensão na placa, não foi pro céu das válvulas, Tem outra pra testar no lugar dessa ?

=======================================
Sobre a demora, esse tópico parece centro de controle espacial da NASA em Houston. Você manda um comando pra sonda espacial Pioneer nos confins do sistema solar, e depois de semanas ou meses vem de volta uma fotinha do planeta Plutão, ha ha ha    aliás, é assim que me sinto na maioria das mensagens pra tentar ajudar a resolver um problema remotamente, escrevemos alguma mensagem e depois de um tempo vem alguma informação ou resultado do que foi tentado (mas a maioria está em Marte, mais perto e mais rápido, no máximo algumas horas ou minutos).  Cheesy
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2014, as 08:18:10 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #74 : 08 de Fevereiro de 2014, as 20:26:11 »

Meu caro Xformer

Peço mil perdões pela demora. Nos últimos meses não estive em condições de voltar à bancada por motivos familiares. Mas agora está tudo bem e pretendo me corresponder bem mais frequentemente.  Anjo

Ainda não verifiquei o ajuste de bias. Vou confessar que nunca fiz algum, mas vou me instruir e executá-lo. Apesar de que elas não estão avermelhando mais.


Sobre a 12AX7 em sobretensão, parece não ter sido avariada pois fiz um teste com outra e o resultado (ou a falta dele) foi o mesmo.

Diversos aspectos me deixam inquieto neste amp. Um deles é que o transformador de audio (o AG4080) que aparentemente foi enrolado novamente, pois os fios não seguem o padrão de cores verde e amarelo.  No lugar deles está um cinza (atualmente ligado ao sistema) e um branco que está isolado.
Se seguirmos o padrão de fábrica, o que está ligado ao circuito é o verde (4 Ohms), o que me faz pensar que seja o cinza.
Neste caso o que aconselharia fazer para garantir que seja esta mesma a impedância de saída?
A troca destes cabos podem estar gerando essa falta de headroom, ou seja, esse aspecto horrível no som?

Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 9   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal