Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 21:36:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fender Champ 5F1 - Diário de Construção.  (Lida 41730 vezes)
druidamaluco
Visitante
« Responder #105 : 20 de Agosto de 2013, as 11:44:52 »

Por quê o transformador é incompatível com retificação com diodos ? É só usar dois diodos em retificação de onda completa. Pra reduzir a tensão (e não "voltagem"), basta usar resistores fazendo o papel da resistência interna da válvula retificadora.

Seus layouts são estranhos, sempre tem trilhas de terra correndo paralelas até o ponto comum. Por quê não emenda essas trilhas paralelas numa só ?

xformer, obrigado pela dica e atenção, Não tinha pensado nesta possibilidade dos diodos, pois muita gente não me recomendou fazer isso, mas enfim, é algo a se pensar sim..., além de servir de experiência...,

Quanto as trilhas de Terra, é feito o Star Ground, e se reparar na Trilha mais grossa de Terra, ela é a correspondente ao Terra de sinal, estou fazendo os Layouts de Valvulados assim, obtendo excelentes resultados quanto a ruídos..., o 100 Buck Amp, fiz assim, com praticamente zero de ruído, já fiz 5 Layouts diferentes para o 5f1 desta forma, e praticamente zero de ruído, apenas um ruído pequeno, lá para depois do meio do Pot de volume. Quando der, faça um Layout assim para testes.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #106 : 20 de Agosto de 2013, as 11:49:39 »

O que o Druida faz é o star ground.
Uma das maneiras mais seguras de se evitar ruídos e interações entre circuitos.

Mas "star ground" numa placa de circuito impresso ?  Se fosse com fiações e montagem ponto a ponto e interligações de terra entre várias placas.  Mas num circuito impresso, desse jeito é melhor fazer um plano de terra ou grandes zonas de terra preenchendo os espaços vazios.
Por exemplo, a trilha mais grossa que sai do ponto central de terra até o primeiro potenciômetro de volume vai agregando os terras de jacks, capacitores, resistores, etc. No fim é uma trilha de barramento ligando vários componentes até o "star ground". Pra mim não faz diferença alguma. Por quê alguns componentes tem a sua trilha de terra até o ponto central e outros não ? O que você tem de evitar é fazer o loop de terra, onde uma trilha de terra sai de um ponto e volta a ele por outro caminho.  Separar os diversos caminhos de terras em várias trilhas, não é fazer star ground.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2013, as 11:55:48 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #107 : 20 de Agosto de 2013, as 11:59:54 »

xformer

As trilhas de grade e de controle de sinal não tem passagem de corrente então tem um único barramento para elas, já aquelas onde há passagem de corrente devem ficar ligadas o mais direto possível, no star ground. Esse arranjo vale para qualquer circuito. Tanto faz PCI ou ponto a ponto. É bem eficaz como o Druida escreveu.
Abs
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #108 : 20 de Agosto de 2013, as 12:19:50 »

As trilhas de grade e de controle de sinal não tem passagem de corrente então tem um único barramento para elas, já aquelas onde há passagem de corrente devem ficar ligadas o mais direto possível, no star ground. Esse arranjo vale para qualquer circuito. Tanto faz PCI ou ponto a ponto. É bem eficaz como o Druida escreveu.

Os resistores de catodo da 12AX7 (ligados nos pinos 3 e 8 da válvula), onde passa a corrente de catodo são aterrados justamente na "grande trilha barramento" que começa no pot de volume (que faz papel de resistor de grade de um dos triodos).  Então o Druida não seguiu sua lógica.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
druidamaluco
Visitante
« Responder #109 : 20 de Agosto de 2013, as 12:25:39 »

Vixe, não entendi agora, ao que vejo, os resistores correspondentes aos pinos 3 e 8 da 12ax7, estão conectados na trilha correta..., ou seja, na mesma que abrange o Pot de Volume...,
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #110 : 20 de Agosto de 2013, as 12:31:09 »

xformer

Às vezes isso acontece... Mesmo assim considero isso mais seguro do que criar um plano terra  e fazer muitas ligações nele. O plano terra tem também a desvantagem da capacitância em circuitos de alta impedância o que pode prejudicar a resposta.
Esse assunto merecia um estudo todo pois envolvem muitas variáveis. Eu diria que para quem fabrica PCIs é um capítulo e à parte que todos nós devemos dar mais importância.
Abs

druida

Não se preocupe. Na sua placa o circuito de grade não sofre influência da corrente dos cátodos pois estão todos no mesmo plano.

Abs
« Última modificação: 20 de Agosto de 2013, as 12:36:05 por Matec » Registrado
druidamaluco
Visitante
« Responder #111 : 20 de Agosto de 2013, as 12:36:22 »

Este método, foi o que melhor resolveu meus problemas de ruído, já fiz 3 Layouts com plano de terra e deu ruído..., enfim, realmente é um assunto que a muito tempo é discutido e cada pessoa tem um palpite..., até mesmo meu Pai, fica na dúvida sobre este método que fiz seguindo o conselho do Matec..., mas acabou observando que realmente reduziu e muito os ruídos, quase que totalmente..., inclusive se olharem a Placa de alguns Epiphones Valve Jr, perceberão que utiliza este mesmo método...,
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #112 : 20 de Agosto de 2013, as 12:54:31 »

Às vezes isso acontece... Mesmo assim considero isso mais seguro do que criar um plano terra  e fazer muitas ligações nele. O plano terra tem também a desvantagem da capacitância em circuitos de alta impedância o que pode prejudicar a resposta.
Esse assunto merecia um estudo todo pois envolvem muitas variáveis. Eu diria que para quem fabrica PCIs é um capítulo e à parte que todos nós devemos dar mais importância.

Então, o layout é apenas o que eu disse dele, é só estranho, sem uma razão explícita pra ser desse jeito. Já que nesse do Druida não tem uma explicação lógica pra alguns componentes terem sua trilha exclusiva de terra até o ponto central e outros "compartilharem" um plano ou trilha barramento mais grossa, pois foram conectados conforme a disposição do componente e a facilidade de ter a trilha e espaço disponíveis.

Sobre a capacitância do plano de terra ou de grandes áreas de terra, numa placa de face simples não vejo como isso ser relevante, pois não haverá outra superfície significativa pra formar as duas "placas" paralelas de um capacitor.

Como você disse,, o sucesso do layout depende de muitas variáveis, e muitas vezes por acaso pode ser bom ou ruim.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
druidamaluco
Visitante
« Responder #113 : 23 de Agosto de 2013, as 12:55:55 »

Olá pessoal, bom, o Amplificador não funcionou desta vez...,

Problema apresentado:

Ao ligar, ouve-se um assovio ou apito, muito alto e agudo, mesmo com volume no 0.
Mesmo deixando o volume no 0 e desconectado do falante, ouve-se o assovio.

Já testei todos os componentes, Transformadores, trilhas, conferi com o esquema mais de 10 vezes, e está tudo certinho...,

Será que alguma Válvula foi para o Beleléu? a 12ax7 não é pois eu tenho mais duas sobrando, e o problema continua.

Acredito que ou a 6v6 ou a 5y3gt, abriu o bico..., mas não tenho como saber por enquanto, pois não tenho mais destas válvulas para testes.

Se alguém tiver algum conhecimento destes assovios altos e agudos, fico grato pela ajuda.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #114 : 23 de Agosto de 2013, as 13:27:39 »

Liga o resistor de realimentação no outro fio do secundário do transformador de saída (e consequentemente troca o fio aterrado). Ou seja, você ligou invertido na saída.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
druidamaluco
Visitante
« Responder #115 : 23 de Agosto de 2013, as 13:40:59 »

Liga o resistor de realimentação no outro fio do secundário do transformador de saída (e consequentemente troca o fio aterrado). Ou seja, você ligou invertido na saída.

Olá Xformer, você se refere ao resistor de feedback negativo né..., o de 22k ele está ligado como pede o esquema, acabei de conferir e está ok...,
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #116 : 23 de Agosto de 2013, as 13:50:13 »

Liga o resistor de realimentação no outro fio do secundário do transformador de saída (e consequentemente troca o fio aterrado). Ou seja, você ligou invertido na saída.

Olá Xformer, você se refere ao resistor de feedback negativo né..., o de 22k ele está ligado como pede o esquema, acabei de conferir e está ok...,

Como você sabe que o fio do secundário é o que vai aterrado e não é o outro ? E o do resistor de 22k vai num fio e não no outro ? Faz a inversão e liga !!!! 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
druidamaluco
Visitante
« Responder #117 : 23 de Agosto de 2013, as 13:52:04 »

Liga o resistor de realimentação no outro fio do secundário do transformador de saída (e consequentemente troca o fio aterrado). Ou seja, você ligou invertido na saída.

Olá Xformer, você se refere ao resistor de feedback negativo né..., o de 22k ele está ligado como pede o esquema, acabei de conferir e está ok...,

Como você sabe que o fio do secundário é o que vai aterrado e não é o outro ? E o do resistor de 22k vai num fio e não no outro ? Faz a inversão e liga !!!! 

Na verdade, fiz desta forma em todos os layouts e todos funcionaram normalmente, apenas este que está dando pau,,,, farei o que disse, e posto o resultado aqui, as vezes eu que estou zonzo já..., _ farei isso, já volto.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #118 : 23 de Agosto de 2013, as 14:03:44 »

Na verdade, fiz desta forma em todos os layouts e todos funcionaram normalmente, apenas este que está dando pau,,,, farei o que disse, e posto o resultado aqui, as vezes eu que estou zonzo já..., _ farei isso, já volto.

Você tem 50% de chance de acertar se não tiver a marcação de polaridade dos enrolamentos. Mesmo assim como cada amplificador tem a entrada da realimentação em estágios diversos (cada estágio de pré pode inverter em 180 graus o sinal), a conexão no secundário pode ficar certa em um amplificador e ficar invertida em outro, usando o mesmo fio. 

Se não quiser inverter no secundário, inverta no primário (o que vai pra placa do válvula com o fio que vai pra alta tensão).  Tanto faz.  
« Última modificação: 23 de Agosto de 2013, as 14:07:24 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
druidamaluco
Visitante
« Responder #119 : 23 de Agosto de 2013, as 14:06:37 »

Na verdade, fiz desta forma em todos os layouts e todos funcionaram normalmente, apenas este que está dando pau,,,, farei o que disse, e posto o resultado aqui, as vezes eu que estou zonzo já..., _ farei isso, já volto.

Você tem 50% de chance de acertar se não tiver a marcação de polaridade dos enrolamentos.  Se não quiser inverter no secundário, inverta no primário (o que vai pra placa do válvula com o fio que vai pra alta tensão).  Tanto faz. 

Xformer, você estava mais do que certo e só tenho a lhe agradecer, funcionou...., _. me sinto bem envergonhado, mas é assim mesmo, o estranho é que sempre montei da forma que está, mas a única coisa de diferente, é que troquei a cor dos fios, por isso a tremenda confusão e dor de cabeça..., e graças a você, consegui resolver..., Obrigado pela ajuda.
Registrado
Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal