Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Maio de 2024, as 20:37:29


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 9   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fender Champ 5F1 - Diário de Construção.  (Lida 42231 vezes)
druidamaluco
Visitante
« Responder #75 : 15 de Julho de 2013, as 23:48:14 »

druidamaluco

Eu disse o seguinte: caso não haja um necessidade absoluta de se se ligar diretamente uma das fases do circuito de filamento no terra, (o que me parece ser o seu caso, pelo seu esquema). Não faça essa ligação.

Em vez disso ligue um resistor de 100 Ohms entre uma fase e o terra, e outro resistor de 100 Ohms  entre a outra fase e o terra.

Vai ficar assim: Fase-Resistor-Terra-Outro Resistor-Outra Fase. Nenhum contato mais.

Dúvida?
Escreva.
Abs

Obrigado pela explicação, estou neste momento revendo o layout, de fato, você estava certo, o Layout está com Terras passeando pelo circuito todo, porém sem me atentar aos Filamentos de 6.3v, estou refazendo o Layout assim:

O ponto central de Terra, farei do lado direito, com cerca de 5 a 6 tentáculos, juntamente com os capacitores da Fonte, as duas entradas de 6.3, resolvi deixar isoladas, sendo uma delas, ligada apenas por fio direto do transformador até a placa, porém, uma destas 6.3, vai para o Terra, seria melhor não ligar na Placa e ligar diretamente ao chassi? quanto ao resistor de 100 ohm, eu entendi que um vai assim: 6.3 do transformador - até a placa - com uma ponta do resistor entre este caminho e o terra.  o outro 6.3, vai direto para o terra, como ligar resistor nele? não dá a meu ver, pois já está indo ao terra. vou fazer um desenho e postar aqui.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.118

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #76 : 15 de Julho de 2013, as 23:49:00 »

druida...
Você testou essa configuração com o tone stack no meio dos triodos?
Não sei se é uma boa ideia...
Você vai ter menos controle da tonalidade...
Explico... na configuração mais "comum", o sinal passa pelo primeiro triodo e é amplificado, depois passa por um potenciometro de ganho, onde esse sinal amplificado é dosado, podendo ou não saturar o segundo triodo. Quando passa de certa intensidade, satura... simples assim.
Agora imagine do jeito que você colocou... você controla tudo... acerta o controle de tom, o som ta saturado no ponto... mas você resolve baixar um pouco só os graves... pronto... acabou a saturação...
Por isso o controle de tom é normalmente colocado após o segunda triodo, antes do power em amplificadores SE e antes da inversora em amplificadores PP.
Outra coisa... o tone stack Fender é um devorador de sinais... veja se vai sobrar sinal o suficiente após ele para excitar o resto do amplificador...
Não adianta simplesmente pegar um circuito que funciona bem a colocar um tone stack... ainda mais o Fender. Com certeza você vai ter que recalcular (e testar) outras configurações para a 12AX7...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
druidamaluco
Visitante
« Responder #77 : 15 de Julho de 2013, as 23:57:28 »

druida...
Você testou essa configuração com o tone stack no meio dos triodos?
Não sei se é uma boa ideia...
Você vai ter menos controle da tonalidade...
Explico... na configuração mais "comum", o sinal passa pelo primeiro triodo e é amplificado, depois passa por um potenciometro de ganho, onde esse sinal amplificado é dosado, podendo ou não saturar o segundo triodo. Quando passa de certa intensidade, satura... simples assim.
Agora imagine do jeito que você colocou... você controla tudo... acerta o controle de tom, o som ta saturado no ponto... mas você resolve baixar um pouco só os graves... pronto... acabou a saturação...
Por isso o controle de tom é normalmente colocado após o segunda triodo, antes do power em amplificadores SE e antes da inversora em amplificadores PP.
Outra coisa... o tone stack Fender é um devorador de sinais... veja se vai sobrar sinal o suficiente após ele para excitar o resto do amplificador...
Não adianta simplesmente pegar um circuito que funciona bem a colocar um tone stack... ainda mais o Fender. Com certeza você vai ter que recalcular (e testar) outras configurações para a 12AX7...

Olá Kem, sim testei, ficou ótimo, porém, como eu havia invertido a posição dos Pots, estou refazendo a placa e adicionando outras coisas, mas funcionou sim, não comeu o som não, o único problema que percebi foi que meu boss od-1 handmade, ficou muito baixo nele, mas sem ele funciona normal o ampli, e usando a pedaleira do pc, também funciona normal, apenas com o pedal deu problema, mas deve ser o pedal que deu pau, ou a minha fonte que já não andava boa. O tone stack que coloquei é o mesmo do pré do twin aqui do site.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.118

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #78 : 16 de Julho de 2013, as 00:02:45 »

Sim, mas no Fender twin ele vem depois do 2º triodo...
Mas teste... não é porque não é comum que ninguém vai gostar...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
druidamaluco
Visitante
« Responder #79 : 16 de Julho de 2013, as 00:07:34 »

Sim, mas no Fender twin ele vem depois do 2º triodo...
Mas teste... não é porque não é comum que ninguém vai gostar...

Kem, o tone stack do pré do twin, está logo após o primeiro triodo, apenas o volume que está após o segundo triodo, isso de acordo com o esquema que tenho aqui. ou estou vendo errado. _.

-----
Matec, aqui está o que falei..., seria assim? pois uma das saidas do 6.3 já ia direto ao terra..., e se perceber ali no esqueminha, se utilizar dois resistores, um deles vai para o mesmo terra..., esta é minha dúvida.

« Última modificação: 16 de Julho de 2013, as 00:10:32 por druidamaluco » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.118

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #80 : 16 de Julho de 2013, as 00:12:02 »

Falha minha...
Eu tinha na memoria que era depois do 2º triodo... acho que minha cabeça anda me pregando peças... hehehe
Mas ainda acho que, no caso de um amplificador 100% valvulado, funcionaria melhor após o 2º triodo.
Mas gosto é algo pessoal... como eu disse, teste. Se tiver chance de testar das 2 maneiras, melhor ainda...

-----
Quanto a sua duvida sobre aterramento da alimentação dos filamentos, ou aterra um dos ramos ou usa os resistores... Teste as 2 opções no seu ampli e veja qual da menos ruido.
Ou veja qual fica mais facil de implementar no layout...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
druidamaluco
Visitante
« Responder #81 : 16 de Julho de 2013, as 00:15:16 »

Falha minha...
Eu tinha na memoria que era depois do 2º triodo... acho que minha cabeça anda me pregando peças... hehehe
Mas ainda acho que, no caso de um amplificador 100% valvulado, funcionaria melhor após o 2º triodo.
Mas gosto é algo pessoal... como eu disse, teste. Se tiver chance de testar das 2 maneiras, melhor ainda...

Obrigado por ajudar Kem, as vezes minha vista também falha, apesar de ser iniciante nas Válvulas e mais algumas coisas, já sou meio que velhinho também, _..., e como trabalho o dia todo na frente de um Computador, a vista cansa também..., bom, quanto ao tone stack após o segundo triodo, farei assim também, após o teste final deste que já está engatilhado..., preciso de soquetes novos para as válvulas pois os que comprei, não são para pcb, e está me dando trabalho chato...,
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 834



« Responder #82 : 16 de Julho de 2013, as 07:31:47 »

druidamaluco

Quase certo.

Quando usa os resistores, você não precisa ligar uma fase direto ao terra.



Ela só vai aos outros terminais de filamento das válvulas.

 Smiley
« Última modificação: 04 de Junho de 2017, as 12:35:24 por Matec » Registrado
druidamaluco
Visitante
« Responder #83 : 16 de Julho de 2013, as 09:44:40 »

druidamaluco

Quase certo.

Quando vc usar os resistores vc não precisa ligar uma fase direto ao terra.

Ela só vai aos outros terminais de filamento das válvulas.

Abs

A táááá, agora entendi, rsrsrrs, percebi também que existem algumas formas bem diferentes de se ligar os filamentos, tanto para 6.3v quanto para 12v, alterando o consumo de corrente.
« Última modificação: 16 de Julho de 2013, as 09:59:09 por Plautz » Registrado
druidamaluco
Visitante
« Responder #84 : 18 de Julho de 2013, as 11:22:11 »

Olá Pessoal!!!

Gostaria da opinião a respeito do novo Layout do 5f1, segui recomendações do Matec e do Kem.

Vamos lá, o que foi alterado.

Os Filamentos serão ligados por Fios externos, como podem ver na imagem anexada, e o ponto do 6.3v que tem de ir ao Terra, fiz uma Trilha isolada, indo direto para um Ponto central, bem nos Capacitores da Fonte.

O que acham? imagem abaixo.

Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 834



« Responder #85 : 18 de Julho de 2013, as 12:14:53 »

Na minha opinião, quase bom ainda.

Você colocou o terra da entrada do circuito associado com o terra dos resistores de grade e com o terra do controle de volume. Excelente! por esse circuito basicamente não passa corrente e então o aterramento está ótimo.

Engrosse bastante essa trilha.

Porém você deixou de fora o terra do tone stack (onde o controle de médios é aterrado) , lá do outro lado da fonte . Isso ainda é um loop de terra.  

O circuito dos filamentos está correto.

Tente traçar outro caminho para a trilha que vai do potenciômetro de volume à grade da 6V6, está muito longo e passado próximo ao circuito do falante, é um circuito de alta impedância e vai captar ruídos quando o potenciômetro de volume estiver pela metade. Use mais jumpers se for necessário.

Depois vou sugerir outro circuito para essa sessão, a impedância desse circuito está alta demais para uma válvula de saída.

Bons traçados!
« Última modificação: 04 de Junho de 2017, as 13:18:23 por Matec » Registrado
druidamaluco
Visitante
« Responder #86 : 18 de Julho de 2013, as 12:26:00 »

Na minha opinião, quase bom ainda.

Vc colocou o terra da entrada do circuito associado com o terra dos resistores de grade e com o terra do controle de volume. Excelente! por esse circuito basicamente não passa corrente e então o aterramento está ótimo.

Engrosse bastante essa trilha.

Porém vc deixou de fora o terra do tone stack (onde o controle de médios é aterrado) , lá do outro lado da fonte . Isso ainda é um loop de terra. 

O circuito dos filamentos está correto.

Tente traçar outro caminho para a trilha que vai do pot de volume à grade da 6V6, está muito longo e passado próximo ao circuito do falante, é um circuito de alta impedância e vai captar ruídos quando o pot de volume estiver pela metade. Use mais jumps se for necessário.

Depois vou sugerir outro circuito para essa sessão, a impedância desse circuito está alta demais para uma válvula de saída.

Bons traçados!


Obrigado Matec, melhorando a cada dia, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, vou seguir a recomendação sim, eu achava que com muitos jumpers, captaria mais ruídos, que tolo eu, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, e posso usar jumpers em formato de resistores também, melhora a aparência...,

-----
Mais um Layout, seguindo as recomendações Matec..., não consegui resolver o Terra do Pot de Médios,,, teria de ter alguns Jumpers nele, ligando até as entradas....

LAYOUT NÃO TESTADO, AGUARDEM SAIR UM DEFINITIVO...,



-----
Novo e acredito ser o Layout final...,

O Terra do Pot de Médios, jumpeei até a trilha mais grossa, que é a mesma que vai até a entrada do circuito, acredito que agora, tecnicamente, não teria Loops de Terra.

Layout não testado...,



-----
O primeiro LaYout acima deste tópico, ou seja, o último layout, é o que pretendo deixar como definitivo, o que acham?
« Última modificação: 18 de Julho de 2013, as 21:47:03 por druidamaluco » Registrado
druidamaluco
Visitante
« Responder #87 : 24 de Julho de 2013, as 12:31:59 »

Bom galera testei o Amplificador com o novo Layout, ficou bom, mas vamos aos detalhes...,

Pontos positivos:

1 - Muito menos ruído, poderia até dizer que não tem, tem mas é pouco, visto que está montado em uma Placa sem a Caixa de metal..., ao meu ver, está ótimo e melhor que antes (nota 8,5).
2 - O Tone Stack, funcionou muito bem..., (nota 10).
3 - Coloquei além do Botão de volume, um de ganho, ficou bom, com mais variedade ainda de som, para um Ampli que era extremamente básico (nota Cool.

Pontos negativos:

1 - Quando giro o botão de volume além do meio, o Amplificador apita, e se deixo no meio, e aumento o ganho, o volume aumenta e fica perfeito..., ou seja, pelo visto melhor deixar o volume com 500k ao invés de 1m. ou deixar tanto o volume quanto o ganho em 500k os dois.

2 - Quando plugo meu pedal clone do boss od-1, o som fica baixo, que saco, e quando plugo a pedaleira, fica perfeito e normal..., (esta parte está me tirando o sono).

Se alguém tiver alguma dica ou opinião do porque está apitando, fico grato...,

Tirando isso, ficou um Ampli sensacional...,





Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 834



« Responder #88 : 24 de Julho de 2013, as 13:15:36 »

Olá
Lá vai!

O potenciômetro de volume que você colocou no seu circuito. Troque o valor de 1M log por 220k Log. O resistor que vem acima dele, 220k troque por 2,2k. Com estes valores o circuito fica com uma impedância menor, mas totalmente dentro do projeto original, isso deve diminuir bastante o ruído com o potenciômetro na metade (eu já tinha comentado isso anteriormente).

Os apitos e outras coisas que podem acontecer são diretamente resultado dessa função, gain/volume  que você criou. Sabendo disso utilize esse recurso com muito cuidado, por sua conta e risco.

Essa do pedal é meio cabulosa, mas eu tenho uma opinião sobre isso. Acho que a frequência que o pedal libera é justamente a que o controle de tonalidade mais atenua, você já testou se isso acontece com outros amplificadores com tone stack Fender igual a esse? Isso é só um pitaco!

 Smiley

 
« Última modificação: 04 de Junho de 2017, as 13:29:37 por Matec » Registrado
druidamaluco
Visitante
« Responder #89 : 24 de Julho de 2013, as 13:22:25 »

Olá
Lá vai!

O pot de volume que vc colocou no seu circuito. Troque o valor de 1M log por 220k Log. O resistor que vem acima dele, 220k troque por 2,2k. Com estes valores o circuito fica com uma impedância menor , mas totalmente dentro do projeto original, isso deve diminuir bastante o ruído com o pot na metade (eu já tinha comentado isso anteriormente).

Os apitos e outras coisas que podem acontecer são diretamente resultado dessa função, gain/volume  que vc criou. Sabendo disso utilize esse recurso com muito cuidado, por sua conta e risco.

Essa do pedal é meio cabulosa, mas eu tenho uma opinião sobre isso. Acho que a frequência que o pedal libera é justamente a que o controle de tonalidade mais atenua, Vc já testou se isso acontece com outros amplis com tone stack Fender igual a esse? Isso é só um pitaco!

Abs

Matec, obrigado pela dica, me lembro que você comentou e me avisou disso, mas na hora minha mente se esvaziou, teimosia minha, testarei o que recomendou. Já testei o pedal em vários amplis, inclusive da fender e não ocorre este problema..., até mesmo no 100buck o pedal fica normal..., e se ligar pedaleira no 5f1, fica perfeito..., nenhum problema..., vai entender..., farei as alterações que disse, e ver se melhora..., o gain/volume, percebi que deixando o volume na posição do meio, fica perfeito e pode aumentar o pot de ganho até o fim..., tenho ae duas opções também, deixar ambos com 500k, ou deixar o volume com 500k e o ganho com 1m, mas testarei o que disse também..., depois posto o resultado...,


 


-----
Troquei o Pot para 250k, pois não tinha 220k, troquei a resistência para 2k2, e nada..., continua o mesmo problema..., e agora o apito aparece até antes do meio..., voltei tudo como estava antes, mas percebi uma coisa importante..., meu pedal está sem os buffers de entrada e saída originais..., ou seja, funcionará normal em alguns amplis e em outros não, como testei em maioria transistorizados, funcionou, por causa da impedância..., mas no 5f1 deu problema, farei um pedal igual, mas com buffers de entrada e saída e ver se resolve..., obrigado pela ajuda matec, tenho quase certeza que o culpado é bendito buffer...., farei outro pedal e tirarei a dúvida cruel.
« Última modificação: 24 de Julho de 2013, as 15:08:05 por druidamaluco » Registrado
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 9   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 20 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal