Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 21:59:29


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Com obter som Clean e alto?  (Lida 16094 vezes)
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #30 : 03 de Junho de 2013, as 17:02:09 »

Gamal e Amorim , obrigado pelo esclarecimento.

No caso do amp de nosso amigo Gubterra, não seria uma falha da fonte de alimentação, distorce por falta de corrente em volumes altos, nao montel nada com o c386 e ja vi amplificadores distorcendo por falta de corrente.
Como essa fonte é simetrica pode faltar corrente em algum dos lados da fonte, talves por problemas em diodos ou capacitores eletroliticos.

Att daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
gubterra
Visitante
« Responder #31 : 03 de Junho de 2013, as 17:09:21 »

Oi daniel... a fonte ta ok... eu sempre uso ela em powers... e prés...    testando o pré de baixo rb400 ta limpinho o som......
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #32 : 03 de Junho de 2013, as 18:37:12 »

Com amplificadores a válvulas, a melhor receita para um timbre "clean" é um estagio de saída operando sempre em AB1, válvulas casadas, válvula inversora de fase selecionada e, principalmente, transformador de saída equilibrado sob o aspecto DC e construído com quantidade generosa de aço-silício grão-orientado M4

Um som realmente clean capaz de destruir sem pena a audição de qualquer um, mas sempre clean, pode ser conseguido com o amp que está servindo de apoio para o teclado do Sr. Lyle Mays, na foto abaixo.

Tenho a seção de saída desse amp, em versões 50...100W já em testes, com 2N3055/3773 selecionados.

Provavelmente será um bom noivo (ou noiva) à altura do TSW.

abraços

Guilherme

Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #33 : 03 de Junho de 2013, as 18:48:03 »

Que maravilha heim guilherme! Inclusive preciso muito de um aplificador pré + power para o meu piano eltrico yamaha... nunca ouvi ele em um bom amp... só os 14 watts magro que ele solta....
To sempre de olho nos projetos que você recomenda, se sair um layout ou esquema, não se esqueça de mim!    Grin


Hgamal ou quem souber responder... o gerador de funções postado pelo plautz serve para usar no teste de medição de voltagem na saida?
Registrado
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #34 : 03 de Junho de 2013, as 18:58:18 »

eu fiz o c386, utilizando um falante de 12"  do Hrtubes de 80watts eu achei pancada demais!!! o falante tem um SPL incrivel.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #35 : 03 de Junho de 2013, as 18:59:11 »

Eu não montei especificamente o C386, mas já apanhei muito do LM3886 (é um chipzinho enjoado, até que se aprenda a domá-lo), então vou dar meu pitaco.

São 2 resistores que determinam o ganho do LM e a sensibilidade de entrada, o Rf e o Ri. O LM NÃO SE COMPORTA BEM com ganho abaixo de 10Vout/Vin (20 dB), podendo surgir distorções e oscilações.

A questão é que a sensibilidade de entrada é também função da tensão de alimentação. Se esta for baixa, a sensibilidade será maior (leia-se distorce com sinal de entrada mais fraco), podendo levar o LM à distorção mesmo que seu ganho esteja acima do mínimo.

Para ter uma idéia, com -35V/+35V de alimentação, e uma combinação de Rf e Ri que dê exatamente 10V/V de ganho, a sensibilidade de entrada é de 3,12V com THD 1%. Mantendo a mesma configuração de Rf e Ri, mas com tensão de -25V/+25V, a sensibilidade de entrada cai para 2,19V.

Considerando o nível de saída bem forte que o TSW parece apresentar, pode estar aí a chave do seu problema.

Uma possível causa: o LM3886 cobra capacidade de corrente da fonte, atingindo picos de até 8A sob carga. Se o seu transformador não estiver dando conta de segurar a tensão quando solicitado ("transformador arriando", eventualmente decorrente do nariz excessivamente comprido do fabricante), a tensão mais baixa pode provocar a distorção, ao mexer com a sensibilidade de entrada.

Tente medir a tensão entre terra e cada um dos rails do LM3886 sob carga (ou seja, com tudo ligado no volume em que você começa a notar distorção). Se ela estiver muito mais baixa do que a obtida sem sinal na entrada (ou seja, com a fonte praticamente sem carga), você achou um possível problema.

Soluções possíveis: trocar o transformador por um mais parrudo (eventualmente aumentando a tensão deste, não esquecendo de respeitar o limite do chip), recalcular Ri e Rf para diminuir a sensibilidade de entrada (fácil, basta baixar a planilha Excel "Overture Design Guide" disponibilizada pela National).

Uma última pergunta (que talvez te poupe um monte de trabalho): e sua guitarra, como anda? Pergunto porque existem pickups, mesmo passivos, que são verdadeiros estupradores de amps, com sinal altíssimo (eu tenho uma guitarra que força a entrar em overdrive um amp que é "clean para todo mundo"). Pode ser que o TSW tenha um headroom bem extenso e não sofra com o fato, mas pode ser que o LM3886 não esteja gostando...

Abraço

Finck

Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
MadeWeslei
Visitante
« Responder #36 : 03 de Junho de 2013, as 19:15:52 »

Galera
So respondendo, eu tenho um C386 montei faz algum tempo uso ele em ensaios e distorce sim no ganho 50% e volume 70% >, sempre me questionei quanto a isso, mais achei que era problemas com a montagem e dissipação de calor o meu chega com o transformador de 18 0 18 5amp ha quase 60 °C  Huh?, agora com um tsw ainda estou finalizando por esse mes a montagem da caixa com os falantes, e com 2 Lms sera que terei essa distorção?

Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #37 : 03 de Junho de 2013, as 19:58:19 »

Hgamal ou quem souber responder... o gerador de funções postado pelo plautz serve para usar no teste de medição de voltagem na saida?

Para os nossos fins, com certeza. Se fossemos usar na indústria para medições sérias, os geradores são muito mais complexos e caros.

Nossas demandas nãlo são tão críticas.

Mas não esqueçam, depois do verbo "funcionar", um amp tem que satisfazer nossos ouvidos. Neste quesito não há padrão, norma ou jeito certo!

Um bom ouvido é mais importante que todos os equipamentos do mundo!

Você, infelizmente, está ainda na fase "funcionar"!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
gubterra
Visitante
« Responder #38 : 03 de Junho de 2013, as 20:02:35 »

Medi injetando sinal senoidal a 1khz , 112mv....    

resultado:

Clean fica fácil acima de 2,5vca chegando a 5vca com tudo no maximo....

Hot com tudo no talo vai a 11vca!

O sinal da minha guitarra acredito que não passe de 200mv nem a pau.....

Estou usando um transformador de 24+24 por 3 amperes  falante de 8 ohms....  posso até trocar tenho um transformador de 18+18 por 10ampere....  mas pelas saidas medidas acima creio que o power ta saturando....
« Última modificação: 03 de Junho de 2013, as 20:05:16 por gubterra » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #39 : 03 de Junho de 2013, as 20:05:08 »

distorce sim no ganho 50% e volume 70% >, sempre me questionei quanto a isso, mais achei que era problemas com a montagem e dissipação de calor o meu chega com o transformador de 18 0 18 5amp ha quase 60 °C  Huh?, agora com um tsw ainda estou finalizando por esse mes a montagem da caixa com os falantes, e com 2 Lms sera que terei essa distorção?

Eu uso 50% de ganho em guitarra fabricadas antes de 196X, x<7. Ou seja, com captação fraca (não estou questionando a qualidade, mas sim o volume). Usar 50% com um TB4 (Seymor Duncan), é um convite ao fracasso! As vezes me arrependo de ter colocado o pot de ganho do pré do site. Devia ter colocado um trimpot. Assim, ele seria muito mais respeitado (não vai me dizer que não dá medo até olhar para um?)

Prés limpos, necessitam de powers poderoros!

Guilherme,

1) qual é faixa de operação de temperaturas seguras para transformadores de força?
2) Qual a fronteira onde o projetista/dono deve se preocupar?
3) Ou isso é frescura?
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
gubterra
Visitante
« Responder #40 : 03 de Junho de 2013, as 20:07:26 »

A medição foi feita tirando o sinal direto da placa de som do pc...  1khz...  0db... teria de fazer com db negativo?

A -20Db 1khz o clean ta dando 9.42 vca
A -20Db 1khz o hot   ta dando 10.46 vca

A 0Db 1khz o clean ta dando 5 vca
A 0Db 1khz o hot   ta dando 11 vca

Clean fica fácil acima de 2,5vca....

« Última modificação: 03 de Junho de 2013, as 20:15:26 por gubterra » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #41 : 03 de Junho de 2013, as 20:13:47 »

Medi injetando sinal senoidal a 1khz , 112mv....    

resultado:

Clean fica fácil acima de 2,5vca chegando a 5vca com tudo no maximo....

Hot com tudo no talo vai a 11vca!

Pensa um pouco! Se você entrega 2.5 Vca para o power e ele não está estourando seus ouvidos, tem algo errado!
Se você acha ele baixo, vai aumentando, acha baixo, aumenta, acha baixo, aumenta, ele satura. Quem está errado, o pré?

Mas calma, estou pensando no assunto!

Citar
O sinal da minha guitarra acredito que não passe de 200mv nem a pau.....

Duvido! é que não dá tempo de você medir!

Citar
Estou usando um transformador de 24+24 por 3 amperes  falante de 8 ohms....  posso até trocar tenho um transformador de 18+18 por 10ampere....  mas pelas saidas medidas acima creio que o power ta saturando....
Quando ele satura, ele distorce!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
gubterra
Visitante
« Responder #42 : 03 de Junho de 2013, as 20:17:23 »

Tive que desligar o power pra poder medir... se não ficaria surdo e prejudicaria o falante....  mas ta tao alto o sinal de só os fios ficarem perto do chassi o som ja sai na caixa.....

E pode confiar... mesmo num ataque muito violento... minha guitarra chutando muito pra cima não passa de 350mv....  meu teclado descendo o braço não passa de 600mv

Se o power estiver saturando acima de 2.5vca... pode ser boa parte do problema.

Se precisar que faça mai algum teste é só falar....

Vou tentar ver a forma de onda na saida do pré mais tarde com o osciloscópio de pc....

Valeu ajuda pessoal!  Palmas
« Última modificação: 03 de Junho de 2013, as 20:24:49 por gubterra » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #43 : 03 de Junho de 2013, as 20:25:05 »

3A não dá "nem para o cheiro" no 3886 (apesar do datasheet falar que dá). Ainda mais com a maioria dos fabricantes de transformador comendo solto no fator Pinóquio...

Veja que baixar a tensão do transformador vai aumentar o problema (como já explicado no meu post anterior, a sensibilidade do power ficará ainda mais alta, ou seja, vai distorcer com sinal ainda mais baixo).

E penso que 200 mV é saída de pickup single fraquinho (em termos de intensidade). Um humbucker (ou dois singles) com imã cerâmico pode chegar a dar picos de 5V com todas as cordas tocadas ao mesmo tempo com vontade...

POST EDITADO:

Com 2,5Vrms na entrada o LM3886 estará distorcendo sem a mínima sombra de dúvida, se o ganho dele estiver mais alto que o mínimo recomendado de 10V/V (quase certo) e a fonte não estiver segurando a onda.
« Última modificação: 03 de Junho de 2013, as 20:30:58 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #44 : 03 de Junho de 2013, as 20:26:38 »

fator Pinóquio...

Essa vai entrar no meu vocabulário!

gubterra, por acaso você não mora no Rio?
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal